Concordo com muito do que disseste Rui... o Português tem falta de "visão empresarial"... embora não seja em nada a minha área, aqui fica também a minha visão das coisas.
Foi algo que me surpreendeu imenso quando comecei a trabalhar em UK.
- o Português em PT, entra tarde no trabalho, vai tomar o café, falar com o colega, pensa no que vai fazer ao final do dia, etc...
já o Inglês entra 5 minutos antes da hora, das 9 as 5 tem duas palas nos olhos, não pensa em nada que não seja trabalho, está concentrado em ser produtivo... percebe que é uma peça de uma grande máquina e que se cada pecinha fizer a sua função eficazmente, todos têm a ganhar. E os patrões quando a empresa ganha em vez de comprarem um novo Mercedes e meterem o restante na conta particular, pegam nos lucros e distribuem "prémios de desempenho" ou "bónus". Os tipos muito bons, são promovidos (por cá, coitados... )
ATENÇÃO:
Não quer isto dizer que o Inglês faça melhor, bem pelo contrário, o Português regra geral tem prazer naquilo que faz e em fazê-lo BEM.
Já o Inglês está-se a borrifar, geralmente faz um trabalho sem grande qualidade, mas chega ao final do mês e produziu 10x mais... tem mais visão empresarial, conta bem as margens e estica-as, não se importa de ganhar menos uns centimos em cada produto se estimar que vai vender o dobro ou o triplo... aposta na concorrência feroz (não há como por cá os "cartéis" das gasolineiras e de tudo o resto) - lá as empresas competem acérrimamente umas com as outras... por cá reunem-se todas para acordar um preço elevado e anular o efeito concorrencial.
Por algum motivo os gajos nos chamam aos povos da Europa do Sul os "Laid-back" ou seja "os relaxados"... agora nisto de relaxados há uns mais espertos que outros... os nuestros hermanos onde vivi durante 1 ano são laid-back, fazem a siesta e tal mas à semelhança dos povos do norte apostam na concorrência feroz, e isso tem-lhes trazido imensos sucessos ao longo das ultimas décadas. (a BAA - British Airports Authority por exemplo foi comprada pelos espanhois, bem como muitas outras empresas estrangeiras e internacionais) - têm visão empresarial!
Temos um país magnifico, um tempo estupendo, gente bonita e afável, com imensas qualidades... não trocava o meu país por aquilo NUNCA... mas, meus amigos, temos tanto que aprender se queremos "dar uma volta nisto..."