Data/Hora: sábado jun 28, 2025 2:58 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 01, 2009 7:24 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Esta lei é nova em Portugal, mas este foi um dos últimos países da UE a "deixar" que se conduzam 125(s) com carta de ligeiros. Pergunto se alguém conhece a história do que sucedeu noutros países onde se adoptaram semelhantes medidas, especialmente no Sul da Europa, em climas mais amenos, onde a mudança de legislação trouxe previsivelmente mudanças mais radicais de cenários nas cidades.

O que se terá passado noutros países parece-me uma base razoável para tentar prever o que se irá passar nos tempos mais próximos em Portugal e estimar se os nossos receios são ou não infundados...

Não esquecer também de pesar as enormes vantagens que esta lei potencia no descongestionamento do trânsito nas cidades.

Zé Paulo.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem: 125cc
MensagemEnviado: terça set 01, 2009 11:54 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta abr 27, 2006 1:41 am
Jorge Godinho Escreveu:
Pois...realmente é perigoso para todos os que circulam na estrada e nos "passeios", quando se apanha alguém a andar numa 125 cm3 que nem sequer numa bicicleta conseguia andar ! :wacko:

Esperemos que a selecção natural (chuva, frio, etc) e depois da febre inicial ter passado, que fiquem os condutores que realmente estão interessados em usufruir deste excelente meio de locomoção para a cidade.

Para nossa protecção....sempre que virem uma 125 cm3....dêem-lhe muitooooo espaço. :smile:

Desde já os meus parabens para todos que mal nasceram começaram andar de moto, eu infelizmente só aos 13/14 anos comecei andar as escondidas do meu pai e nao foi de moto mas sim de motorizada, claro que sou a favor da lei e foi dos que tiveram em 2005 na Assembleia da Republica com uma camisola a dizer "deixem-me conduzir".

Essa historia de dizer que os automobilistas nao sabem conduzir tem muito que se diga, só vos posso dizer que tive uma vespa 125 mudanças de punho e a minha Mulher (nao tem carta) era mais desemrascada que muitos Motociclistas.

Amigos

Muitos dos que hoje vão ter contacto com as 125cc mais tarde vão tirar a carta de MOTO é a evolução natural.

Se querem saber a minha opiniao todos deviamos-mos passar pelas 50cc ou 125cc pois ai é que esta a verdadeira escola.(reparem no desporto motoriozado)

Já agora antes de dizerem que falo assim porque estou no ramo das motos, só estou ligado as motos (profissionalmente) desde 2004 e se verificarem as marchas que houve pelos Rails (2001 acho eu)nas priomeiras filas ando por lá de ST1100.

A minha cara metada esta a 65% (convencida)para comprar uma 125cc.

Rui Baltazar
hoje de F 800 GS mas a 25 anos andava de 50cc- Boas Curvas dessas e das outras

www.touratech-portugal.com

Assunto da Mensagem: 125cc, 25 anos Porquê???
MensagemEnviado: quarta set 02, 2009 4:07 am 
Desligado
Iniciante

Registado: segunda set 22, 2008 12:03 am
Este tema e os comentários que acabei de ler têm muito que se diga, por isso cá vai

Acho fantástico que se possam conduzir 125cc só com carta de ligeiros.
1) Porquê só 125cc??? Porque não 1300cc???
O equilíbrio é o mesmo! Eu acho mais difícil andar de 125cc do que de 1300cc! Se não vejamos, a travagem é melhor, o motor mais suave, as embraiagens mais evoluídas, o centro de gravidade mais baixo! Não me venham dizer que é uma questão de potência, porque posso tirar a carta de ligeiros e conduzir um carro de 600hp, ou um moto 4 com 900cc, e não me venham dizer que se conduz da mesma forma de uma automóvel.
(A propósito, Sábado à tarde a Fontes Pereira de Melo é um óptimo sitio para um condutor inexperiente praticar um pouco, não tem praticamente transito nenhum!)
2) Porquê com mais de 25 anos?
Quer dizer um miúdo com 18 anos com carta de 50cc que tira a carta de automóvel não pode conduzir uma 125cc, mas um indivíduo com 25 anos que não sabe sequer andar de bicicleta só porque tira a carta de automóvel já pode.
É um raciocínio brilhante!!!

3) Eu sou a favor dos Exames de Condução!
Sou é contra a forma como são efectuados, se uma escola de condução pode ensinar a conduzir, também pode avaliar as capacidades de condução.
Façam uma avaliação contínua durante a aprendizagem é certamente a melhor forma de formar condutores, não em 45minutos com um estranho dentro da viatura a dar ordens para onde devem ir os examinandos.
Façam inspecções, exijam qualidade no serviço mas acabem com a vergonha dos Srs. Engenheiros Examinadores (como o Povo lhes chama).

4) Também sou a favor das inspecções obrigatórias!
A verdade é que mesmo com todas as falhas as inspecções melhoraram significativamente o nosso parque automóvel. Vejam o que podia ser feito nas motas! Pneus carecas, escapes super barulhentos, alterações ilegais!
Pena é que outras áreas não sejam sujeitas a inspecção, como as estradas e auto-estradas, a tinta das passadeiras, os semáforos, ou estacionamentos.

Para concluir, no meu dia-a-dia procuro ser cortês na minha condução! Conduzo defensivamente, procuro não colocar os outros em perigo, cumprimento os outros motociclistas (mesmo os das 50cc), agradeço quando um automobilista me facilita a passagem e não passo à frente de ninguém nas filas das portagens, também quando vou de automóvel não permito que o façam, acho que é falta de educação!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 02, 2009 10:37 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Luis Acciaioli Escreveu:

Eu também! E sou muito optimista acerca dos benefícios que esta lei proporciona. O tempo dirá se este optimismo é excessivo, mas se medidas destas resultaram noutros países, tenho todos os motivos para acreditar que resultarão em benefícios a médio e longo prazo em Portugal.

Luis Acciaioli Escreveu:

1) Porquê só 125cc??? Porque não 1300cc???
O equilíbrio é o mesmo! Eu acho mais difícil andar de 125cc do que de 1300cc! Se não vejamos, a travagem é melhor, o motor mais suave, as embraiagens mais evoluídas, o centro de gravidade mais baixo! Não me venham dizer que é uma questão de potência, porque posso tirar a carta de ligeiros e conduzir um carro de 600hp, ou um moto 4 com 900cc, e não me venham dizer que se conduz da mesma forma de uma automóvel.

Não concordo. Sou de opinião que se deve marcar algum limite e que 125 cc é mais razoável do que 50 cc e alarga o leque de situações de uso da moto. A razão para haver um limite é que conduzir uma moto de maior cilindrada requer um treino e domínio da máquina muito superior e que algum tipo de formação adicional deve ser pedida. Naturalmente a formação tem que ser feita com seriedade, o que não aconteceu há mais de 20 anos atrás quando fui tirar a carta!

Pode ser natural para um condutor de motos experiente que uma 1300 cc se trata de um veículo mais seguro, mas isso acontece porque já adquirimos a técnica e experiência necessárias e não nos colocamos no lugar de uma pessoa sem qualquer experiência em duas rodas.

Luis Acciaioli Escreveu:
2) Porquê com mais de 25 anos?
Quer dizer um miúdo com 18 anos com carta de 50cc que tira a carta de automóvel não pode conduzir uma 125cc, mas um indivíduo com 25 anos que não sabe sequer andar de bicicleta só porque tira a carta de automóvel já pode.
É um raciocínio brilhante!!!

Acho que o raciocínio que se deve fazer não é esse e a razão do limite dos 25 anos para mim não é difícil de entender. Prende-se essencialmente com tentar garantir uma certa maturidade à partida. Claro que há pessoas que nem aos 40 anos são suficientemente maduras para conduzir qualquer veículo e jovens que aos 18 anos são perfeitamente responsáveis e hábeis para conduzir motos potentes. Um caramelo de 25 anos que não se sabe equilibrar numa bicla tanto é uma tragédia ambulante de 125 cc como de 50 cc!

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 02, 2009 11:54 am 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Eu concordo com o incentivo à utilização de veículos de 2 rodas, uma vez que esta medida pode ser responsável pela redução do tráfego e poluição nas nossas cidades.

De qualquer forma não posso deixar de ser contra a ideia que um pessoa detentora da carta de ligeiras peque num veículo com estas características e possa circular com ele nas vias destinadas para o efeito, sem serem atestadas se tem as capacidades mínimas para o efeito por alguma entidade competente.

Eu acho que na pior das hipóteses devia ser efectuado um teste prático ás capacidades de condução em circuito fechado.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 02, 2009 12:38 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Elsyr Escreveu:
Desde já os meus parabens para todos que mal nasceram começaram andar de moto, eu infelizmente só aos 13/14 anos comecei andar as escondidas do meu pai e nao foi de moto mas sim de motorizada, claro que sou a favor da lei e foi dos que tiveram em 2005 na Assembleia da Republica com uma camisola a dizer "deixem-me conduzir".

Essa historia de dizer que os automobilistas nao sabem conduzir tem muito que se diga, só vos posso dizer que tive uma vespa 125 mudanças de punho e a minha Mulher (nao tem carta) era mais desemrascada que muitos Motociclistas.

Pessoalmente fui federado em 1976, com apenas 8 anos. No entanto e por alguma força da minha mãe, talvez por estarmos ligados ao ramo das 2 rodas, estive vários interregnos na condução de veículos de 2 rodas. Depois de estar cerca de 20 anos sem andar num veiculo de 2 rodas, reconheço que existe quem tenha começado mais tarde e faça mais "habilidades" já que eu, por exemplo, nunca fui muito dado a acrobacias.
Parte da questão não é os automobilistas não saberem andar de mota mas sim não saberem, sequer, equilibrar-se numa bicicleta e é aqui que começa o perigo :huh:
Por minha falha não me lembrei de filmar a cena na Fontes Pereira de Melo :huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 02, 2009 1:46 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quinta abr 27, 2006 1:41 am
LRocha Escreveu:
QUOTE=Parte da questão não é os automobilistas não saberem andar de mota mas sim não saberem, sequer, equilibrar-se numa bicicleta e é aqui que começa o perigo :huh:
Por minha falha não me lembrei de filmar a cena na Fontes Pereira de Melo :huh:

Boas

Sé nao se conseguem equilibrar de certeza que naõ vao longe, logo o perigo fica limitado.

E como é claro vai ter de ganhar equilibrio para se aventurar.(se um tipo cai de 20 em 20 mts esta lixado para chegar algum lado :lol: :lol: :lol: :lol: ).

um abraço

Rui Baltazar

www.touratech-portugal.com

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 02, 2009 6:12 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Luis Acciaioli Escreveu:
Este tema e os comentários que acabei de ler têm muito que se diga, por isso cá vai

1) Porquê só 125cc??? Porque não 1300cc???[font=Verdana][color=#4d4d4d]
[/color][/font]

[font=Verdana][color=#4d4d4d]
Luis Acciaioli Escreveu:
2) Porquê com mais de 25 anos?[/color]
[/font]

Talvez por uma questão de maturidade e experiência. Talvez não seja experiência em duas rodas, mas também conta nestas coisas de segurança.

Porque não 1300cc?? Por razões óbvias. Se nem quem tira a carta para mais de 500cc tem mãozinhas para uma mota dessas mesmo ao fim de 25 aulas de condução, como é possível pensar que um condutor sem experiência teria?

Nestas coisas há muitas diferenças entre uma mota e um carro, apesar de também concordar que um recém encartado de automóvel deveria ser limitado por um período de tempo de conduzir viaturas acima de uma certa cilindrada ou potência... por uma questão de maturidade e experiência uma vez mais.

[font=Verdana][color=#4d4d4d]
Luis Acciaioli Escreveu:
3) Eu sou a favor dos Exames de Condução![/color]
[/font]

Eu também... sempre pensei que todas as pessoas seriam obrigadas a fazê-lo, não sendo obrigatórias as aulas de condução. Para mim é uma falha.

Luis Acciaioli Escreveu:

4) Também sou a favor das inspecções obrigatórias!
A verdade é que mesmo com todas as falhas as inspecções melhoraram significativamente o nosso parque automóvel. Vejam o que podia ser feito nas motas! Pneus carecas, escapes super barulhentos, alterações ilegais![font=Verdana]
[/font]

Eu sou absolutamente contra sem uma compensação clara a nível de impostos, nomeadamente o selo e deixarem de equiparar uma mota a um carro a nível de pagamento de portagens.

Sem isto, as inspecções só servem para encher o bolso a um lobby. Pneus carecas, escapes barulhentos, etc... para isso existe a fiscalização e a policia. De que serve uma inspecção anual quando um pneu numa mota pode durar 2 ou 3 meses (a mim por exemplo)? De que serve as inspecções se eu meter o escape de origem e depois da inspecção voltar a trocar o escape e voltar a fazer outras alterações na mota?

Facilitar a vida a mangas de alpaca, que criam leis e impostos a torto e a direito, achando tudo muito bem e acreditando que é para nossa segurança só serve para nos enterrar em burocracias e impostos... infelizmente há muita gente assim.

E pena que também alguém possa achar que foram as inspecções periódicas que fizeram alguma coisa pelo nosso parque automóvel. O que fez alguma coisa pelo nosso parque automóvel foi a vaidade dos portugueses e o crédito "oferecido" e "metido" pela boca abaixo.

Luis Acciaioli Escreveu:
Para concluir, no meu dia-a-dia procuro ser cortês na minha condução! Conduzo defensivamente, procuro não colocar os outros em perigo, cumprimento os outros motociclistas (mesmo os das 50cc), agradeço quando um automobilista me facilita a passagem e não passo à frente de ninguém nas filas das portagens, também quando vou de automóvel não permito que o façam, acho que é falta de educação!

Talvez me tenha explicado mal mas acho que fiz referência às portagens das pontes sobre o Tejo. Se as conhece sabe perfeitamente que é uma acção normal por parte dos motociclistas e bem aceite e compreendida pelos automobilistas, pois sabem que são poucas as motas a circular e também porque logo de seguida voltam a estar metidos na fila, sendo que no final as motas não os prejudicam em nada.

Acredito que nestas situações não o considere falta de educação.

Mas a verdade é que se houver um aumento considerável de tráfego devido à nova lei, os automobilistas poderão realmente vir a ser prejudicados (não o sendo actualmente, reforço), e nesse caso não será aceitável a actual situação.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 02, 2009 8:32 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça abr 25, 2006 10:28 pm
Raramente vejo criticar quem tendo responsabilidades nada faz, mas quando se faz qualquer coisa, quase todo mundo fica de punhal afido: porque será?

A minha humilde opinião:

... "Quem decide pode errar, quem não decide, já errou" ...

BMW R90S [SIZE="1"]de 1975[/SIZE]
'' ''' '' R60/5 [SIZE="1"]de 1972[/SIZE]
'' ''' '' R25/3 [SIZE="1"]de 1955[/SIZE]

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta set 03, 2009 7:50 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Alby Escreveu:
Raramente vejo criticar quem tendo responsabilidades nada faz, mas quando se faz qualquer coisa, quase todo mundo fica de punhal afido: porque será?

A minha humilde opinião:

... "Quem decide pode errar, quem não decide, já errou" ...

É como diz o outro: "Calado és um poeta...":bigsmile:

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 13, 2009 10:56 am 
Desligado
Experiente

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Soube de uma informação ... interessante ...

Conheço uma pessoa que se foi inscrever para tirar a carta de condução de motociclos e ... ficou à espera de ter as aulas ... pelos vistos vai ter de esperar umas semanas .....Parece que as escolas de condução estão cheias de trabalho, com muitas pessoas que comprarem lições de condução ... apenas lições pois, por lei, já podem conduzir motos até 125

Se há uns caramelos que aprendem sózinhos ou com o vizinho ... também há por aí alguns mais responsáveis que vão ter aulas de condução de motociclos antes de andarem por aí ....

http://paulakota.blogspot.com/

http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 13, 2009 11:12 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Paula Kota Escreveu:
... também há por aí alguns mais responsáveis que vão ter aulas de condução de motociclos antes de andarem por aí ....

Paula, A intenção é boa.... mas infelizmente o que eles vão ter não são propriamente aulas.....:lol: :lol:
Infelizmente o sistema de "ensino" tanto de condução de carros, como de moto é deficiente, e a maioria dos alunos sai basicamente na mesma....
Mas como disse de inicio, a intenção é boa!

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 13, 2009 11:13 am 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Assim é que é :smile:
Evitam fazer a figura a que assisti na Avenida Fontes Pereira de Melo, que por sinal é um local propício a ter aulas de condução :huh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 13, 2009 11:30 am 
Desligado
Experiente

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Gil Pereira Escreveu:
Paula, A intenção é boa.... mas infelizmente o que eles vão ter não são propriamente aulas.....:lol: :lol:
Infelizmente o sistema de "ensino" tanto de condução de carros, como de moto é deficiente, e a maioria dos alunos sai basicamente na mesma....
Mas como disse de inicio, a intenção é boa!

Gil, por essa ordem de ideias ... nós também frequentámos um sistema de ensino de condução ... deficiente :blink:

Já não se lembram das "asneiras" que fizeram quando estavam a aprender ????

Temos de ter paciência com os novatos ... e até mesmo com alguns "campeões" que vamos a ver e metem cada argolada .... :fixe:

http://paulakota.blogspot.com/

http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça out 13, 2009 11:49 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Paula Kota Escreveu:
Gil, por essa ordem de ideias ... nós também frequentámos um sistema de ensino de condução ... deficiente :blink:

Já não se lembram das "asneiras" que fizeram quando estavam a aprender ????

Temos de ter paciência com os novatos ... e até mesmo com alguns "campeões" que vamos a ver e metem cada argolada .... :fixe:

.... No meu caso, na parte teórica, fui apenas à "escola" para proceder ao pagamento das aulas teórias, as quais nuca assisti, pois estudar, gosto mais de o fazer em casa... no entanto a "escola" encaixou o dinheiro:wacko:

A parte prática, mais uma vez tive que pagar as lições fantasma, pois não fui, e infelizmente tive que andar uma manhâ no carro no dia antes do exame, para supostamente conhecer a zona típica dos exames!

Digo-te que foi uma experiência rídicula, em que a preocupação do "instrutor" é que os futuros condutores saibam contornar uns passeios, e umas rotundas!
Não há preparaçao real para a verdadeira condução.
No dia do exame, antes de mim passou uma senhora de 45 anos que era um verdadeiro desastre... mas como cumpriu os requisitos... tem a carta.

Deixo-te apenas uma pergunta:

Recentemente fizeste um curso de pilotagem todo terreno.... compara esse curso aos "8s" que "aprendeste" na escola de condução, compara o valor que pagaste por cada um deles... e diz-me que alguém sai a SABER conduzir apenas com a informação dada nas escolas de condução!

Relembro que em Portugal existe um circuito de aprendizagem específico para o ensino por distrito, e estão na sua mairoria fechados.
Relembo-te tmabém, que infelizmente, a maioria dos novos condutors só aprende a travar em piso molhado, após ter o primeiro embate na condução do dia-dia, as nossas escolas, nem esse simples facto treinam/ensinam, e este é um conceito obrigatório há muitos anos por essa Europa fora.

Quando algém me pergunta como deve aprender a andar de moto... aconselho uma escola de TT.... aí sim, pelo mesmo dinheiro aprendem realmente a conduzir.

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 35 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal