Olá,Muito se fala neste e noutros fóruns sobre tudo e todas as marcas que não fazem o que deviam quando deviam, não cumprem as suas obrigações, não querem saber dos seus clientes, etc, etc…Será que os clientes e proprietários cumprem as suas obrigações? Será que sabem sequer quais são? Duvido… Também trabalho com clientes, também leio reclamações, também sou consumidor, também reclamo e também sei as minhas obrigações…Muito se escreve nestes fóruns sobre as marcas, este (fórum) escreve sobre a BMW, e não querendo ferir susceptibilidades, muitas “falsas verdades” se escrevem, não só neste fórum mas em todos.Comparar Portugal e Espanha é saudável, e gostava muito, mesmo muito que algum dos clientes BMW que aqui escreve visitasse um concessionário Espanhol, porque falar sem conhecimento de causa é fácil mas perigoso… a rede de concessionários em Portugal evoluiu tremendamente nos últimos anos, façam um exercício… comparem com a situação de alguns anos atrás… Se está tudo perfeito? Se todos os concessionários têm um atendimento perfeito? Não, não está tudo perfeito, nem todos os concessionários têm um atendimento perfeito… a “corrente é comprida: começa da Alemanha (BMW AG), passa por Portugal (BMW Portugal), passa pela rede de concessionários, e acaba em todos nós, os clientes… sim porque nós também temos responsabilidades…Mais uma vez não querendo ferir susceptibilidades, falar da Alemanha… a Alemanha é como a tradição… já não é o que era…Voltando um pouco atrás, às obrigações dos consumidores/utilizadores, alguém (com certeza que sim), todos (se certeza que não) sabem lavar/limpar o vidro pára-brisas da moto que possuí? Reclamar é fácil, escrever também. Reclamar que a moto tem ferrugem aqui e ali é fácil, será que lavam as motos seguindo as recomendações que a marca faz? Para as marcas, pagar é fácil, mas porquê pagar se a moto apresenta má utilização/manutenção? Porque é uma BMW? Ou é uma Honda? Ou é uma outra qualquer? Os “pseudo-problemas” são muito comuns pelos fóruns, o efeito “arrastamento” se a dele teve este problema a minha também deve ter, vamos lá reclamar… este fenómeno existe mesmo, e cabe às marcas e aos concessionários tentarem deslindar se é realmente um problema ou não e depois… a reclamação aparece porque: “eu li no fórum e este modelo tem este problema”! Como disse atrás as marcas (todas) têm deveres e obrigações, mas nós (todos) consumidores também temos deveres e obrigações… e quando se critica por criticar ou reclama por reclamar não é o caminho correcto. As reclamações são bem-vindas, assim as marcas evoluem mas, desde que elas tenham fundamento... e nem, sempre têm... Não aqui estou a defender as marcas, ou os concessionários, ou os clientes, estou apenas a chamar a atenção para a falta de informação que estes fóruns muitas vezes geram pela falta de informação ou de “localização” das situações relatadas.Quero deixar uma coisa bem clara: não tenho nada contra os fóruns, acho que são uma ferramenta útil, também os frequento, mas dentro do razoável e com o cuidado de interpretação e compreensão que cada texto merece. Tenho a certeza que o caso do João Vasco está a merecer a maior atenção e cuidado porte dos os elos da “correcte” que forma a BMW.Boas curvas,Silva
|