BMW F 800 GS
Apresentação da “pequena” GS da BMW
GS MEDIA ... Se a R 1200 GS é a tua moto ideal? Seguramente que sim, é uma autêntica vedeta de vendas ... E se até agora não te atrevias com a GS por questões de experiência ou orçamento, a BMW oferece-te a «GS media» com esta nova bicilíndrica para uso misto, a F 800 GS…
A BMW está a ampliar a sua gama em busca de um Cliente cada vez mais jovem, tanto 'por cima' (geração K quatro em linha transversal) como por 'debaixo' (primeiro com as X monocilíndricas e agora com as F 800 S e ST). A R 1200 GS é, entre as boxer, o 'navio' insignia da marca e um dos seus modelos mais vendidos. Não obstante, é toda uma 1.200 cc: a sua apariência e rendimento merecem respeito e por isso exige uma experiência que nem todos os 'amantes' e aspirantes a uma BMW possuem.
Por outra parte e, não menos verdade, tudo o que é bom custa dinheiro ... e a R 1200 GS não custa menos de 13.950,00 € que com acessórios vai para uns mais de 2.000,00 € ...
Geração 800Esta BMW F 800 GS é uma moto perfeita para uso combinado. Depois de prová-la em todo o tipo de terrenos demostra com rotunda claridade que será muito mais que um simples, apesar de perfeito, escalão até à R 1200 GS. Basta arrancar com ela e percorrer alguns metros para dar-nos conta da enorme melhoria que representa o funcionamento da nova F 800 de dois cilindros verticais frente aos das F 800 de estrada que os montava a 30 º para a frente.
Por um lado, desapareceram completamente os 'traquejos' e vibrações que as enchem de personalidade e as converteram num 'trabalhar' regular e, absolutamente, suave. Também, apesar de tratar-se mais de uma melhoria psicológica do que real, a mudança de velocidades parece engranar, agora, com maior suavidade e facilidade. Seria surpreendente que a redução das vibrações procedesse do seu novo esquema: trata-se em ambos casos de um bicilíndrico paralelo e o ângulo com que estes atacam os carters não deveria influir… e mais, montando a sua «terceira biela» que equilibra as forças alternativas de bielas e pistons. Mas também seria surpreendente que o evidente progresso fora devido a que o seu novo chassis, multitubular agora na GS e de dupla viga de aluminio nas S e ST, filtre tudo …
É evidente que o novo perfil da distribução e as novas afinações da injeção, contribuão decisivamente para que a moto permita ir a 'passo' e responder à mais mínima solicitação do acelerador tornando-a óptima para a sua utilização inclusivé sobre terrenos muito deslizantes.
A F 800 vertical é o melhor da geração BMW «F» e parece lógico que os Engenheiros da BMW o reservaram para esta F 800 GS, uma moto que pode chegar a ser um autêntico êxito de vendas.
MistaA F 800 GS é toda uma facilidade mas para os que não jogam no NBA, não resulta excepcionalmente baixa. Para esta situação a opção será a sua “irmã pequena” a F 650 GS, mais acessível em todos os sentidos. Dispõe, isso sim, de um assento opcional capaz de baixar a sua altura de 880 mm até 850 mm, tornando-a mais apta para o uso diário. Já se comentou que a sua resposta é agora muito suave mas suficientemente energica como para que, uma vez comprada, ninguém possa aventar que a F 800 GS é «uma GS 1200 com menos velocidade».
Os seus 85 CV são totalmente aproveitados numa curva por ser excepcionalmente progressiva desde as baixas, de maneira directamente proporcional à acção do acelerador. A partir de apenas 1.000 rotações até às 8.500 rpm reais, é capaz de propulsar sempre e musculosamente os seus 207 kg em ordem de marcha atingindo mais de 200 km/h. Como se fosse pouco, as relações de caixa estão bem proporcionadas, de maneira que a moto acelera fantásticamente inclusivé em 3ª e 4ª velocidades, deixando as superiores para obtenção de boas médias em estrada.
Em condução rápida a moto demonstra dispor de um bom chassis: depois passar a alta velocidade sobre uma 'depressão asfaltica' apenas se percebem alguns movimentos que se cortam por si sós. Não obstante, não se esperam desta moto a precisão e o rigor do trem dianteiro que uma GS com Telelever apresenta, lógicamente que se vê afectada pelos seus longos movimentos de suspensão, pois esta F 800 GS conta com nada menos que 230 mm e 215 mm respectivamente em ambos trens. Na transmissão monta corrente, de modo que não sofre reacções negativas de transmissão e embraiagem. Por outro lado, os seus travões guardam um bom compromisso entre a sua capacidade sobre o asfalto e as exigências de todo o terreno e contam com a ajuda de ABS (para pistas, desligá-lo é práticamente obrigatório) …
A um preço médio de 10.200,00 € ... chega um modelo que representa uma excelente oportunidade de entrar no universo GS e de dispôr de uma moto apta para viajar até ao fim do mundo. Assim equipa uma protecção aerodinamica suficiente, uma posição realmente cómoda graças a um bom assento e a um amplo manilhar e toda uma panoplia de acessórios dignos do que realmente é a F 800 GS, toda uma BMW. Para terminar, esta moto também será do agrado da 'Pendura' … algo que sempre é impossível em muitas das desportivas ...
FICHA TÉCNICA MotorAlimentação: Injeção electrónica BMS-KP.
Cilindrada: 798 cc
Compressão: 12,0:1
Diâmetro x curso: 82 x 75,6 mm
Distribução: DOHC, 8 válvulas
Par máximo declarado: 8,5 kgm a 5.750 rpm
Potência máxima declarada: 85 CV a 7.500 rpm
Tipo de motor: 4T, 2 cilindros em paralelo, refrigeração líquida
TransmissãoCaixa: 6 velocidades
Embraigem: Multidisco em banho de óleo
Transmissão secundária: Corrente
ChassisAvance: 117 mm
Basculante: Duplo braço de aluminio
Lançamento: 26º
Tipo de chassis: Multitubular de aço com motor autoportante
SuspensõesSuspensão dianteira:
Forquilha invertida
Barras: 45 mm
Curso: 230 mm
Afinações: N.D.
Suspensão traseira:
Mono amortecedor progressivo
Curso: 215 mm
Afinações: N.D.
TravõesDianteiro: Duplo disco de 300 mm
Traseiro: Disco de 265 mm
Pinça Dianteiro: Flutuantes de dois pistons
Pinça travão traseiro: Flutuante de um piston
RodasDianteira. Jante: 90/90-21”. 2,15
Traseira. Jante: 150/70-17”. 4,25 x 17
DimensõesAltura total: N.D.
Altura assento: 880 mm opção de 850 mm
Distância entre eixos: 1.578 mm
Distância total: 2.320 mm
Largura máxima: N.D.
Capacidade depósito: 16,0 l
PesoPeso declarado seco: 178 kg