Data/Hora: domingo jun 22, 2025 3:13 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Comportamento do ESA?
MensagemEnviado: terça set 09, 2008 11:55 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda set 08, 2008 12:48 pm
Caros companheiros! :smile:

Como membro recente do BMW CKLT, queria começar por felicitar todos os felizes proprietários BMW, tal como a forma que a discussão dos tópicos é feita.

Tenho uma R1200GS 06 ! a melhor moto do mundo!!:love: :lol:(ok cada um diz isso da sua) que já tem uns "extraszitos" muito interessantes colocados a partir de dicas de quem anda nesta vida há mais tempo. Mas... tal e qual como o tópico queria saber se o novo sistema ESA aplicado agora nas GS'S trás realmente grandes vantagens?

Abraço

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 09, 2008 2:55 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quinta mar 29, 2007 11:51 am
Pela parte k me toca, acho uma excelente opção, não só permite mudar o comportamento da suspensão em função do tipo de condução que se pretende , como do tipo de pavimento onde circulamos, além disto ainda tem a opção para qd circulamos com carga ou pendura. O que não acontecia nos modelos sem este sisitema, onde tínhamos que arranjar sempre uma solução de compromisso, que nem sempre se tornava prático, nomeadamente quando se pretendia alterar a pré-carga da mola.

BMW R1200GS ADV 08

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 09, 2008 4:19 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda set 08, 2008 12:48 pm
uhm.... dito isto por um proprietário de uma adventure.. :smile: iniciei este tópico porque de facto o ESA é uma das inovações dos actuais modelos da GS que mais me atrai! embora esteja contente com o comportamento das minhas suspensões ando muitas vezes ora com carga, sem carga ora com pendura! mas até que ponto... por ter mais peças que uns simples amortecedores, não será menos fiável que o sistema convencional?!

obrigado pela informação

R1200GSA 09

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 09, 2008 8:18 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Boas, Como antigo proprietário de uma R1200RT e actual de uma R1200GSA, ambas com ESA, acho que posso mandar o meu "filete". :bigsmile:

Para quem, como eu, não gosta de andar a mexer na pré-carga da mola, é ideal este extra.

Na RT, p.ex., quando saía de piso liso e entrava por exemplo em paralelo mais "reaccionário" mudava para "Comfort" e vuálá :bigsmile: , mal notava o piso onde estava. Assim como quando andava com pendura, mudava a pré-carga para 2 ocupantes e aí estava o curso da suspensão maior um pouco.

Com a GS, noto mais no sentido contrário, ou seja, como ando com a pré-carga bastante alta (a RT tinha 3 posições, a GS 5!), ou seja ando na posição 4, torna-se assim bastante confortável conduzir, em qualquer piso. No entanto, quando passo para Auto-Estrada, mudo para p.ex. 1 ou 2 posições mais baixas, passo para Sport, e ela já não "jinga" nas curvas. :blink:

Portanto, acho o ESA espectacular, e para mim é um extra imprescindível.

Abraço.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 09, 2008 9:10 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Adfc Escreveu:
Boas, Como antigo proprietário de uma R1200RT e actual de uma R1200GSA, ambas com ESA, acho que posso mandar o meu "filete". :bigsmile:

Para quem, como eu, não gosta de andar a mexer na pré-carga da mola, é ideal este extra.

Na RT, p.ex., quando saía de piso liso e entrava por exemplo em paralelo mais "reaccionário" mudava para "Comfort" e vuálá :bigsmile: , mal notava o piso onde estava. Assim como quando andava com pendura, mudava a pré-carga para 2 ocupantes e aí estava o curso da suspensão maior um pouco.

Com a GS, noto mais no sentido contrário, ou seja, como ando com a pré-carga bastante alta (a RT tinha 3 posições, a GS 5!), ou seja ando na posição 4, torna-se assim bastante confortável conduzir, em qualquer piso. No entanto, quando passo para Auto-Estrada, mudo para p.ex. 1 ou 2 posições mais baixas, passo para Sport, e ela já não "jinga" nas curvas. :blink:

Portanto, acho o ESA espectacular, e para mim é um extra imprescindível.

Abraço.

Vou já amanhã á motomil montar ESA coisa na minha GS.:lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 09, 2008 10:20 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo jun 04, 2006 1:46 am
Antonio José Costa Escreveu:
Vou já amanhã á motomil montar ESA coisa na minha GS.:lol:

Tens umas piadas mt giras...

Tens tens...

:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 10, 2008 10:05 am 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Adfc Escreveu:
Tens umas piadas mt giras...

Tens tens...

:fixe:

Cada um tem o que pode, no teu caso é a GSA...:lingua:

Assunto da Mensagem: ESA
MensagemEnviado: terça set 16, 2008 12:44 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda mai 19, 2008 10:46 pm
De acordo com todas as opiniões...
A minha tem e recomendo, pela eficacia do sistema e simples manipulação...
O comprotamento acho que é exemplar em todos os modos de ajuste da pré carga...
Mas acima de tudo acho que é a facilidade de ajsutar em andamento não obrigando a parar, excepto para os modos com um ou mais passageiros e carga e modos off-road...
Se puderes manda vir...

Inté

Alexandre

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 16, 2008 9:24 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda jul 28, 2008 1:31 pm
Bom dia,

Vejo muita referencia à pre-carga da mola.

Aproveito para pedir ajuda ou uma breve explicação de se vale a pena "tocar" na regulação na suspensão da frente de uma GSA 1150.

Tenho uma e nunca mexi, alguma ideia relativamente à alteração do comportamento da mota? teoricamente com mais aperto o amortecedor frontal fica mais duro.

Cumprimentos,

actual-R 1100 GS (ex-R80GS 1981, R1150GSA 2004, R850GS 1999 e Honda Africa Twin RD04)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 16, 2008 3:30 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Boas

Quanto ao ESA recomendo vivamente, tive-o na RT e espero te-lo na GSA nova e como ja aqui foi dito, faz uma diferenca incrivel - em AE coloca-se em Sport e a mota vai direitinha mesmo a alta velocidade, muito estavel e rigida quase como uma desportiva, em maus pisos coloca-se em Confort e parece que estamos num sofa'! :fixe:

Quanto a mexer na pre-carga da mola, isso faz-se apenas no amortecedor traseiro, quando faco uma viagem em AE rodo tudo para a direita, quando ando em trajectos mistos deixo mais ou menos a meio... nunca mexi a frente, nem me parece que isso seja facil/possivel fazer nas GSs devido ao Telelever.

Espero ter ajudado.

Cumps

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jun 15, 2009 2:40 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo mai 17, 2009 10:41 pm
Eu por acaso tambem ando a pensar comprar uma GSA ou GS serie Limitada(isto é outra longa historia), e estou certo que o ESA e´um bom sistema.. so me admira como é que todos gostam dele..
por exemplo as suspenções de uma moto, são casos muito particulares.. ou seja cada condutor tem as suas preferencias...
sendo o ESA com programação Standart.. não existe quem acho que o sistema poderia ser melhorado por este ou aquele motivo.. ou será que é possivel programar cada um a sua medida?
claro que tambem me podem responder "com tantas possibilidades, mal vai se nao encontro uma que seja a á minha medida!"
acredito que sim.. mas tenho estas duvidas
o que me dizem... é mesmo confortavel para todos.. abituamo-nos porque é o que temos.. ou têm cada um o ESA programado para o nosso estilo de condução?

www.moto-turismo.net :fixe:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 11 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para: