Viva
Tens razão Luís, levar os penus aos limites no dia a dia, ou memso em dias especiais muitos raramente se faz, mas eu gosto de saber que ainda tenho margem para as surpresas. Como por exemplo ter de me atirar aos travões numa curva em que já me ia a esticar um bocadito.

Não só gosto do BT-020/021 para trás como até uso BT-012 à frente.
Gosto desta combinação porque além de ter aderência para dar e vender, ainda tenho a, para mim, vantagem de o desgaste ser mais ou menos simultâneo pelo que quando mudo, mudo os dois. Usando BT-020 à frente ainda tinha meio pneu quando o detrás chegava ao fim e acho a moto estranhíssima quando tem um penu novo e outro já bastante gasto.
O inconveniente maior é que o 012 escadeia num ápice, mas não lhe noto grande perda em termos de segurança, apenas perco em conforto, mas eu abro fácilemnte mão disso em favor da segurança.
Já tive outros penus que me ofereciam grande segurança em termos de aderência, mas só ao fim de muitos kms é que estavam em condições (quentinhos). Para quem anda diáriamente nas voltinhas sub-urbanas não era grande negócio pois na maioria das deslocações eram feitas com os pneus frios.
Claro está que isto é o "meu caso", para outras motos e tipos de utilização as condicionantes serão diferentes e como tal também as opções em termos de pneus, e não só, o devem ser.
Abraços
Jorge Ferreira