... Após tantas vozes de descontentamento relativamente à minha opinião pessoal sobre o curvar ou não deste ou daquele modelo, e depois de ficar a saber por alguns de vós que a RT e GS são verdadeiras máquinas devoradoras de circuitos... fiquei agora curioso porque é que as grandes marcas de motos andam a investir tanto em investigação em quadros, suspensões, travões, enfim toda a ciclística de motos como a R1, 1098, CBR.... ou ainda porque é que no campeonato de supermotard não há as ditas "máquinas"...
Amigos....Está na hora de mostrar aos fabricantes que eles andam a trilhar o caminho errado.... na realidade o que a
FIM deveria fazer era o
MotoGP das "GS" e "RT's"... já agora também com uma ou outra "LT", e porque não, juntar-lhe umas scooter's eléctricas da BM também (quando estas forem lançadas).... já que o que interessa mesmo é o
kit de unhas... e o emblema BM no depósito.
Quando alguém compra uma RT, ou uma GS a sua última prioridade é se a moto curva muito bem, ou se curva bem...penso eu que as motivações são outras, mas posso estar enganado!
Filipe... aqui fica a minha interpretação da tipologia de curvas
: Def. Curva rápida: entrada em curva com travagem muito moderada ou mesmo ausência de travagem, normalmente sem recurso a redução, sendo a acelaração constante. Normalmente é feita em 5ª ou 6ª velocidade.
A moto e o condutor deitam-se com a mesma inclinação no sentido da curva.
Comum nas Autoestradas. Tipo de moto ideal: RR's de elevada potência: R1/1098
Curva média: curva com travagem moderada na sua entrada com redução de uma ou duas velocidades. Acelaração forte e saída da curva já em franco ganho de velocidade para troço recto, ou curva de abertura semelhante.
O condutor sai da moto para o inteiror da curva com o joelho para o interior ficando a moto menos inclinada que o condutor.
Tipo de moto ideal: RR's de média potência e baixo peso: R6; CBR 600
Curva lenta:Curva típica dos percursos de serra, com forte travagem inicial com entrada totalmente apoiado na roda da frente e frequente deslizamento da roda traseira no inicio da curva. Feita normalmente em 1ª ou 2ª velocidade. normalemente são os chamados cotovelos, comuns nos traçados de montanha e pistas de kart.
A moto inclina-se o mais possvel, com o condutor a tentar ficar na posição mais vertical possível...
Tipo de moto ideal: Ktm supermotard