Data/Hora: sábado jun 28, 2025 3:36 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Parar a moto por tempo prolongado
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 2:14 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Olá a todos!


Vou a casa para o Natal na próxima semana e só volto em janeiro.
A minha moto vai ficar parada pelo menos 3 semanas, ao sol, chuva, vento e, quiçá, neve!

Acontece que quando fica uma semana parada, às vezes já lhe custa a pegar e o relógio digital volta a ficar a 0:00.


O que me sugerem fazer para garantir que quando cá chegue em janeiro não ter que chamar o reboque Imagem
Ah! A bateria é de gel e tem praí 1 ano.


Grato! Imagem

P.S. Desculpem a ignorância, mas de facto motos minhas nunca pararam mais do que 1 semana, ou duas, no caso de férias sem moto! Imagem

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 2:49 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta nov 01, 2006 9:43 pm
Mensagens: 538
Localização: Peniche
Uma das opções que poderás ter, é desligar o cabo de massa (negativo) da bateria da moto, outra é ligar à bateria um carregador de manutenção, são muito pequenos e cabem debaixo do banco da Moto.

_________________
Abraço "ENORME",
Vitor Delgado



K1200RS


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 2:59 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: quarta nov 15, 2006 2:46 pm
Mensagens: 2096
Localização: Maia
Luís Caetano Escreveu:
Vou a casa para o Natal na próxima semana e só volto em janeiro.
A minha moto vai ficar parada pelo menos 3 semanas, ao sol, chuva, vento e, quiçá, neve!


Em off topic,

Vens de mota que não terás esse problema.

_________________
:idea:
Muitos e bons quilometros... mas de mota!!!
K1100 LT

ImagemImagemImagem
Imagem


http://2w-paulao.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 3:37 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm
Mensagens: 823
Localização: Portimão
[quote="Vitor Delgado"]... outra é]
Já me tinham falado nesse carregador de manutenção!
A minha moto é das que fica às 3 ou 4 semanas parada! Na ultima vez que peguei nela, estava a bateria um poukito em baixo! Mas foi o suficiente para não pegar! Ao que parece, por ser uma mota de injecção, ao dar o motor de arranque precisa do máximo de carga possivel.
Só pegou com cabos. E passei um fds a rolar, sem mais problemas!
Ainda não percebi bem se é problema de bateria... porque ela tem funcionado bem! Ou se foi mesmo por ter estado parada 3 semanas, ainda que tenha feito 800kms antes de a estacionar na garagem!
Mas foi nessa situação que me recomendaram esse tal aparelhinho! ( Luis, foi o João Rodrigues que o recomendou!)


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 3:46 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Não a deixes na rua!!!!ela pode-se sentir a bandonada.
Eu no teu caso retirava a bateria e voltava a monta-la quando regressar.



No caso de quem tem garagem a melhor opção e ter um carregador optimat que se liga a tomada de corrente BMW e a moto esta sempre operacional, atenção que cada tipo de bateria ( gel, ou normal) tem o seu Optimat, que custa cerca de 60€.

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 4:00 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 3:25 pm
Mensagens: 560
Localização: Florianópolis - Brasil
Para manter a bateria com carga por longos períodos basta colocar um carregador com tensão de flutuação de 13,6Vcc.
Não precisa ser um carregador sofisticado nem da BMW.
Basta garantir que a tensão de flutução esteja entre 13,5Vcc e 13,8Vcc.

_________________
Walter
K1200LT 05 Grafite


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 5:17 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta out 11, 2006 6:42 pm
Mensagens: 1015
Localização: Porto
A minha não tem desses problemas já está habituada a estar semanas ..meses..parada...
Nada como o hábito:lol:

Agora a sério, quanto á bateria não sei que te diga mas isso de deixares a mota na rua Luís:confundido:arriscaste a chegar e ela não estar aí:huh:
Se tivesse um vizinho com uma GS eu não me importava de lhe guardar a mota:lol::fixe:

_________________
Cumprimentos,

Patrícia
BMW...porque vi a luz:lol::lol:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 9:27 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: domingo out 08, 2006 6:47 pm
Mensagens: 282
Localização: Paredes
[quote="Vitor Delgado"]Uma das opç]

A meu ver, também acho que a melhor opção é desligar o cabo da massa (negativo).

Quanto ao deixar a mota 3 semanas na rua, ao tempo, ao sol e etc.… acho que devias tentar fazer amizade com alguém por aí para te guardar a mota.

:idea:Tenta fazer amizade com alguém das bombas de gasolina que costumas ir, ou onde costumas tomar café ou ainda porque não ir à polícia perguntar se há a possibilidade de te guardar a mota no parque deles.

Um abraço


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 9:59 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Tira a bateria, pq se te roubarem a mota sempre fica qq coisa:lol:

Podes tambem deixa-la num parque vigiado de um centro comercial, com a vantagem de não apanhar nenhuma gripe.

_________________
Paulo Barroso
K1600GT

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 10:27 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
Obrigado a todos pelas respostas!:smile:

A segurança da moto não está em causa, pois ela está no parque fechado com porteiro do meu prédio!
O mal é mesmo o facto do parque ser descoberto!:confundido:
As amplitudes térmicas por cá são grandes, daí encurtar muito o prazo médio de vida de uma bateria normal...

Como disse o Tozé, o ideal será mesmo retirar a bateria, só que para isso tenho de levantar o depósito e ver se o kit de ferramentas chega para isso.

Se for muito mais facil apenas retirar o borne negativo como disse o Chris e o Vitor devo tentar isso!


Mas concordam que se deixar a bateria ligada, quando chegar a moto não pega, né??:blink:

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 10:31 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça out 10, 2006 12:30 pm
Mensagens: 750
Localização: Vila do Conde
paulao Escreveu:
Em off topic,

Vens de mota que não terás esse problema.


Pois... não fossem os 400€ de gasolina mais não sei quanto em portagens, podes crer que a GS ia fazer mais 4.000km!

Pela Ryanair, a ida e volta ficou-me pela módica quantia de 50€...:fixe:

_________________
CumprimenTTos,
Imagem
Luís Caetano
'02 BMW R1150 GS Adventure
[color=Orange]'03 KTM LC8 950 Adventure S

[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 10:57 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Pega sempre nem que seja de empurrão, tu com a ajuda de um amigalhaço aí retiras a bateria em 3 tempos. só precisas de dar um jeitinho ao deposito.
Se quando chegares a bateria estiver na sucata tambem vais ter que tirar o deposito, por isso retira antes.

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 12, 2007 11:25 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
Luís Caetano Escreveu:
Pois... não fossem os 400€ de gasolina mais não sei quanto em portagens, podes crer que a GS ia fazer mais 4.000km!

Pela Ryanair, a ida e volta ficou-me pela módica quantia de 50€...:fixe:

...
Ólá amigo Luís!
Segue o conselho to Tózé ... tu consegues tirar a moto de todo o lado também consegues tirar a bateria :lol: :lol:
A minha primeira ideia foi dar-te o mesmo conselho do Paulão, vires de mota, no entanto o argumento da Ryanair é muito forte!:surpresa: :surpresa:
Ao que isto chegou ... 50 € por um bilhete de avião :wacko: !
Convém verificares se o avião traz o piloto!:idea:
Abraço
Hans (João)

_________________
...
Besser, Schauspieler zu sein, als Zuschauer!:idea:
Hans Freitass


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta dez 13, 2007 10:33 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
Olá Luís :smile:

Eu tinha um problema identico quando deixava a mota parada mais do que 2 semanas (a bateria ficava com a carga muito em baixo ou descarregava mesmo) devido ao consumo do relógio e de um led que fica a piscar quando se desliga a mota (imitação de alarme deixada pelo anterior dono).

Como para retirar a bateria ou desligar os cabos da bateria ainda dava algum trabalho, optei por retirar os dois fusíveis dos circuitos correspondentes ao relógio e ao led.
Desde então nunca mais tive problemas com a bateria da mota.

Por este motivo aconselho-te a retirar os fusíveis correspondentes ao relógio e outros consumiveis que te lembres ou desligares o cabo de bateria, o que for mais fácil :idea:

Abraço e boa viagem até Vila do Conde:bigsmile:

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta dez 13, 2007 1:40 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 3:25 pm
Mensagens: 560
Localização: Florianópolis - Brasil
K11LT Escreveu:
Olá Luís :smile:

Eu tinha um problema identico quando deixava a mota parada mais do que 2 semanas (a bateria ficava com a carga muito em baixo ou descarregava mesmo) devido ao consumo do relógio e de um led que fica a piscar quando se desliga a mota (imitação de alarme deixada pelo anterior dono).

Como para retirar a bateria ou desligar os cabos da bateria ainda dava algum trabalho, optei por retirar os dois fusíveis dos circuitos correspondentes ao relógio e ao led.
Desde então nunca mais tive problemas com a bateria da mota.

Por este motivo aconselho-te a retirar os fusíveis correspondentes ao relógio e outros consumiveis que te lembres ou desligares o cabo de bateria, o que for mais fácil :idea:

Abraço e boa viagem até Vila do Conde:bigsmile:


De fato com o aumento da eletrônica embarcada nas motas sempre existe um consumo residual de energia mesmo com a moto apagada.
Retirar o fusível ou desconectar a bateria é uma boa ideia, no entanto será necessario configurar o relógio ou outros dispositivos eletrônicos quando religar a bateria.

_________________
Walter
K1200LT 05 Grafite


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 23 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal