Olás a todos.
Com a presente crónica venho-vos transmitir as minhas "sensações" após ter regressado ontem de 4 dias pelos fabulosos Picos da Europa.
Apesar das previsões meteorologicas menos boas, e já com hotel marcado faz um mês, arrancamos, Eu e Marisa (BMW R1200GS) e o meu grande amigo Rui Lima + Raquel (YAMAHA BT1100 Bulldog) rumo a Cangas de Onís.
De malas prontas na véspera, saimos dia 22 Maio 08, pela fresquinha (7h30m) de Torres Vedras com direcção às Astúrias, sendo que o trajecto que realizamos foi o seguinte:
- Torres Vedras, Santarem, Torres Novas, Abrantes, Castelo Branco, V. Formoso (almoço), Salamanca (N620), Zamora (N630), Benavente, Léon (N630), Campomanes (N630, por Pto Pajares, 1379m), Mieres (A66), Pola de Siero (AS 1), Arriondas (N634), Cangas de Onís (AS114), Celoriu (Hotel Casa de Campo).
Dist. aproximada 850km. Hora de Chegada (PT): 23h00.

Preparação Mota Rui

Paragem forçada na A23, como ia na frente ao acabar de fazer uma curva, olho para o espelho e já não vejo o Rui. Após varias tentativas de lhe ligar, finalmente me atende e diz-me que os alforges ficaram queimados, por contacto com as ponteiras do escape da BT (algo se soltou em andamento).
Resultado:

e menos umas meias e cuecas para a viagem....
Assim tivemos de fazer um test ride da capacidade de carga da GS, que se portou ao seu mais alto nível:

Com este pequeno incidente, perdemos 1 hora parados na A23, seguida de mais uma paragem na area de serviço que vinha logo a seguir para melhor acomodar a carga para vencer em segurança os restantes quilómetros.
Até aqui tinhamos escapado à chuva, que prometia aparecer em breve.
Até Vilar Formoso fomos andando sem problemas. Como gostamos muito da comidinha Portuguesa decidimos almoçar pela vila, escolhendo o Rest. "Casa Oliveira".
A conta ficou-se pelos 50€, os quatros, com entradas (umas azeitonas vai lá vai), carnes grelhadas bem saborosas e em doses generosas, sobremesa, cafe e bebidas. Ficamos satisfeitos e prontos para mais uns quilometros.
Desde aqui até passar-mos Léon, foi sempre a andar pelas nacionais espanholas, parando para atestar as burras e seguindo viagem logo de seguida.
Como a chuva a partir de Zamora foi presença constante, após paragem de "emergência" para vestir os belos impermeáveis low cost by "decathlon"(sim porque o gore-tex é mto giro mas que ela passa, passa), paramos em La Pola de Gordon para um chocolate quente (chicas) e umas Cañas (Chicos) e uns bocadillos gigantes de chorizo. Deu para aquecer e ganhar forças para a etapa final.
Etapa esta que foi muito dura, porque a chuva não deu treguas e o traçado escolhido era muito sinuoso. A passagem pelo Pto de Pajares aos 1379m, foi a ritmo mto lento pois quase não se via um palmo à frente. Lá fomos andamos até Cangas, e ao dar com o Hotel ficamos deveras surpreendidos pela positiva.
Tinha reservado pelo booking.com, e pelas fotos parecia-me interessante, mas mesmo de noite o local tem um cenário excelente. O acesso é por uma estrada mto estreita, iluminada por ponto de luz colocados nas cerca de madeira (tipo tochas), tudo rodeado por imenso arbustos e arvores. Dentro das cercas estavam uns quantos cavalos, passa-se o estábulo e em seguida surge a casa principal e um pequeno largo. Estávamos ensopados e como não existe estacionamento coberto, a simpatica senhora sugeriu colocar-mos as motos nos estábulos dos cavalos. Excelente ideia

Com o check in, passamos à parte de secar o material:

A noite passou-se muito confortável.
Com a manhã podemos admirar a beleza do local e das instalações.
http://pwp.netcabo.pt/ricardoandres/images/panoramica11.jpgO pequeno hotel esta situado mesmo ao lado de um rio, com uma envolvente verdejante.
Possui uma bela piscina e jacuzzi exterior (que seca estar a chover), assim como diversas actividades ao ar livre, com especial relevância para os passeios a cavalo.
Na reserva estava incluído o pequeno almoço, que é tipo buffet. O serviço é mto centrado no conforto do cliente, factor que notamos com a constante atenção do Staff.
O valor de 3 noites por casal ficou em 181,90€. A meu ver uma mto boa relação preço / qualidade.
Com o tempo a aguentar-se decidimos arrancar directamente para os Lagos de Covadonga, Enol e La Ercina. Optamos por ir primeiro lá acima para disfrutar das curvas com piso seco. Chegados ao primeiro lago, (Enol), a paisagem era impressionante, com as cordilheiras mais altas ainda com neve, tudo verde, imensas vaquinhas espalhadas pela paisagem, lindo.... e no lago mais acima, mais do mesmo.....

Todos estes factores a contribuir para uma agradavel leveza do ser....

:embaraço::embaraço:

Com a chuva a dar os primeiros passos era altura de começar a descer, com a paragem obrigatória no Santuário de Covadonga:

Com o tempo a passar num instante era altura de alimentar a tripa, e nada melhor do que passar numa sidreria para provar os sabores da região:

Continua.....