obelix_xxi Escreveu:
Dizem muitos, eu subscrevo... 20w50 mineral.
Há quem diga o 10w40 mas após o ter visto evaporar na minha RT 1150 numa viagem até Jerez jurei para nunca mais....

Evaporar ???

De Verão em climas quentes como o do Sul de Espanha, é possível que a graduação 40 possa ser baixa e 50 ser mais adequado (mantém maior viscosidade em altas temperaturas).
A graduação mais indicada deverá constar no manual do proprietário, que é a Bíblia que devemos religiosamente respeitar, frequentemente até em função da época do ano/clima.
20W50 deverá ser correcto para o Verão e para o Sul de Portugal, enquanto que 10W40 é genericamente uma boa escolha para o Norte. No sítio onde moro 10W40 cai muito bem e é recomendado pelos fabricantes dos motores das minhas motos.
Para um uso normal (ou seja, um gajo que não anda na
red line a toda a hora

) não creio que seja necessário usar um semi-sintético como o Castrol GPS, deve ser perfeitamente adequado usar um mineral de boa qualidade e trocá-lo dentro dos períodos recomendados no manual do fabricante.
Quem usa semi-sintéticos como o Castrol GPS, de quantos em quantos mil troca de óleo?
Quanto a marcas, eu não ligaria muito. O importante são as especificações SAE e API que devem ser pelo menos as indicadas no manual.
Zé Paulo.