Data/Hora: sábado jun 28, 2025 5:40 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: GSA a puxar para a direita
MensagemEnviado: sexta jul 25, 2008 8:54 am 
Desligado
Rookie

Registado: terça jul 15, 2008 4:03 pm
Caros Amigos,

Habituado à minha FJR, que em andamento mais parece um comboio numa relheira, estou a estranhar o comportamento da minha nova GSA.

Comecei por notar que a GSA curvava melhor para a direita (lado do veio de transmissão) do que para a esquerda. Verifiquei, simultaneamente, uma estranha vibração no guiador abaixo dos 60 km/h, que abana quanto mais lentamente se roda e, pior de tudo, a moto puxa automaticamente para a direita (novamente para o lado da transmissão) quando, ao tentar perceber o que se passa, tiro ambas as mãos do guiador. Ainda pensei que fosse um problema de pressão dos pneus ou do próprio pneu dianteiro defeituoso mas, pelo que pôde verificar, não só a pressão está correcta (2,2 bar – 2,5 bar para condução sem pendura), como o pneu da frente não aparenta qualquer anomalia.

Reportei esta situação ao meu Concessionário, na revisão dos 1.000 kms, e disseram-me que isto era natural acontecer nas BMW, e que até provocava um maior desgaste dos pneus no lado do veio de transmissão.

Não quero de forma alguma duvidar da palavra do mecânico do meu Concessionário, mas gostaria de confirmar se outros colegas de GS’s confirmam este mesmo comportamento nas suas motos.

Tirando isto, continuo encantado com a minha nova GSA.

Um abraço em “W”

BMW K1600GTL ... bom filho à casa torna !

Imagem

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 25, 2008 9:35 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Bom dia Pierre :smile: ,

Não é só a GSA, mas de um modo geral (penso eu) todas as BMW com veio de transmissão.
Falo por experiencia própria na minha K1100:
- tendência para a direita quando largo o volante
- desgaste no pneu da frente mais acentuado do lado direito, se bem que nesta situação existem outros motivos para este desgaste, ou seja a ligeira inclinação da estrada para as valetas.

No início estas tendências causaram-me alguma impressão, mas agora passados 5 anos, já nem me lembro que estão lá. :smile:

Espero ter ajudado.

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 25, 2008 9:50 am 
Desligado
Rookie

Bom dia e muito obrigado, Miguel, pela pronta e elucidativa resposta, que me deixa um pouco mais tranquilo. :smile:

Mas mais do que o "puxar" para a direita, estou a estranhar bastante o abanar do guiador abaixo dos 60 km/h, ainda que este seja ligeiro. Será das vibrações provocadas pelo motor boxer ?

Estranho, no entanto, não me ter aprecebido destes "tiques" da GSA quando fiz o respectivo "test-drive". É que nestas coisas de 2 rodas costumo ser muito exigente ... :wacko:

Acredito que seja tudo uma questão de habituação, só que cada vez que andar na FJR, vou "desaprender" estas "manias" da GSA :confundido:

Um abraço,

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 25, 2008 10:01 am 
Desligado
Admin.

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Em suavidade de condução tens 2 motos opostas.
Eu andei 1 ano para gostar do boxer, e agora adoro. Conduzir uma Pan ou Fjr já não acho piada.
Se já gostas da GSA, espera mais uns meses e vais gostar ainda mais.

A unica saudade é realmente a subida de rotação, que num boxer não se compara a FJR.

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 25, 2008 10:10 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Desculpa Pierre, tinha-me passado essa do abanar aos 60 Km/h.

Essa situação é que já não me parece muito normal. Pelo menos nunca ouvi o ser referido pelos outros GS'istas :smile:

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 25, 2008 11:42 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta out 25, 2006 2:32 pm
Eu tambem tenho uma GSA e nunca senti nada parecido com o descrito.

Acho que deveria ouvir a opinião de outro concessionário BMW.

Posso dizer mesmo que a baixa velocidade a moto é bastante equilibrada conseguindo-se mesmo manter os pés nos estribos com ela já quase parada não apresentando por isso vibrações de maior.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 25, 2008 12:38 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 14, 2006 4:26 pm
Também nunca senti nada disso!:blink: Acho melhor procurar uma segunda opinião.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jul 25, 2008 12:44 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda abr 02, 2007 11:45 pm
Confirmo.

"Puxar" para a direita tudo bem (ou para a esquerda, não sei bem :confundido: ),
mas a vibração não... A não ser que os pneus estejam deteriorados, o que já me aconteceu!

Um abraço,
Paulo Cruz

Assunto da Mensagem: vibração
MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 2:37 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta set 26, 2007 11:59 pm
Olá

Eu ja discuti este problema com outros GS riders e penso que o problema da direcção na GS se nota apenas no modelo de 2008, que foi ciclisticamente revisto em relação ao anterior.

Eu também acho o mesmo, a direcção é demasiado leve, o que se nota muito quandfo se passa em buracos ou se pisam objectos na estrada.

A minha GSA é de Fevereiro e está com 8.000km. Confesso que não sinto muita segurança neste ponto, uma vez que até com ventos moderados esta abana consideravelmente.

Isto é bastante agradável numa estradinha sinuosa de serra, onde se fazem mudanças de direção muito rápidas, mas um quanto desagradavel em todas as outras situações.

No início quase que estive tentado a colocar um amortecedor de direcção.

Cumprimentos!

MAC

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jul 30, 2008 3:30 pm 
Desligado
Rookie

Caro Miguel e restantes companheiros,

Muito obrigado pelo vosso "feedback".

Mas o problema da minha GSA, que tem pouco mais de uma semana, não é o facto da direcção ser leve, o que até me agrada comparativamente à minha outra "paixão", a FJR. A questão é que, abaixo dos 60 km/h, o guiador abana de forma desagradável e até perigosa, sobretudo em travagem, para já não falar da questão da moto puxar fortemente para a direita quando se tira as mãos do guiador (bem sei que a moto não é para andar sem mãos ...:huh: ).

Aliás já tirei a "prova dos nove" com a ADV do meu genro Filipe, que também é nova (foi levantada ontem mesmo na Motomil). Não abana absolutamente nada a baixa ou a alta velocidade e pouco ou nada puxa para a direita. A única diferença existente entre as duas motos são os pneus. Enquanto a minha vem "calçada" com os novos Continental Trail Attack, a do meu genro veio com os Bridgestone BW502.

Não sou mecânico, nem tão pouco aspirante a tal, mas julgo que o problema pode residir numa jante frontal ou pneu defeituoso. Nem quero acreditar que seja da suspensão, muito menos do quadro da moto !

No entanto, e dada a absoluta confiança que tenho no Concessionário onde adquiri a moto, não tenho qualquer dúvida que este poblema será devidamente resolvido. Pena foi não o terem feito quando reclamei a situação, durante o período de rodagem e por altura da revisão dos 1.000 kms.

Aliás, deixei a ADV hoje na oficina.

Um abraço em W

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jul 31, 2008 7:34 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Bom dia Pierre, antes de mais bem vindo ao mundo das BMW depois de tantos anos a ver as suas aventuras com a FJR.

De facto o motor Boxer transmite uma vibração principalmente a baixa rotação que de início se estranha bastante. Outro facto bem conhecido é o efeito de rotação sobre o eixo da mota, esse puxar ligeiramente para a direita quando se dá uma aceleradela valente, muito mais notório nas anteriores 100, 1100 e 1150, e que na 1200 foi muito suavizado por um sistema que o anula. Tenho uma GSA1200 há 1 ano e antes tive uma RT1200 em ambas estes efeitos eram notórios.

Tudo isto é normal e são de facto características do mítico Boxer - É um motor muito peculiar, nada suave como os 4-em-linha, que "ou se adora ou se detesta", mas felizmente mesmo para quem acaba de chegar aos boxer e "detesta" a verdade é que com o tempo não só nos habituamos como passamos a adorar estas características, quase todos lho confirmarão.

De resto como tudo, a normalidade é-o dentro de certos limites, se a sua mota efectivamente se "sente" diferente da do seu cunhado, então há que ver o que possa estar a influir. Os pneus são um factor decisivo - os Trail-Attack já os tive na minha GSA e embora sejam pneus 90% de estrada, no seu meio são quase insuperáveis, os meus levei-os e à mota a limites que não pensava ser possível.

Pouco mais tenho a acrescentar, estou certo que com o passar dos Kms vai "aprender a gostar" do boxer, e muito em particular da GSA, é uma mota soberba, uma ciclística insuperável a curvar e com uma versatilidade que a meu ver não lhe deixa rival.

Cumprimentos e que supere esse problema com brevidade! :smile:

MensagemEnviado: quinta jul 31, 2008 8:29 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta ago 22, 2007 2:14 am
Olá Pierre,

Como já lhe referiram outros colegas deste fórum, o motor boxer requere uma fase de habituação.

Uma das primeiras coisas que se estranha quando se experimenta uma moto com motor boxer é a sua inclinação para a direita quando aceleramos. Essa sensação é evidente mesmo qundo estamos parados, por exemplo junto a um semáforo.

No que diz respeito ao abanar da direcção, penso que estará a referir-se a um oscilar que aparece entre os 60 e os 80Km/h, de que a minha 1150 também padeceu, a razão está nos pneus.

Há três anos quando troquei os Michelin T66 pelos Pirelli MT90 comecei a sentir o mesmo problema.

Levei a moto ao concessionário que, desmontou os pneus, os examinou e voltou montar. Re-calibrou ambas as rodas e nada.

O problema subsitiu. Num dos Encontros HU em conversa com o Grant dei-lhe conhecimento do facto e perguntei-lhe se sabia quais as causas e possível solução. Ele disse-me que o problema não era inédito e até acontecia com vários modelos e marcas de motos. Segundo ele há pneus que pura e simplesmente não se adequam a determinados modelos.
Realmente após ter esgotado os Pirelli mudei para os Metzeller Tourance e o problema desapareceu.

Na verdade depois de me mentalizar que dentro daqueles limites de velocidade não poderia tirar as mãos do guiador tudo correu sem problemas.

Não desanime que daqui a pouco já vai estar mais preocupado em pensar nos caminhos onde há-de meter a sua GS sem sequer se lembrar desses pequenos "defeitos"...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 01, 2008 9:11 am 
Desligado
Rookie

Pedro Cabral Escreveu:
Bom dia Pierre, antes de mais bem vindo ao mundo das BMW depois de tantos anos a ver as suas aventuras com a FJR.

De facto o motor Boxer transmite uma vibração principalmente a baixa rotação que de início se estranha bastante ...

... Tudo isto é normal e são de facto características do mítico Boxer ...

... Pouco mais tenho a acrescentar, estou certo que com o passar dos Kms vai "aprender a gostar" do boxer, e muito em particular da GSA, é uma mota soberba, uma ciclística insuperável a curvar e com uma versatilidade que a meu ver não lhe deixa rival ...

Caro homónimo companheiro Pedro,

Antes de mais muito obrigado pelas simpáticas boas-vindas ! :smile:

Relativamente à GS, até que nem estranhei muito as vibrações do boxer, sobretudo quando a moto está parada. Julgo até ser uma característica muito peculiar que destingue as motos com este tipo de motor das outras com o motor em linha, "todo certinho", mas igual a muitas mais. :D

Por outro lado, o facto das cabeças do motor serem mais baixas, julgo contribuir, também, para o abaixamento do centro de gravidade da moto e permitir-lhe ter, conjuntamente com a sua fantástica ciclistica, um comportamento fabuloso em curva. Confesso que até me assustei quando curvei pela primeira vez com uma GS, já há uns anos atrás. Até parece que a moto curva sózinha. :bigsmile:

Quanto ao abanar, o mecânico telefonou-me antes de ontem a confirmar o que eu já suspeitava. Tive o azar de adquirir uma ADV com um pneu dianteiro Continental Trail Attack defeituoso, que faz abanar perigosamente a direcção, sobretudo abaixo dos 60 km/h.

Só espero que hoje finalmente me entreguem a moto, não só porque tenho já agendada para esta tarde a montagem do sistema de intercomunicação da Autocom, na Mocasmoto, mas também para "gozar" a minha ADV durante o fim-de-semana.

Resta-me parabenizá-lo pelo seu fantástico site, não só pelo bonito e sóbrio design mas, sobretudo, pelos conteúdos. Uma maravilha que recomendo a todos !

Um abraço.

Antonio Caldeira Escreveu:
... No que diz respeito ao abanar da direcção, penso que estará a referir-se a um oscilar que aparece entre os 60 e os 80Km/h, de que a minha 1150 também padeceu, a razão está nos pneus ...

... Não desanime que daqui a pouco já vai estar mais preocupado em pensar nos caminhos onde há-de meter a sua GS sem sequer se lembrar desses pequenos "defeitos"...

Caro António,

Como já anteriormente referi, o tal abanar (e não apenas oscilar) surge abaixo dos 60 km/h, e não ao contrário. Só espero que que a substituição do pneu dianteiro defeituoso resolva, de uma vez por todas, esta desagradável situação, para mais numa moto "nova em folha".

A única coisa que me desanimou bastante foi o facto de não me terem dado ouvidos logo após a primeira reclamação, ainda no período de rodagem. Posso parecer velho com os meus cabelos brancos mas, felizmente, ainda não sou "tonto" e tenho uma experiência de centenas de milhar de quilómetros a conduzir motos ... :mad2:

Um abraço e até um dia destes, num encontro dos "Horizons Unlimited" (HU) ou noutra qualquer oportunidade.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado ago 02, 2008 9:18 pm 
Desligado
Rookie

Tenho, finalmente, a minha ADV em perfeitas condições, sem abanar a direcção nem tão pouco a puxar para a direita, como dantes.

Segundo a informação do Concessionário, toda esta situação deveu-se a um pneu dianteiro defeituoso, como eu, aliás, já suspeitava. Mas o mais incrível é que, depois de montado um novo pneu dianteiro Continental Trail Attack, o problema manteve-se. Das duas uma; ou foi pura coincidência ambos os pneus estarem defeituosos, ou as novas ADV 2008 não se acomodam muito a este novo pneu ... :blink:

Uma coisa é certa. Depois de me trocarem os pneus Continental acima referidos por dois Bridgestone BW501 novos, o comportamento da moto ficou impecável e voltei a ter um gozo fantástico a conduzir a ADV, quer em baixa quer em alta velocidade !

Um abraço em W.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo ago 03, 2008 11:26 am 
Desligado
Veterano

Registado: segunda abr 17, 2006 9:00 pm
Pierre, ainda bem que tudo ficou resolvido.

ex-K 1100 LT ; ex- K 1; Florett 1963; Sachs V 5 1972, K 1200 RS -1999 e R 1150 GSA-2004

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 18 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal