Com o objectivo de evitar que veiculos circulem nas vias publicas sem seguro, a Direcção Geral de Tráfego Espanhola, adquiriu um sistema de leitura de matriculas que detecta automáticamente se este tem ou não seguro.
BASE DADOSO sistema disõe de uma base de dados facultada pela entidade Espanhola Unespa e cruzada com o registo de veiculos.
O equipamento instalado nos carros patrulha, é composto por um sistema de video integrado num computador, que mediante uma camara permite ler a matricula dos veiculos que circulam á sua volta e assim cruzar a informação com a base de dados, dando a informação em tempo real se existe seguro activo ou não.
METODO SIMPLESO agente, em função das circunstâncias de circulação, procederá á detenção do veiculo comprovando se este tem ou não seguro em vigor.
Para já são 12 os veiculos equipados com este sistema e circulam em
Madrid, Toledo, Sevilla, Granada, Valência, Badajoz, Saragoza, León, Burgos, A Coruña, Navarra e Asturias.Estas viaturas foram equipadas com sistemas de 3 fabricantes diferentes, para verificarem qual oferece a melhor eficiência.
SANÇÔESCom base na lei Espanhola sobre Responsablidade Civil e Seguro na circulação de veiculos a motor, quem circular sem o Seguro obrigatório, as multas serão de 1.000€ para ciclomotores, 1.250€ para Motociclos, 1.500€ para Ligeiros Passageiros e 2.600€ para veiculos pesados com a agravante de veiculo apreendido.
É uma medida que na minha opinião deveria ser adoptada em Portugal, pois como todos nós sabemos, circulam muitos veiculos no nosso País sem Seguro.
Eu trabalho em Seguros e posso dizer que base de dados já existe e funciona bem...só falta é o Estado soltar os €!