Boas, retomei após um interregno de 10 anos, a obcessão por duas rodas, indo começar a tirar a carta mais dia menos dia.
Tenho 35 anos, 1,80 m e 95 Kg (

).
As razões que me levam a colocar aqui algumas questões, prende-se com a necessidade de "inputs" sobre o modelo a adquirir (para além de ir "alimentando" enquanto as coisas não se concretizam).
Digamos que pretendia comprar uma BMW na onda dos SUV's (de acordo com a adjectivação de um membro aqui do forum

).
Desde logo, de acordo com a informação teórica recolhida até ao momento, a escolha ideal seria uma F650 (before 2008), pela docilidade e fiabilidade. No entanto:
- Pretendo ter a capacidade de ir para fora de estrada. Não que vá fazer trial, mas que me permita andar em terra (claro que tenho de aprender e por isso planeio algumas incursões ao curso motoexplorers)
- ADORO!!!! a F800 GS, quer dizer, a minha mota predileta de sempre era a 1200 GS, mas é HARA KIRI ou pelo menos masoquismo começar por aí. Além de que no papel a F800 GS é a que melhor se adequaria á utilização te ambiciono dar.
- A F800 GS é sem duvida uma mota alta, e têm me dito para não sair do stand sem protecções por que é certinho garantido que vou ao chão com ela.
- Por outro lado a F800 GS não deixa de ser algo dispendiosa para primeira mota, e por consequencia mais sujeita a quedas
Bem se puser de lado a f800 GS (e lá se vai a paixão, algo muito importante no processo irracional e irresponsavel de acordo com a maioria dos CEOs lá de casa), sobram duas hipoteses: a F650 GS (nova) e a G650 GS (nova).
Bem eliminando a paixão estas tambem tão fora pelo factor preço (novo).
Voltando para as antigas f650, a minha preferencia (claro que estética) vai para a DAKAR. Mas será esta "demasiado alta" e ficando com os mesmos problemas da f800 GS?
Será que uma F650 "normal" servirá para apanhar lama (uso como referencia o curso do motoexplorers, não digo que a vá submeter frequentemente a essas condições, mas é certinho que o farei pelo menos uma vez).
Que tipo de problemas/preocupações devo esperar ou estar atento numa F650 (de determinado ano) se a adquirir em segunda mão?
Obrigado pela paciencia de lerem isto até ao fim.
Abraços
PS: Ainda me aconselharam outras motitas, tipo Honda NX4, mas está fora de causa. Fiquemo-nos pelas BMs.