Data/Hora: domingo jun 22, 2025 11:53 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Castrol GP ou GPS?
MensagemEnviado: quinta ago 21, 2008 12:01 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado mai 03, 2008 3:55 pm
Boa noite a todos, decorridos os primeiros 3 mil Km´s da minha GS e uma vez que este fim-de-semana fui até Góis, deparo-me mais uma vez com a necessidade de acrescentar óleo à mota.

Na revisão dos primeiros 1000 km´s efectuada na S-Drive os tipos dizem que meteram óleo semi-sintético Castrol GPS, isto de apesar de um dos vendedores com quem meti conversa me dizer que o óleo ideal para as GS´s é o Castrol GP (Mineral).

O meu racíocinio é o seguinte, não será o actual óleo semi-sintético que tenho no motor demasiado fino e por isso a mota gasta óleo com alguma frequência?

Não fará mais sentido utilizar o mineral que dá para 5000 km´s e depois fazer a revisão a cada 10.000.

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre que óleo utilizam nas vossas Gs´s.

Cumps,

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 21, 2008 10:17 am 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Se me é permitido dar um conselho, não inventes, mantem as recomendações da marca, se não lá se vai a garantia, e cuidado nunca ponhas oleo a mais, o visor sempre a 3/4.

GPS sempre!!!

è normal nos primeiros quilometros as motos BMW gastarem oleo, mas a tendencia é cada vez gastarem menos.

Assunto da Mensagem: óleo
MensagemEnviado: quinta ago 21, 2008 5:01 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Viva LEÃO !

É IMPORTANTE verificares sempre que as indicações da marca serão as mais indicadas e no teu caso com esse nº de quilómetros, deverás esquecer os gastos de óleo que ela faz. Não é grave e verificarás que é sempre para menos. Deixa gastar, sempre gostei de motores que gastassem óleo. Estamos mais atentos ao seu nivel e os motores que gastam dificilmente gripam. Já agora, quantos de nós verifica o seu nivel ?

ABRAÇO E BOAS CURVAS :idea:!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 21, 2008 6:01 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Edgar Calado Escreveu:
Já agora, quantos de nós verifica o seu nivel ?

Onde é que se vê o nível do óleo ????? :lol: :lol: :lol:

Felizmente tenho um bom mecânico .... já me conhece .... :embaraço:

http://paulakota.blogspot.com/

http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta ago 21, 2008 9:08 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Paula Kota Escreveu:
Onde é que se vê o nível do óleo ????? :lol: :lol: :lol:

Felizmente tenho um bom mecânico .... já me conhece .... :embaraço:

Paulinha tu és muito popadinha a tua linda nem gasta pneu quanto mais oleo!!!:lol: :bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 22, 2008 12:13 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Leao_Silveira Escreveu:
Boa noite a todos, decorridos os primeiros 3 mil Km´s da minha GS e uma vez que este fim-de-semana fui até Góis, deparo-me mais uma vez com a necessidade de acrescentar óleo à mota.

Na revisão dos primeiros 1000 km´s efectuada na S-Drive os tipos dizem que meteram óleo semi-sintético Castrol GPS, isto de apesar de um dos vendedores com quem meti conversa me dizer que o óleo ideal para as GS´s é o Castrol GP (Mineral).

O meu racíocinio é o seguinte, não será o actual óleo semi-sintético que tenho no motor demasiado fino e por isso a mota gasta óleo com alguma frequência?

Não fará mais sentido utilizar o mineral que dá para 5000 km´s e depois fazer a revisão a cada 10.000.

Gostaria de saber as vossas opiniões sobre que óleo utilizam nas vossas Gs´s.

Cumps,

Bem sei q não é uma GS, mas é um boxer tb, por isso aki vai...

a minha RT 1150 levava com o GPS e akilo parecia água num deserto.... quase que se evaporava....

a minnha RT 1200 leva o mineral da BMW (sim, eles têm um óleo mesmo da marca deles...), e sinceramente não tenho motivo de queixa...

Será da moto? Do óleo? Ambas tinham aporximadamente 20.000km e o mesmo condutor a puxar por elas:lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta ago 22, 2008 3:17 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda out 23, 2006 2:48 pm
Na 1150 gs que tive e que vendi com 40000 km tinha de meter oleo com alguma frequencia, mil e tal em mil e tal km, e metia um oleo de que não me lembro o nome que só se comprava na bmw. na 1200 gsa que possuo agora, com 11000 e alguns km diz o concessionario que leva oleo mineral, repsol e que custa menos de metade do outro que punha na 1150...só me esqueci de perguntar é se tenho de fazer uma mudança entre revisões, senão...vou informar-me

abraços

Bacelar

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado ago 23, 2008 7:38 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
Pois, é, já ouvi muitas teorias sobre isto.

O GPS é mais adequado para temperaturas mais baixas, médias e altas, ou seja o tipo de clima que temos em Portugal.

O GP é mais adequado para temperaturas extremas pois é mais viscoso.

Alguns defendem que nos motores boxer, até aos 10.000 km se deve colocar GP, e daí para a frente GPS.

O concessionário que me faz as revisões (Motomil) recomenda GPS em todas as ocasiões. Assim tenho feito e a mota já vai com 36000 km impecáveis sem problemas e quase sem consumir óleo.

Contudo outro concessionário conhecido da zona de Lisboa usa sempre ..GP.

Acho que vou manter o GPS porque "so far...so good".

Abraço,

Vivam as mulheres rápidas e as motos bonitas :lol:

http://komandante.hi5.com

http://www.hadocs.com

[email="j_torpedo@hotmail.com"]j_torpedo@hotmail.com[/email]

http://www.facebook.com/profile.php?v=feed&story_fbid=196891583146&id=1224416958#/profile.php?ref=profile&id=729308177

BMW R1200 RT
SINTRA

Assunto da Mensagem: nivel de óleo
MensagemEnviado: sábado ago 23, 2008 10:29 pm 
Desligado
Experiente

PAULA KOTA: Onde é que se vê o nível do óleo ????? :lol: :lol: :lol:

Paula, é mesmo muito importante verificar o nivel do óleo:fixe: ! POUPADINHA...:bigsmile: !

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado ago 23, 2008 11:05 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
Sergio Resende Escreveu:
Pois, é, já ouvi muitas teorias sobre isto.

O GPS é mais adequado para temperaturas mais baixas, médias e altas, ou seja o tipo de clima que temos em Portugal.

O GP é mais adequado para temperaturas extremas pois é mais viscoso.

Alguns defendem que nos motores boxer, até aos 10.000 km se deve colocar GP, e daí para a frente GPS.

O concessionário que me faz as revisões (Motomil) recomenda GPS em todas as ocasiões. Assim tenho feito e a mota já vai com 36000 km impecáveis sem problemas e quase sem consumir óleo.

Contudo outro concessionário conhecido da zona de Lisboa usa sempre ..GP.

Acho que vou manter o GPS porque "so far...so good".

Abraço,

Pois eu tenho um péssima impressão do GPS...

Quando levei o baile da PAN até Jerez na minha 1150, o GPS praticamente desapareceu...:confundido: bem sei que foi sempre em velocidades proibitivas (ainda esta hora "nuestros hermanos" com o flash devem perguntar: Mira, una RT e uma Pan? dupla dinâmica!:wacko: :lingua: :lol: ), mas a partir dessa altura q o GPS para mim levou com a cruzinha em cima...

E em tempos, vi por aki um quadro explicativo das viscosidades vs temperaturas e para um básico como eu, a viscosidade do GPS não me pareceu muito adequada....:wacko:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 25, 2008 1:00 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado abr 21, 2007 11:12 pm
José Bacelar Escreveu:
Na 1150 gs que tive e que vendi com 40000 km tinha de meter oleo com alguma frequencia, mil e tal em mil e tal km, e metia um oleo de que não me lembro o nome que só se comprava na bmw. na 1200 gsa que possuo agora, com 11000 e alguns km diz o concessionario que leva oleo mineral, repsol e que custa menos de metade do outro que punha na 1150...só me esqueci de perguntar é se tenho de fazer uma mudança entre revisões, senão...vou informar-me

abraços

Bacelar

:notrust: :notrust: Estranho um concessionário meter Repsol , pois a BMW recomenda Castrol.
Inclusivé o óleo BMW ( GP ) é produzido pela Castrol.
Entre revisões 10.000 , não é preciso mudar óleo

Realmente, a questão do GP ou GPS nunca percebi.
Há concessionários que metem um, outros que recomendam outro :confundido: :confundido: .

Tb já ouvi que para motores refrigerados a ar o mineral é mais aconselhado por ser mais viscoso ( 20 W 50 ) e não se deteriora tanto a temparaturas altas.

Estou a usar o mineral, por ser recomendado pelo Bruno - AS Motorrad.

Um abraço

Assunto da Mensagem: óleo GP/GPS
MensagemEnviado: segunda ago 25, 2008 4:39 pm 
Desligado
Experiente

PERES Escreveu:
:notrust: :notrust: Estranho um concessionário meter Repsol , pois a BMW recomenda Castrol.
Inclusivé o óleo BMW ( GP ) é produzido pela Castrol.
Entre revisões 10.000 , não é preciso mudar óleo

Realmente, a questão do GP ou GPS nunca percebi.
Há concessionários que metem um, outros que recomendam outro :confundido: :confundido: .

Tb já ouvi que para motores refrigerados a ar o mineral é mais aconselhado por ser mais viscoso ( 20 W 50 ) e não se deteriora tanto a temparaturas altas.

Estou a usar o mineral, por ser recomendado pelo Bruno - AS Motorrad.

Um abraço

Calculo que muitos de nós neste momento, questionam qual o óleo indicado para os seus motores.
Julgo haver muitos membros nesta comunidade, que poderão esclarecer-nos sobre o assunto, pelo facto , de diáriamente, lidarem com esta situação por motivos profissionais.
Haja alguém ? :idea:

ABRAÇO E BOAS CURVAS !

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 25, 2008 11:31 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 10, 2006 4:55 pm
obelix_xxi Escreveu:
Pois eu tenho um péssima impressão do GPS...

Quando levei o baile da PAN até Jerez na minha 1150, o GPS praticamente desapareceu...:confundido: bem sei que foi sempre em velocidades proibitivas (ainda esta hora "nuestros hermanos" com o flash devem perguntar: Mira, una RT e uma Pan? dupla dinâmica!:wacko: :lingua: :lol: ), mas a partir dessa altura q o GPS para mim levou com a cruzinha em cima...

E em tempos, vi por aki um quadro explicativo das viscosidades vs temperaturas e para um básico como eu, a viscosidade do GPS não me pareceu muito adequada....:wacko:

Pois a 1150 (e eu tb tive uma) assim que se lhe abriam as goelas, para lá dos 140km, gastava mesmo óleo... a minha com a idade foi melhorando, mas imagino que para acompanhar uma Pan deves ter andado com ela sempre nos limites, isso explica o consumo de óleo nesse caso.

Provavelmente nas mesmas circustâncias com o GP teria igualmente consumido bastante, resistindo apenas mais nas altas temperaturas... mas atenção que se andasses em temperaturas mais baixas o GPS seria melhor.

Na realidade como temos um clima temperado, com alguns dias apenas de muito calor, e outros de mais frio, quer um quer outro safam-se, com outras temperaturas provavelmente teria de se fazer opções.

Ainda assim um óleo sintético é tecnologicamente mais avançado que um mineral, penso eu de que...mas estou aqui para aprender... se alguém explicar isto melhor.

Abraço,

Vivam as mulheres rápidas e as motos bonitas :lol:

http://komandante.hi5.com

http://www.hadocs.com

[email="j_torpedo@hotmail.com"]j_torpedo@hotmail.com[/email]

http://www.facebook.com/profile.php?v=feed&story_fbid=196891583146&id=1224416958#/profile.php?ref=profile&id=729308177

BMW R1200 RT
SINTRA

Assunto da Mensagem: Óleo
MensagemEnviado: terça out 14, 2008 1:44 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda ago 04, 2008 8:53 pm
OLÉO DO MOTOR

1 - INTRODUÇÃO
2 – SINTÉTICO OU MINERAL?
3 - QUE ÓLEO USAR? (VISCOSIDADE)

1 – INTRODUÇÃO

Os motores de combustão possuem diversas partes e peças móveis que em funcionamento criam atrito, gerando desgastes e aquecimento dentro do motor.
A fim de diminuir o atrito, aquecimento e evitar o desgaste prematuro do conjunto, estas peças móveis são lubrificadas pelo óleo enquanto funcionam.
O óleo lubrificante automotivo possui uma série de substâncias incorporadas, estas substâncias são chamadas de aditivos, elas são complementos que visam melhorar a capacidade lubrificação inibindo uma série de outros problemas e danos que acontecem dentro dos motores.
Os diversos óleos de cada marca, tipo ou especificação possuem diferentes composições e características de aditivos que buscam, basicamente:

Diminuir a formação de "borra" provocada pela combustão
Diminuir a formação de espuma provocada pela agitação e movimentação
Dispersar e separar a borra formada evitando o entupimento de passagens e dutos.
Controlar, manter e variar a viscosidade dentro de padrões aceitáveis.
Evitar congelamento, oxidação e outros.

A qualidade do óleo utilizado está diretamente ligada ao bom funcionamento do motor garantindo sua longevida

2 – SINTÉTICO OU MINERAL?

Para nossas motos é mais recomendado o uso de óleo, específico para motos.
O uso do óleo MINERAL se faz suficiente quanto à eficiência e eficácia atendendo toda necessidade de lubrificação, resfriamento e limpeza.

Os óleos tipo SINTETICOS são mais recomendados para motores de alta performance, motores mais modernos e que necessitam de maiores flexibilidade das características de lubrificação, sendo estas características mais presentes no óleo SINTETICO.

Porém não é aconselhável a mistura dos dois tipos de óleo. Mesmo que em poucas quantidades, podem gerar incompatibilidade de aditivos e outros componentes que prejudicam o motor.

3 – QUE ÓLEO USAR?

Dentre tantos óleos disponíveis no mercado, nos deparamos com diversas especificações. Essas nomenclaturas, siglas e outros são nada menos que uma forma simplificada de identificação do óleo. Um padrão mundial de nomenclatura (PADRÃO API).
Este é formado por duas letras, normalmente a letra “S” e outra logo após. Ou Seja: SF, SG, SH, SJ. Quanto mais próxima do final do alfabeto for a última letra da classificação melhor será o padrão do óleo em função de seus aditivos e características.
Existe também a classificação SAE, que representa as características de viscosidade do óleo. Está nomenclatura é formada por um numeral seguido da letra “W” e outro numeral. Onde o primeiro numeral indica a viscosidade do óleo em temperatura ambiente ideal. Quanto maior o número SAE mais grosso será o óleo. O segundo numeral indica a capacidade de manter as características de lubrificação. Quanto maior esse numeral, maior será a capacidade de manter as características ideais de lubrificação.
Os óleos automotivos também tem uma característica de MULTIVISCOSIDADE, eles variam sua viscosidade tornado-se mais viscosos ou menos viscosos com o aumento ou redução da temperatura dando ao motor a melhor condição possível de lubrificação no momento.
A recomendação do tipo de óleo a ser usado varia conforme alguns fatores, dentre eles o fator TEMPERATURA AMBIENTE passa a ser o mais importante, pois está diretamente ligado a viscosidade e poder de lubrificação.
A tabela abaixo mostra o tipo de óleo a ser usado em função da temperatura ambiente.

Variação Temp. Ambiente / Viscosidade (SAE) / Classificação (API)

0ºmin a 15ºmax. / 10w30 / SE, SF, SG, SH, SJ
10ºmin a 30ºmax. / 20w40 / SE, SF, SG, SH, SJ
10ºmin a 45ºmax. / 20w50 / SE, SF, SG, SH, SJ
15ºmin a 45ºmax. / 25w50 / SE, SF, SG, SH, SJ

Em geral o óleo mais recomendado seria o 20W40 ou 20W50 por serem óleos multiviscosos que atendem perfeitamente às necessidades e amplamente comercializados, sendo mais fácil de comprar. Os óleos com padrão SAE 5W, 10W ou 15W, são óleos mais difíceis de se encontrar, portanto se sua cidade é mais fria, tem o inverno mais rígido pode usar o 20W40 ou 20W50 sem problemas, basta aquecer o motor antes de andar com a moto. Se sua cidade tem temperaturas mais elevadas, um verão mais quente, procure usar um óleo mais grosso como o 25W50, garantindo dessa forma uma melhor lubrificação do motor. :huh: :oh:

Me perdoe pelo brasiles

ABRAÇOS

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado jan 31, 2009 11:57 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 09, 2008 2:01 pm
Aproveitando esta excelente explicação, aproveito para colocar uma questão...

Adquiri recentemente uma 1150GS com 47000kms e parece que o dono anterior lhe colocava um óleo sintético ("O óleo que utilizo é o Castrol sintético (3 litros e meio de óleo no valor de 30 euros"). Será prudente passar para o mineral na próxima revisão? Devo ou não mudar já que é o que alguns concessionários aconselham, é mais barato e perfeitamente capaz neste motor??...para mim o importante é cuidar bem do bicho e como os meus conhecimentos nesta área são reduzidos...

Obrigado

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: