Boas!
Ora bem, depois de ler inumeros truques e baldruques sobre a maneira correcta de ver o nivel do oleo na minha 1150gs ainda estou um pouco confuso

:
- Porque é que tem q se colocar sempre a mota a trabalhar um pouco para depois parar o motor e confirmar o nivel correcto??
("...O problema de ver a frio, não dá o nivel correcto tb pq parte do óleo fica retido dentro do radiador e não vem para o carter, isto pq a valvula termica que admite o oleo para dentro do radiador para o arrefecer fecha, e fica óleo lá dentro..."Mas então pergunto eu....se ao fim de 10 minutos eu consigo uma leitura correcta , pq não o consigo, p/ ex. 2 dias depois???
A minha mota, quando a comprei, a um particular, o oleo encontrava-se a 1/2 (no pontinho do visor).
1200 kms passados e ficou a 1/4 (nem tanto mas quase).
Fiz a experiência de colocar a mota a trabalhar até aquecer....o oleo desapareceu e 20 minutos depois de a desligar não via nada no óculo. Mesmo assim coloquei uns 2dl de oleo, o qual apareceu instantaneamente.
No dia seguinte, estava ligeiramente acima do ponto e aí acrescentei até ficar nos 3/4.
Pensei que já estava...mas no outro dia o nivel estava novamente no ponto.
Em alguma das circustâncias poderemos ver menos óleo do que aquele que a mota terá?
Porque razão terei oleo na metade do visor se no dia anterior o tive a 3/4??
Nota:
- Isto tudo sem fazer qualquer percurso de mota
- Sempre em descanso central.
- Mota de 2003, 41.000kms, 1 dono nacional e sempre revista em concessionário BMW.
A dificuldade está sobretudo em perceber
O PRECISO MOMENTO em que a
LEITURA CORRECTA é feita.
Venha daí um guru que me "troque por miúdos" todo este processo de oleo que vai e vem.
Obrigado.
Cumpts.
P.Afonso