Data/Hora: sábado jun 28, 2025 10:53 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: todo o cuidado é pouco...
MensagemEnviado: segunda jan 11, 2010 8:41 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda abr 27, 2009 10:58 am
Boa tarde,

Estava eu a ver a noticias sobre os nevões do fim-de-semana...

ao segundo 0.18 vejo isto...

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2010/1/neve-em-braganca-e-vila-real-condiciona-a-circulacao-do-transito-e-fecha-escolas11-01-2010-151338.htm

A minha pergunta vai neste sentido, estaremos nós preparados para situações como esta? Não a situação em si, mas Portugal de um modo geral, neva com muito menos intensidade cá, do que em muito países europeus, e estas situações repetem-se, ano após ano...

Portugal é um país pequeno, é certo, mas por ser pequeno devia ter meios mais eficientes e organizados para lidar com este género de problemas... O que me parece é que tudo se esquece rapidamente... e para o ano, haverá mais..

Um abraço.

JV

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 11, 2010 8:53 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Já uma vez fiquei bloqueado um bom par de horas, numa zona turística deste país, aliás a mais conhecida.
Apercebi-me que os meios de limpeza sao caricatos e escassos.
Só se for apanhado desprevenido é que lá me apanham outra vez.
O motociclismo com o gelo é um jogo perigoso.
Temos que fazer bem a leitura do terreno e das condiçoes atmosféricas, ou então estamos sujeitos a problemas, como o caso do vídeo.
Hans

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 11, 2010 10:13 pm 
Desligado
Veterano

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
É claro que não estamos preparados, como não estamos preparados para uma qualquer situação de catástrofe como um terramoto, cheias ou um ataque terrorista.
E este exemplo da neve é o menos grave!
Não posso acreditar em meios que treinam através de simulacros, onde os meios estão "escondidos" a 2/3 minutos do local onde decorre o simulacro. Para além disto os meios hospitalares trabalham, a maior parte dos dia praticamente no uso total das suas capacidades, quer materiais quer humanas, pelo que com uma situação de catástrofe deverão-se tornar o caos.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 2:45 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
JoãoVasco Escreveu:

A minha pergunta vai neste sentido, estaremos nós preparados para situações como esta? Não a situação em si, mas Portugal de um modo geral, neva com muito menos intensidade cá, do que em muito países europeus, e estas situações repetem-se, ano após ano...

Portugal é um país pequeno, é certo, mas por ser pequeno devia ter meios mais eficientes e organizados para lidar com este género de problemas... O que me parece é que tudo se esquece rapidamente... e para o ano, haverá mais..

João,

Eu já conduzi motos no Inverno, na Alemanha, em Espanha e em França e aqui em Trás-os-Montes, durante o tempo suficiente para poder comparar. A diferença é que lá os nevões são muito mais frequentes e há meios para responder com mais rapidez. Duas horas depois dos nevões e as principais vias numa cidade estão desimpedidas pela acção dos limpa neves. Mas nos locais mais remotos ou quando as condições são muito severas (como acontece neste momento na Europa), os problemas são os mesmos do que cá. E mesmo numa rua/estrada limpa, à noite forma-se gelo com a água que resulta do derretimento do gelo durante o dia e uma moto é simplesmente ingovernável.

A culpa da queda da reportagem é dos motocilistas mesmo! Quem anda nas condições que se vê nas imagens não tem que se perguntar se vai cair mas daqui a quantos segundos ou minutos vai cair. O que um motociclista tem que fazer quando encontra a estrada naquelas condições é parar e esperar que as condições melhorem, a não ser que assuma um risco enorme. Na maior parte dos casos espera no máximo umas horas, uma tarde ou um dia, o sal é lançado ou o limpa-neves passa (se for uma via principal)

Ontem também fui surpreendido pela neve quando regressava da Serra da Estrela. Três horas bloqueado em Trancoso. Com algum risco calculado, prossegui viagem ao fim do dia, para vir a desistir definitivamente de chegar a Bragança. Na Serra de Bornes, já era noite, a 1200 metros o gelo era tanto que a moto andava sozinha... Dormi numa aldeia e fiz o resto da viagem hoje de manhã. Arrisquei mas com alguma moderação e tive razão, porque não cheguei a cair.

Com neve no estado que a reportagem mostra, há que parar, ter sentido de humor e esperar melhores condições. Já o fiz muitas vezes fora do nosso país, em locais onde os limpa neves também demoram a chegar.

E acho que não precisamos de esperar até para o ano, este ano ainda deve vir mais neve "desta".

Imagens da minha viagem de ontem. Trancoso...

Imagem

Imagem

Em Bornes:

Imagem

E já hoje de manhã, viagem tranquila para casa:

Imagem

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 11:30 am 
Desligado
Experiente

Registado: quarta jul 02, 2008 12:06 pm
Eu tb vi esta reportagem e na realidade não estamos preparados para este tipo de situação.

João Casinhas

"The best all round bike in the world just got better"

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 11:51 am 
Desligado
Experiente

Registado: quarta ago 13, 2008 5:24 pm
Realmente....se não há condições para transitir...deviam ter encostado.

Até podem ter toda a razão do mundo...quanto à falta de sal na estrada....mas quem tem encontros imediatos com o chão...são eles próprios.

Decidiram arriscar....o resultado foi o que vimos no video. Naquelas condições...até de enlatado não é recomendável a circulação.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 11:54 am 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Por acaso nunca só me falta andar de moto na neve....nunca andei.
O melhor é estar parado mesmo.

Pois...questiono qual o melhor pneu para este piso, será o de tacos ideal? Existirão correntes para os pneus de moto?
É um campo que desconheço por completo...mas está na mira!

Zé Paulo!

Vejo que andas com pneus de tacos neste piso, com a tua experiência é esta a tua preferência?

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 12:05 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
há uns sprays "milagrosos", mas não sei se são permitidos cá...

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 12:33 pm 
Desligado
Experiente

Joao Krull Escreveu:
Por acaso nunca só me falta andar de moto na neve....nunca andei.
O melhor é estar parado mesmo.

Pois...questiono qual o melhor pneu para este piso, será o de tacos ideal? Existirão correntes para os pneus de moto?
É um campo que desconheço por completo...mas está na mira!

Zé Paulo!

Vejo que andas com pneus de tacos neste piso, com a tua experiência é esta a tua preferência?

Ando de pneus de tacos (são TKC 80) porque talvez seja mais o indicado para o meu uso médio (estrada e off road em doses parecidas). São um tudo nada melhores na neve fofa (menos calcada) do que os de estrada, mas em condições de neve muito calcada e/ou gelo, não há nada que nos agarre a moto ao chão, acredita, João (por vezes nem nós conseguimos andar sobre o gelo).

Com um bocadinho de experiência e um ou outro tombo (que se espera sem consequências de maior) aprendemos a perceber quais as circunstâncias de piso em que conseguimos progredir lentamente e aquelas em que é absolutamente obrigatório estar parado, se não queremos cair. É um disparate ver carros a despistar-se à nossa frente e mesmo assim avançarmos, em cima da burra. Na esmagadora maioria dos casos o melhor é parar, respirar fundo, aquecermo-nos, alimentarmo-nos e encararmos toda a situação com sentido de humor.

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 12:38 pm 
Desligado
Experiente

Registado: quarta jul 02, 2008 12:06 pm
TodayAdventure Escreveu:
Ando de pneus de tacos (são TKC 80) porque talvez seja mais o indicado para o meu uso médio (estrada e off road em doses parecidas). São um tudo nada melhores na neve fofa (menos calcada) do que os de estrada, mas em condições de neve muito calcada e/ou gelo, não há nada que nos agarre a moto ao chão, acredita, João (por vezes nem nós conseguimos andar sobre o gelo).

Com um bocadinho de experiência e um ou outro tombo (que se espera sem consequências de maior) aprendemos a perceber quais as circunstâncias de piso em que conseguimos progredir lentamente e aquelas em que é absolutamente obrigatório estar parado, se não queremos cair. É um disparate ver carros a despistar-se à nossa frente e mesmo assim avançarmos, em cima da burra. Na esmagadora maioria dos casos o melhor é parar, respirar fundo, aquecermo-nos, alimentarmo-nos e encararmos toda a situação com sentido de humor.

Zé Paulo.

Muito bem dito amigo Zé Paulo e boa moral

João Casinhas

"The best all round bike in the world just got better"

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 12:39 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo mai 17, 2009 10:41 pm
TodayAdventure Escreveu:
João,

Eu já conduzi motos no Inverno, na Alemanha, em Espanha e em França e aqui em Trás-os-Montes, durante o tempo suficiente para poder comparar. A diferença é que lá os nevões são muito mais frequentes e há meios para responder com mais rapidez. Duas horas depois dos nevões e as principais vias numa cidade estão desimpedidas pela acção dos limpa neves. Mas nos locais mais remotos ou quando as condições são muito severas (como acontece neste momento na Europa), os problemas são os mesmos do que cá. E mesmo numa rua/estrada limpa, à noite forma-se gelo com a água que resulta do derretimento do gelo durante o dia e uma moto é simplesmente ingovernável.

A culpa da queda da reportagem é dos motocilistas mesmo! Quem anda nas condições que se vê nas imagens não tem que se perguntar se vai cair mas daqui a quantos segundos ou minutos vai cair. O que um motociclista tem que fazer quando encontra a estrada naquelas condições é parar e esperar que as condições melhorem, a não ser que assuma um risco enorme. Na maior parte dos casos espera no máximo umas horas, uma tarde ou um dia, o sal é lançado ou o limpa-neves passa (se for uma via principal)

Ontem também fui surpreendido pela neve quando regressava da Serra da Estrela. Três horas bloqueado em Trancoso. Com algum risco calculado, prossegui viagem ao fim do dia, para vir a desistir definitivamente de chegar a Bragança. Na Serra de Bornes, já era noite, a 1200 metros o gelo era tanto que a moto andava sozinha... Dormi numa aldeia e fiz o resto da viagem hoje de manhã. Arrisquei mas com alguma moderação e tive razão, porque não cheguei a cair.

Com neve no estado que a reportagem mostra, há que parar, ter sentido de humor e esperar melhores condições. Já o fiz muitas vezes fora do nosso país, em locais onde os limpa neves também demoram a chegar.

E acho que não precisamos de esperar até para o ano, este ano ainda deve vir mais neve "desta".

Imagens da minha viagem de ontem. Trancoso...

Imagem

Imagem

Em Bornes:

Imagem

E já hoje de manhã, viagem tranquila para casa:

Imagem

Zé Paulo.

Concordo plenamente com o que foi dito por si!.. sem tirar nem por

não sabia que tinha esta magnifica maquina!:embaraço:

www.moto-turismo.net :fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 2:27 pm 
Desligado
Experiente

João Dias Escreveu:
Concordo plenamente com o que foi dito por si!.. sem tirar nem por

não sabia que tinha esta magnifica maquina!:embaraço:

Podemos-nos tratar por tu??.... :embaraço: :lol: Eu prefiro, de longe. :smile:

Tenho esta máquina há não mais que uma dúzia de dias. :bigsmile:

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 13, 2010 1:13 am 
Desligado
Rookie

Registado: segunda out 05, 2009 2:53 am
Parecem-me palavras sábias e umas fotografias bem bonitas.
Obrigado pela partilha de ambas. Bem haja.

Cumprimentos

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 13, 2010 2:05 pm 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
TodayAdventure Escreveu:
Podemos-nos tratar por tu??.... :embaraço: :lol: Eu prefiro, de longe. :smile:

Tenho esta máquina há não mais que uma dúzia de dias. :bigsmile:

Zé Paulo.

...
OK Zé Paulo, a nova unidade está toda catita mas por favor diz-me que não largaste aquela Suzuki ... :oh:
Abraço
Joao (hans)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 13, 2010 3:36 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda set 28, 2009 6:13 pm
Pois é, a conclusão que daqui se retira é que nestas situações se deve mesmo parar ... ou se deve ter uma GS!! :bigsmile: :bigsmile:

(só eu é que reparei no momento alto do vídeo que foi a passagem da Adventure!?!?)

Sem brincadeiras, é mesmo assim, onde mal se consegue andar a pé, é melhor não meter as rodas.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 28 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal