Data/Hora: sábado jun 28, 2025 10:54 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Primeira estrada - OBJECTIVO ZERO
MensagemEnviado: quarta mai 14, 2008 12:25 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm
Mensagens: 906
Localização: Lisboa / Portugal
Primeira estrada “Objectivo Zero” inaugurada na Noruega


O propósito: zero mortes e zero acidentes graves

A semana passada inaugurou-se na Noruega a primeira estrada “Objectivo Zero” do mundo, ou seja, a primeira calçada que segue o projecto “Vision Zero”, através da qual trata de conseguir zero mortes e zero acidentes graves nas estradas.

Imagem

Um dos objectivos é o de adaptar o asfalto e as condições da via a todos os seus Utilizadores, Motociclistas incluidos. Com a inauguração desta estrada, as críticas de alguns sectores, que propunham a ausência da moto para conseguir o “Objetivo Zero”, felizmente perderam o seu valor.

O Presidente da Federação Europeia de Associações Motociclistas (FEMA), Hans Petter Strifeldt, foi encarregado de estrear este tramo, situado na RV 32 em Telemark County. Este projecto, já real, é o resultado do trabalho e acerto de dois Engenheiros de estradas regionais da Noruega, Jan Petter Lyng e Bjorn R. Kirste, que disenharam esta via tal e como os próprios Motociclistas recomendam.

São 15 kms com pequenas modificações, como a dupla bionda nos guarda rails, a posição correcta dos sinais verticais, etc., que beneficiam todos os Utilizadores da via, desde as bicicletas até aos automóveis.
Imagem

Como referia o próprio Strifeldt, não se necessita muito para conseguir uma estrada segura para os Motociclistas e estima-se em pouco mais de meio milhão de euros a obra deste novo tramo. O Presidente da FEMA expressou o seu desejo de transferir esta iniciativa pionera no mundo, a outros Países da Europa, onde o número de motos é cada vez maior.

_________________
João Geraldes


BMW R 1200 RT (2010)
[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]
http://www.facebook.com/JoaoR1200RT

Imagem


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 14, 2008 12:40 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm
Mensagens: 476
Localização: P
Boa informação João.

Todas estas iniciativas são de aplaudir, onde cada vez mais as estradas são construidas a pensar em tudo, menos na segurança dos seus utilizadores.

_________________
O nosso mundo...duas rodas!
Imagem
[font=Comic Sans MS]Um grande abraço.

[color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas

[/SIZE]
[/color]
[/color][/font]http://austriatour09.blogspot.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 14, 2008 12:50 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 10, 2006 2:35 pm
Mensagens: 2465
Localização: No deserto....
EXCELENTE!!!!!! :bigsmile: Pelos menos os Noruegueses vêm o capital que deduzem para impostos bem aplicado :fixe:

Abraço,

_________________
[color=#000000]RogerShark[/color]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 14, 2008 1:02 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
Como eu ficava feliz se ito fosse em Portugal!!
mas querem apostar que se os portugueses (governantes), fossem copiar este exemplo, só copiavam a portagem, mesmo que ela não estivesse là!!!:mad2:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 14, 2008 7:40 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quarta out 11, 2006 6:42 pm
Mensagens: 1015
Localização: Porto
Antonio José Costa Escreveu:
só copiavam a portagem, mesmo que ela não estivesse là!!!:mad2:


Tiveste bem:lol:...embora o triste é que tens toda a razão!!!:mad2::mad2:

Eu numas estradas destas não me importava de pagar portagens..

_________________
Cumprimentos,

Patrícia
BMW...porque vi a luz:lol::lol:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 14, 2008 8:15 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: domingo fev 10, 2008 1:32 am
Mensagens: 2082
Localização: Massamá
cá no Burgo 1º paga-se e depois quando houver tempo :lingua:€€€€€€€ faz-se:smile: :smile: :smile:

_________________
RICARDO MATIAS
K1200LT-99
R1200GS-12


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 14, 2008 10:47 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça nov 14, 2006 4:26 pm
Mensagens: 943
Localização: Lavra
Antonio José Costa Escreveu:
Como eu ficava feliz se ito fosse em Portugal!!
mas querem apostar que se os portugueses (governantes), fossem copiar este exemplo, só copiavam a portagem, mesmo que ela não estivesse là!!!:mad2:


O que espera de um artista que tem a arrogância de fumar num avião, como se fosse o dono disto, e que ainda por cima vem pedir desculpas a dizer que não sabia que não podia!???!! Grandessíssimo....:mad2: :mad2: :mad2: :mad2:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta mai 14, 2008 11:00 pm 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sábado jan 28, 2006 2:41 am
Mensagens: 1737
Localização: Valongo
Antonio José Costa Escreveu:
Como eu ficava feliz se ito fosse em Portugal!!
mas querem apostar que se os portugueses (governantes), fossem copiar este exemplo, só copiavam a portagem, mesmo que ela não estivesse là!!!:mad2:


Atenção que por vezes falamos mal apenas por falar e neste momento não ser bem assim!

Mesmo após a legislação estar em vigor à algum tempo, não sei precisar, em Portugal exisitem já milhares de Kms com rails duplos ou saiotes e mais estão a ser colocados, por exemplo na A3 estão a ser colocados os ditos saiotes em toda a sua extensão.

Relativamente a Lisboa, foi recentemente aprovada uma proposta tendo em vista a mobilidade dos motociclistas na cidade, com bastante esforço do MotoClubeVirtual, que passo a transcrever:

Citar:

[align=center][font=Arial][B]PROPOSTA Nº /08[/font][/B]

[font=Arial][B][/font][/B]

[font=Arial][B]Segurança rodoviária: veículos de duas rodas[/font][/B][font=Arial][/font]
[/align]
[font=Arial][/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial][B]Considerando que:[/font][/B]
[font=Arial][/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]Os problemas de sinistralidade ocorridos com motociclos e de forma a possibilitar a sua segurança enquanto utilizadores da via pública]
[font=Arial][/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]É necessário tomar medidas para garantir essa segurança e permitir, ao mesmo tempo, uma convivência mais tolerante e menos agressiva entre todos os utentes da via pública;[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]A necessidade de uma manutenção eficaz das vias públicas, nomeadamente no que diz respeito ao nivelamento das vias asfaltadas, boa sinalização, entre outras medidas necessárias à segurança dos utilizadores de veículos de duas rodas;[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]A opinião de especialistas na área, nomeadamente a do Professor João Dias (Instituto Superior Técnico) que, em entrevista ao Diário de Notícias refere que os principais problemas da sinistralidade urbana em Lisboa residem na sinistralidade pedonal, seguindo-se os veículos de duas rodas; (1)[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]Os dados estatísticos referentes à sinistralidade no 1º Semestre de 2007 (última informação disponível no [I]site[/I] da Autoridade Nacional Segurança Rodoviária), em que os acidentes com vítimas no Distrito de Lisboa, ocorridos dentro das localidades representam a maior percentagem (79,1% ) contra 20,9% fora das localidades;[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]Que Lisboa é o concelho que, no distrito de Lisboa, apresenta a maior taxa de acidentes com vítimas (35,9%);[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]De acordo com os dados estatísticos referentes ao [I]número de vítimas segundo a categoria de veículo[/I], o total de vítimas com motociclos surge em 3º lugar (11,7%) logo a seguir aos veículos ligeiros (57,4%) e aos peões (20.7%); (2)[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]Devido às suas características próprias, nomeadamente, uma menor ocupação de espaço do que os veículos automóveis, os veículos de duas rodas também são modos de transporte com menos impactos ambientais, contribuindo fortemente para um descongestionamento do tráfego;[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]O estacionamento de veículos de duas rodas tem especificidades que o tornam incompatível com o estacionamento de veículos de quatro rodas (devido à fragilidade dos primeiros e às dificuldades de visão dos condutores dos segundos), e requerem estruturas de afixação anti-roubo;[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]A ausência de espaços para estacionamento de veículos de duas rodas na cidade de Lisboa aliada à necessidade de os afixar por meio de cadeados e o receio, por parte dos seus proprietários, de danos causados por veículos de quatro rodas quando em manobras de aparcamento - tendo, por estas razões, sido criado o hábito universal de estacionamento nos passeios, dificultando ou bloqueando a circulação segura e confortável dos peões.[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]Tendo conhecimento que o [I]Ayuntamiento de Madrid[/I] introduziu um programa que acolhe propostas de estacionamento por parte dos munícipes- Programa [I]Muevete en moto por Madrid[/I] (3)[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial][B]Proponho [/font][/B]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]Que a Câmara Municipal de Lisboa delibere, no âmbito das competências conferidas pela alínea u) do nº 1 e alínea f) do nº 2 do artigo 64º da Lei 169/99, na redacção dada pela Lei nº5-A/2002, de 11 de Janeiro:[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]1.[font=Times New Roman][size=75] [/font][/SIZE][/font][font=Arial]Identificar as situações em que os pilaretes representem riscos de perigosidade para a segurança dos motociclistas em particular e dos restantes utentes da via em geral e promover a sua remoção (como por exemplo, os existentes na Rua da Junqueira).[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]2.[font=Times New Roman][size=75] [/font][/SIZE][/font][font=Arial]Estudar com a CARRIS uma solução que permita cobrir todos os carris dos percursos de eléctricos desactivados na cidade de Lisboa.[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]3.[font=Times New Roman][size=75] [/font][/SIZE][/font][font=Arial]Estudar, com carácter de urgência, a possibilidade de adoptar medidas de separação dos trânsitos, nomeadamente permitindo a circulação de motociclos e bicicletas na faixa BUS, de forma a evitar que os mesmos circulem por entre os veículos automóveis, diminuindo assim a possibilidade na ocorrência de acidentes entre estes utentes da via pública.[/font]
[font=Arial][/font]
[font=Arial]4.[font=Times New Roman][size=75] [/font][/SIZE][/font][font=Arial]Garantir, em articulação com a EMEL, o estacionamento seguro para veículos de duas rodas nas 53 freguesias da cidade de Lisboa.[/font]


Por vezes sim é bom seguir os exemplos dos outros mas está mais que visto que apenas dizer mal não trás nada de novo:idea:

_________________
Rui Santos
R1200GS Vermelho ROCK
Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 15, 2008 12:42 am 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
Quero ver se um dia destes passo por aquela estradinha!:huh:
A Noruega é um daqueles países onde quero ir de moto!:fixe:
Hans

_________________
...
Besser, Schauspieler zu sein, als Zuschauer!:idea:
Hans Freitass


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 15, 2008 1:08 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Mensagens: 915
Localização: Foros de Amora (Seixal)
thunderwalk Escreveu:
Atenção que por vezes falamos mal apenas por falar e neste momento não ser bem assim!

...

Por vezes sim é bom seguir os exemplos dos outros mas está mais que visto que apenas dizer mal não trás nada de novo:idea:


Não podia estar mais de acordo!

_________________
J.Albuquerque
NOVA R1200RT de 2010

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 15, 2008 10:24 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
[font=Arial]Que a Câmara Municipal de Lisboa delibere, no âmbito das competências conferidas pela alínea u) do nº 1 e alínea f) do nº 2 do artigo 64º da Lei 169/99, na redacção dada pela Lei nº5-A/2002, de 11 de Janeiro:[/font]


[font=Arial]1.[/font][font=Arial]Identificar as situações em que os pilaretes representem riscos de perigosidade para a segurança dos motociclistas em particular e dos restantes utentes da via em geral e promover a sua remoção (como por exemplo, os existentes na Rua da Junqueira).[/font]

[font=Arial]2.[/font][font=Arial]Estudar com a CARRIS uma solução que permita cobrir todos os carris dos percursos de eléctricos desactivados na cidade de Lisboa.[/font]

[font=Arial]3.[/font][font=Arial]Estudar, com carácter de urgência, a possibilidade de adoptar medidas de separação dos trânsitos, nomeadamente permitindo a circulação de motociclos e bicicletas na faixa BUS, de forma a evitar que os mesmos circulem por entre os veículos automóveis, diminuindo assim a possibilidade na ocorrência de acidentes entre estes utentes da via pública.[/font]

[font=Arial]4.[/font][font=Arial]Garantir, em articulação com a EMEL, o estacionamento seguro para veículos de duas rodas nas 53 freguesias da cidade de Lisboa[/font]





----------------------------------------------------


Pois estudos e mais estudos, o que isto vai dar, se der, é umas comissões a ganhar um balurdio com os estudos , e se houver resultados é daqui a alguns anos com mais umas dezenas de mortos em cima e muitos € no bolso de alguns,
Meus amigos eu sou muito ceptico em relação aos nossos governantes, Nós tivemos em Lisboa um presidente da camara que andava de moto ( Motard é outra coisa) e nunca se lembrou da segurança dos motociclistas e da sua mobilidade.

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 15, 2008 11:17 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Mensagens: 1444
Localização: Cartaxo
Eu axo q ele não andava de moto!

Ele gostava de andar de moto! O que são coisas diferentes.... Na minha humilde opinião:oh:

_________________
Vivam cada dia como se fosse o último... Um dia vão acertar!:fixe:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Majestic-12 [Bot] e 1 visitante


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal