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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 12:44 pm 
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Antonio José Costa Escreveu:
Para isso acontecer basta teres a pressão dos pneus em baixo!!!:idea:

Já cá faltava o INGINHERO.....

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Pedro Tomás Bernardo
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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 1:00 pm 
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Com o curso tirado num domingo...:lol:

Se dá ou não ou como dá não sei... Não sou ténico da coisa... A minha área de ténicismo é o recepcionismo...:lol:

Mas também posso dizer, que quando uso 98 a mota noto-a mais suave mesmo a relenti e o motor mais pronto a responder, isso deverá ter algo haver.... É lógico que não é só com um depósito, normalmente uso 3 depósitos, até porque se a gasolina queima melhor ajuda a limpar o sistema de escape... Pelo menos gosto de pensar assim....:lingua:

Quanto ao bacano do Subaru, não sei... Só sei esta história que um amigo meu ouviu, do primo do tio do sobrinho de um amigo que era amigo de outro amigo que tinha outro amigo que era amigo de outro amigo....:lol:

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'88 Honda NX 650 Dominator :rob:
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ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:


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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 1:04 pm 
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tbernardo Escreveu:
Já cá faltava o INGINHERO.....


A tua sorte é seres médico, sempre te fica a despesa mais barata!!:lol: :lol:

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Ride safe.


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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 1:05 pm 
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Antonio José Costa Escreveu:
A tua sorte é seres médico, sempre te fica a despesa mais barata!!:lol: :lol:


isso não é para aqui chamado:mad2::mad2:
apaga lá isso

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Quero apenas alertar para o facto que o nr. de octanas não tem nada a ver com aumento de potência num motor de combustão interna. O nr octanas apenas indica a resistência à detonação da gasolina dentro do cilindro do motor.

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Cumprimentos,
Jorge Godinho


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Jorge Godinho Escreveu:
Quero apenas alertar para o facto que o nr. de octanas não tem nada a ver com aumento de potência num motor de combustão interna. O nr octanas apenas indica a resistência à detonação da gasolina dentro do cilindro do motor.

até q enfim alguem que entende do assunto:idea:

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tbernardo Escreveu:
isso não é para aqui chamado:mad2::mad2:
apaga lá isso

És gino....:lol::lol::lol::lol:

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Jorge Godinho Escreveu:
Quero apenas alertar para o facto que o nr. de octanas não tem nada a ver com aumento de potência num motor de combustão interna. O nr octanas apenas indica a resistência à detonação da gasolina dentro do cilindro do motor.


E pergunta-se: não estará essa alteração de combustão relacionada com alguma diferença na potência?

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LRocha


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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 1:23 pm 
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fiquem-se aí a discutir isso que eu vou buscar os Tóclantes do CKLT:idea:

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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 1:32 pm 
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Localização: Ribatejo - Samora Correia
A Efitec 98, ao ser uma gasolina isenta de enxofre, converte-se no produto de maior limpeza, para além de optimizar o rendimento de motores da última geração.
Efitec 98 antecipa-se à norma Europeia de 2009, sendo uma gasolina isenta de enxofre.
Características da nova gasolina Efitec 98:

• Isenta de enxofre: menos de 10 ppm.
• Novo aditivo exclusivo da última geração.
• Melhora as prestações.
• Maior protecção do motor.
• Óptima protecção ambiental.
• Menor consumo em motores da última geração.
• Alarga a vida útil e favorece o rendimento do catalisador.
Optimiza as prestações de veículos de gama alta.

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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 2:48 pm 
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LRocha Escreveu:
E pergunta-se: não estará essa alteração de combustão relacionada com alguma diferença na potência?

De forma alguma. Subscrevo inteiramente o que disse o Jorge Godinho, que é rigoroso.

A única situação em que é vantajoso usar maior octanagem no combustível é em motores preparados para competição, pois têm compressões elevadas. Nas motos de série, independentemente da cilindrada, usar combustível de maior octanagem (do que a 95) é literalmente deitar fora dinheiro que pode ser muito melhor usado a pagar mines ao amigos! :idea: :lol:

Há milhares de referências credíveis na internet a explicar a função das octanas e a desmontar os mitos de que as octanas "limpam" o motor, dão mais potência ao motor ou melhoram o consumo. Aqui vão apenas dois exemplos. Se conversarem com um mecânico competente ele dir-vos-á o mesmo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
http://auto.howstuffworks.com/question90.htm

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 3:18 pm 
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Localização: Ribatejo - Samora Correia
wiki wiki? huummm, não me parece que esta seja uma fonte fidedigna :embaraço:

in http://auto.howstuffworks.com/question90.htm: ... A typical engine might have a compression ratio of 8-to-1. ...

R 1200 R ratio: 12,0:1

BMW R 1200 R

The power unit – powerful and refined.
The power unit is based on the two-cylinder with balance shaft featured for the first time in the BMW R 1200 GS and corresponds in the present version to the engine already to be admired in the BMW R 1200 RT. The technical features and details of the engine and its overall configuration are presented in the R 1200 GS and R 1200 RT press kits.
Compared with the R 1150 R, the new Roadster offers almost 28% more power at a higher engine speed and approximately 17% more torque. And at the same time the engine is 7% light¬er than its predecessor and particularly smooth and sophisticated, reducing vibrations to a minimum.
The latest generation of electronic CAN-bus engine management makes this modern power unit even more comfortable and smoother on the road. In particular, this superiority is ensured by automatic idle speed control, automatic choke, and anti-knock control allowing the use of lower-grade fuel. To develop its maximum output of 80 kW/109 hp at 7,500 rpm and peak torque of 115 Nm/85 lb-ft at 6,000 rpm, the flat-twin requires 98 RON premium plus fuel. Running on 95 RON premium fuel, in turn, engine output is slightly lower.

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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 3:25 pm 
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Localização: Magoito - Sintra
TodayAdventure Escreveu:
De forma alguma. Subscrevo inteiramente o que disse o Jorge Godinho, que é rigoroso.

A única situação em que é vantajoso usar maior octanagem no combustível é em motores preparados para competição, pois têm compressões elevadas. Nas motos de série, independentemente da cilindrada, usar combustível de maior octanagem (do que a 95) é literalmente deitar fora dinheiro que pode ser muito melhor usado a pagar mines ao amigos! :idea: :lol:

Há milhares de referências credíveis na internet a explicar a função das octanas e a desmontar os mitos de que as octanas "limpam" o motor, dão mais potência ao motor ou melhoram o consumo. Aqui vão apenas dois exemplos. Se conversarem com um mecânico competente ele dir-vos-á o mesmo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Octane_rating
http://auto.howstuffworks.com/question90.htm

Zé Paulo.






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.............etc.....

PAGAR MINES AOS AMIGOS.....................................

Tou de acordo. 95 e mines

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Abraço

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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 3:38 pm 
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LRocha Escreveu:
wiki wiki? huummm, não me parece que esta seja uma fonte fidedigna :embaraço:


Vá lá, então... :smile: 'Site' de fonte governamental (o governo é fidedigno? :lol:):

Um cientista responde a um jovem de 16 anos. A pergunta não é directamente a que está em causa, mas na resposta refere-se a isso.

http://www.newton.dep.anl.gov/askasci/chem00/chem00347.htm

Sobre a credibilidade da Wikipedia (embora não se possa concluir nada sobre um artigo específico):
http://noema.typepad.com/dizeres/2006/03/wikipedia_vs_br.html


LRocha Escreveu:
To develop its maximum output of 80 kW/109 hp at 7,500 rpm and peak torque of 115 Nm/85 lb-ft at 6,000 rpm, the flat-twin requires 98 RON premium plus fuel. Running on 95 RON premium fuel, in turn, engine output is slightly lower.


A ideia é usar para cada modelo a octanagem indicada pelo fabricante. Se recomenda X, é porque não se ganha (pelo contrário, perde a carteira) em usar mais. Sobretudo não se deve associar qualquer ganho à cilindrada ou coisa que o valha.

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: quinta mar 19, 2009 3:41 pm 
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As coisas que já aprendi por aqui ....

Desculpem lá a intromissão mas apenas uma pergunta .... Expliquem-me lá porque querem mais cavalos?? Para se habilitarem a um bilhetinho da polícia de trânsito?


Horse power é que tá a dar?

Na minha mais profunda ignorância por assuntos de mecânica sempre utilizei a gasolina verde 95 e consigo ultrapassar os limites de velocidade .... e até com um bocadinho mais de punho até conseguiria por a minha vida em risco (ou a de outros)

Tenho a minha F650 há 11 anos e ainda rola com gasosa de 95


Mais uma vez, perdoem-me ter entrado nas conversas de homens ...


PS: Casinhas, alinho nas minis .... amanhã ao almoço no Tozé????:lol:

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http://paulakota.blogspot.com/


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Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


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