Viva
Estas 3 são realmente máquinas impressionantes, que juntam qualidades difíceis de conciliar como potência e economia, velocidade e conforto, maneabilidade e capacidade de carga.
Mas este teste, que já tinha lido na revista espanhola, é pouco exaustivo tendo em conta aquilo que o cliente alvo destas máquinas pretende saber.
Para começar, os consumos é uma matéria sensível, pois há que ter em conta que a maneira de conduzir os influencia decisivamente. Rodar vários pilotos, com diferentes formas de conduzir, em 3 motas, em diferentes percursos, introduz diferenças que não são reais. Deveria ser o mesmo piloto, nas 3 motas, nas mesmas circunstâncias.
Em relação à travagem, concordo totalmente. Embora a FJR e GTR tenham travagens excelentes, a da GT é realmente impossível de igualar: fabulosa. Também há que fazer justiça ao ESA, cruise control e aos bancos aquecidos, dois extras "esquecidos" pelas concorrentes.
Agora puxando a brasa à minha sardinha::lingua:
Estranho a alegada falta de estabilidade acima de 200km/h na 2ª geração da GTR, porque a minha GTR 2009 tem uma estabilidade excelente, mesmo a 250 ou mais e não compreendo o que pode ter alterado isso! O mesmo em relação à velocidade máxima. Uma eventual limitação a 246km/ parece completamente despropositada, até porque não é isso que resolve qualquer problema de estabilidade. Tendo em conta que a GTR atinge essa velocidade em 4ª, em 5ª e em 6ª, então para que raio querem a 5ª e 6ª?
Seria também interessante referirem as enormes diferenças entre a desmultiplicação das caixas. às 4000rpm na última relação, a GT1300 circula a apenas 105km/h, a FJR circula a 120km/h e a GTR a 140km/h. Todos conhecemos as vantagens e inconvenientes destas diferenças ao nivel do desgaste do motor, suavidade de rolamento, consumos em velocidades mais elevadas e respostas nas rotações mais baixas...
Uma omissão ainda em relação à suavidade e refinamento dos motores. Conhecendo muito bem os 3, a minha opinião é que a GTR está num patamar superior, sem vibrações ou barulhos estranhos, excelente carburação, uma suavidade sem paralelo. Falta referir ainda que a GTR tem embraiagem deslizante, bem como uma caixa de velocidades claramente superiores aos das concorrentes. Tendo em conta o uso que lhes damos, é para mim um aspecto fundamental. A GTR também outras coisas que as concorrentes não têm como regulação do ABS em vários modos, o mesmo em relação ao controlo de tracção, itens que são fornecidos TODOS de série.
É mais um comparativo e algo que não deve influenciar demasiado eventuais compradores, que deverão, isso sim, experimentar e tirar as suas próprias conclusões.
Cumprimentos,