Data/Hora: domingo jun 22, 2025 10:53 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 104 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sábado mai 09, 2009 3:41 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
Vá, para se irem entretendo, aqui vai uma primeira brincadeira com o footage que praqui tenho.
Está curto e simples, mas tendo em conta que ando atolado em trabalho e foi feito em 2 horitas de insonia dêem-se por contentes :lol: :lol:

Imagem

Abraços a todos!


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mai 31, 2009 11:27 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
Mensagens: 512
Localização: Torres Vedras
Aqui vai a conclusão da cronica:


Dia 6

O dia amanheceu com um sol radiante, o pequeno almoço servido pelo albergue estava
mto bom. La fomos arrumando a tralha, voltar a encher os pneus, e pronto estamos
prontos para a aventura. Voltamos por uns momentos as dunas para uma
foto de grupo e “apanhar” um bocadinho de areia laranja como recuerdo daquelas
paragens. Ultimas fotos tiradas e ai vamos nos a caminho de Taouz, para mais uma etapa
que esperávamos ser durinha (antes ainda demos um saltinho a Merzouga para re-atestar
as motas). Antes de chegarmos a Taouz a Africa Twin começa a relevar sinais de
que algo se passa com ela, acelerando a fundo não passa dos 70/80Kmh, esta sem forca,
custa a andar, o que nos deixa apreensivos tendo em conta os planos do dia. Chegados a
Taouz, decidimos que a AT vai por estrada ate ao objectivo do dia, Zagora. Assim o Nuno
e André seguem por estrada ate Zagora, enquanto a restante comitiva aponta para a pista do
Dakar com o objectivo de chegar a Zagora. Esta um calor demolidor, se em
Abril esta assim, em Agosto nem quero imaginar. La arrancamos nas calmas, a pista
revela-se algo dura, com as penduras a queixarem-se um bocadinho, mas la vamos
progredindo. O piso eʼ uma mistura de areia, calhau, lama seca, com poços de areia pelo
caminho. Há um transito de camiões neste trajecto inicial que usam a pista para ir e voltar
a uma mina algures por ali. Eu sigo em ultimo, vou a um ritmo mais calmo. Passa por mim
um tipo numa mobilete e vai em busca do primeiro do grupo, o P. Barroso. Laʼ o consegue
apanhar (o tipo parecia que estava a andar em alcatrão, a voar baixinho e na maior no
meio da pista) e faz sinal para pararmos. Começou por nos dizer que a pista era mto dura
e que havia um grande Oued que era impossível nos conseguirmos passar por causa da
sua extensão e do tipo de terreno. Dizia ele que existia uma pista mais a norte onde o
Oued era mais “simpático”, onde já poderíamos passar com mais calma, sendo também o
piso da pista mais soft para as nossas motas. Ofereceu-se para nos guiar por la, e apos
algumas conversações decidiu-se continuar na mesma pista, agradecendo os conselhos
do amigo Marroquino, rejeitando a sua proposta. Voltamos então ʻa dura pista e pouco
tempo depois de termos deixado o amigo marroquino para trás, vejo ʻa minha frente a Adv
do Pedro caída no chão. Passo por ele e percebo que o assunto eʼ grave, faço sinal ao
Barroso para encostar. Paradas as motas em segurança, voltamos para auxiliar o Pedro
que estava em choque, felizmente sem qualquer mazela. A areia junto da mota estava
negra. Ao cair, o embate numa pedra abre um buraco na tampa da cabeça do cilindro,
junto ao parafuso. A viagem da Adv por Marrocos tinha chegado ao fim. Sem termos
meios para reparar esta situação, com o calor a apertar cada vez mais, decidimos nos
abrigar do sol por baixo de uma árvore que por milagre estava ali perto e decidir o que
fazer. Estávamos isolados, sem rede de telemóvel, pelo que decidimos que uma mota
voltaria a Taouz em busca de meios para tirar dali a mota, assim como tentaria entrar em
contacto com o Nuno e o André. O Pedro continuava em choque, eʼ duro ver a nossa
mota incapacitada e ver os planos/sonhos a irem por agua abaixo, ainda por cima a uns bons
quilómetrosde distancia de casa. Como em Marrocos tudo se resolve, la conseguimos
forma de um trator nos ir buscar a GSA e traze-la de volta a Taouz. Voltamos para trás e
iríamospassar o resto do dia nessa localidade, a aguardar pela recolha da mota pela
assistência em viagem. Não tínhamos noticias do Nuno/André, os telemóveis andavam
marados. Enquanto esperamos, deu para tudo, desde jogar ʻa bola com os miúdos a
comer uma bela salada marroquina. La chega finalmente a “assistência”, mota carregada
e apontamos em direcção a Erfoud. Entretanto temos noticias do Nuno, contamos as
novidades, sabemos que eles estão bem, sugerimos que ele tente reparar a mota em
Zagora e combinamos encontrar com ele no dia seguinte em Marrakech. Ate Erfoud por
estrada fomos curtindo a paisagem, tirando umas fotos e assistindo ao por do sol.
Chegamos, bebemos um chá de menta enquanto aguardamos pelo Pedro e a
“Assistência”. Toda a burocracia de entregar a mota para ser despachada para Portugal,
eʼ uma situação meio manhosa e obriga a mtos euros em roaming. Ja exaustos la
arrancamos ʻa caça de sitio para ficar. O Pedro vai a pendura do Paulo Cruz ate
Marrakech. Após um dia cheio de peripécias la tomamos o banhinho quente e
retemperamos forcas para o dia a seguir.

Dia 7

Acordamos bem dispostos, tomamos o pequeno almoço reforçado e piramo-nos em
direccao a Marrakech. Temos noticias que a AT continua por reparar, após diversas
tentativas. Confirma-se a mesma o meeting point em Marrakech sendo que em Ourzazate
fazemos ponto da situação. O caminho ate Ourzazate faz-se em ritmo acelerado (parte
dele ja o tínhamos feito antes). Para-se para um cafezito, gasolina, xixi e logo nos
fazemos ʻa estrada de novo. Chegamos a Ourzazate ʻa hora de almoço. Não
conseguimos comunicar com o Nuno/Andre outra vez. Não tendo noticias deles (ao que
viemos a saber por falha das redes de telemóvel), ja de pança cheia arrancamos para o
Atlas a caminho de Marrakech. A paisagem muda. Voltamos a montanha. O sorriso nos
lábiosvolta a ser imenso. Paisagens de cortar a respiração e umas curvas deliciosas.
Como havia ritmos diferentes ficamos de nos encontrar mais ʻa frente. Cada um curtiu o
trajecto ʻa sua maneira, e todas foram intensas. Paragem para um chá e la esta o sorriso
na cara de todos, estamos a delirar com o que estamos a viver. Continuamos sem
sinais do Nuno/André. Retomamos a viagem, vemos o por do sol “on the run”, Marrakech
eʼ já ali. Chegamos ja de noite. O transito eʼ o caos, e para mim que não gosto de
confusõesrevela-se ainda mais caótico. As voltinhas em busca de sitio para dormir
deixam-me em autentico stress e então acidentalmente saco um mega cavalo na
GS, para por em sentido tudo e todos. Por milagre fui parar ao passeio, sem ter ido ao
chão. Era hora de parar. As horas de condução, o cansaço acumulado dos dias, os
azares, estava tudo presente naquela hora. Decidimos que enquanto o Paulo procurava
sitio para ficar, nos ficaríamos a recuperar ali mesmo. Após algumas sondagens, decide-se
apontar ao Ibis. Malas desfeitas, banho tomado, hora de procurar comidinha.
Entretanto temos noticias que a AT esta na mesma. Saiu de Zagora sem estar reparada e
estão naquele momento em Ourzazate. Fica combinado encontro para o dia seguinte em
Marrakech. Ja era tarde, a fome era muita, nao resistimos e fomos dar umas trincas nuns
hamburguer's do McShit. Enquanto uns voltaram para o hotel, outros ainda foram ver
Marrakech by night.

Dia 8

Com o Nuno/André a caminho, olhamos para o calendário e decidimos que ficaríamos
este dia em Marrakech sem tocarmos nas motas. Aproveitaríamos para ver a cidade e
recuperar baterias ao máximo. Enquanto estamos a planear o que fazer, la aparece a
Malta. Beijos e Abraços, contar as novidades, por a conversa em dia. O Nuno esta KO por
a sua AT não desenvolver, decide enviar a mota por seguro, mas a confusão instala-se
com a seguradora. (esta eʼ a parte em que devíamos ter lido as letrinhas pequeninas dos
contratos de seguro que assinamos). Conclusão: A seguradora não leva a mota do Nuno
para Portugal, mas sim para a oficina Marroquina mais próxima para a reparar. Enquanto
o resto do grupo deambula por Marrakech, o Nuno e a Marcia passam um mau bocado
com os meandros da reparação e da seguradora, e só ao final do dia a situação fica
resolvida com a AT a voltar a trabalhar normal outra vez. O resto do grupo andou a
conhecer a medina por dentro, a comprar umas souvenirs, a negociar com os
marroquinos, a ver cenas exóticas, a apreciar a cultura marroquina. Após jantarmos na
famosa praça de Marrakech, apontamos (via charrete) ao hotel onde nos encontramos
com o Nuno. Para ele, a Marrakech que nos vimos passou ao lado.

Dia 9

O dia acordou cinzento. Ainda ontem estavam 40 graus e hoje só falta começar a chover.
Tomado o pequeno almoço, malas feitas, dizer adeus a Marrakech e seguir viagem, pois o
dia ia ser longo. Tínhamos o objectivo de ir dormir a Tarifa ainda neste dia, mas como
queriamos passar pelas cascatas de Ouzoud, iria ser uma etapa contra relógio para se
conseguir apanhar o ultimo ferry. O trajecto ate as cascatas foi o cenário típico
marroquino, andamos bem e chegados as cascatas ficamos de boca aberta com a
dimensão do cenário natural que tínhamos pela frente. Decidimos almoçar por ali,
comemos umas panquecas gigantes por 50cent com um belo chá a acompanhar.
Voltamos a estrada e de Ouzoud ate ʻa nacional apanhamos um belo troço de estrada de
montanha, com mtas curvas e belas paisagens. Voltando ʻa rota para Tanger foi rolar a
ritmo elevado ate Tanger. Chegariamos a Tanger ja de noite, na companhia da chuva.
Entramos no Porto 15min depois da hora oficial de partida do ferry, julgamos que
estariamos tramados, mas gracas a mais rapida passagem de fronteira de marrocos que
deve ter existido la embarcamos. Chegados a Tarifa estavamos exaustos. O cansaco da
viagem, juntamos com o dia intenso tinha-nos deixado KO. Ahhh e a chuva.... essa tava
de volta mais uma vez.

Dia 10

Ultimo dia. Chuva e vento forte. Moral um pouco em baixo tendo em conta a meteorologia,
ate Sevilha foi chuva e mais chuva, com vento forte. Duro. A partir daqui o tempo comeca
a levantar e ja se ve o sol ao longe. Curtimos a estrada de Aracena ate entrarmos em
Portugal. A KTM ainda brincou ʻa falta de gasolina, mas por milagre la se aguentou ate a
bomba mais proxima. Com o porco preto no bucho, solinho e boa disposicao la
arrancamos ate Lisboa/Porto. A viagem tinha chegado ao fim.

_________________
Ricardo Andrés ||| BMW R1200GS ||| KTM 690 Enduro R


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mai 31, 2009 11:43 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
Mensagens: 512
Localização: Torres Vedras
Em meu nome, e dos meus companheiros de viagem, quero deixar registado o meu muito obrigado à Motomil, nomeadamente ao João Monteiro, por todo o apoio e disponibilidade dados à realização desta viagem.

Um bem haja para ti João e para toda a família Motomil.

Grande Abraço.

_________________
Ricardo Andrés ||| BMW R1200GS ||| KTM 690 Enduro R


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mai 31, 2009 11:45 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
Mensagens: 512
Localização: Torres Vedras
Aproveito para deixar mais umas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Ricardo Andrés ||| BMW R1200GS ||| KTM 690 Enduro R


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mai 31, 2009 12:26 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
Mensagens: 512
Localização: Torres Vedras
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Ricardo Andrés ||| BMW R1200GS ||| KTM 690 Enduro R


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mai 31, 2009 12:28 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
Mensagens: 512
Localização: Torres Vedras
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
Ricardo Andrés ||| BMW R1200GS ||| KTM 690 Enduro R


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mai 31, 2009 11:01 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Mensagens: 1322
Localização: Setúbal
Mas que excelente crónica e belíssimas fotos....
Os meus mais sinceros parabéns a todos...:smile:

_________________
Imagem
'88 Honda NX 650 Dominator :rob:
'09 BMW R1200GS Adventure "Helga" :rolleyes2:
ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo mai 31, 2009 11:44 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Vocês foram temerários, ao lançarem-se nas pistas entre o Erg Chebbi e o vale do Draa com penduras! A distância é considerável, o clima tórrido, e possivelmente a pista difícil. Em Agosto, o Sul, em torno do Erg Chegagga é um forno difícil de descrever... Posso-me enganar, mas o marroquino que vos tentou desviar para uma pista mais a norte, cheira-me a "caça ao turista" para uma voltinha de camelo ou coisa que o valha. Aconteceu-me tantas vezes no ano passado que imagino imediatamente coisas destas... :smile:

Muito obrigado, Ricardo, pela excelente crónica e pela partilha das vossas magníficas fotos!

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jun 01, 2009 2:02 am 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: quinta fev 22, 2007 11:13 pm
Mensagens: 700
Localização: Porto
TodayAdventure Escreveu:
Vocês foram temerários, ao lançarem-se nas pistas entre o Erg Chebbi e o vale do Draa com penduras! A distância é considerável, o clima tórrido, e possivelmente a pista difícil. Em Agosto, o Sul, em torno do Erg Chegagga é um forno difícil de descrever... Posso-me enganar, mas o marroquino que vos tentou desviar para uma pista mais a norte, cheira-me a "caça ao turista" para uma voltinha de camelo ou coisa que o valha. Aconteceu-me tantas vezes no ano passado que imagino imediatamente coisas destas... :smile:


De facto as intenções do Marroquino eram obviamente de conseguir mais alguns Dirhams por nos fazer de guia e não se fazia nada barato, se bem me lembro pedia 300 ou 500 Dh! :mad2:

No entanto nós tinhamos as pistas estudadas, tudinho nos GPSs e não fomos na cantiga dele... não só pelo valor mas acima de tudo porque aquela pista tinha sido um dos nossos principais objectivos com a viagem.
A pista mais dificil e emocionante... relatos que lemos delas nos meses da preparação apontam para um dia inteiro para fazer aqueles 80 e tal kms de pista - um imenso desafio numa das zonas mais remotas, paisagens de cortar a respiração, muitas travessias de oueds, dunas, trilhos de pedra graúda, lagos secos, piso de todos os tipos com grau de edificuldade elevado... quem se tenha deixado encantar pelos relatos do Amitie no Nomads sabe bem do que falamos. :fixe:

A minha queda deu-se numa zona um bocado traiçoeira bastante rápida mas com poços de areia onde a 60km/h a direcção pregava uns sustos valentes.
Apesar de não aparatosa, nem mais ou menos espectacular que as quedas que tenho todos os fins de semana aqui pelas serras de Valongo e Alfena, senti-a como uma grande infelicidade, não só porque tinha andado meses a sonhar com aquela pista, mas porque imediatamente percebi que o os danos eram irreparáveis no local e o meu infortunio iria prejudicar também todos os outros que desejavam tanto quanto eu fazer a famosa pista ex-Dakar.

De resto esta viagem foi fértil em precalços com as motas, ora mecânicos, ora pneus e câmaras de ar, ecrãns, e outros que um a um e sempre com grande trabalho de equipa íamos solucionando, de forma que não só serviu para estreitarmos muito os laços dentro do grupo, como levamos uma injecção de precalços mecânicos que nos deixou preparados para uma volta ao mundo. :lol:

Nenhum dos percalços no entanto chegou para arrefecer o calor da aventura que vivemos, o companheirismo, a riqueza do país e suas gentes - foi sem duvida a viagem que mais me marcou, e mal posso esperar por lá voltar para ver o que ficou por ver e fazer as pistas que não pudemos fazer!

Foi uma viagem fenomenal, e vivida intensamente - encheu-nos a alma e isso é o mais importante! :smile:


Algumas fotos para terminar:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jun 01, 2009 1:01 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: segunda set 10, 2007 4:01 pm
Mensagens: 54
Localização: SINES
Brutal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jun 01, 2009 4:28 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Mensagens: 1322
Localização: Setúbal
Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Muito Bom....
:smile::smile::smile::smile::smile:

_________________
Imagem
'88 Honda NX 650 Dominator :rob:
'09 BMW R1200GS Adventure "Helga" :rolleyes2:
ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Parabéns
MensagemEnviado: terça jun 02, 2009 9:51 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: sexta ago 03, 2007 2:33 pm
Mensagens: 135
Localização: MEM MARTINS
Boas...

Depois de ver as fotos e reler o relato fico ainda com mais vontade de lá voltar...acho que...bem...pensando bem...ou não pensando,não sei...

Olhem....depois das maravilhosas fotos vou voltar.E parto já amanha.

Quem me acompanha?Vamos uma semaninha e voltamos enquanto o rabudo esfrega um olho...que dizem?

Agora a sério,muito bom o relato e as fotos estupendas.

Parabéns à malta.

Boas curvas

_________________
Veijos e juízo na estrada...

Tchill :suspicious:


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: Parabéns!!!
MensagemEnviado: terça jun 02, 2009 11:40 pm 
Desligado
Iniciante
Avatar do Utilizador

Registado: quinta ago 23, 2007 5:22 pm
Mensagens: 320
Localização: Vialonga
Tenho que vos tirar o chapéu!

Muito boa reportagem fotográfica e temerários participantes.

Muitos parabéns mesmo!

_________________
Paulo Fernandes
K1300S
http://www.olhares.com/pmcf75

Imagem


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: eerrr
MensagemEnviado: sexta jun 05, 2009 12:17 am 
antoniocharlesfernandovanessadakotavanessajeremiahjordyneduardomelissa


Topo
  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 104 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal