 |
Experiente |
 |
Registado: terça jan 02, 2007 3:49 pm Mensagens: 906 Localização: Lisboa / Portugal
|
 Se a BMW queria surpreender os Fabricantes italianos no ‘seu salão’, não o podia fazer melhor. A sua concept 6 é toda uma moto de sonho, um protótipo que diz muito do que a BMW é capaz de fabricar já havendo quem a queira comprar, que parece ser em Itália, o paraíso das preparações especiais e das motos desportivas mais extasiantes e caras... E a BMW anuncia que contruirá uma a curto prazo.A BMW diz que os motores de 6 cilindros sempre despertam um especial fascinio, pelo seu suave funcionamento, a sua grande potência e porque permitem experimentar vivências excepcionais de condução. Um motor de 6 cilindros em linha tem um som inconfundível, semelhante ao de uma turbina; no caso da BMW, este tipo de motores são já, desde à 7 décadas, sinónimo da mais avançada tecnologia, uma qualidade que sempre distinguiu os propulsores da marca utilizados nos diversos modelos de automóveis (eu que o diga com o meu saudoso 325 Tds).
Várias tentativas no Departamento de Investigação e Desenvolvimento da BMW Motorrad de montar de maneira apropriada o conceito de um motor de 6 cilindros em linha numa moto.
Se bem que é certo que no mercado surgiram algumas motos com motor montado longitudinal ou transversalmente, de qualquer forma este tipo de motor não conseguiu impor-se em grande escala nas motos de série, nem sequer nas de competição.
Dependendo da posição da sua montagem, os 6 cilindros em linha redundavam em motos demasiado compridas ou largas, o que sopunha desvantagens na geometria do chassis, na distribução do peso e no centro de gravidade. Para além disto, no geral o peso bastante maior do motor anulava as vantagens conseguidas graças à sua maior potência.
A BMW Concept 6 parece demonstrar que, aplicando os métodos de desenho e fabrico mais modernos, um motor de 6 cilindros em linha montado numa moto, não sómente acrescenta prestigio, senão que é capaz de harmonizar perfeitamente com o dinamismo próprio de uma moto.
A série K da BMW ampliar-se-á num futuro previsível com modelos equipados com o novo propulsor de 6 cilindros da BMW. O 1º modelo com este motor será uma moto de turismo - adivinhem qual ????? - que brilhará pelas suas inovações e luxo. Fiel à tradição da série K da BMW, trata-se da moto top de gama !!!
A montagem deste dinâmico motor de 6 cilindros em linha na BMW Concept 6 foi possível porque se trata de um propulsor extremamente compacto. Um propulsor, derivado das K 1300, é aproximadamente 100 mm mais estreito que qualquer motor de 6 cilindros em linha fabricado na actualidade e ligeramente mais largo que um motor tetracilíndrico moderno de grande cilindrada.
A largura podia reduzir-se graças a uma relação de diâmetro e curso ligeiramente super quadrado, com um curso relativamente largo e umas distâncias mínimas entre os cilindros (detalhes que nos recordam tanto a série K 1300 como a nova S 1000 RR). Com o fim de reduzir adicionalmente a largura, os grupos eléctricos secundários e seus sistemas de accionamento estão montados detrás da cambota, no espaço disponível por cima da caixa de velocidades.
O peso relativamente baixo do propulsor explica-se pela utilização específica de materiais ligeiros em todos os seus componentes, como por exemplo as 2 árvores de cames de cabeças ocas ou as bielas notávelmente ligeiras. Graças à compensação óptima das massas, que se explica pela própria construção do motor, neste propulsor de 6 cilindros em linha foi possível prescindir da árvore de equilibragem e dos correspondentes elementos de accionamento. Isto redunda num menor peso e, por sua vez, num funcionamento ainda mais suave.
Pelo seu desenho, o motor de 6 cilindros em linha da BMW Concept 6 assemelha-se ao conhecido motor tetracilíndrico da K 1300; igual que este, os cilindros estão inclinados 55 º para a frente. Desta maneira não sómente se obtem um centro de gravidade muito baixo, senão que se consegue repartir equitativamente o peso, um parâmetro especialmente importante para a condução desportiva, onde é imprescindivel ter uma sensação de controle muito preciso, recebendo informações muito claras do comportamento da parte dianteira da moto. Para além disto, com a inclinação do motor obtem-se suficiente espaço para a montagem de um sistema de admissão de óptima aerodinâmica, precisamente por cima do motor, permitindo que a configuração dos perfis do bastidor sejam ideais para suportar as forças que se dão nesta moto.
Também a BMW Concept 6 confia no sistema de lubrificação de carter seco. Nesta solução garante-se um funcionamento muito fiável, também em circunstâncias extremas de uso desportivo permitindo um desenho especialmente plano do carter da cambota. Desta maneira, o motor pode montar-se numa posição mais baixa conseguindo concentrar as massas junto do centro de gravidade. Com este sistema renuncia-se a um carter de óleo, pelo que a montagem do propulsor pode fazer-se numa posição muito mais baixa que no caso de um motor convencional. O depósito de óleo está integrado na zona posterior do bloco do motor. Assim se prescinde de um depósito de óleo separado, o que também é uma vantagem para a obtenção de um conjunto especialmente compacto e de baixo peso.
Sendo um motor de 6 cilindros em linha, este propulsor permite abrir novas dimensões na condução motociclista, tanto no que se refere à potência, à capacidade de recuperação e na forma de entrega da potência como na suavidade do funcionamento.
A potência do novo motor de 6 cilindros será similar ao motor de 4 cilindros em linha de 1.300 cc da BMW. De qualquer forma, o seu par será dos maiores que se oferecem no mundo das motos. Este novo e potente motor tem uma cilindrada de 1.600 c.c.
O motor também impressiona pela forma de entregar a sua potência. O par de 130 Nm está disponível desde rotações muito baixas, apenas 2.000 rpm.
Ao mesmo tempo, este motor vai quase às 9.000 r.p.m., pelo que alberga um potencial dinâmico que não tem comparação no segmento das motos de turismo. Graças a esta configuração, o motor da BMW Concept 6 é, em principio, apropriado para a montagem numa ampla variedade de conceitos diferentes de motos.
O motor de 6 cilindros da BMW Concept 6 também demonstra a sua superioridade em matéria ecológica e económica. Supondo um estilo de condução próprio numa de tipo turismo, o consumo de dotado de catalizador regulado é inferior que o de um motor comparável ao de 4 cilindros. Para além disto, o sistema de acelerador electrónico (ride by wire) permite escolher entre diversas modalidades de condução, o que oferece possibilidades adicionais para reduzir o consumo e aumentar o carácter dinâmico da moto. O motor de 6 cilindros em linha da BMW Concept 6 também resulta especialmente económico graças ao accionamento das válvulas mediante taqués, já que deste modo o intervalo entre os serviços de manutenção é maior.
A superioridade e o dinamismo também ficam claros no entusiasmante desenho da BMW Concept 6. E, como já é costume na BMW, este conceito não é simplesmente uma mera tentativa de desenvolvimento de uma moto diferente, nunca antes vista.
Uma vez mais, os desenhadores da BMW Motorrad conseguiram conjugar a funcionalidade e qualidade técnica com a relação emocional que se estabelece entre o Homem e a Moto. Esta combinação obteve-se muito de acordo com a ideia de que uma moto não sómente deve restringir-se a critérios funcionais, senão que adeve ser capaz de despertar emoções.
Em resumo:Uma moto deve entusiasmar. Para isso, o desenho da BMW Concept 6 realça ópticamente a presença do potente motor de 6 cilindros em linha, transversal à marcha. Graças à sua conseguida misturaa de elementos estilísticos clássicos e modernos, o desenho da BMW Concept 6 retoma a estética das legendárias café-racer com a sua prolongada parte dianteira e curta parte posterior. Os componentes dianteiros da carroceria, de marcadas e musculosas formas, arroupam o motor, pintado de cor platina, permitindo que se aprecie desde qualquier ângulo.
Diversas linhas de suave traçado conseguem integrar orgânicamente o motor e, ao mesmo tempo, estabelecem um intenso, apelativo e dinâmico contraste com as nítidas linhas da frente ...
O split-face, elemento estilístico que distingue os actuais modelos da BMW Motorrad, nasce na frontal da carenagem e prolonga-se ao longo da parte superior do depósito, realizada com fibra de carbono, sublinhando o carácter de avançada tecnologia da BMW Concept 6 e criando um acentuado contraste com a parte exterior da carenagem, de aluminio e capas de cor branca. O split-face consegue dividir ópticamente as superficies em 3 secções, o que se sublinha adicionalmente mediante os faróis de diodos luminosos dispostos em forma de barras e, para além do demais, com a iluminação posterior, também de diodos luminosos, que se prolonga de maneira envolvente pelo selim.
O carácter potente e superior da BMW Concept 6 acentua-se mediante 6 tubos de escape completos com tubos laterais e com os voluminosos condutos de admissão de cor platina. Os componentes aerodinâmicos, entre eles, o deflector do motor com dupla ponta, similar ao que leva a super desportiva S 1000 RR, e os diversos elementos de condução do ar, estabelecem uma união entre os componentes técnicos visíveis e as superficies das cuidadas formas estéticas.
Chassis e equipamento inovadores, não podia ser de outra forma. A parte ciclo da BMW Concept 6 está constituida por um bastidor de aluminio e sistemas Duolever e Paralever com cardan, um sistema normal para o guiado da roda dianteira e traseira, respectivamente. As jantes HP forjadas de 17 " e os travões de grandes dimensões, frente com pinças fixas de 6 pistons, armonizam com a estética desportiva e as altas prestações da moto.
A superioridade da BMW Concept 6 e do seu motor também saltam à vista através de diversos detalhes, entre eles o instrumentos minimalista, mas muitas indicações completas. Um indicador digital mostra a velocidade, tal como é usual, mas não inclui um conta rotações, já que não é necessário devido às enormes reservas de potência que oferece o propulsor. Em vez disso, inclui um indicador de diodos luminosos que informa sobre a reserva de par motor disponível em cada momento.
Esperemos que BMW não nos faça esperar muito tempo pela definitiva e futura moto de turismo K 1600 LT ...
_________________ João Geraldes BMW R 1200 RT (2010)[email="joao_ferreirageraldes@hotmail.com"]joao_ferreirageraldes@hotmail.com[/email]http://www.facebook.com/JoaoR1200RT 
|
|