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MensagemEnviado: quarta set 23, 2009 3:25 pm 
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Mt se fala acerca da legalidade o xenon, o que é certo é que a apenas se pode aplicar em veiculos que tenham regulação automática do farol e lava faróis. Relativamente a esta última vejam o seguinte:

"...tive uma formação no CEPRA em que o formador é o mesmo que dá formação aos inspectores do IPO..tecnicamente desde que tenhas regulação automática do farol (que os e46 ja trazem de origem) e jactos lava farois passa..agora em relação aos jactos lava farois resolvi bem a situação..apliquei uns jactos dos mijas todos xpto´s na pestana debaixo do farol onde os originais tem o jacto lava farol e molha o farol todo para calar os gajos.. o que me lixa ja para nao ser mais explicito é que segundo o formador o jacto lava farois serva PARA NOS PAÍSES FRIOS DESCONGELAR O GELO NOS FAROIS QUE É ALGO QUE A LAMPADA DE XENON QUE COMO NÃO AQUECE NÃO FAZ..em portugal leis da treta que ca nao servem para nada,pk qd o farol congela quase ng sai a porta para fora..." in clubebmwportugal.com/forum/

O que é certo é que para os carros, tem havido implicações nas inspecções peridodicas, para as motas, enquanto a IPO não foi aplicada, andamos mais descansados.

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MensagemEnviado: quinta set 24, 2009 2:28 pm 
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EAGonçalves Escreveu:
Obrigado pela explicação!

Se colocar irei optar pelos 4300K...gosto da luz o mais branco possível...sem qualquer azul.

O problema é quem me instala o kit! Sou do Porto?

Paulão, conheces alguém aqui perto que trate destes assuntos (mas serviços em condições)?


Não é preciso ninguém ... o kit monta-se quase sózinho :lol:

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LRocha


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 Assunto da Mensagem: LEGALIDADE DO XÉNON
MensagemEnviado: quinta set 24, 2009 6:04 pm 
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Registado: sexta set 18, 2009 7:42 pm
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Localização: Porto
Contactei o IMTT (instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres) no sentido de me elucidar, com uma base credível, sobre a legalidade da instalação de faróis de xénon nas motos. Passo a citar a resposta:

[color="Teal"][color="DarkRed"]Em relação ao seu pedido de esclarecimento abaixo, informamos o seguinte:

Deve contactar o representante da marca do seu veículo para saber se a homologação do mesmo contempla a possibilidade da instalação dos faróis em causa.
Em caso afirmativo, todos os componentes que forem instalados devem estar homologados para o modelo do veículo.
Por fim, lembramos que os veículos equipados com faróis com fontes luminosas de descarga num gás (vulgarmente conhecidos por faróis de Xénon), pelo facto de emitirem um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, são obrigados a possuir dispositivos de limpeza dos faróis bem como dispositivos de regulação automática da inclinação vertical dos mesmos.
O facto acima resulta da aplicação do ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), que refere “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Mai[/color][/color]o


Conclusão: penso que com esta explicação fica claro que na minha moto (K1300S) não será permitido, pois na BMW dizem não ter esse opcional, nem ser possível colocar dispositivos de lavagem nem regulação automática da inclinação dos faróis.

_________________
[font="Trebuchet MS"]Cumprimentos
Elton Gonçalves
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MensagemEnviado: quinta set 24, 2009 6:32 pm 
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Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
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Localização: Ribatejo - Samora Correia
EAGonçalves Escreveu:
Contactei o IMTT (instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres) no sentido de me elucidar, com uma base credível, sobre a legalidade da instalação de faróis de xénon nas motos. Passo a citar a resposta:

[color="Teal"][color="DarkRed"]Em relação ao seu pedido de esclarecimento abaixo, informamos o seguinte:

Deve contactar o representante da marca do seu veículo para saber se a homologação do mesmo contempla a possibilidade da instalação dos faróis em causa.
Em caso afirmativo, todos os componentes que forem instalados devem estar homologados para o modelo do veículo.
Por fim, lembramos que os veículos equipados com faróis com fontes luminosas de descarga num gás (vulgarmente conhecidos por faróis de Xénon), pelo facto de emitirem um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, são obrigados a possuir dispositivos de limpeza dos faróis bem como dispositivos de regulação automática da inclinação vertical dos mesmos.
O facto acima resulta da aplicação do ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), que refere “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Mai[/color][/color]o


Conclusão: penso que com esta explicação fica claro que na minha moto (K1300S) não será permitido, pois na BMW dizem não ter esse opcional, nem ser possível colocar dispositivos de lavagem nem regulação automática da inclinação dos faróis.


Então ... mas as LT's, que estão homologadas para uso de lâmpadas de xenon, não têm "mija mija":huh:
Mas também como já têm tanta coisa não deve ser difícil instalar :lol: :lol: :lol:

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LRocha


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MensagemEnviado: quinta set 24, 2009 7:04 pm 
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:fixe:
LRocha Escreveu:
Então ... mas as LT's, que estão homologadas para uso de lâmpadas de xenon, não têm "mija mija":huh:
Mas também como já têm tanta coisa não deve ser difícil instalar :lol: :lol: :lol:


É pa não compliquem mais as coisas, as minhas motas todas têm xenon e foram já compradas com ele, se é legal ou não não me preocupa, nada!!! só vos digo que o resulatdo final é muito melhor que o normal...mai nada!!!:fixe: e quem tem medo compra um cão!!!:idea:

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MensagemEnviado: quinta set 24, 2009 10:38 pm 
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EAGonçalves Escreveu:
Contactei o IMTT (instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres) no sentido de me elucidar, com uma base credível, sobre a legalidade da instalação de faróis de xénon nas motos. Passo a citar a resposta:

[color=darkred]Em relação ao seu pedido de esclarecimento abaixo, informamos o seguinte:

Deve contactar o representante da marca do seu veículo para saber se a homologação do mesmo contempla a possibilidade da instalação dos faróis em causa.
Em caso afirmativo, todos os componentes que forem instalados devem estar homologados para o modelo do veículo.
Por fim, lembramos que os veículos equipados com faróis com fontes luminosas de descarga num gás (vulgarmente conhecidos por faróis de Xénon), pelo facto de emitirem um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, são obrigados a possuir dispositivos de limpeza dos faróis bem como dispositivos de regulação automática da inclinação vertical dos mesmos.
O facto acima resulta da aplicação do ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), que refere “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Mai
[/color]o



E por acaso explicaste que a BMW também tem motos???????

Se fores ler o decreto lei... nada é referido no que diz respeito a motos... cambada de tótós!!!!!!!:lol: :lol: :lol:

Para informação coloquei nos médios e num dos maximos, isto anda muito... requer boa visibilidade!!!

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MensagemEnviado: quinta set 24, 2009 11:21 pm 
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Referi sim:
"Mensagem: Boa tarde, Gostava de saber se os sistema xénon em motociclos é legal ou nao? de notar que nao se trata de xénon de origem, mas sim os conhecidos kit´s xénon. obrigado"


De notar que o Regulamento n.48 UNECE, que o IMTT referiu, é aplicável aos veículos de categoria M, N e O, sendo que, de acordo com o Decreto-Lei nº72/2000:
Categoria M: veículos a motor destinados ao transporte de passageiros com pelo menos quatro rodas;
Categoria N: veículos a motor destinados ao transporte de mercadorias, com pelo menos quatro rodas;
Categoria O: reboques, incluindo semi-reboques;

Assim sendo, como já foi referido, os motociclos não estão incluidos. tentarei contactar o IMTT e pedir novas explicações.

Não me importo de não cumprir 100% a lei....mas se não estiver a cumprir...quero saber! :)


Até breve

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MensagemEnviado: sexta set 25, 2009 12:23 pm 
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Mensagens: 112
Localização: Vila Franca de Xira
Caro amigo... se colocares xenon vais estar ilegal!!!

No que diz respeito as autoridades... acredita que não te vão chatear ( desde que não tenhas os farois demasiadamente altos ).

Quando surgirem as tão badaladas inspeções para motos... aí vão chatear... mas acredito que muita legislação no que diz respeito a isto terá de ser alterada...

Bota o xenon nisso e "enrola" punho!!!!!!:smile:

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MensagemEnviado: sexta set 25, 2009 3:45 pm 
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Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
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Localização: Ribatejo - Samora Correia
Antonio Escreveu:
Caro amigo... se colocares xenon vais estar ilegal!!!

No que diz respeito as autoridades... acredita que não te vão chatear ( desde que não tenhas os farois demasiadamente altos ).

Quando surgirem as tão badaladas inspeções para motos... aí vão chatear... mas acredito que muita legislação no que diz respeito a isto terá de ser alterada...

Bota o xenon nisso e "enrola" punho!!!!!!:smile:



"Ma nada"
Dá-lhe António :smile:
Agora com montada nova é que vão ser elas :lol:

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MensagemEnviado: sábado set 26, 2009 1:47 am 
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Registado: terça mai 19, 2009 3:37 pm
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Localização: Oeiras
EAGonçalves Escreveu:
Contactei o IMTT (instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres) no sentido de me elucidar, com uma base credível, sobre a legalidade da instalação de faróis de xénon nas motos. Passo a citar a resposta:

[color=darkred]Em relação ao seu pedido de esclarecimento abaixo, informamos o seguinte:

Deve contactar o representante da marca do seu veículo para saber se a homologação do mesmo contempla a possibilidade da instalação dos faróis em causa.
Em caso afirmativo, todos os componentes que forem instalados devem estar homologados para o modelo do veículo.
Por fim, lembramos que os veículos equipados com faróis com fontes luminosas de descarga num gás (vulgarmente conhecidos por faróis de Xénon), pelo facto de emitirem um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, são obrigados a possuir dispositivos de limpeza dos faróis bem como dispositivos de regulação automática da inclinação vertical dos mesmos.
O facto acima resulta da aplicação do ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), que refere “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Mai
[/color]o


Conclusão: penso que com esta explicação fica claro que na minha moto (K1300S) não será permitido, pois na BMW dizem não ter esse opcional, nem ser possível colocar dispositivos de lavagem nem regulação automática da inclinação dos faróis.


Já li várias vezes o DL n.º 72/2000 e não percebo onde é que este Decreto Lei proíbe a utilização de xénon.

Sei que existe o Regulamento n.º 48 da ECE/ONU mas tendo sido transposto para a lei nacional onde é que o mesmo está adoptado. No DL n.º 72/2000 que o IMTT refere?


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MensagemEnviado: sábado set 26, 2009 1:51 am 
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EAGonçalves Escreveu:
Obrigado pela explicação!

Se colocar irei optar pelos 4300K...gosto da luz o mais branco possível...sem qualquer azul.

O problema é quem me instala o kit! Sou do Porto?

Paulão, conheces alguém aqui perto que trate destes assuntos (mas serviços em condições)?


Os kits que apresentam mais qualidade são da marca GT Hid e nessa marca os 6000k apresentam uma cor branca sem qualquer tonalidade azul. Os 4300k emitem uma luz amarelada e os 5000k um branco com ligeiros tons amarelos. A partir de 6500k a luz passa a ser azulada.

Conheço que possa instalar aí no Porto. Tem experiência.


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MensagemEnviado: sábado set 26, 2009 1:55 am 
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[quote="EAGonçalves"]Referi sim:
"Mensagem: Boa tarde, Gostava de saber se os sistema xénon em motociclos é legal ou nao? de notar que nao se trata de xénon de origem, mas sim os conhecidos kit´s xénon. obrigado"


De notar que o Regulamento n.48 UNECE, que o IMTT referiu, é aplicável aos veículos de categoria M, N e O, sendo que, de acordo com o Decreto-Lei nº72/2000:
Categoria M: veículos a motor destinados ao transporte de passageiros com pelo menos quatro rodas]

Não lhes dês é ideias. :bigsmile:


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MensagemEnviado: sábado set 26, 2009 2:39 am 
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Fixe, vamos lá por xénon de 6000k no "beículo carago"! Paulão, fornece-me então os contactos por favor. Mas o xénon compro-te a ti?


Em relação ao regulamento, tipicamente os regulamentos da CE não precisam de transposição para direito interno, ou seja, têm aplicação directa nos países. As directivas é que precisam de ser transpostas para a legislação nacional. talvez por isso no DL 72/2000 não encontres as exigencias do regulamento.

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MensagemEnviado: sábado set 26, 2009 1:22 pm 
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EAGonçalves Escreveu:
Fixe, vamos lá por xénon de 6000k no "beículo carago"! Paulão, fornece-me então os contactos por favor. Mas o xénon compro-te a ti?


Em relação ao regulamento, tipicamente os regulamentos da CE não precisam de transposição para direito interno, ou seja, têm aplicação directa nos países. As directivas é que precisam de ser transpostas para a legislação nacional. talvez por isso no DL 72/2000 não encontres as exigencias do regulamento.


Não tenho conhecimento de causa para contra-argumentar contudo julgo nem sempre será assim.
Existia um regulamento da UE que permite a utilização de película colorida nos vidros traseiros dos automóveis e o nosso país só há um ano e meio é que o adoptou à legislação nacional sob pena de pagar uma multa choruda. Sei porque nessa altura tive que criar uma petição que permitiu pressionar as instâncias indicadas e dar conhecimento deste facto ao Tribunal de Justiça Europeu.

Sim eu posso enviar o xénon por correio. Esse rapaz apenas instala, não vende. Passemos então a tratar tudo por PM. O meu contacto é o 965141122.


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MensagemEnviado: terça set 29, 2009 11:16 pm 
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Já tenho leds brancos SMD Alto Brilho para os mínimos que não dão erro nas BMW com canbus.


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