Data/Hora: sábado jun 21, 2025 12:35 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Solicito dicas Para Transito
MensagemEnviado: terça nov 18, 2008 6:34 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sábado out 04, 2008 1:29 pm
Viva,

Tenho a minha carta ha 3 semanas, e desde então que todos os dias me desloco para o meu local de trabalho de moto, faço o trajecto Amora - Paço D'arcos.

Tenho apanhado alguns sustos neste trajecto devido á falta de experiencia sendo para mim os locais mais criticos no meu deslocamento de ida, os acessos ás portagens e o rolar entre os carros no tabuleiro da ponte.

Solicito aos mais caridosos algumas dicas utilizadas neste tipo de transito.

Até +

[size=84]Fernando Branquinho

Não importa por onde andas, nem aonde vais
mas como vais...F800S
[/SIZE]

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça nov 18, 2008 11:55 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
O que te posso dizer, é que são os Kms que fazes que te vão dar as dicas que queres.
No entanto e devido á pouca kilometragem, devo alertar-te para o facto de teres essa noção de inexperiência e não abusares nas manobras.

Por vezes é melhor manteres sempre a distancia de segurança, não arriscares demasiado as passagens entre os enlatados e na ponte evita andares fora do alcatrão.

Mas portagens e se estiver muito transito, chega-te á frente e para antes de entrar no acesso á cabine, finge que estás a tirar os trocos e de seguida entra, á sempre um enlatado simpático que te deixa passar. Naõ entres é á campeão, não é bonito num beemer essas atitudes.

De resto Kms e mais Kms e de vez em quando um passeio com a malta.:bigsmile:

Boas curvas

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 12:09 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Joao Krull Escreveu:
...
De resto Kms e mais Kms e de vez em quando um passeio com a malta.:bigsmile:

Ora nem mais... um passeio como o de sábado, por exemplo :D :D
"Rock in Entroncamento 2008"... EU VOU :lingua: :lingua:

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem: Dicas....
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 12:29 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado jun 16, 2007 1:27 am
Olá companheiro...

Sem querer parecer paternalista nem que sei tudo, vou tentar dar-te algumas dicas do que eu aprendi as minhas custas e o que outros motociclistas me ensinaram:

- Faz sempre condução defensiva. Mantém sempre uma atenção constante ao trânsito.

-Quando circulares numa fila de transito olha sempre pelo menos 2 carros á tua frente , se vires luzes de stop nesses podes começar a preparar a tua travagem ainda antes do carro que vai imediatamente á tua frente trave.

- Ser visivel , nunca te esqueças de acender os teus médios... usa equipamento reflector, sobretudo á noite.

- Compra equipamento que tenha um minimo de qualidade e que te faça sentir confortavel.

- Como tens que passar a ponte evita ir na parte que tem a grade no pavimento, pode ser altamente escorregadia em dia de chuva e não só...

- Condução no Inverno e com chuva , mais uma vez o equipamento é importante, para que nos mantenha-mos secos e sem frio, seja em percursos curtos ou para grandes viagens. Não há pior factor de desconforto para quem anda de moto que é sentir frio ou estar molhado.

- Cuida bem dos aspectos mecânicos da tua mota. Não descuides os sistemas de segurança: Travões, pneus, suspensão, luzes.

- Pneus: são o que nos agarra á estrada; mantém a pressão correcta, e controla sempre o desgaste do pneu.

Enfim...não sei se isto ajuda mas pode ser que assim mais alguns colaboradores do forum possam dar os seus contributos... porque...todos nós já passamos por aquilo que estas a passar e ... estamos sempre a aprender.
Espero ter ajudado um pouco... boas curvas e goza a tua mota...vai-te dar muitas alegrias...mas alguns sustos também.

Cumprimentos,

"BoxerMania"

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 4:29 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Olá...se posso acrescentar algo que acho que nunca é demais...é para teres sempre atenção aos ângulos mortos quando mudas de direcção porque podem ser a morte do artista ! No nosso caso que não temos a protecção de nenhuma gaiola...esta expressão ganha uma relevância adicional.

Isto pode parecer básico...mas nunca confies a 100% nos espelhos em especial nas F800ST, porque o que consegues ver a ocupar em grande parte os espelhos são os nossos próprios cotovelos. Portanto há que usar o pescoço e rodar a cabecinha para ver se não existem latas de sardinha escondidas ao nosso lado em especial quando circulamos em zonas de trânsito mais compacto ou quando vamos no meio das latas.

Outra coisa....quando circulas entre os carros....tenta antecipar o que vão fazer os condutores das latas antes de lá chegares. Existem muitos que ainda não conhecem ou não sabem usar o "pisca", e só adivinhamos quando os vemos já com 2 rodas em cima dos traços que separam as faixas de rodagem !

De resto....como muito bem disseram....condução defensiva ! Pensa por ti e por os outros que estão à tua volta.

Boas viagens....que com o passar dos km....vais adquirindo uma maior à vontade....mas cuidado...não ganhes excesso de confiança ! :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 6:14 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda out 15, 2007 4:19 pm
Boas, posso dar-te uma opinião? é assim:

Para a frente olha AO MESMO TEMPO para cerca de 100 metros e 500 mts.
Enquanto fazes isso olha para trá pelos dois retrovisores AO MESMO TEMPO.

Quer dizer que os olhos NÂO PARAM.

È tudo uma questão de pratica:bigsmile:

Boas curvas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 6:57 pm 
Desligado
Rookie

Viva

Obrigado obrigado obrigado pela vossa preciosa informação, certamente, espero eu, irei lembrar me dela na altura certa.

Na ponte por vezes sinto que sou um embaraço para os restantes motards vou um pouco mais lento e confesso que ás vezes caio no erro de ir atrás de algum, por isso se passarem por mim ja sabem que o rapaz esta no desmame.

Deram-me tb uma dica que em filas resulta olhar para os pneus da frente dos enlatados se estiverem virados para um dos lados pode significar que ira mudar de direcção nesse sentido penso que faz algum sentido tambem.

Abraço

mas como vais...F800S
[/SIZE]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 8:06 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
AKI JAZ Escreveu:
Viva

Deram-me tb uma dica que em filas resulta olhar para os pneus da frente dos enlatados se estiverem virados para um dos lados pode significar que ira mudar de direcção nesse sentido penso que faz algum sentido tambem.

Abraço

... bem quanto a essa dica, se estiverem virados, já o enlatado está em cima de ti... cuidado com isso.

O melhor mesmo, é enquanto não te sentes à vontade, manteres uma distância de segurança, e evitares andar pelo meio das filas quando os enlatados estão em movimento...

Todos nós sabemos que é perigoso andar dessa forma... nunca se sabe quando é que algum guina de repente, para chegar 2 minutos + cedo a casa....

Quanto a ganhares confiança... o passeio em grupo de sábado ao ENTRONCAMENTO, com as irmâs da tua S, certamente iria fazer a diferença....:bigsmile:

Um abraço!

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 8:18 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo mai 06, 2007 4:11 am
caro, eu costumo fazer o seguinte: quando vou no meio de muito transito, se quero passar ou ultrapassar, ou ficar a trás, ponho-me em um anglo, que pelo espelho do condutor lhe veja para onde está a olhar, se ele me viu, dá para reparar se ele pretende mudar de faixa pela forma de ele olhar para o lado que ele quer meter, tu vendos a cara e principalmente os olhos do condutor á frente consegues fazer uma letura bastante precisa do que ele vai a fazer.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 9:18 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Não te preocupes com a velocidade a que os outros vão ! Adopta uma velocidade com a qual te sintas confortável...faz sinal e deixa os outros passar. Não há que ter vergonha....existirão sempre pessoas mais rápidas do que nós.

Se arriscas a ir atrás de quem tem um "kit de unhas" melhor que o teu...arriscas-te a conhecer o calor do alcatrão mais cedo do que pensas. :blink:

O Gil tem 100% de razão....com a ida ao Entrocamento irias ganhar mais uns pontos na "cartola" da experiência.

AKI JAZ Escreveu:
Viva

Obrigado obrigado obrigado pela vossa preciosa informação, certamente, espero eu, irei lembrar me dela na altura certa.

Na ponte por vezes sinto que sou um embaraço para os restantes motards vou um pouco mais lento e confesso que ás vezes caio no erro de ir atrás de algum, por isso se passarem por mim ja sabem que o rapaz esta no desmame.

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 10:52 pm 
Desligado
Rookie

Jorge Godinho Escreveu:
O Gil tem 100% de razão....com a ida ao Entrocamento irias ganhar mais uns pontos na "cartola" da experiência.

É mesmo com imensa pena que não vou estar presente no nosso primeirissimo encontro das manas F800S/ST

Infelizmente nesse dia estou a trabalhar, é o unico fim de semana neste mes em que estou a bolir e logo tinha que ser submarino ao fundo no 22, é vida...

Até +

mas como vais...F800S
[/SIZE]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 19, 2008 11:07 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Bem... da travessia da Ponte 25 de Abril estou à vontade para falar...

Já deram aqui conselhos muito bons.

Os principais:

- Conduzir com a vista posta nos 3 ou 4 carros mais à frente e assim antecipar reacções.

- Sempre de olho nos espelhos, também por causa de outros motociclistas. Os enlatados não são os únicos com falta de civismo. É normal se fores mais lento que te tentem ultrapassar, por vezes sem terem certeza que foram vistos.

- Jogar muito com a aceleração e desaceleração (mais do que a travagem) e desta forma aproveitar para ultrapassar os carros quando estão lado a lado e assim minimizar a possibilidade de trocarem de faixa.

- Aproveitar para seguir outros motociclistas mais desenrascados, pois estes abrem caminho e por alguns momentos os enlatados dão mais atenção à possibilidade de passarem mais motas por eles.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 20, 2008 12:33 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda jan 21, 2008 4:01 pm
Pela minha parte só te dou um conselho:
Evita os carros, ou pelo menos afasta-te deles o mais possível.
São o pior inimigos das 2 rodas...
Quanto ao resto... o temposerá um grande professor.
Bem vindo ao nosso mundo sobre 2 rodas:smile::smile::smile:
Um abraço

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 13 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido