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Experiente |
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Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm Mensagens: 906 Localização: Lisboa / Portugal
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Finalmente ... já sinalizada uma R 1200 RT na Motomil ... a cor e configurações que quero, com entrega para Abril. Igualmente agradecimentos ao empenho demonstrado da Baviera Expo. E agora a rezar para que este exemplar me dê uma boa imagem da BMW Motorrad ... porque da KGT ... o que quero mesmo é esquecer-me !!! As primeiras impressões: O modelo mais estradista da numerosa saga boxer da BMW chega agora com mais força que nunca!!! Não faz falta ser um entendido na matéria para reconhecer as modificações que a R 1200 RT recebeu e que farão, uma vez mais, destacar este modelo no mercado. Não nos devemos esquecer que a última versão estava no mercado desde 2005 obrigando ao aparecimento destas modificações. Incorpora as culatas da «HP2» com 2 árvores de cames e 4 válvulas radiais cada uma assim como umas entradas de admissão maiores e um sistema de escape novo com válvula parcializadora. Apesar da potência máxima declarada continuar nos 110 cv, as melhorias no grupo termodinâmico conseguem uma resposta ainda mais contundente e cheia a baixo e médio regime, para além do regime máximo ser superior em 500 rpm. Definitivamente, com estas alterações o boxer de 1.170 cc oferece uma banda de utilização claramente superior, algo a agradecer tendo em conta que este tipo de motores nunca se caracterizaram por altas rotações. MAIS ALEGRIAComeçando a rolar com ela, rápidamente nos apercebemos que o motor tem mais carácter desde baixos regimes. Não se importa de aproximar-se da banda vermelha do conta-rotações que se encontra às 8.500 rpm. Bem, é verdade que é um pouco mais sonante e ronca quando mantemos regimes de rotações altos e de forma continuada, mas esta percepção contribui para uma condução mais excitante. De qualquer forma, graças à sua resposta mais rápida e directa em qualquer momento, não faz falta levá-la tão alto de rotações!!! Mas se nos apetece podemos sentir o seu empurre, inclusivé como altera o seu cantar quando o ponteiro das rotações supera as 8.000 rpm. Por outro lado, as «RT» sempre se caracterizaram por uns desenvolvimentos de caixa un tanto largos em 5ª e 6ª velocidades. Nesta matéria não se notam diferenças mas agora nas subidas pronunciadas de auto-estrada a nova R 1200 RT desloca-se com mais 'alegria', sem necessidade de recorrer à velocidade inferior. Esta caracteristica é de agradecer tanto mais quando circulemos com 'Pendura' e com as malas cheias. A verdade é que os 110 cv. declarados, são autênticos «puro sangues», especialmente se levarmos em conta que esta BMW em ordem de marcha, sem «ocupantes» e sem malas já declara 259 kg. Como em todas as boxer, o accionamento da caixa de velocidades não é especialmente rápido, nem tão pouco, silencioso mas funciona correctamente !!! sempre que o acompanhemos do uso da embraiagem :):) Relativamente às vibrações, estas continuam perceptíveis, especialmente se fazemos em altas rotações. Mas não incomodam !!! Aproveitando o carácter mais alegre do motor, a BMW aproveitou para realizar retoques estéticos com o objectivo de tornar a linha da R 1200 RT mais esbelta e actual. Os conjuntos retrovisores/intermitentes/cobre-mãos são da nova 'vaga', assim como os laterais da carenagem. Também o conjunto frontal e das tomas de ar foram redesenhados, tal como a aleta dianteira, que agora declara uma melhor penetração aerodinâmica, com o objectivo de melhorar o comportamento frontal a alta velocidade. Do mesmo modo, melhorou-se o mecanismo de regulação do ecrãn. CONFORTO FANTÁSTICOOnde a R 1200 RT é o exemplo a seguir é no item ergonómico. A sua posição de condução é realmente acertada e natural. Para além de alterações de assento e de suspensão (opcionais em grande parte), pode conseguir-se até 7 alturas de assento que oscilam entre os 765 e os 840 mm. Deste modo, a R 1200 RT adapta-se fácilmente à altura de cada um. Apesar de ser uma moto grande e voluminosa, as formas do motor boxer permitiram criar um conjunto estreito na zona das pernas. Os joelhos vão muito juntos e as formas da carroceria conseguem acoplamento e protecção do vento. A parte alta do nosso corpo recebe uma protecção muito alta inclusivé com o ecrãn na posição mais baixa. A sua largura é generosa e desvia bem o ar dos nossos ombros. E o melhor de tudo isto ... é que não gera turbulências que provoquem movimentos indesejados do nosso capacete a alta velocidade. Também a visibilidade não apresenta o menor problema. Para mais protecção, elevar o ecrãn com um pulsar de um botão. A sua posição mais alta protege das inclemências meteorológicas de forma brilhante. Pode vir equipada com assento e os punhos com aquecimento !!! Um aparte! A Unidade que experimentei equipava com sistema de audio, com o selector no punho esquerdo. O rádio já não equipa unidade de CD ... e hoje com a oferta de GPS's disponíveis ... não vejo nenhuma vantagem neste extra atendendo ao seu preço !!! DINÂMICAA R 1200 RT é pesada e voluminosa ... já para não falar da vastissima oferta de «extras» ... desloca-se com sobrada agilidade e não sómente mantem as trajectórias com decisão, como nos permite rectificá-las com a maior facilidade. Mas existe algo que realmente nos surpreende ainda mais ... e que já a sua antecessora se popularizou !!! É a segurança que nos transmite o seu trem dianteiro, em todo o momento, permitindo apoiar-nos muito forte em curvas e realizar umas «tombadas» de escândalo para uma Tourer que é. Recordar que com o Piloto e o seu equipamento, o conjunto fácilmente supera os 350 kg !!! Concluindo, as reformas aplicadas sobre a R 1200 RT são poucas, mas muito acertadas. O motor melhorou de maneira apreciável e a estética actualizou-se. Não tive dúvidas que com estas alterações a «estradista» da BMW será a já confirmada sucessora da minha KGT !!! 
_________________ João Geraldes BMW R 1200 RT (2010)[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]http://www.facebook.com/JoaoR1200RT 
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