Há umas semanas fui pegar na mota (F650gs 2002) que estava parada (acerca de um mês) e deparei com a bateria descarregada. Tentei carregá-la mas tive de comprar uma nova.
Ao montá-la, assim que encostava os fios aos bornes, a normal faísca parecia estar a derreter os bornes... (só reparei nisso depois....). Apertei o primeiro pólo, pouco depois de encostar o outro, estava a apertar a porca e parafuso quando a mota começa a deitar um fumo cinzento carregado. Desliguei imediatamente o borne.... e conclusão: um cheiro a queimado e a instalação eléctrica toda derretida. Os fios estavam a alta temperatura: o revestimento dos fios em certas partes estava completamente derretido.
Primeira possibilidade: ter ligado os pólos opostos. Mas a bateria só entra de uma maneira, e os cabos negativo e positivo têm comprimentos diferentes que torna impossível ligar o negativo ao positivo. Qual seria a razão?
Reboquei-a até à Motomil onde a deixo sempre e o motivo do sucedido deveu-se ao "controlador de tensão".
Nova instalação eléctrica e controlador de tensão.
Depois outro problema, sensor lambda também curto-circuitado = um novo.
Agora o mais grave: a mota para a trabalhar não dispara para arrefecer: unidade de comando nova (CDI)

!
Estou à procura de uma usada, alguem pode dar uma ajuda?
Cumprimentos,
João Mouta