Julguei que este assunto estava morto e enterrado, por despropósito actual, mas afinal, qual não é o meu espanto quando hoje abro uma das nossas Revistas da especialidade e deparo com ele logo no editorial. Há anos esquecidos, muitos, muitos mesmo, que nunca mais me pediram pré pagamento em Posto de Abastecimento algum. É certo que lá continuam os expressivos e descriminatórios autocolantes "Motos em Pré Pagamento", mas nunca , jamais me pediram ou exigiram que o fizesse. No entanto, tenho sempre o cuidado de ao parar a moto na bomba, retirar o capacete e as luvas (não dá muito jeito com elas calçadas), parar o motor e só depois abastecer. Como todos nós sabemos, a moto foi, e continua esporádicamente a ser, um veiculo muito utilazado em furtos nestes locais, quer pela sua inerente rapidez, quer pela facilidade em fazê-la desaparecer em qualquer ruela, viela ou caminho sem deixar rasto. É portanto natural, que os proprietários dos Postos de Abastecimento, cansados de constantes fugas sem pagar, optassem por medidas que os protegessem de alguma forma destes prejuízos. Dir-me-ão muitos " MAS PASSA-SE O MESMO COM OS CARROS". Claro que sim, mas os carros representam 90% do negócio da bombas e tomar uma medida idêntica representaria a "morte do artista" ou seja a falência do Posto, a menos que todos sem excepção tomassem igual medida. Inviável. Estou óbviamente contra a medida descriminatória, pelo simples facto de ser possuidor e utilizador de motos, mas compreendo-a, e não tenho razão de queixa, porque cumprindo duas ou três normas simples, nenhum Posto me exige que cumpra o referido pré pagamento. Imaginem outra situação: Peguem no vosso automóvel, calcem umas luvas, vistam um fato de moto escuro, coloquem o vosso capacete na cabeça e quando chegarem a um Posto, saiam do carro nestes preparos e tentem abastecar a viatura. Certamente terão uma surpresa pelos altifalantes do Posto. O importante é que a atitude positiva de conduta e comportamento exemplares da maioria dos motociclistas tem vindo a fazer mais para ultrapassar estas situações descabidas, do que os "berros", "blasfémias" e "insultos" de muitos outros.
_________________ Luis Vicêncio http://pescacomamostras.net
|