 |
Iniciante |
Registado: segunda set 24, 2007 12:05 pm Mensagens: 476 Localização: P
|
[align=center][font="]CONSELHOS PARA MANUTENÇÃO DA MOTO [/font] [/align] [align=center][font="]LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE[/font] http://lh3.ggpht.com/pedromrcaldas/SD2d1jpLJrI/AAAAAAAAAQY/atBQTAwaRvI/122_0506_chain02_z.jpg?imgmax=512 [/align] O oleo na corrente, deve ser colocado + - de 300kms em 300kms, mas isto no verão, porque as temperaturas são mais elevadas e a corrente aquece muito mais e portanto seca mais depressa o oleo. No inverno + - de 500kms em 500kms, mas atenção no caso de terrenos arenosos, etc, no fim do dia efectuar uma limpeza e voltar a colocar oleo na corrente. Quanto á manutenção caseira, deve-se verificar de 1000kms em 1000kms a folga da corrente e se esta tiver mais de 15mm deve ser afinada, como nos mostra esta figura :
a corrente não deve ter menos de 15mm, pelo facto de quando se montar na moto, a corrente ficar perfeitamente ajustada. Em relação ao oleo a utilizar, posso dizer que usei muitos tipos de oleo (quando tinha as minhas Fireblades, agora não preciso disso felizmente) na minha opinião, só aconselho um, o Castrol. Este é de todos o que melhor lubrifica a corrente e além disso, todos procuramos um oleo que suje o menos possível a moto, sendo o Castrol o que menos suja. [align=center][font="]
[/font][font="]PRESSÃO DOS PNEUS[/font] [/align] [font="] [/font]Manter a pressão dos pneus correctamente, pode fazer a diferença entre estar em condições de fazer uma curva ou "seguir em frente". O pneu quando aquece pode por dilatação do ar, aumentar e isto significa que um pneu cheio a frio e usado em condições quentes como numa viajem com mais de 45 minutos a uma temperatura ambiente de 20° C pode dilatar mais que o normal, deixando o pneu muito duro, perdendo aderência quando mais se precisa, nas curvas claro. Por outro lado, um pneu com pouca pressão também corre o risco de em curva “seguir em frente”, além de por em risco a estrutura do pneu, isto é, podem-se descolar as cintas que o constituem e começar a desfazer-se. Com enchimento de Azoto, a pressão dos pneus é mais estabilizada, consegue-se preservar o seu desgaste em +20% de Kms e rodando com a pressão correcta, economizar-se-á cerca de 10% de combustível. [align=center][font="]TROCA DOS PNEUS
[/font] [/align] Quando forem trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos: Procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca lembrem-se que todo pneu vem de fábrica com uma camada de goma bastante escorregadia e acelerar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; Se for traseiro, vá até uma área de areia e dêm uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e ficará limpo, a areia funcionará como lixa. Outro facto importante, é se por acaso começarem a perceber que a moto está um pouco instável especialmente em curvas, examinem primeiro a calibragem, se estiver correta, então desconfie do desgaste dos pneus. [font="]Como escolher o pneu certo? Há vários tipos de pneus, alguns mais duros que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite e outros mais macios que duram menos, mas que são "verdadeiros chicletes" no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa.
[/font] [/align] [font="] [/font]Um dos procedimentos mais importantes que há e quase ninguém o faz, é de vez enquando verificar todos os parafusos da carenagem, rodas, suportes, etc. A alta vibração provocada tanto pelo motor, tanto pelo tipo de pisos (em Portugal é uma miséria) afrouxam sistematicamente os parafusos, portanto não deixe de manter sua moto sempre justa. Para quem preferir e não arriscar a perder um parafuso, etc, pode optar por comprar uma cola especial para roscas de parafusos, isto é, deita-se cola na rosca e em seguida aperta-se o parafuso e quando esta secar o mesmo fica colado, mas não colado para sempre, com uma chave e força desaperta-se. [/align] [font="] Os mecânicos de competição, recomendam que se use gasolina comum a maior parte do tempo, não adianta usar gasolinas especiais com maior octanagem, pois o rendimento na cidade e na estrada é imperceptível. O aconselhável é usar de vez em quando na estrada um ou dois depositos de gasolina aditivada para descarbonizar o motor e limpar as partes móveis. [/font] Manter o deposito sempre cheio evita que se formem gotículas na parte superior do tanque. Essas gotículas quando permanecem por muito tempo, tendem a formar ferrugem no mesmo, provocando oxidação das partes móveis de bomba, carburadores (se for o caso), etc. Por isso, mantenha sempre o deposito o mais cheio possível o que evita também que a bomba receba sujidade ou água, pelo facto de a água ser mais pesada que a gasolina, ela sedimenta-se no fundo do deposito e quando se anda muito na reserva, ela vai para o motor e começa aquela sessão falha tudo! [/align] [font="] [/font]Examine pelo menos uma vez a cada seis meses o nível da água da bateria(se for o caso), mas se por acaso a sua bateria começar a dar sinal de vida, isto é, o farol enfraquece em marcha lenta ou acende quando acelera, pode procurar um posto e completar o nível da bateria. Caso nada disso funcione, procure a loja mais próxima e troque-a, pois as motos agora são pesadas para empurrar e não faz nada bem por a trabalhar ao empurrão.
OBS [font="]: Se por acaso viajarem e a moto ficar muitos dias sem ligar, desliguem o polo (-) negativo da bateria por segurança e por precaução contra uma possível descarga da bateria. [/font]
_________________ O nosso mundo...duas rodas!
 [font=Comic Sans MS]Um grande abraço. [color=Black][size=84][color=Black]Pedro Caldas
[/SIZE][/color] [/color][/font] http://austriatour09.blogspot.com/
|
|