Carissimos,
Tenho uma R850GS e uma 1150GSA.
Na 1150 GSA tirar o deposito é essencial, e também facil, dado que basta tirar o banco, desaparafusar o parafuso de fixação, desligar os tubos de gasolina, (estes têm valvulas, e ai não é necessario drenar). A partir dai é o normal, tirar os parafusos dos bornes da bateria e retirar a borracha que fixa a bateria ao encaixe, assim como respiradouro. (as baterias de gel não têm respiradoro).
Na 850 GS, neste caso igual á 1100, é possivel trocar a bateria sem retirar o deposito.
Os passos são os seguintes:
1. Tirar banco
2. parafuso/barra de fixação do deposito
3. Levantar o deposito pelo ponto da barra, e com uma tabua manter o deposito elevado, encontrando um ponto de fixação.
4. Tirar respiradouro da bateria se for de acido
5. Soltar cinta de borracha que a fixa ao encaixe
6. Desligar bornes
7. Deslizar bateria para fora.
Repetir o processo inverso para colocar a nova.
Agora algo que é essencial, pelo menos vem no manual haynes para esta mota.
Quando desligamos a bateria a centralina desmemoriza o curso de aceleração, ou seja o curso do punho do acelerador.
Para o memorizar outra vez, devemos depois de ligar a bateria, meter a chave em posição de ON, e por varias vezes, (4 ou 5), rodar o punho do acelerador de uma ponta á outra, desta forma a centralina memoriza o curso todo.
Não realizando este procedimento pode resultar em que a mota não acelera nada.
Após rodar o punho, desligar a mota de novo e a seguir colocar a trabalhar! Voi la, missão cumprida !
Espero ter ajudado, é uma operação relativamente facil com a ferramenta adequada, e com algum cuidado.
Agora para o António Costa, quando é que tomamos um cafe? Já substituiste a 1100 ? ou ficaste só pela LT ?
Cumprimentos,