Data/Hora: sexta jul 18, 2025 4:08 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Curiosidades BMW F650GS Dakar
MensagemEnviado: sexta nov 21, 2008 12:50 am 
Desligado
Rookie

Registado: quinta nov 20, 2008 8:59 pm
Boa noite a todos,

Comprei há muito pouco tempo uma BMW F650GS Dakar de 2002 (com registo de FEV de 2002 pelo menos).

Gostava, no entanto, de saber o ano de fabrico da mota. Deduzo que seja 2001. Alguém conhece algum site onde se possa verificar o ano de fabrico pelo número do quadro?

Embora tenha sido feita uma revisão completa à mota, gostava de verificar o nível do óleo do motor. Alguém me sabe dizer onde é que fica efectivamente a janelinha de verificação? Fartei-me de olhar para ela e não vi nada :wacko:. Já agora, e nesta linha... é preciso alguma ferramenta para abrir a tampa do óleo do motor? É que com a mão não vou lá :blink:.

Finalmente, e porque vcs já estão fartos de me aturar, aonde é que se encontra o kit de ferramentas? Estou com um pressentimento que esta mota não vem com nenhum.

Obrigado pela ajuda!

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 21, 2008 1:04 am 
Desligado
Iniciante

Registado: sábado jul 08, 2006 10:16 pm
Para o ano de fabrico, experimenta este link:

http://www.bmw-z1.com/VIN/VINdecode-e.cgi

O nível do óleo, podes vê-lo à frente do lado direito, (estando de frente para a mota), se espreitares por baixo do local onde está a tampa do óleo encontras uma pequena janela circular. Tem atenção que deves ver o óleo com o motor quente.

Para abrires a tampa do óleo, deves usar uma das ferramentas que vem no kit, que deverá estar debaixo do banco.

Espero ter ajudado.

[email="jaspinheiro@hotmail.com"]jaspinheiro@hotmail.com[/email]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 21, 2008 12:35 pm 
Desligado
Rookie

Impecável, é isso mesmo.

O ano de fabrico afinal é 08/2000. Nunca pensei que pudesse passar mais de um ano desde o fabrico de uma mota até à sua venda.

A janelinha tb já encontrei (penso eu), mas está tudo demasiado escuro para que se possa ter uma percepção do nível.

http://farm4.static.flickr.com/3278/3048019588_75d980a955.jpg?v=0

As ferramentas de facto não estavam lá. Aonde é que puderei arranjar um kit igual ou semelhante?

Obrigado mais uma vez.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado nov 22, 2008 1:55 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 2:29 pm
Bem... essa foto é da tal janela do nível de óleo? :blink: Não pode ser... Supostamente a janelinha é em vidro, como pode ter essas manchas a branco? parece tinta descascada...

Quanto à chave para desapertar a tampa do óleo, é a mesma chave para desapertar a vela:

Imagem

que encaixa assim:

Imagem
Imagem

Com jeitinho (ou alguma força :lol:), consegue-se desapertar a tampo sem a tal chave (Desapertar- inverso aos ponteiros do relogio)

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado nov 22, 2008 11:00 pm 
Desligado
Rookie

Pois, deveria ser a janelinha do óleo. :blink:

Mas o dia de hoje foi a prova final da anormalidade de toda a situação. Acordo de manhã e vejo uma gota de óleo no chão. Enfim, nada de pânicos, afinal de contas não passava de uma gota isolada.

Saio para ir às compras com a mota, numa curta viagem de 6 kms, e quando estou mesmo a chegar ao estacionamento começa-me a cheirar a queimado e vejo uma granda fumarada a sair debaixo dos meus pés. PÂNICO!!! :wacko:

Paro a mota de imediato, e vou ver o que se passa. Vejo pingas de óleo a cair por todo o lado, e o fumo vem precisamente do contacto do óleo com as partes quentes da mota.

Tinha acabado de comprar a mota à 2 dias, e tinha a revisão toda feita. Naturalmente, fiquei :mad2:, e mais :mad2:... e deu-me vontade de :mad2: a alguém.

Contactei a oficina do stand onde comprei a mota, que vinha com 1 ano de garantia, falei sobre o sucedido, e disseram-me que teria que enviar a mota para Lisboa (local onde comprei a mota) para se proceder à devida reparação.

Contactei a minha assistência em viagem (ACP) que tratou de enviar a mota para lá. Como se trata de uma viagem entre Guimarães e Lisboa, e obriga a uma transportadora intermediária, só chegará à oficina daqui a cerca de 4 dias.

O que me chateia de certo modo nisto tudo foi o rumo que tomaram os acontecimentos posteriores à minha decisão de comprar a mota.

No anúncio parecia-me tudo muito bonito. BMW F650GS DAKAR de 2002, 17.500 km, impecável, bom preço, revisão feita, 1 ano de garantia. Pedi inclusivé a um familiar, veterano das motas e condutor de uma BMW, para lá ir dar uma olhada. Não lhe foi permitido fazer um test-drive à mota, porque ela estaria sem seguro e seria um risco. De qq forma ele viu a mota, e deu um parecer positivo. A mota estava de facto muito boa, custava a acreditar que fosse de 2002. Mas depois comecei a reparar nalgumas faltas... não tinha o espelho do lado direito (que considero essencial), não tinha aquele para-lamas traseiro típico das BMWs (talvez não tão essencial), não tinha a protecção dos punhos (dá sempre jeito), não tinha o manual da mota nem o livro das reparações, e só em casa é que dei conta que nem o kit das ferramentas lá estava. Se não fosse ter comprado a mota num stand, com todos os documentos legais, até poderia pensar que a mota tinha sido roubada.

Enfim, é uma situação chata... muito provavelmente um azar ou uma infeliz coincidência, mas acaba por manchar a minha entrada no mundo das BMW.

Espero de facto que tudo isto tenha um desfecho mais feliz.

Uma coisa é certa, sinto-me mais aconchegadinho fazendo agora parte desta comunidade... é um bom suporte para estas situações, e certamente um bom sítio para descarregar todas estas frustrações. :huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 26, 2008 1:36 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta jul 02, 2008 12:06 pm
Gonçalo realmente tiveste azar.
Ao comprar uma mota usada, seja a um satand ou não, acho essencial pedir o livro de revisões. O manual é fácil de arranjar mas de qq das formas o stand deverá de te arranjar isso tal como o espelho e pára lamas (se andares á chuva verás q é muito necessãrio)
não podes culpar a marca por causa de alguma trafulhice q tenham feito.
É preciso ter muito cuidado com certos senhores q andam aí a vender motas/carros.

Deves ver o nivel do óleo na vareta do motor do lado esq. o depósito em cima é um reservatório de segurança.

João Casinhas

"The best all round bike in the world just got better"

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 26, 2008 3:51 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Concordo com o João ....

Caro gonçalo, a compra de veículos usados é sempre uma aventura... mesmo os semi-novos, vulgo "de serviço" por vezes pode ser complicado.

Para quem opta pelo usado, nada como escolher sempre um consessionário oficial.... não é que não falhe, apenas a probabilidade de problemas é normalmente melhor! e a sua resolução é normalmente mais facilitada devido ao bom nome da empresa vendedora...

O facto de te venderem uma moto sem o seu histórico (livro de revisões), e todos os elementos que referiste que estão em falta, é, sem dúvida revelador da falta de transparência exigida para um negócio destes.... Mais para mais, segundo a lei, os veículos estão à partida sujeitos a uma garantia integral (e não de motor e caixa, como às vezes se lê por aí) de dois anos....

O facto de a passarem para apenas 1, (possível legalmente, desde que o proprietário seja informado no acto da compra) também não abona a favor destes negociantes.

Informo-te que caso isto tenha sido apenas transmitido por boca... e não haja essa "directiva" escrita em lado algum, a verdade é que efectivamente tens os 2 anos de garantia, e não apenas um.

No entanto, e agora que já estás metido... não há volta a dar (excepto se a deres à troca), passa a ter todas as comunicações por escrito (fax ou carta registada) e exige sempre o relatório de todas as intervenções que venham a ser executadas.

Se tiveres algum familiar sócio da DECO, vai pedindo conselhos por forma a não seres mais prejudicado.

Por último, se a moto te voltar a incomodar com pequenos problemas, começa a ponderar a troca, mas desta vez por uma nova, ou semi nova.

Aconselho-te também, caso estejas a lidar com empresas ligadas de algum modo à BM, a dares conhecimento do sucedido, identificando as empresas em questão.... as grandes marcas têm mecanismos internos para ir purgando as más empresas da sua rede comercial/assistência técnica....

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta nov 26, 2008 10:37 pm 
Desligado
Rookie

Obrigado pelo aconselhamento...

Concordo com tudo aquilo que disseram, e sou da mesma opinião no que toca a comprar motas, mas de facto não tinha dinheiro para estar a comprar uma mota nova. Da pesquisa que fiz esta era à partida aquela que se apresentava mais favorável, muito bem conservada e com pouca kilometragem. Para além do mais não se trata de uma empresa qualquer, mas sim de um stand/oficina que representa oficialmente uma conhecida marca de motas, e que já conta com mais de 30 anos de vida. Não os conheço pessoalmente, mas foram-me recomendados, e neste mundo isso vale muito.

Não quero de forma alguma criar juízos de quaquer tipo, e condenar tudo e todos por algo que provavelmente não passou de um azar pontual. Confesso que fiquei desiludido pelo facto de a mota não trazer todo o material que deveria, e por não ter havido da parte deles nenhuma informação nesse sentido quando me desloquei a Lisboa para adquirir a mota. Mas enfim, acabei por comprar a mota no final com o conhecimento desses factos (excepto do kit das ferramentas), e só eu posso ser culpado.

Espero ainda assim que tudo se resolva de forma pacífica. Quem sabe, não terá sido qq coisa de pouca preocupação. Talvez óleo a mais no depósito. De qq modo, penso que não poderei aceitar a mota de volta sem a janela de verificação... haja vareta ou não haja vareta. É uma peça essencial que espero seja reposta ou substituida.

Relativamente aos anos de garantia para usados, confesso que não estou a par da legislação. Talvez tenha sido levado mas, mais uma vez, aí a culpa é minha.

Obrigado outra vez... esta comunidade tem malta muito porreira :lingua:

E claro... BMW é BMW. A minha opinião da marca não vai mudar por causa disto. :fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 27, 2008 6:54 pm 
Desligado
Rookie

Tudo está bem quando acaba bem... :bigsmile:

Recebi hoje notícias das minha Dakar. Confirmaram a existência de um problema no reservatório do óleo. Fizeram a substituição do reservatório por completo, já com janelinha de verificação. Ufffff :smile:

Amanhã vão proceder ao envio da mota para o Norte.

Apesar de tudo, penso que resolveram muito bem a situação.

Estou ansioso por ter a minha "menina" de volta.

Assunto da Mensagem: Não desanimes!
MensagemEnviado: quinta nov 27, 2008 9:30 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta ago 22, 2007 2:14 am
Caro Gonçalo, por vezes as coisas não correm bem de início.
A mim acontece-me com alguma frequência, mas não desanimes porque com calma tudo se irá resolver.

Compraste uma excelente companheira para passar uns bons momentos.

Sendo de Guimarães estás muito próximo do Porto onde poderás levar a tua menina para uma avaliação do seu estado geral na A.S. Motorrad.

Não querendo desfazer dos outros concessionários posso dizer que se há alguém que percebe de BMW em Portugal, esse alguém é o Bruno Soares.

Não é em vão que é o preparador da moto que vence o Campeonato Nacional de Clássicas há anos consecutivos...

Cumprimentos e sê bem vindo por cá

António Caldeira

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 27, 2008 10:09 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta nov 29, 2007 10:38 pm
Amigo Gonçalo,

Tambem tive problemas com a minha no início, e olha que era nova!!!

Nos primeiros 6 meses, fiquei parado com ela por 3 vezes devido a um problema na antena do EWS.

Confesso tambem que fiquei muito :mad2: :mad2: , mas acabou tudo por se resolver e agora estou muito contente.

Se Deus quiser o mesmo acontecerá contigo.

Sou da mesma opinião que deves levar a menina para uma verificação na AS Motorrad. Poderias lá, colocar a proteção dos punhos e o espelho que falta, além do paralama. Afinal, uma menina dessas merece ser bem tratada.

Abração

Ex HONDA NX 150 1990 brumelha

Honda CBR 600 F 1999 azul e brumelha

BMW R 1200 GS 2007 pretinha

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 28, 2008 10:37 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
... Ora aí está uma boa resposta da parte da empresa vendedora....
Agora é esperar que tudo corra de acordo com o normal de uma BM... sem precalços!

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 12 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes