Data/Hora: domingo jun 22, 2025 12:08 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Serra da Estrela resplandescente !
MensagemEnviado: domingo mar 22, 2009 9:49 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça jul 15, 2008 4:03 pm
Companheiros,

Que magnífico passeio realizei na passada 4ª Feira, 18 de Março, à Serra da Estrela !

Levantei-me bem cedinho e, depois de me equipar convenientemente – fato completo, luvas, botas, cinta com protecção dorsal e capacete integral, é claro – instalei o Zumo, com o percurso preparado na véspera, na GSA, a moto ideal para percursos de montanha, inquieto para voltar a papar quilómetros !

Mas o dia começou mal. A vontade de abalar era tanta que me esqueci, pela primeira vez na vida, de tirar cadeado de disco e “zás”, comecei o dia a beijar o piso da minha garagem, qual bênção Papal !

Saí do Condomínio pelas 8:30, já enervado, e eis que, na A1, quando circulava a cerca de 140 km/h, vejo um papel branco a passar-me frente ao nariz, não lhe dando a devida importância. Só mais tarde percebi que era o ticket da AE. Um pouco mais à frente sinto algo cair-me no cólo. Olho e vejo que era a minha carteira. Com uma sorte incrível consegui deitar-lhe a mão, obrigando-me a parar na Área de Serviço de Santarém para voltar a guardá-la no meu fato BMW, cujos fechos havia esquecido de puxar. Pelo sim, pelo não, procuro também pelo meu livro de cheques, onde guardo todos os documentos das motos e carros, ente outros, e não o encontro. Se já estava “nervoso”, fiquei desesperado, convencido que teria de voltar a trás, tentar encontrá-lo e dar o passeio por terminado !

Imagem

Aldeia pitoresca a caminho de Góis

Decidi ligar para o serviço de apoio da Brisa, para ver se me ajudavam a encontrar o livro de cheques, ao que me aconselharam sair na próxima portagem, pagar a respectiva multa para obter a factura e, assim, apresentar o pedido de apoio formal, devidamente documentado. Como um tolo, assim fiz. Saí perto de Leiria e o simpático funcionário que estava na portagem até queria deixar-me passar sem pagar. Mas tanto insisti que o homem lá me passou, contrafeito, a factura de 27,10 euros !

A seguir vi um posto da BT, onde parei para pedir igualmente auxílio na tentativa de recuperar os documentos. Já na esquadra e quando o agente pede a minha identificação, ao retirar a carteira do casaco sinto algo nos fundilhos da “panóplia” de fechos e algibeiras do fato BMW. Nem imaginam a cara do agente quando, incrédulo mas radiante, retiro de lá o livro de cheques, qual coelho da cartola ! Só me restou pedir-lhe desculpa por este falso alarme – coisas de kotard, a começar a ficar “bacoco” – todo roído por ter pago, desnecessariamente, a multa da Brisa !

Imagem

Paragem obrigatória na mítica ponte de Góis

Lá retomei a rota previamente carregada no GPS, seguindo em direcção à Serra da Estrela, via Coimbra, Góis, Arganil e Seia. À medida que subia rumo ao destino final, mais bela era a paisagem, com os seus verdes luxuriantes, salpicado de cerejeiras e amendoeiras em flor, lembrando que a Páscoa está à chegar.

Parei um pouco na mítica Vila de Góis, seguindo depois para Arganil onde, no meio da cidade e sem razão aparente, a GSA desliga-se. Assaltaram-me logo as memórias dos azares matinais e convenci-me, outra vez, que o passeio acabaria ali mesmo. Mas, depois de dar ignição umas três ou quatro vezes, finalmente o boxer voltou a roncar. É o tal “(mau) feitio” …

Continuei a subir a montanha, a bom ritmo, com paisagens deslumbrantes e uma temperatura fantástica. Em Seia estavam 24º C !

Imagem

O pitoresco e sempre muito florido centro da Cidade de Seia

Imagem

Vistas de cortar a respiração

Imagem

A GSA num dos seus ambientes predilectos: a montanha

Mas, a partir daí é que começou o verdadeiro espectáculo, com a serra ainda salpicada de neve, fazendo-me lembrar, muitas vezes, que estava a circular nos Alpes. Uma paisagem de sonho. Pena a estrada até à Torre estar bastante danificada pelo rigoroso Inverno, cujos restos do manto branco cobriam ainda grandes superfícies da montanha. Tanto assim que vi ainda muita gente a esquiar.

Imagem

Esta foto podia ter sido captada nos Alpes ou na Noruega !

Imagem

Mais uma paisagem fabulosa do cimo da Serra

Imagem

Torre à vista !

Imagem

A foto da praxe, com a "menina" no cimo da Serra da Estrela

Imagem

Por momentos pensei que estava no Norte de Itália

Imagem

Olhem para ela toda vaidosa, de "peito feito"

Imagem

E as magníficas paisagens sucediam-se ...

Depois da paragem obrigatória na Torre, para mais uma sessão fotográfica e esticar as pernas, retomei o passeio, agora em direcção à Covilhã, num ritmo bastante ligeiro, a curtir o fabuloso ziguezaguear da acentuada descida para aquela cidade. Ainda assim só falhei uma curva, algo que a GSA, para variar, mostrou um bom feitio, perdoando-me a falta ...

Imagem

A "deliciosa" descida para a Covilhã

Chegado à Covilhã, eram já 14:30, sentei-me numa esplanada no centro da cidade para comer uma “sandocha” e enganar o estômago, sem antes ligar ao nosso Companheiro João Dias, que gentilmente me esperava na sua terra natal, a bonita e pacata Vila de Alcains.

Imagem

O merecido descanso da menina no centro da Covilhã, com os pneus bem arredondados !

Mas ao ligar a GSA, eis que a moto volta a mostrar o seu mau “feitio”, acendendo a luz de falta de óleo. Aflito, fui consultar o manual mas fiquei na mesma. Estavam indicados “só” 5 ou 6 qualidades diferentes de óleo do motor !

Acabei por não comprar nenhum e dirigir-me a Alcains na minha agora designada BMÓ (Bebe Muito Óleo), sem antes parar diversas vezes na estrada para admirar e fotografar a deslumbrante paisagem. Naquela zona há hectares de cerejeiras em flor que combrem montes e vales com um manto branco de rara beleza !

Imagem

A caminho de Alcains, julguei estar de novo na Serra, tal era o manto branco de cerejeiras em flor

Chegado a Alcains, voltei a telefonar ao João e, minutos depois, estava ele no centro da Vila onde tivemos o prazer de nos conhecermos pessoalmente. O João foi simpatiquíssimo comigo, e mantivemos uma amena e mui agradável cavaqueira em torno da nossa paixão comum, andar de moto que, para ele, passará brevemente a viajar de moto !

Imagem

De regresso pela Serra da Gardunha

Porque tinha de estar em Lisboa o mais tardar às 20:30, o João ainda deu-me gentilmente umas dicas sobre o roteiro mais rápido para o efeito. Mas, ao sair de Alcains, pelas 17:00, deparo-me com uma irresistível serra (julgo que a Serra da Gardunha), que depois de mais umas fantásticas curvas em excelente piso, num autêntico “corta-mato”, levaram-me até à Sertã. Foi só tempo de atestar de novo a GSA e regressar a Lisboa, agora pelo trajecto mais rápido, entrando na A23 em Abrantes, o que me permitiu chegar a Lisboa às 20:20, sem cometer (demasiados) excessos.

Passadas cerca de 12 horas, 9 das quais aos comandos da BMÓ, terminava assim este memorável passeio à Serra da Estela, felizmente sem mais percalços. Apenas algumas dores nos “fundilhos”, por falta de calo e treinos, e umas botas Dainese com as solas bastante raspadas do asfalto. É que, na GSA, os “avisadores” são as botas …

O passeio em números:

Imagem

A rota inicial, que tive de encurtecer para chegar a tempo a Lisboa

Imagem

O GPS não mente. Foram mesmo 743,7 kms num dia inesquecível !

Imagem

Aqui o GPS está a mentir. Nunca dei 173 km/h !

Imagem

Foram quase 9 horas montado na GSA ...

[size=84]PS: Acabo de dar de beber à “menina” que chupou cerca de 75 cl de óleo. E dizem que as Yamaha é que gastam óleo ? Já tive 7 Yamaha, das quais 5 FJR’s, e nunca tive de repor o nível de óleo a nenhuma. E vivam as japonesas ! [/SIZE]

BMW K1600GTL ... bom filho à casa torna !

Imagem

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mar 22, 2009 10:16 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Olá Pierre!:smile:
Fartei-me de rir com a descrição do teu início de viagem ... e sinceramente vi-me ali ao espelho :bigsmile: :lol: pois a excitação que, ainda hoje, a perspectiva de uma passeata me causa, assemelha-me muito ao que te aconteceu.
Ainda bem que tudo correu bem pois ficámos todos a ganhar com o teu relato e sobretudo com as tuas magníficas fotos.
Parabens sinceros.
Hans

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mar 22, 2009 11:14 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Pierre de Sousa Lima Escreveu:

[size=84]PS: Acabo de dar de beber à “menina” que chupou cerca de 75 cl de óleo. E dizem que as Yamaha é que gastam óleo ? Já tive 7 Yamaha, das quais 5 FJR’s, e nunca tive de repor o nível de óleo a nenhuma. E vivam as japonesas ! [/SIZE]

Ai ai, que nem as belas fotos te livram do linchamento, Pierre. :lol:

Se eu bem contei:

Bom feitio - 1 ; Mau feitio - 2 :mad2:

Excelente relato e magníficas fotos, num dia como os últimos, que nos têm oferecido muitas horas de sol e boa visibilidade. É caso para dizer que a Primavera não começou apenas no calendário!

Obrigado pela partilha!!

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 12:13 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Belo Passeio, com magníficas fotos (no entanto, aconselho o "branqueamento" da matrícula, não vá o diabo tecê-las...)

Ainda em Setembro fiz um parecido mas com partida e chegada na Invicta e este relato fez-me lembrar as belas estradas da serra.

Que venham mais relatos...

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 10:01 am 
Desligado
Veterano

Registado: sexta jun 13, 2008 8:57 pm
Amigo Pierre,

Que odisseia essa ida à Serra:lol: :lol: :lol:

É sem duvida um sitio maravilhoso para carregar baterias:fixe:

Um grande abraço

https://www.facebook.com/PIRATINHA.LM[font=Comic Sans MS][/font]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 11:22 am 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Gil Pereira Escreveu:
Belo Passeio, com magníficas fotos (no entanto, aconselho o "branqueamento" da matrícula, não vá o diabo tecê-las...)

Ainda em Setembro fiz um parecido mas com partida e chegada na Invicta e este relato fez-me lembrar as belas estradas da serra.

Que venham mais relatos...

Ainda não percebi bem porque é que aconselhas o branqueamento da matricula, elas andam visiveis todo o dia e a toda a hora!!
Mas és capaz de ter razão, se me conseguires explicar.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 11:53 am 
Desligado
Experiente

Antonio José Costa Escreveu:
Ainda não percebi bem porque é que aconselhas o branqueamento da matricula, elas andam visiveis todo o dia e a toda a hora!!
Mas és capaz de ter razão, se me conseguires explicar.

Bem....

Põe-te no lugar de um "profissional" que tem como passatempo, pedir "emprestadas" motas, para depois viciar os documentos...
Isto é uma dádiva, comparável a quase como lhe dares o n.º do cartãao de crédito e o nome do utilizador (o código de 3 dígitos, ele consegue-o ao fim de umas horas com um qualquer software de descodificação).

Ou seja:
A partir do momento que tens uma matrícula, o modelo da moto, e sabes quem é o proprietário (ou pelo menos a sua zona geográfica), podes a partir desse momento "obter" uma matrícula para colocar numa moto igual, podendo depois usá-la para fazer assaltos, passar pela Via verde, andar pela autoestrada à velocidade que quiseres, etc....

É óbvio que, quem quiser falsificar uma matrícula fá-lo-á sempre... mas se somos nós próprios a "oferecer" toda a informação na net... então também depois não nos poderemos vir queixar do "grande azar" que tivemos de terem escolhido a nossa matrícula, certo?

Mas como eu disse, é apenas uma opinião, cada um faz o que quiser, devemos é lembrar-mo-nos que na net há todo o tipo de utilizadores... gajos porreiros... e outros nem por isso.

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]

Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 12:36 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Gil Pereira Escreveu:
Bem....

Põe-te no lugar de um "profissional" que tem como passatempo, pedir "emprestadas" motas, para depois viciar os documentos...
Isto é uma dádiva, comparável a quase como lhe dares o n.º do cartãao de crédito e o nome do utilizador (o código de 3 dígitos, ele consegue-o ao fim de umas horas com um qualquer software de descodificação).

Ou seja:
A partir do momento que tens uma matrícula, o modelo da moto, e sabes quem é o proprietário (ou pelo menos a sua zona geográfica), podes a partir desse momento "obter" uma matrícula para colocar numa moto igual, podendo depois usá-la para fazer assaltos, passar pela Via verde, andar pela autoestrada à velocidade que quiseres, etc....

É óbvio que, quem quiser falsificar uma matrícula fá-lo-á sempre... mas se somos nós próprios a "oferecer" toda a informação na net... então também depois não nos poderemos vir queixar do "grande azar" que tivemos de terem escolhido a nossa matrícula, certo?

Mas como eu disse, é apenas uma opinião, cada um faz o que quiser, devemos é lembrar-mo-nos que na net há todo o tipo de utilizadores... gajos porreiros... e outros nem por isso.

ok!
Vendo a questão desse ponto de vista, não posso deixar de estar de acordo contigo, não fiz a pergunta em tom de critica ao teu post, não estava era a perceber a coisa.
um abraço Gil!:fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 2:49 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça set 18, 2007 4:23 pm
Belo dia Pierre e obrigado pela partilha :fixe: !
Esse consumo de óleo é de verificar.

Quanto ao inicio atribulado do dia, fez-me lembrar a velha história do médico azarado: ao acordar atrasado, escorrega no tapete, vai tomar banho, escorrega na banheira, deixa as chaves do lado de dentro quando acaba de sair, pelo caminho atropela uma velha na passadeira e é dado como culpado, passa um sinal amarelo/vermelho e é multado, atrasadissimo, chega ao hospital. O elevador para o 7º piso está avariado, tem que ir pelas escadas.
Cansado, diz a enfermeira quando o vê chegar; bom dia Sr. Doutor, bem disposto ?
Doutor, chegaram 600 termómetros, onde quer que os ponha ?..............:wacko: :wall: :wall: :bigsmile: !

Abraço e boas curvas !

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 2:59 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Excelente passeio e imagens de locais que também conheço.

Quanto ao problema do ticket, porque não investir numa via verde? Não, não trabalho na Brisa nem recebo comissão, mas podemos contornar estes transtornos, além de termos de estar a parar para pagar.
Ah, e paga-se menos 20% do valor:smile:

Em relação ao consumo de óleo, também aconselho a verificar. A minha mota deve ter consumido cerca de 0,5 lt mas em cerca de 4.000 Kms :huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 4:49 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta abr 27, 2006 1:41 am
Antonio José Costa Escreveu:
ok!
Vendo a questão desse ponto de vista, não posso deixar de estar de acordo contigo, não fiz a pergunta em tom de critica ao teu post, não estava era a perceber a coisa.
um abraço Gil!:fixe:

boas

Gil se alguem quiser copiar matriculas nao precisa de vir a net.... basta ir á rua e ver passar uma moto.:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

um abraço

Rui

www.touratech-portugal.com

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 5:03 pm 
Desligado
Experiente

Elsyr Escreveu:
boas

Gil se alguem quiser copiar matriculas nao precisa de vir a net.... basta ir á rua e ver passar uma moto.:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

um abraço

Rui

Exactamente... daí ter eu também ter escrito:

- "É óbvio que, quem quiser falsificar uma matrícula fá-lo-á sempre... mas se somos nós próprios a "oferecer" toda a informação na net... então também depois não nos poderemos vir queixar do "grande azar" que tivemos de terem escolhido a nossa matrícula, certo?"

Eu pelo menos sigo esta regra.... não há foto que eu coloque em domínios públicos ser devidamente "tratada"... e se houver é foi por descuido!

Abraços:rob:

Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 7:14 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Excelente Pierre... Ao nível do que nos habituaste....:smile:

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mar 23, 2009 10:26 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta dez 03, 2008 1:58 pm
Pierre, quanto ao inicio do dia......pergunto-te quando fazes anos para eu te oferecer uma coisa destas::lingua:

Imagem

HONDA XR650R
It´s your Planet. Ride it..
Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mar 24, 2009 12:25 am 
Desligado
Experiente

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Pierre,

Adorei o relato e as fotos. E também o cuidado em colocar todos os pormenores do percurso.

Obrigada pela partilha. Queremos mais :fixe:

http://paulakota.blogspot.com/

http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 31 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal