Data/Hora: domingo jun 29, 2025 5:53 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: operação páscoa 2009
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 10:16 am 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Pois é, regressado ontem de umas mini férias no Norte de Portugal as quais valeram cerca de 250 kms para regressar a casa e a operação páscoa 2009 a decorrer :notrust:
Operação páscoa !? Mas não vi qualquer patrulha ou agentes das autoridade :huh:

Ah, mas vi um radar na A23, junto a Vila Velha de Ródão, na berma junto aos railes de protecção com uns fios para a estrada por baixo e uma viatura descaraterizada, com triângulo e uma pala para o sol, com imagens alusivas a banda desenhada, no óculo traseiro de um Ford Focus na entrada Norte Sul do nó de Aveiras.

Já agora, levanto uma velha polémica. Os radares não têm de estar identificados ou com qualquer sinal que alertem para a sua presença? Já ouvi falar deste assunto por diversas vezes mas sem consenso.

O dinheiro que se gasta em publicidade sobre a prevenção rodoviária :huh:, parece-me que só favorece mesmo os meios de publicidade e nada mais.

Hoje andam "ah e tal houve mais acidentes que em 2008"!!!!!!!!

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 10:34 am 
Desligado
Iniciante

Registado: quarta set 17, 2008 6:19 pm
Boas , já somos dois a partilhar o mesmo ponto de vista com tantos agentes na rua para a operação Páscoa rolei os tres dias e não me recordo da cor das fardas :lol: serão invisiveis :wacko:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 10:53 am 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Cá para mim ninguem me tira da ideia que os militares da GNR tambem têm familia e gostam de passar a pascoa com eles. como são poucos os que ficam a trabalhar nem se vêm e depois alguns ainda por cima se escondem....

Estas operações pascoa e natal é tudo filme para a tv, penso eu de que!!!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 11:06 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
A última legislação sobre "radares" que conheço está aqui:
http://www.cnpd.pt/bin/legis/nacional/DL207-2005-RADARES.pdf

No artigo 16º fala-se da identificação e se eu interpretei correctamente, os radares fixos (apenas) devem estar identificados. Esta é a questão legal.

Há também a questão moral. Em França e na Alemanha, países onde vivi alguns anos por motivos profissionais, há MUITOS anos que existem controlos rigorosos de velocidade e a coisa é feita de forma mais didáctica, mais educativa e, creio, menos economicista. É uma questão de mentalidades.

Em Toulouse costumava acordar com uma rádio local a avisar os locais onde estavam instalados os radares móveis. Isto no início dos anos noventa... Em viagem na Pan European que tinha na altura, fui "apanhado" a 65 km/h numa localidade minúscula e deserta a um Domingo de manhã; o "gendarme" acabou por me deixar ir sem multa depois de um bate papo e ao ver que era um rapazinho ajuizado. :lol:

A ideia que tenho de hoje é que o controle de velocidade é mais rigoroso na Europa Central, nos países "gordos" (França, Alemanha, Suiça). Há MUITOS radares e funcionam mesmo. Mas estão bem identificados e a malta cumpre. Vejo Portugal como um país numa fase de transição do vale tudo para algo semelhante ao rigor que há no resto da Europa, em que o Estado encontrou uma forma legalmente legítima (mas moralmente duvidosa, por não ser suficientemente pedagógica) de equilibrar as contas públicas...

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 11:12 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Também já vi carros "à civil" e mesmo "à militar" com um placard do tipo electrónico a avisar RADAR...

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 11:20 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
whizzkidd Escreveu:
Também já vi carros "à civil" e mesmo "à militar" com um placard do tipo electrónico a avisar RADAR...

Ora aí está uma atitude moralmente correcta, mas que não é generalizada. Cá para cima, no IP4, não há um "radar" que não esteja escondido.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 11:23 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Pois...
Também acho que assim é que deveria de ser, seja com o uso de placards ou de placas (também já vi na AE para o Algarve, placas no chão a avisar "Radar - Controlo de Velocidade"), afinal de contas, uma pessoa ao aperceber-se do radar quase em cima dele pode travar a fundo e provocar um acidente...

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem: Radares
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 11:45 am 
Desligado
Rookie

Registado: sábado set 20, 2008 8:47 pm
Eis um tópico no mínimo polémico, pois se um militar (...penso ser essa a designação de um agente da autoridade) não se esconde então que raio fazem tantos radares e militares escondidos pelas estradas e vias rápidas nacionais? :surpresa:
Concordo inteiramente quando é dito que é maior o perigo desta forma... já ia sofrendo na pele (ou chapa no caso) as travadelas bruscas dos automóveis à minha frente!! :mad2:
No entanto sou um grande defensor de radares fixos como os instalados na VCI do Porto, que provaram a sua utilidade diminuindo drásticamente a sinistralidade nos locais onde foram instalados e onde ninguém pode dizer ser apanhado de surpresa... só se pode culpar a sí próprio de distração!
Penso que seria sempre de maior utilidade para todos os utentes da via publica e para as estatisticas dos acidentes de viação uma acção de FORTE visibilidade dos agentes da autoridade com acções de fiscalização às condições dos veiculos que circulam nas estradas(pois quem não deve não teme!!) do que a verdadeira caça á multa que se faz sentir. :grrr:

R1200 GS - Pretinha :nuts:...e com coquilhas!! :bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda abr 13, 2009 11:54 am 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
whizzkidd Escreveu:

Exactamente. Tal como nas cidades de Lisboa e Porto em que os radares estão identificados, parece-me que os outros também deverão estar.
No entanto, e em caso de autuação como fica a situação, considerado que o consutor não estava avisado, apesar de ser obrigado a cumprir os limites?!

Outra questão é a quantidade de efectivos da GNR. Basta passarmos junto do QG, no largo do Carmo e vermos praças da GNR com camisas brancas e divisas. Estes "militares" são o pessoal que trabalham nos bares e messes do QG mas contam para os efectivos, não dando um tiro ou conhecedo a lei há já algumas dezenas de anos!!!!!!

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group