|
Guru CKLT |
 |
Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am Mensagens: 7258 Localização: Cascais
|
DAKAR 2009 – 10.ª EtapaHélder Rodrigues já está no 5.º lugar Hélder Rodrigues continua a subir na classificação do “Dakar”. Após a desgastante décima etapa ascendeu ao 5.º lugar, enquanto Paulo Gonçalves está mais firme na 11.ª posição, e Bianchi Prata também permanece entre os 40 primeiros da “geral”. Entretanto, a organização anunciou o cancelamento do sector selectivo previsto para amanhã.14-01-2009 11:21:23[size=100]Para não variar, também a décima etapa desta maratona sul-americana viu o percurso reduzido. A partida foi retardada em 2h40m por causa do denso nevoeiro matinal, que impossibilitava a descolagem dos helicópteros da organização, e depois foram retirados quase duzentos quilómetros ao "miolo" do sector selectivo, baixando dos previstos 670 Km para efectivos 476 Km, ainda assim muito "duros de roer".
Hélder Rodrigues voltou a evidenciar-se, ao conseguir o 4.º lugar na etapa. Além disso, beneficiou do azar de Francisco Lopez, vítima de aparatosa queda, que custou ao chileno meia-hora de atraso para os mais rápidos do dia. Em consequência, Lopez baixou quatro lugares na tabela, enquanto Rodrigues ocupa agora uma posição a condizer com o número aplicado na sua moto – é 5.º da "geral".
Numa jornada que nem começou da melhor maneira – era apenas 17.º no primeiro controle – Hélder encetou depois uma vigorosa recuperação, culminada com uma ponta final em grande estilo na passagem das dunas. "Igualei a minha melhor posição até agora no Dakar, mas quero melhorá-la e chegar, se possível, ao terceiro lugar. Sei que vai ser difícil mas vou batalhar e… tudo pode ainda acontecer", confessou Hélder Rodrigues, que continua a "levar a água ao seu moinho", estando normalmente no "sítio certo" para explorar as falhas da concorrência.
Paulo Gonçalves foi 12.º classificado nesta etapa e, pela primeira vez, o mais rápido entre os condutores de motos até 450cc. O piloto de Esposende consolidou a 11.ª posição que ocupa na tabela geral, visto ter ganho hoje mais onze minutos a Zé Hélio, dilatando para 37m10s a vantagem acumulada face ao piloto brasileiro.
"Hoje foi um dia extremamente difícil e cansativo, onde a navegação se mostrou fulcral," explicou Gonçalves. "Tivemos que ultrapassar dunas que eram verdadeiras montanhas de areia. Havia zonas muito rápidas onde procurei nunca arriscar demasiado, tentando aplicar um ritmo que me mantivesse próximo dos meus objectivos".
Mais atrás, Pedro Bianchi Prata foi 47.º neste dia, subindo um lugar na "geral", para o 39.º posto. O piloto da BMW gostou do sector selectivo, que incluía "partes de muita areia e pedra, e passagens em zonas montanhosas. A parte que me deu mais prazer foi, sem dúvida, as dunas. Havia descidas com mais de um quilómetro… realmente impressionante! Com dunas desse tamanho todo o cuidado é pouco e optei por não andar muito rápido, para reduzir os riscos," esclareceu Bianchi Prata.
Na luta pela vitória, ao Km 291 Cyril Despres teve um erro de percurso, levando atrás de si os adversários que lhe faziam marcação cerrada, Coma e Lopez. Os pilotos andaram numa pista errada durante duas dúzias de quilómetros, sendo a ocasião aproveitada por outros concorrentes para brilharem. Assim, Jordi Viladoms ganhou a etapa, seguido de Alain Duclos. Despres foi apenas 6.º, só ganhando 3m27s a Coma.
 Para o líder Marc Coma a situação continua a ser extremamente favorável, pois até aumentou significativamente (para 1h24m) a vantagem face ao 2.º classificado, David Fretigné, enquanto Despres é 3.º a 1h31m do espanhol.
Amanhã vai ser um dia pacífico, pois a organização decidiu anular o sector selectivo de 215 Km, previsto para a 11.ª etapa. Na base da decisão está o intenso nevoeiro anunciado para a zona pelas previsões meteorológicas, bem como a necessidade de cumprir o "timing" horário na passagem da Cordilheira dos Andes e da fronteira entre o Chile e a Argentina. Assim, entre Copiapo e Fiambala, o longo percurso será efectuado em regime de ligação.
Classificação Geral – Após a 10.ª etapa: 1.º Marc Coma (KTM) 43h52m30s; 2.º David Fretigné (Yamaha) a 1h24.50; 3.º Cyril Despres (KTM) a 1h31.11; 4.º Jordi Viladoms (KTM) a 1h56.40; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h05.38; 6.º David Casteu (KTM) a 2h07.45; 7.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h11.42; 8.º Francisco Lopez (KTM) a 2h22.23; 9.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h25.34; 10.º Henk Knuiman (KTM) a 3h04.25; 11.º Paulo Gonçalves (Honda) a 3h27.48; … 39.º Bianchi Prata (BMW) a 11h16.45; etc.
[/SIZE]
_________________  Ride safe.
|
|