Data/Hora: domingo jun 22, 2025 11:32 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Compra: Taxas e afins
MensagemEnviado: quinta nov 20, 2008 8:30 am 
Desligado
Iniciante

Registado: sexta nov 14, 2008 7:23 pm
Bom dia a todos

Estando em fase de pesquisa do concessionário que melhor condições me dá para a compra da minha menina GS1200Adv, tenho dúvidas acerca da possibilidade de comprar a moto sem iva, ia, e outra taxas, uma vez que a quero exportar para Angola.
Alguém tem sugestões de concessionários e sabe qual a melhor maneira de exportar a moto?
Entretanto falei com o Sr. Pedro Hogan da Baviera que me disse que a Baviera não está autorizada a fazer exportações de motos ou carros o que implica que terão de ser cobradas todas as taxas.

Será que me compensa comprar directamente a GS na Alemanha?

Qualquer ajuda é bem vinda. :smile:

Abraços,

Gonçalo Barros

Gonçalo Barros

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 20, 2008 1:45 pm 
Desligado
Rookie

Registado: sexta jun 27, 2008 9:24 am
Eu tenho é uma dúvida puramente baseada na ignorância de como está Angola neste aspecto: quem é que vai fazer em Angola a manutenção e eventuais reparações a uma moto que depende fortemente de electrónica e de ser ligada a um computador?:embaraço:

Por cá volta e meia é novos updates ao software a ver se não se desligam...:blink:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta nov 20, 2008 5:09 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta abr 27, 2006 1:41 am
Boas

Segundo me disseram a BMW Angola esta a pensar comercializar motos, quanto as revisões podes fazer na Namibia(a distancia serve para passeio)

Rui Baltazar

www.touratech-portugal.com

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta nov 21, 2008 10:00 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta nov 29, 2007 10:38 pm
Pelo pouco que sei, nenhuma concessionária BMW da Europa está autorizada a fazer exportações.

Acho que terás de fazer uma importação direta da Alemanha através de Angola mesmo.

Não seria interessante consultar em Angola um Escritório especializado em importação de veículos??

Ex HONDA NX 150 1990 brumelha

Honda CBR 600 F 1999 azul e brumelha

BMW R 1200 GS 2007 pretinha

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda dez 29, 2008 1:55 pm 
Desligado
Iniciante

Recaredo Junior Escreveu:
Pelo pouco que sei, nenhuma concessionária BMW da Europa está autorizada a fazer exportações.

Acho que terás de fazer uma importação direta da Alemanha através de Angola mesmo.

Não seria interessante consultar em Angola um Escritório especializado em importação de veículos??

Pois é... Importar uma BMW nova é só em si uma aventura...

Existe de facto um concessionário novo em Luanda que importa automóveis BMW´s. Pelo que o director comercial me explicou apesar da imensa procura em Angola de motos BMW ainda não existe condições (espaço físico e capacidade técnica) para um stand de motos.

Uma vez que me encontro a passar o Natal em Portugal aproveitei para contactar alguns stands, nomeadamente a Baviera na Expo e a Motomil em Almada. Confirmei que não existe autorização do importador português para a venda de motos sem o imposto e taxas em vigor.:notrust:

Considero várias hipóteses:

- Encomendar a minha GS, esperar 3 meses pela côr vermelha:mad2:, pagar todas as taxas, enviá-la para Angola, pagar todas as taxas de importação e legalização e curtir a moto em terras Angolanas (de bolsos bem mais leves e possivelmente a partir do meio de 2009).
- Artilhar a minha GS1100 98 e enviá-la para ir matando o vício.
- Arranjar outra forma de colocar uma GS 1200 08 em Luanda, seja através da Africa do Sul, seja directamente da Alemanha (alguém sabe como o posso fazer, se é possivel sequer...).

Enquanto estive em Luanda fiz alguns contactos com concessionários na Namibia e percebi que eles mandam vir motos da Africa do Sul. Percebi tb que não têm autorização para vender as motos sem cobrarem as respectivas taxas.:notrust:

Irei fazer mais alguns contactos e partilharei com vocês esta Aventura que é colocar uma bmw nova em Angola.:huh:

Gonçalo Barros

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda dez 29, 2008 3:49 pm 
Desligado
Admin.

Registado: sexta jan 27, 2006 10:48 pm
Gonçalo Barros Escreveu:
Uma vez que me encontro a passar o Natal em Portugal aproveitei para contactar alguns stands, nomeadamente a Baviera na Expo e a Motomil em Almada. Confirmei que não existe autorização do importador português para a venda de motos sem o imposto e taxas em vigor.:notrust:

Não deveria ser assim. Do meu ponto de vista, desde que a moto seja vendida em Portugal (ou seja, facturada a uma entidade/pessoa particular Portuguesa) não há nenhum motivo para existir recusa, dado que não estamos a falar de um cliente em Angola a comprar em Portugal, mas sim de um cliente Português que quer exportar por sua conta uma moto para Angola (é esse o teu caso, certo?).

Tens de tratar do transporte por tua conta (qualquer despachante te trata disso) e tens barco para Luanda a sair do Porto ou de Lisboa todas as semanas.

O concessionário apenas tem de facturar a moto sem IVA e tu tens de lhe entregar o DU (certificado de exportação) comprovativo que a moto foi exportada, documento que o concessionário deve guardar.

ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002
Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda dez 29, 2008 6:32 pm 
Desligado
Iniciante

jdivision Escreveu:
Não deveria ser assim. Do meu ponto de vista, desde que a moto seja vendida em Portugal (ou seja, facturada a uma entidade/pessoa particular Portuguesa) não há nenhum motivo para existir recusa, dado que não estamos a falar de um cliente em Angola a comprar em Portugal, mas sim de um cliente Português que quer exportar por sua conta uma moto para Angola (é esse o teu caso, certo?).

Tens de tratar do transporte por tua conta (qualquer despachante te trata disso) e tens barco para Luanda a sair do Porto ou de Lisboa todas as semanas.

O concessionário apenas tem de facturar a moto sem IVA e tu tens de lhe entregar o DU (certificado de exportação) comprovativo que a moto foi exportada, documento que o concessionário deve guardar.

É verdade, não consigo entender quais as razões de tanta complicação. Farto-me de importar material e equipamento para Luanda (de Portugal e resto da Europa) e nunca tinha visto tal coisa.
O que me voltaram a dizer (Sr. Paulo Pinho da MotoMil) foi que só poderiam não cobrar iva se a moto fosse para exportação para um país da UE e aí teria de apresentar certificado de residência nesse país e certificado de exportação.:blink:
Será que posso importar a moto directamente da Alemanha como se viesse para Portugal e dps despachá-la para Angola?

Em relação ao transporte tenho facilidade em encaixar a moto num qq contentor de material que envie para Angola.

Gonçalo Barros

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda dez 29, 2008 6:32 pm 
Desligado
Admin.

Estive a investigar um bocado melhor isto e é assim:

o que disse acima é valido para empresas exportadoras, ou seja, só empresas exportadoras é que podem emitir o tal DU ou certificado de exportação.

Para a moto ser facturada sem impostos, a factura deverá referir o decreto-lei que permite que essa isenção, Que neste caso é o artigo 6º do Dec-Lei 198/90, entretanto alterado pelo Dec-Lei 96/2004 de 23 de Abril. (podes encontrar um resumo de ambos, bem como cópia do diario da républica, em anexo).

Portanto, em resumo, aquilo que tens de fazer é arranjar um empresa de trading, preferencialmente portuguesa, que compre a moto ao concessionário que escolheres, sem impostos, e que emita o certificado de exportação (DU) necessário para o concessionário anexar ao seu processo interno. No fundo essa empresa é um intermediário, o qual cobrará um fee por esse serviço.

Espero que isto te possa ajudar.

Não tem Permissão para ver os Ficheiros anexados nesta Mensagem.

ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002
Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda dez 29, 2008 6:48 pm 
Desligado
Admin.

Gonçalo Barros Escreveu:
É verdade, não consigo entender quais as razões de tanta complicação. Farto-me de importar material e equipamento para Luanda (de Portugal e resto da Europa) e nunca tinha visto tal coisa.
O que me voltaram a dizer (Sr. Paulo Pinho da MotoMil) foi que só poderiam não cobrar iva se a moto fosse para exportação para um país da UE e aí teria de apresentar certificado de residência nesse país e certificado de exportação.:blink:
Será que posso importar a moto directamente da Alemanha como se viesse para Portugal e dps despachá-la para Angola?

Em relação ao transporte tenho facilidade em encaixar a moto num qq contentor de material que envie para Angola.

Parece que respondemos exactamente ao mesmo tempo ao tópico! :lol:

Creio que a minha mensagem acima tem mais alguma informação útil sobre o assunto.

Relativamente à recusa do concessionário, creio que é compreensivel, uma vez que não é uma situação rotineira e há sempre algumas dúvidas naturais nestas coisas.

A minha interpretação é a seguinte:

O Importador pode dar indicações para os concessionários recusarem exportar uma moto para mercados fora da comunidade europeia.

Um caso diferente é uma empresa portuguesa adquirir uma moto e exportar-la por sua conta para um mercado qualquer fora da UE, ao abrigo da legislação vigente em Portugal e isso não me parece passível de recusa.

A única coisa que é exigido ao concessionário é facturar sem impostos, ao abrigo da legislação em vigor. Nada mais. Recusar isto, seria mais ou menos a mesma coisa que uma marca de automóveis se recusar a vender automóveis ao abrigo da legislação especial para deficientes, para Taxis ou para Instituições Particulares de Solidariedade Social (vulgo IPSS).

ex-K1200LT/2004
ex-K1200LT/2002
Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda dez 29, 2008 6:52 pm 
Desligado
Iniciante

jdivision Escreveu:
Estive a investigar um bocado melhor isto e é assim:

o que disse acima é valido para empresas exportadoras, ou seja, só empresas exportadoras é que podem emitir o tal DU ou certificado de exportação.

Para a moto ser facturada sem impostos, a factura deverá referir o decreto-lei que permite que essa isenção, Que neste caso é o artigo 4º do Dec-Lei 198/90, entretanto alterado pelo Dec-Lei 96/2004 de 23 de Abril. (podes encontrar um resumo de ambos, bem como cópia do diario da républica, em anexo).

Portanto, em resumo, aquilo que tens de fazer é arranjar um empresa de trading, preferencialmente portuguesa, que compre a moto ao concessionário que escolheres, sem impostos, e que emita o certificado de exportação (DU) necessário para o concessionário anexar ao seu processo interno. No fundo essa empresa é um intermediário, o qual cobrará um fee por esse serviço.

Espero que isto te possa ajudar.

Obrigado pela informação Pedro.
Outra hipótese penso que pode ser efectuar a compra através da empresa em Angola e assim, o iva tb não será aplicável. Dps terei de alterar o proprietário...

Vou dando noticias dos progressos.

Gonçalo Barros

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda dez 29, 2008 10:41 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: quinta nov 29, 2007 10:38 pm
E se comprasses em Espanha com matricula turistica espanhola???

Para comprar um veiculo com matricula turistica espanhola, tens de apresentar um passaporte portugues com residencia no estrangeiro ou um passaporte de fora da comunidade.

Eu já tive vários carros com matricula turistica espanhola pois comprava-os com o meu passaporte brasilieiro.

O veiculo com matricula turistica não paga IVA.

Procure se informar melhor, pois não sei se houve mudanças nessas regras pois o ultimo veiculo que comprei com matricula turistica foi no ano 2000.

Depois diz alguma coisa,

Abração

Ex HONDA NX 150 1990 brumelha

Honda CBR 600 F 1999 azul e brumelha

BMW R 1200 GS 2007 pretinha

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça dez 30, 2008 9:28 pm 
Desligado
Iniciante

Depois de tantas dúvidas em relação à obrigatoriadade do pagamento do iva de uma moto BMW para exportação nada como ir a um concessionário e tentar esclarecer as coisas.

Dei um salto à Baviera no Parque das Nações onde tive o prazer de conhecer o Pedro Hogan e trocar algumas impressões com ele relativas à politica do importador BMW.

Pelo que pude entender esta regra existe desde meados de 2007 e obriga os concessionários a cobrarem o valor do iva na venda da moto. Perante isto, apesar de me ser explicado que é uma maneira de "defender" alguns concessionários de alguns países com elevadas taxas, tenho dúvidas da legalidade do processo (obviamente que será legal, apesar de não conseguir o entender, tanto que segundo o Pedro já houve quem, na mesma situação, tenha envolvido um advogado no processo e não ter dado em nada... Parece que o comprador se fartou e acabou por comprar uma Transalp.:wacko: ).

Resumindo: BMW comprada num concessionário terá de ser cobrada com iva do país respectivo, seja adquirida em nome pessoal, seja em nome de uma empresa.

Qual a forma de recuperar o iva aquando da exportação, sinceramente não sei, se é que há essa possibilidade.

:notrust:

Gonçalo Barros

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 31, 2008 12:49 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Gonçalo Barros Escreveu:
Depois de tantas dúvidas em relação à obrigatoriadade do pagamento do iva de uma moto BMW para exportação nada como ir a um concessionário e tentar esclarecer as coisas.

Dei um salto à Baviera no Parque das Nações onde tive o prazer de conhecer o Pedro Hogan e trocar algumas impressões com ele relativas à politica do importador BMW.

Pelo que pude entender esta regra existe desde meados de 2007 e obriga os concessionários a cobrarem o valor do iva na venda da moto. Perante isto, apesar de me ser explicado que é uma maneira de "defender" alguns concessionários de alguns países com elevadas taxas, tenho dúvidas da legalidade do processo (obviamente que será legal, apesar de não conseguir o entender, tanto que segundo o Pedro já houve quem, na mesma situação, tenha envolvido um advogado no processo e não ter dado em nada... Parece que o comprador se fartou e acabou por comprar uma Transalp.:wacko: ).

Resumindo: BMW comprada num concessionário terá de ser cobrada com iva do país respectivo, seja adquirida em nome pessoal, seja em nome de uma empresa.

Qual a forma de recuperar o iva aquando da exportação, sinceramente não sei, se é que há essa possibilidade.

:notrust:

Olá Gonçalo, como vais ?

Segundo a tua questão, dependerá sempre do teu domicilio fiscal.
Parece-me que, se fôr em Angola, poderás recuperar o IVA através dos serviços alfandegários, cá.
Se fôr em Portugal, o teu domicilio fiscal, tudo bem, fazes a compra normalmente e ai julgo ser bastante mais fácil resolver o tranporte da mota. Na alfândega em Angola terás de certeza que pagar algo pela introdução em território Angolano.
Tens que verificar os procedimentos alfândegários Angolanos e nada melhor que um transitário em Portugal.

Boas festas, bom ano e BOAS CURVAS !

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 31, 2008 11:51 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Gonçalo Barros Escreveu:
- Artilhar a minha GS1100 98 e enviá-la para ir matando o vício.

:idea: A melhor solução.

Tendo em conta a electrónica exigente da 1200 e a distância a uma oficina oficial, esta é sem dúvida a opção mais racional, senão mesmo a única racional.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta dez 31, 2008 12:13 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda out 15, 2007 4:19 pm
Bom dia.

Para exportar a moto para Angola NÂO é preciso meter-lhe matricula portuguesa, pelo que não tem que pagar as taxas nacionais.
Uma viatura com destino a um pais terceiro NÂO precisa de matricula nacional.

Solução: uma das possiblilidades é comprar na Alemanha com matricula de transito, e em Portugal contactar um Despachante Oficiial ( eu por exemplo) que saiba gerir o resto do processo (marcar barco, fazer despacho de exportação Etc.)

Isto exige uma conversa que não é para a internet.

Posso ajuda-lo em todas as fases do processo. Se precisar mande-me uma mensagem privada.
Cumprimentos

João:idea:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 17 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal