JoãoVasco Escreveu:
A minha pergunta vai neste sentido, estaremos nós preparados para situações como esta? Não a situação em si, mas Portugal de um modo geral, neva com muito menos intensidade cá, do que em muito países europeus, e estas situações repetem-se, ano após ano...
Portugal é um país pequeno, é certo, mas por ser pequeno devia ter meios mais eficientes e organizados para lidar com este género de problemas... O que me parece é que tudo se esquece rapidamente... e para o ano, haverá mais..
João,
Eu já conduzi motos no Inverno, na Alemanha, em Espanha e em França e aqui em Trás-os-Montes, durante o tempo suficiente para poder comparar. A diferença é que lá os nevões são muito mais frequentes e há meios para responder com mais rapidez. Duas horas depois dos nevões e as principais vias numa cidade estão desimpedidas pela acção dos limpa neves. Mas nos locais mais remotos ou quando as condições são muito severas (como acontece neste momento na Europa), os problemas são os mesmos do que cá. E mesmo numa rua/estrada limpa, à noite forma-se gelo com a água que resulta do derretimento do gelo durante o dia e uma moto é simplesmente ingovernável.
A culpa da queda da reportagem é dos motocilistas mesmo! Quem anda nas condições que se vê nas imagens não tem que se perguntar se vai cair mas
daqui a quantos segundos ou minutos vai cair. O que um motociclista tem que fazer quando encontra a estrada naquelas condições é parar e esperar que as condições melhorem, a não ser que assuma um risco enorme. Na maior parte dos casos espera no máximo umas horas, uma tarde ou um dia, o sal é lançado ou o limpa-neves passa (se for uma via principal)
Ontem também fui surpreendido pela neve quando regressava da Serra da Estrela. Três horas bloqueado em Trancoso. Com algum risco calculado, prossegui viagem ao fim do dia, para vir a desistir definitivamente de chegar a Bragança. Na Serra de Bornes, já era noite, a 1200 metros o gelo era tanto que a moto andava sozinha... Dormi numa aldeia e fiz o resto da viagem hoje de manhã. Arrisquei mas com alguma moderação e tive razão, porque não cheguei a cair.
Com neve no estado que a reportagem mostra, há que parar, ter sentido de humor e esperar melhores condições. Já o fiz muitas vezes fora do nosso país, em locais onde os limpa neves também demoram a chegar.
E acho que não precisamos de esperar até para o ano, este ano ainda deve vir mais neve "desta".
Imagens da minha viagem de ontem. Trancoso...

Em Bornes:

E já hoje de manhã, viagem tranquila para casa:

Zé Paulo.