Data/Hora: segunda jun 23, 2025 6:28 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 104 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 12:34 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda mai 19, 2008 10:46 pm
fotos magnificas... e partilha-las tornam-se universais... é um todo, um momento congelado, se não estivessem lá nesse momento para as tirar com o meio seria impossivel partilhar estas fabulosas fotografias...
excelente... parabens pela experiência...

E bichitos nada, umas cobritas... escravelhos, uns lagartos esquesitos etc... não viram nada...

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 9:11 am 
Desligado
Rookie

Registado: terça out 16, 2007 3:24 pm
Boooom... tenho estado práqui a reviver os bons momentos que passei... INESQUECIVEL !!!

É verdade pessoal... esqueci-me lá de uma t-shirt no aubergue...não querem lá voltar para ir buscá-la ???:lol: :lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 10:46 am 
Desligado
Experiente

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Nuno Ribeiro Escreveu:
Boooom... tenho estado práqui a reviver os bons momentos que passei... INESQUECIVEL !!!

É verdade pessoal... esqueci-me lá de uma t-shirt no aubergue...não querem lá voltar para ir buscá-la ???:lol: :lol:

Logo que tenha a mota pronta vou contigo, e' so dizeres!!! :bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 12:16 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Pessoal, já entendi que foram de Imilchil para Agoudal e para as Gorges pelas belas pistas. Deduzo que chegaram a Imilchil pelo Norte, através de El-Ksiba. Como é o percurso entre El-Ksiba e Imilchil? Asfalto, terra batida, estradão? O mapa Michelin da coisa mostra uma estrada (?) com uns tracinhos negros... Nas imediações de Imilchil, para Norte é asfalto mas não continuei mais do que meia dúzia de kms e rumei antes a Sul (Agoudal e Ait Hani, como vocês) - cheguei a Imichil da direcção leste, de Midelt.

Aqui vai uma comparação da vossa foto de 2009 com uma minha de 1990 nas Cascades d'Ouzoud (porra, tou velho :embaraço:) :lol: , com motos muito menos bonitas, sem telemóveis, nem máquinas fotográficas digitais, etc....

Imagem

Imagem
Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 1:52 pm 
Desligado
Experiente

TodayAdventure Escreveu:
Pessoal, já entendi que foram de Imilchil para Agoudal e para as Gorges pelas belas pistas. Deduzo que chegaram a Imilchil pelo Norte, através de El-Ksiba. Como é o percurso entre El-Ksiba e Imilchil? Asfalto, terra batida, estradão? O mapa Michelin da coisa mostra uma estrada (?) com uns tracinhos negros... Nas imediações de Imilchil, para Norte é asfalto mas não continuei mais do que meia dúzia de kms e rumei antes a Sul (Agoudal e Ait Hani, como vocês) - cheguei a Imichil da direcção leste, de Midelt.

Pois a nossa intencao era fazer a pista de Cirque du Jaffar e entrar no Alto Atlas por leste mas segundo relatos no AdvRider a mesma esta inpraticavel devido a derrocadas, por isso viemos por norte.

Esse percurso de El-ksiba ate Imilchil se e' o que me lembro era asfalto em mau estado sempre a subir, e em determinado momento com umas falesias improprias para quem tenha vertigens, mas fora o aspecto psicologico fazia-se muito bem. Ja la em cima o asfalto deixava de existir, e em algumas seccoes de pista havia uns lagos porreiros para lavar a mota (e o piloto ate ao capacete). :lol:

Essa foto das Cascatas deve ter sido feita pelo inverno, quando as aguas levam bastante terra, Marrocos debaixo de chuva ou em pleno invermo perde muita piada (pistas com neve, impassaveis ou perigosas, oueds inundam localidades...) dai apontarmos para final de Abril e penso que foi uma escolha certa, apesar dos primeiros 2 dias e meio de chuva, o resto foi um tempo excelente! :fixe:

Quanto as maquinas digitais e analogicas, como dizia o outro "nao e' a flecha, e' o indio", e essa foto esta 5* :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 2:07 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
TodayAdventure Escreveu:
Pessoal
Aqui vai uma comparação da vossa foto de 2009 com uma minha de 1990 nas Cascades d'Ouzoud (porra, tou velho :embaraço:) :lol: , com motos muito menos bonitas, sem telemóveis, nem máquinas fotográficas digitais, etc....
Zé Paulo.

Que paraiso, sem tecnologia, so nos, as bikes,... Por vezes tecnologia a mais nao nos deixa viver realmente o momento e os locais por onde passamos.

Fizemos o trajecto desde El Ksiba ate Imilchil por aquilo que no mapa da michelin vem designado por estrada dificil ou perigosa (tracejado preto e branco), sinceramente nao sabia o que iamos apanhar. Quando começas a subir o asfalto é mto antigo e ja degradado, cenario de montanha e curvas mto fechadas em que normalmente apanhas sustos com os carros marroquinos que andam por ali. A paisagem é absolutamente divinal. à medida que sobes o piso vai variando mto, mas sempre que existe asfasto este esta mto degradado e tem a largura so para circular um carro no centro. Esta parte do dia juntamente com o restante trajecto desse dia encheram-me as medidas. Foi sem duvida onde me senti mais realizado nesta viagem, porque ainda nao notas presença de tecnologia, nem de modernices, as gentes sao autenticas.

Grande Abraço.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 2:08 pm 
Desligado
Experiente

Nuno Ribeiro Escreveu:

Arrancamos amanha?:lol:
Morrocco "Saving Nuno Tshirt" Tour 2009 :lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 2:11 pm 
Desligado
Experiente

Alexandre Oliveira Escreveu:
E bichitos nada, umas cobritas... escravelhos, uns lagartos esquesitos etc... não viram nada...

Vimos claro.
Camaloes, largartos esquisitos e gordos, mas tudo dentro de cenas pra tu os comprares, alguns vivos, outros nem tanto.

No deserto apanhamos os famosos escaravelhos a fazerem marcas na areia e tocas nas dunas....

Ahhh e mtos mosquitos na viagem :P

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 3:21 pm 
Desligado
Experiente

RJMAndrés Escreveu:
... sempre que existe asfasto este esta mto degradado e tem a largura so para circular um carro no centro

E escusado sera dizer que se so existe espaco para um, em Marrocos vale sempre a "lei do Maior" se o carro e' maior que tu, ou te afastas ou es passado a ferro... :lol: :lol:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 6:55 pm 
Desligado
Experiente

Antonio José Costa Escreveu:
Está neste momento a nascer a nova galeria Fotografica da comunidade BMWCKLT se quiserem alojar as fotos e os videos lá, já esta criado o sitio...

aqui,

http://comunidadebmwcklt.smugmug.com/gallery/8126874_T9QNo

A administração/ moderação em tópico próprio dará instruções para a atilização da galeria.

http://comunidadebmwcklt.smugmug.com/

Excelente ideia, Tó Zé. Esta galeria já fazia cá falta.

Pedro Cabral Escreveu:
Pois a nossa intencao era fazer a pista de Cirque du Jaffar e entrar no Alto Atlas por leste mas segundo relatos no AdvRider a mesma esta inpraticavel devido a derrocadas, por isso viemos por norte.

Esse percurso de El-ksiba ate Imilchil se e' o que me lembro era asfalto em mau estado sempre a subir, e em determinado momento com umas falesias improprias para quem tenha vertigens, mas fora o aspecto psicologico fazia-se muito bem. Ja la em cima o asfalto deixava de existir, e em algumas seccoes de pista havia uns lagos porreiros para lavar a mota (e o piloto ate ao capacete). :lol:

Essa foto das Cascatas deve ter sido feita pelo inverno, quando as aguas levam bastante terra, Marrocos debaixo de chuva ou em pleno invermo perde muita piada (pistas com neve, impassaveis ou perigosas, oueds inundam localidades...) dai apontarmos para final de Abril e penso que foi uma escolha certa, apesar dos primeiros 2 dias e meio de chuva, o resto foi um tempo excelente! :fixe:

Quanto as maquinas digitais e analogicas, como dizia o outro "nao e' a flecha, e' o indio", e essa foto esta 5* :smile:

Humm... "falésias impróprias"... essa descrição agrada-me! :smile: Muito obrigado pelos detalhes, Pedro e Ricardo... foi um dos percursos que me ficou entalado, mas não dá para fazer tudo... e na scooter, qualquer pista é uma eternidade em horas (para terem uma ideia, a pista de Ait Ben Hadou e Telouet, uns 50 kms, demorou-me umas 7 horas com acampamento e dormida a meio :wacko:).

Sim a pista de Jaffar é difícil ou impossível durante uma boa parte do ano, mas não descanso enquanto não passar lá. Já andei na zona, mas não fiz essa pista mais afamada.

Quanto à foto, bom é completamente o contrário do que pensas... :smile: Foi feita em pleno Agosto. :surpresa: O tempo no Atlas é frequentemente imprevisível, especialmente na face norte/oeste onde as frentes vindas do oceano descarregam a água toda (caso da zona das cascatas). Nós fomos fugindo quase sempre ao pior, mas a cor da água não enganava.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 10:13 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Pessoal!

Parabéns pelas fotos e partilha, deve ter sido o máximo.

Tenho que agendar uma cena assim...

Thanks

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta mai 07, 2009 11:36 pm 
Desligado
Experiente

Já agora, apenas para ilustrar, a tal estrada com falesias (algo perceptiveis) que sobe o Atlas de El-Ksiba a Imilchil era esta:

a subir:
Imagem

Imagem

Imagem

pistas com oueds e pequenos lagos:

Imagem

Imagem

Este dia passado no Alto Atlas como disse o Ricardo foi um dos mais incriveis de toda a viagem!

TodayAdventure Escreveu:
Sim a pista de Jaffar é difícil ou impossível durante uma boa parte do ano, mas não descanso enquanto não passar lá

Pois a mim ficou-me atravessada a de Jaffar, a de Merzouga-Zagora e a de Ait ben Hadou que por problemas varios que contaremos na próxima parte da crónica não pudemos concluir - mas também garanto que não descanso enquanto não lá voltar e as fizer! :nuts:

... agora estava-me a lembrar da t-shirt do Nuno... e dos meus dias de ferias em Agosto :bigsmile: :bigsmile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 08, 2009 1:25 pm 
Desligado
Experiente

Pedro Cabral Escreveu:
Pois a mim ficou-me atravessada a de Jaffar, a de Merzouga-Zagora e a de Ait ben Hadou que por problemas varios que contaremos na próxima parte da crónica não pudemos concluir - mas também garanto que não descanso enquanto não lá voltar e as fizer! :nuts:

MUITO catitas as fotos, Pedro, obrigado! :smile:

A pista de Ait Ben Hadou e Telouet, que depois dá continuação para o Tizi n'Tichka ter-vos-ia enchido as medidas. Voltem lá quando puderem! Foi a única pista que fiz no Atlas que me convenceu que eu estava a abusar da sorte e que uma scooterzita de roda 10 não é mesmo feita para aqueles pisos. Foi esta pista de uns 50 kms que me levou umas 7 horas para fazer e tive de dormir a meio pois cheguei a Ait Ben Hadou vindo do Sul (Ouarzazzate) já ao fim do dia e parei pouco depois para ajudar uns marroquinos com uma Renault Express que tinham o escape desfeito de ir a bater no chão. Os gajos pediram-me uma naifa para retirar por completo o escape que arrastava pelo chão. Imaginem eu sozinho com a noite a cair rodeado por árabes feios que mal arranhavam o francês e me pediam a única arma branca que eu tinha!... :lol:

Vou permitir-me sequestrar um bocadinho o vosso tópico para vos contar fotograficamente como aquilo é. As imagens são "stills" das cassettes de vídeo que fiz e como tal de qualidade modesta, mas dá para ter uma ideia.

Trata-se de uma pista que não é muito isolada, relativamente curta (há aldeias pelas encostas, nunca nos sentimos sozinho, e adormeci no meu acampamento ao som de uma festa berbére numa das aldeias próximas), mas difícil e não recomendada para quem sofre de vertigens. É relativamente frequentada por jeeps de empresas marroquinas que fazem o percurso de Ouarzazate para Marrakesh ou vice-versa e pretendem com este desvio dar aos turistas um saborzinho do off road, para além de mostrar a famosíssima aldeia de Ait Ben Hadou que foi palco de vários filmes. Fazem o percurso sobretudo de manhazinha cedo para evitar o muito calor (pelo menos o de Agosto que eu experimentei), e é fácil adivinhar pelas imagens que deve ser impraticável/perigosa durante alguma parte do ano. Os jeeps páram por vezes nas passagens mais difíceis para aliviar o peso (o carro bate em baixo). A parte mais difícil da pista é um colo de montanha acima dos 2000 metros com precipícios e um piso terrível para scooters. Foi o único local em toda a viagem que a inclinação era tal que a scooter não subia sozinha e tive que ajudar com os pés... :smile: Havia turistas que pediam para sair de vez em quando por causa das vertigens. Em Telouet, depois da parte difícil, para os turistas das viagens organizadas, há um chazinho de menta à espera... :smile:

Algumas imagens tiradas do vídeo:

A bicha da pista! Para os jeeps que me seguiam passarem, tive que encostar muito bem à direita. As vistas são uma loucura (boa!)

Imagem

Um jipe cheio de turistas franceses e suiços que me ultrapassou a caminho do passe de montanha da pista.

Imagem

O tipo de terreno/piso. A máquina infernal que eu tripulava vê-se no cantinho superior esquerdo.

Imagem

Cá está ela! :lol:

Imagem

O enquadramento do meu acampamento na noite que passei nessa pista, ao som longínquo de um instrumento de cordas berbére. Não falta a água corrente, nas proximidades! :smile:

Imagem

A zona mais crítica da pista para quem tem mais vertigens e onde os 3.8 cv da Honda Today não chegavam para esta avançar! :surpresa:

Imagem

O panorama típico por estes lados.
Imagem

Tenho algumas dúvidas que estas pistas estejam acessíveis ou exista uma perigosidade razoável circular nelas, em estações que não o Verão.

Venha de lá o resto da vossa história! :lol:

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta mai 08, 2009 4:20 pm 
Desligado
Experiente

Sempre que apresentares fotos e relatos como esse estás autorizado a sequestrar este topico! :bigsmile:

Durante os quase 12 meses que andei a ler, pesquisar e planear esta viagem a Marrocos, li muito... muito mesmo. No AdvRider no UKGSers, no Nomads devo ter lido quase todos os "Ride Reports" de Marrocos que por lá andam e sabia de antemão que estas 3 pistas seriam as mais dificeis.

As de Jaffar e Ait Ben Hadou/Telouet pelas subidas ingremes com curvas muito fechadas e falesias a ladear, e a de Merzouga-Zagora pelas constantes travessias de Oueds mas acima de tudo por ser uma pista muito longa e dificil (80km) completamente isolada da civilização com zonas muito rapidas e pequenos e grandes poços de areia disfarçados.

Imagem

Essa foto de Ait Ben Hadou é das mais elucidativa que já vi e provoca calafrios a qualquer motociclista de bom senso! ...e não me deixa duvidas preferia de longe fazê-la numa Scooter de 60kg que numa GSA carregada de 300 e tal! :fixe:

Da minha proxima incursão tenciono fazer as três... mas também levar metade da tralha!!! :lingua:

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mai 09, 2009 12:54 am 
Desligado
Veterano

Registado: sexta jun 13, 2008 8:57 pm
Pedro Cabral Escreveu:
Sempre que apresentares fotos e relatos como esse estás autorizado a sequestrar este topico! :bigsmile:

Durante os quase 12 meses que andei a ler, pesquisar e planear esta viagem a Marrocos, li muito... muito mesmo. No AdvRider no UKGSers, no Nomads devo ter lido quase todos os "Ride Reports" de Marrocos que por lá andam e sabia de antemão que estas 3 pistas seriam as mais dificeis.

As de Jaffar e Ait Ben Hadou/Telouet pelas subidas ingremes com curvas muito fechadas e falesias a ladear, e a de Merzouga-Zagora pelas constantes travessias de Oueds mas acima de tudo por ser uma pista muito longa e dificil (80km) completamente isolada da civilização com zonas muito rapidas e pequenos e grandes poços de areia disfarçados.

Imagem

Essa foto de Ait Ben Hadou é das mais elucidativa que já vi e provoca calafrios a qualquer motociclista de bom senso! ...e não me deixa duvidas preferia de longe fazê-la numa Scooter de 60kg que numa GSA carregada de 300 e tal! :fixe:

Da minha proxima incursão tenciono fazer as três... mas também levar metade da tralha!!! :lingua:

Abraço

Pois é... em Fevereiro fizemos de Telouet / Hait Ben Hadou e tenho a dizer que foi violento!

Tinha a mota apenas à um mês e a experiência com a mesma não era muita.

Confesso que a meio da pista já não sabia se haveria de voltar para trás ou continuar em frente:embaraço:

Os últimos kms foram sem duvida os mais complicados e valeu a ajuda do Pedro Silva, que foi incansável ao ajudar-me nessa parte do percurso.

No próximo ano quero lá voltar com um jipe de apoio e fazer as mesmas pistas entre outras com o minimo peso possível e levar pneus cardados.

Abraço PIRATA:fixe:

https://www.facebook.com/PIRATINHA.LM[font=Comic Sans MS][/font]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 104 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal