Stoner (Ducati) vence no "Grande Prémio 0" de Jerez MotoGP. Treinos IRTA no Circuito de Jerez. MotoGP, dia 2
Uma vez mais Casey Stoner (Ducati) deixou todo o mundo de boca aberta. Nas cinco últimas voltas dos treinos cronometrados da IRTA de Jerez o piloto australiano superou-se a si mesmo e ficou a meio segundo do record que Jorge Lorenzo obtevo com a pole no ano passado. E como prémio ao melhor tempo nestes treinos, Stoner é o novo dono do BMW M Award.
A emoção começou no Mundial de MotoGp. Não fez falta chegar à primera corrida da temporada para voltar a sentir os nervos próprios das corridas e os treinos cronometrados do teste oficial de Jerez, não foi para menos.
O circuito estava seco e o sol acompanhou os pilotos da categoria rainha (apesar de ser pouco tempo) ... e quem desde o primeiro momento em que saiu à pista não deixou de melhorar o ritmo,
Casey Stoner. O piloto da Ducati foi melhorando o seu registo conforme dava mais voltas no traçado gaditano mas a grande surpresa apareceu nas suas últimas cinco voltas onde, para além de melhorar o seu crono, rodou em 1.38, 646, tempo que o situava na primeira posição destes cronometrados e com o que conseguia o BMW M Award.
Stoner esteve perto de superar o tempo que Jorge Lorenzo obteve neste mesmo traçado com a sua pole (1,38.189). Talvez se tivesse rodado mais tempo conseguia-lo, mas a chuva deu por finalizada a sessão faltando 3 minutos para que se cumprisse o tempo regulamentado dos treinos.
Valentino Rossi (Yamaha), que também saía como favorito, conseguiu o segundo melhor crono nestes treinos. O oito vezes campeão do mundo não o teve nada fácil nesta pre-temporada para conseguir a primeira posição. O seu principal rival é Casey Stoner mas Jorge Lorenzo, o seu companheiro de equipa é o quarto na discordia tal e como ele mesmo disse, tão pouco vai dá-lo como fácil
Lorenzo (Yamaha) reconheceu que errou. Enquanto que o resto dos pilotos empregavam mistura macia para esta sessão, optou por pneumático duro, o que se revelou uma má opção. Apesar disso Lorenzo conseguiu o quarto melhor tempo, vendo como Capirossi (Suzuki) lhe tirava o terceiro posto.
Loris Capirossi (Suzuki) está a ser uma das suas melhores pre- temporadas. Depois de dar que falar nos treinos de Qatar, agora volta a Jerez com as pilhas mais que carregadas e cola-se entre os supostos favoritos para esta temporada. Mas não o fez sózinho porque o seu companheiro de equipa
Chris Vermeulen fecha o "top five". Tudo indica que nesta temporada as Suzuki vão rodar forte, pelo menos já assim o foi durante a pre-temporada.
Pos. / Piloto / Marca / Tempo / Dif. / Vel.Máx 1 / Casey STONER / DUCATI / 1'38,646 / 279.2 2 / Valentino ROSSI / YAMAHA / 1'39,3650.719 /
285.0 3 / Loris CAPIROSSI / SUZUKI / 1'39,757 1.111 / 283.7
4 / Jorge LORENZO / YAMAHA / 1'39,8291.183 / 284.2
5 / Chris VERMEULEN / SUZUKI / 1'39,8481.202 / 281.4
6 / Mika KALLIO / DUCATI / 1'40,149 1.503 / 282.0
7 / Andrea DOVIZIOSO / HONDA / 1'40,1681.522 / 280.0
8 / Sete GIBERNAU / DUCATI / 1'40,228 1.582 / 281.3
9 / Toni ELIAS / HONDA / 1'40,2661.620 / 287.5 10 / Colin EDWARDS / YAMAHA / 1'40,3051.659 / 282.2
11 / Nicky HAYDEN / DUCATI / 1'40,401 1.755 / 282.2
12 / Marco MELANDRI / KAWASAKI / 1'40,4051.759 / 282.1
13 / Randy DE PUNIET / HONDA / 1'40,6462.000 / 277.8
14 / Yuki TAKAHASHI / HONDA / 1'40,8142.168 / 278.6
15 / Alex DE ANGELIS / HONDA / 1'40,8692.223 / 272.0
16 / James TOSELAND / YAMAHA / 1'41,425 2.779 / 279.7
17 / Vittoriano GUARESCHI / DUCATI / 1'41,485 2.839 / 276.1
18 / Niccolo CANEPA / DUCATI / 1'41,5512.905 / 279.1
19 / Kousuke AKIYOSHI / HONDA 1'42,206 3.560 / 280.7
E o exemplo para qualquer dos muitos canais portugueses vem da TVE ... a aguçar os apetites para esta temporada que se adivinha muito competitiva
aqui