Data/Hora: sexta ago 15, 2025 3:03 am

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 11, 2010 1:02 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 6.ª Etapa
Imagem Rodrigues em terceiro mas Gonçalves fora de combate
A sexta etapa constituiu uma jornada de contrastes para os motociclistas nacionais no “Dakar”. Hélder Rodrigues foi 3.º na etapa e reforçou essa mesma posição na tabela geral, mas dois lusitanos tiveram de desistir: uma clavícula fracturada colocou ponto final na bela actuação de Paulo Gonçalves, e também Fernando Sousa está fora de combate.
[08-01-2010 0:36:53]

[size=100]O percurso entre Antofagasta e Iquique, incluindo 418 Km de "especial", provocou mais um desbaste no pelotão, desta vez também com incidência no grupo de portugueses. O primeiro terço da etapa desenvolvia-se num terreno sem pistas definidas, seguindo-se um terreno bastante rolante, e na parte final a travessia de um "erg" com cerca de 50 Km de extensão.

Paulo Gonçalves teve de renunciar ao Km 195, quando caiu e fracturou uma clavícula, sendo evacuado para o acampamento. Azar tremendo para o piloto de Esposende, que ocupava o 6.º lugar na sequência de brilhante desempenho. Excepção feita ao segundo dia, quando se atrasou devido a problema eléctricos, nas restantes quatro etapas esteve entre os dez mais rápidos – aliás, nos últimos três dias tinha entrado sempre no "top cinco", deixando bem claro que tinha argumentos para concluir o "Dakar" nos lugares cimeiros.

A lista de abandonos integra também Fernando Sousa, o veterano piloto amador que, apesar de diversas contrariedades mecânicas, conseguiu resistir durante cinco etapas. Neste caso, interessa recordar o que lhe aconteceu na jornada da véspera, a quinta: "Tive dificuldades devido ao pó e andei perdido durante algum tempo. Além disso, algumas quedas provocaram estragos no depósito de gasolina traseira, o que me atrasou bastante," explicou então o piloto de Valongo, hoje desistente logo no início do dia em consequência dos problemas mecânicos.

Em grande plano continua Hélder Rodrigues, terceiro mais rápido do dia, posição que ocupou durante quase toda esta exigente etapa. "A primeira parte do traçado foi complicada devido ao pó e ao facto de andarmos fora de pista, mas a seguir as zonas mais rápidas permitiram embalar e manter-me bem no pelotão da frente," explicou o lusitano. Aliás, com este resultado Rodrigues diminuiu para apenas 1m50s o seu atraso relativamente a Francisco Lopez Contardo, segundo da "geral".

Por falar em Contardo, o chileno abria hoje o percurso mas seguiu um rumo errado logo ao Km 25, e atrás de si foram vários perseguidores – entre os quais Ruben Faria – que andaram algum tempo perdidos. "Esse erro inicial comprometeu um dia melhor," confessou Faria, "mas depois de retomar o rumo certo a "especial" desenrolou-se dentro da normalidade, e acabei mesmo por ganhar posições." Ainda assim, o piloto de Olhão foi 10.º na etapa, subindo para o 16.º lugar na classificação geral.

Pedro Bianchi Prata continua a "levar a água ao seu moinho", ficando agora sozinho a defender as cores da sua equipa BMW. O piloto do Porto obteve o 37.º lugar na etapa, ascendendo à 21.ª posição na "geral". "Foi uma etapa muito atribulada. No início andei em bom ritmo, até encontrar o Luca Manca muito ferido, e depois o Paulo Gonçalves também acidentado. Depois disto não consegui adquirir o ritmo normal. Agora vou descansar e procurar concentrar-me na etapa de amanhã," concluiu Prata.

Marc Coma rodou hoje sem problemas mecânicos e atacou forte, conseguindo ganhar a etapa com uma dezena de minutos de vantagem para Cyril Despres e Hélder Rodrigues, enquanto estes dois terminaram um bom despique separados apenas por 4 segundos. Porém, outra importante baixa aconteceu no pelotão, pois uma queda deixou o italiano Luca Manca bastante maltratado com diversas lesões, sendo evacuado para o hospital mais próximo.

Os concorrentes vão enfrentar amanhã a mais longa "especial" da prova, substanciais 600 Km que constituem quase o total dos 641 Km a percorrer entre Iquique e Antofagasta, antes do merecido dia de descanso.

Classificação – após a 6.ª etapa: 1.º Cyril Despres (KTM) 21h35m59s; 2.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 42.15; 3.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 44.05; 4.º Marc Coma (KTM) a 1h06.21; 5.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h14.42; 6.º Alain Duclos (KTM) a 1h21.56; 7.º Jonah Street (KTM) a 1h24.22; 8.º David Fretigne (Yamaha) a 2h00.57; 9.º Ivan Jakes (KTM) a 2h07.39; 10.º Olivier Pain (Yamaha) a 2h08.46; … 16.º Ruben Faria (KTM) a 3h01.23; … 21.º Bianchi Prata (BMW) a 4h41.58; etc.

[/SIZE]

_________________
Imagem
Ride safe.


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 11, 2010 1:03 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 7.ª Etapa
Imagem Destaque da jornada para Ruben Faria
Ruben Faria foi o melhor português na sétima etapa do Dakar, ao conquistar um expressivo 4.º lugar na “especial” mais longa da prova. Com este resultado o algarvio subiu mais dois lugares na classificação geral, enquanto Hélder Rodrigues conseguiu segurar o 3.º posto na competição.
[08-01-2010 23:32:14]

[size=100]Antes do dia de descanso, a organização do "Dakar" preparou uma etapa para "homens de barba rija". Entre Iquique e Antofagasta, a nutrida "especial" de 600 Km ofereceu grande variedade de terreno, começando com a travessia de uns 40 Km de dunas. A seguir, apareceu uma pequena (3 Km) mas inédita zona de blocos de sal seco. Depois, o grosso do percurso alternava zonas rápidas e sinuosas, algumas sem pistas definidas, parte delas em piso bastante pedregoso. Dificuldades para todos os gostos, de tal maneira que quando os dois primeiros chegaram ao fim, só uma trintena de pilotos tinha já passado o CP6, situado 152 Km mais atrás!

Ruben Faria produziu mais uma actuação de grande nível, sistematicamente entre os mais rápidos, terminando num reluzente 4.º lugar. Como o seu "chefe-de-fila", Cyril Despres, segue no comando sem contratempos significativos, Ruben ainda não sentiu as agruras que tocam aos "aguadeiros" quando as coisas correm mal. No entanto, o algarvio está muito compenetrado da sua função por estes dias, enquanto piloto oficial da KTM: "Claro que gostava de ficar entre os dez primeiros, mas estou aqui com um objectivo bem definido: ajudar o Cyril Despres a vencer. Em termos pessoais logo veremos onde vou terminar, mas neste momento isso é o menos importante."

Quanto ao desempenho nesta jornada, Ruben Faria afirmou que "era importante conseguir um bom resultado, para iniciar a segunda semana de prova o mais perto possível do Cyril. A quarta posição serve na perfeição, e amanhã vamos aproveitar para descansar um pouco e preparar as motos para as próximas etapas," concluiu o piloto de Olhão, agora instalado no 14.º lugar da "geral".

Hélder Rodrigues começou em bom ritmo, e sensivelmente a meio da "especial" era 6.º colocado com a sua Yamaha 450, a meia-dúzia de minutos do comandante. Porém, no sector seguinte perdeu tempo devido às consequências de uma queda, ficando a quase meia hora dos homens da frente. Então ficou momentaneamente arredado do pódio "à geral", ultrapassado por Marc Coma. No entanto, o chileno Contardo – que chegou a ter 25 minutos de avanço sobre o lusitano – também conheceu problemas (corrente partida) na parte final do percurso, acabando mesmo por perder 12 minutos para Hélder, que assim recuperou o 3.º posto na competição.

O ponto negro desta etapa, para Hélder Rodrigues, aconteceu ao Km 380 da "especial", como o próprio explica: "Caí devagar e não me magoei, mas o punho do acelerador partiu-se e… por momentos temi o pior! Para continuar tive que fazer mais de duzentos quilómetros a puxar o cabo do acelerador, o que me atrasou muito. Mesmo assim estou feliz por chegar, e continuar a lutar pelo meu sonho – um lugar no pódio do Dakar".

Bianchi Prata entrou bem neste dia, pois a meio da etapa surgia no 25.º lugar. Porém, no troço seguinte (entre os Km 355 e 488) teve contratempos que o atrasaram cerca de duas horas. "Uma pedra rompeu um tubo de gasolina e tive que desmontar parte da moto para reparar a fuga," explicou o piloto da BMW, apenas 62.º na etapa – quando tinham chegado ao acampamento 77 dos 99 pilotos – baixando treze lugares na "geral", para a 34.ª posição.

Na frente da corrida a batalha foi dura entre Cyril Despres e Marc Coma. Apesar de problemas com o amortecedor traseiro, (aproximadamente desde Km 150), o francês bateu o espanhol por apenas 29 segundos e continua isolado na liderança. Destaque também para o 3.º lugar de David Fretigne e o desempenho do sólido Pal Anders Ullvalseter – o norueguês vem subindo na tabela, e agora justifica a preceito porque tem o n.º 4 na carenage!... À atenção de Hélder Rodrigues no reatamento da prova, porque o experiente nórdico está mesmo atrás de si, a menos de 6 minutos.

Com mais de um terço do pelotão já fora de combate, finalmente chegou o merecido dia de descanso. No Domingo, a acção recomeça entre Antofagasta e Copiapo, numa extensão de 568 Km, tendo a "especial" do dia 472 Km.

Classificação – após a 7.ª etapa: 1.º Cyril Despres (KTM) 28h10m13s; 2.º Marc Coma (KTM) a 1h06.50; 3.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1h20.08; 4.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h25.52; 5.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 1h31.04; 6.º Alain Duclos (KTM) a 1h50.06; 7.º David Fretigne (Yamaha) a 2h05.57; 8.º Jonah Street (KTM) a 2h06.28; 9.º Juan Pedrero Garcia (KTM) a 2h25.43; 10.º José Manuel Pellicer (Yamaha) a 2h26.22; … 14.º Ruben Faria (KTM) a 3h10.33; … 34.º Bianchi Prata (BMW) a 7h50.53; etc.





[/SIZE]
[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-039.jpg&leg=Bom desempenho de Ruben Faria, 4.º nesta etapa antes do descanso')]Imagem[/url]
Bom desempenho de Ruben Faria, 4.º nesta etapa antes do descanso

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-040.jpg&leg=Apesar de um contratempo, Hélder Rodrigues conseguiu preservar o 3.º posto à "geral"')]Imagem[/url]
Apesar de um contratempo, Hélder Rodrigues conseguiu preservar o 3.º posto à "geral"

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-041.jpg&leg=Bianchi Prata teve de resolver um problema mecânico no terreno, baixando para 34.º na prova')]Imagem[/url]
Bianchi Prata teve de resolver um problema mecânico no terreno, baixando para 34.º na prov

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 11, 2010 1:05 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 8.ª Etapa
Imagem Dia menos proveitoso para os lusitanos
Após o dia de descanso, a etapa que marcou o reatamento do Dakar não trouxe benefícios na classificação para os três lusitanos. Afectado por um problema mecânico, Hélder Rodrigues baixou ao 4.º lugar da “geral” mas mantém sérias ambições ao pódio. Ruben Faria teve de ceder uma jante a Cyril Despres, perdeu tempo e uma posição. Bianchi Prata rodou no meio do pelotão e também sentiu as dificuldades do dia.
[10-01-2010 22:40:47]

[size=100]Entre Antofagasta e Copiapo os concorrentes percorreram 568 Km, dos quais 472 Km em "especial". Esta começava num terreno bastante rochoso e pedregoso, seguindo-se longo sector de pistas sinuosas e rolantes, para acabar com mais um troço em piso arenoso no deserto de Atacama.

Antes das peripécias da jornada, interessa recordar que no dia de descanso Hélder Rodrigues tinha subido ao 2.º lugar, pois Marc Coma recebeu uma penalização de 6 horas devido a ter trocado de pneu traseiro no percurso da véspera. Pelo mesmo motivo, também Ruben Faria subiu uma posição, para 13.º.

Hoje, os dois pilotos que seguiam Rodrigues na tabela, Ullvalseter e Contardo, estiveram lançados ao ataque. O lusitano também imprimiu um ritmo rápido, mas na parte final um contratempo mecânico ampliou as diferenças. "Rompeu-se um tubo de gasolina e a moto começou a perder rendimento," explicou Hélder, que conseguiu "encontrar uma solução para o problema e chegar ao fim com o mínimo atraso possível."

Hélder Rodrigues foi 7.º na etapa, perdendo 11h50m para Ullevalseter e 10m28 face a Contardo, os dois adversários directos que o ultrapassaram na "geral". Apesar disso, as diferenças são muito reduzidas, pois o norueguês tem agora 4m44s de vantagem sobre o nosso homem, enquanto o chileno só possui 54 segundos, sustentando a confiança de Rodrigues: "Estou tranquilo pois sei que tudo está ainda em aberto".

Ruben Faria teve hoje uma lição prática sobre as incumbências dos "aguadeiros". O algarvio estava a andar muito bem, era o quarto mais rápido ao Km 245, mas nesse ponto teve de ceder a roda dianteira ao seu "chefe-de-fila". Na verdade, Cyril Despres chegou ao local com as duas jantes danificadas, devido a "toques" em pedras, e optou por trocar a da frente – em pior estado – com Ruben. A partir daí, naturalmente o piloto nacional teve de imprimir um ritmo mais cauteloso, perdendo terreno face aos homens da frente. Terminou a etapa no 21.º posto, a 55m43s do vencedor, mas feitas as contas apenas baixou um degrau na "geral", regressando ao 14.º lugar.

O piloto de Olhão atingiu o ponto de reabastecimento (Km 245) "dois ou três minutos depois do Cyril, e rapidamente trocámos as rodas dianteiras para ele prosseguir com mais segurança." Quanto ao desempenho na fase anterior do trajecto, afirma ter rodado de forma cautelosa porque "as pistas eram demolidoras e quis defender a minha moto para alguma eventualidade," o que se revelou providencial para o líder da prova. De resto, Ruben permanece optimista: "Perdi mais algum tempo mas não estou preocupado com isso. Na minha frente estão pilotos que ainda posso alcançar, e vou tentar entrar nos dez primeiros."

Quanto a Pedro Bianchi Prata, na primeira parte da etapa andou regularmente na metade superior do pelotão, mas a seguir também ele conheceu contratempos. "A etapa começou bem, e nos primeiros controlos de passagem já estava a recuperar muito lugares," disse Bianchi. "Depois, tive uma problema com a bomba de gasolina e preocupei-me em conseguir chegar ao fim." O saldo do dia foi o 62.º lugar na etapa, e quando já chegaram ao acampamento 92 dos 96 pilotos saídos de Antofagasta, Bianchi aparece na 36.ª posição da "geral".

Ainda a "jogar em casa", o chileno Francisco Lopez Contardo explorou bem o seu profundo conhecimento do terreno para ganhar a etapa com a sua Aprilia 450, batendo Marc Coma por 42s e Pal Anders Ullevalseter por 1m22, enquanto Despres foi 5.º colocado a 6m43s do vencedor. Assim, o francês continua perfeitamente destacado na liderança. Amanhã o pelotão arranca de Copiapo em direcção a La Serena, na distância de 547 Km, incluindo 338 correspondentes à "especial" do dia.

Classificação – após a 8.ª etapa: 1.º Cyril Despres (KTM) 33h46m21s; 2.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h20.31; 3.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 1h24.21; 4.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1h25.15; 5.º Alain Duclos (KTM) a 1h52.29; 6.º David Fretigne (Yamaha) a 2h02.33; 7.º Jonah Street (KTM) a 2h28.32; 8.º Olivier Pain (Yamaha) a 2h41.59; 9.º Thomas Berglund (KTM) a 2h48.51; 10.º Juan Pedrero Garcia (KTM) a 2h50.15; … 14.º Ruben Faria (KTM) a 3h5933; … 36.º Bianchi Prata (BMW) a 10h18.11; etc.



[/SIZE]
[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-042.jpg&leg=Hélder Rodrigues baixou para 4.º, mas continua envolvido na luta pelo pódio')]Imagem[/url]
Hélder Rodrigues baixou para 4.º, mas continua envolvido na luta pelo pódio

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-043.jpg&leg=Ruben Faria trocou uma jante com Despres, cumprindo o seu papel na equipa oficial da KTM')]Imagem[/url]
Ruben Faria trocou uma jante com Despres, cumprindo o seu papel na equipa oficial da KTM

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-044.jpg&leg=Bianchi Prata prossegue em acção, sendo agora 36.º classificado')]Imagem[/url]
Bianchi Prata prossegue em acção, sendo agora 36.º classificado


imprimir este artigo | enviar este artigo a um(a) amigo(a)
Imagem

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem: 9ª Etapa
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 11:10 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 9.ª Etapa
Imagem Hélder Rodrigues mantém o 4.º lugar numa etapa diferente
A saga do Dakar prosseguiu com a nona etapa, sem alterações significativas na classificação. O início da “especial” foi diferente, com os concorrentes a partirem em grupos, e feitas as contas do dia Hélder Rodrigues permanece no 4.º lugar, mas em posição de discutir o pódio com os dois adversários que o precedem na tabela. Mais atrás, Ruben Faria subiu ao 12.º posto e Bianchi Prata continua a ser o 36.º colocado na “geral” da prova.
[12-01-2010 0:29:35]

[size=100]A etapa do dia, entre Copiapo e La Serena, disputada essencialmente em piso de areia, com muitas dunas para transpor, trouxe um formato invulgar no "Dakar": à partida da "especial" os motociclistas foram agrupados em séries, como se fosse a largada para uma corrida de motocross. Assim, começou por arrancar o grupo dos dez primeiros classificados, seguindo-se os restantes em lotes de vinte e espaçados por dez minutos de intervalo. Além disso, o troço selectivo foi encurtado para 170 Km (em vez dos previstos 354) com o objectivo de evitar densas camadas de nevoeiro.

Esta jornada não trouxe alterações no ordenamento dos onze primeiros classificados, e as diferenças de tempo também foram diminutas. Hélder Rodrigues foi 7.º colocado, mantendo o 4.º posto na tabela geral. Relativamente aos adversários directos, surge agora a 6m54s de Ullevalseter e a 3m13s de Contardo, desvantagens recuperáveis nas etapas ainda em falta, conforme reconhece o piloto português: "Regressar ao pódio é perfeitamente possível e concretizável," proclama Rodrigues.

De resto, Hélder afirma que este "foi um dia diferente, pois partimos em linha o que não é habitual. Arranquei muito bem e ainda consegui andar algum tempo em segundo lugar, colado ao Marc Coma, mas nas zonas mais rápidas não tive qualquer hipótese de acompanhar a velocidade das KTM – mesmo rolando a fundo!"

Ruben Faria obteve a 10.ª posição na tirada e, tal como já previa ontem, conseguiu ultrapassar dois adversários na classificação geral, subindo para o 12.º lugar. "Recordei os meus tempos de piloto de Motocross, foi diferente e bastante emocionante, com a adrenalina em alta" confessou o algarvio sobre o formato de partida para esta etapa.

"No arranque fui o mais rápido do meu grupo e depressa fiquei destacado – mas, sozinho, acabei por não ganhar o ritmo normal quando se começa a passar pilotos. Fiz uma "especial" limpa, sem problemas, naveguei sem complicações," concluiu Faria.

Pedro Bianchi Prata também viveu um dia positivo, conseguindo o 27.º lugar na tirada, mas mantém o 36.º posto que já ocupava na "geral" da prova. "Depois de dois azares seguidos e de termos descoberto que o problema de ontem não teve a ver com avaria na bomba de gasolina, mas sim com uma má montagem de um tubo, hoje tudo correu bem," declarou Bianchi, acrescentando ter sido "um dia com muita navegação e areia, onde as motos de maior cilindrada continuaram a ter vantagem. Estamos confiantes de que até ao fim tudo vai correr bem e vamos melhorar na geral", conclui o piloto da BMW.

Cyril Despres continua a ser o comandante destacado da prova, que prossegue amanhã com os 586 Km da última etapa em solo chileno, entre La Serena e Santiago, tendo 238 Km a "especial" a enfrentar pela caravana, no caso das motos com 93 resistentes neste Dakar.

Classificação – após a 9.ª etapa: 1.º Cyril Despres (KTM) 35h58m51s; 2.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h21.54; 3.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 1h25.35; 4.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1h28.48; 5.º Alain Duclos (KTM) a 1h55.44; 6.º David Fretigne (Yamaha) a 2h05.48; 7.º Jonah Street (KTM) a 2h39.17; 8.º Olivier Pain (Yamaha) a 2h46.08; 9.º Thomas Berglund (KTM) a 2h59.10; 10.º Juan Pedrero Garcia (KTM) a 3h06.16; … 12.º Ruben Faria (KTM) a 4h09.21; … 36.º Bianchi Prata (BMW) a 10h54.01; etc.



[/SIZE]
[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-045.jpg&leg=Hélder Rodrigues prossegue no 4.º lugar e com o pódio como objectivo')]Imagem[/url]
Hélder Rodrigues prossegue no 4.º lugar e com o pódio como objectivo

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-046.jpg&leg=Ruben Faria ganhou hoje duas posições, sendo agora 12.º colocado')]Imagem[/url]
Ruben Faria ganhou hoje duas posições, sendo agora 12.º colocado

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-047.jpg&leg=Etapa sem problemas para Bianchi Prata, que continua no 36.º lugar')]Imagem[/url]
Etapa sem problemas para Bianchi Prata, que continua no 36.º lugar


imprimir este artigo | enviar este artigo a um(a) amigo(a)

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 12, 2010 11:31 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
Antonio José Costa Escreveu:
[size=100]Pedro Bianchi Prata..."Depois de dois azares seguidos e de termos descoberto que o problema de ontem não teve a ver com avaria na bomba de gasolina, mas sim com uma má montagem de um tubo..., conclui o piloto da BMW.

[/SIZE]


Esta conversa já nos é familiar...:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

Continuação de boa sorte para todos os nossos Lusitanos.

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 13, 2010 10:17 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 10.ª Etapa
Imagem O contra-ataque de Hélder Rodrigues
A décima constituiu uma bela etapa para as cores nacionais. Hélder Rodrigues passou ao contra-ataque, e embora mantenha o 4.º lugar, reduziu de forma substancial a diferença para Ullevalseter e Contardo, tornando ainda mais acesa a luta pelo pódio. O dia também foi bom para Ruben Faria, 4.º na etapa logo atrás de Rodrigues.
[13-01-2010 0:25:52]

[size=100]Entre La Serena e Santiago – a etapa terminou nos arredores da capital chilena – os concorrentes enfrentavam uma "especial" técnica, bastante sinuosa em média montanha, em piso escorregadio e também pedregoso, bordejado por diversos precipícios pouco recomendáveis. Um terreno de perfil endurístico, bem ao gosto dos pilotos portugueses, que aproveitaram para lançarem ataques importantes nesta fase dos acontecimentos.

Ao longo dos 238 Km da "especial", Hélder Rodrigues esteve sistematicamente entre o trio da frente, acabou mesmo por ser 3.º na etapa, mas sobretudo ganhou 2m21s a Contardo e 4.44 a Ullevalseter. Em consequência, o lusitano só tem agora 52s de atraso para o chileno, e 2m10s relativamente ao norueguês, diferenças muito curtas e que deixam tudo em aberto para as restantes quatro etapas.

"O facto da etapa ser curta não dava grande margem de manobra, mas o traçado era muito ao meu estilo e senti-me bem," afirmou Hélder. "Fui rápido sobretudo nas zonas mais técnicas, onde a minha Yamaha 450 está mais à vontade." O piloto segue totalmente envolvido na discussão dos lugares no pódio, reconhecendo que "a luta está a ser muito dura. Para continuar a este ritmo sem correr riscos, vamos hoje mudar o motor."

Também Ruben Faria esteve em destaque nesta jornada, situando-se normalmente entre os cinco mais rápidos do dia, e obteve a 4.ª posição. Apesar de ter ganho tempo aos pilotos que o precedem na tabela, o mais próximo está ainda a 40 minutos de diferença. Todavia, no Dakar as coisas podem mudar a qualquer momento, logo Ruben ainda mantém expectativas de poder entrar no "top ten".

"Nesta "especial" tivemos pela frente muitas passagens de enduro, a exigir muito em termos físicos, e acima de tudo bastante técnica," explicou Ruben, acrescentando que fez uma etapa "certinha. Apenas apanhei um piloto no percurso, e estive sempre muito livre em termos do pó proveniente dos restantes adversários."

Quanto a Bianchi Prata, o dia começou com um contratempo: "Tiveram que substituir a antena do Iritrack e perdi alguns minutos, que serão retirados ao tempo total do sector selectivo." No que respeita ao seu desempenho na "especial", o portuense disse ter conseguido "manter um ritmo regular, embora prejudicado em algumas zonas pelo pó que diminuía a visibilidade. No final perdi algum tempo – que também será descontado – para ajudar um piloto chileno que caiu numa ravina." Tudo somado, Bianchi foi 32.º na etapa e permanece na 36.ª posição da pauta classificativa.

A etapa de hoje foi ganha por Marc Coma, com 2m06s sobre David Fretigne, 2m36s para Hélder Rodrigues e 3.56s face a Ruben Faria. O líder Cyril Despres terminou em 6.º, também atrás de Francisco Lopez Contardo. Amanhã a caravana reentra na Argentina, com a etapa que liga Santiago a San Juan, na extensão de 434 Km e curta "especial" de 220 Km.

Classificação – após a 10.ª etapa: 1.º Cyril Despres (KTM) 39h15m59s; 2.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h22.49; 3.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 1h24.07; 4.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1h24.59; 5.º Alain Duclos (KTM) a 1h57.35; 6.º David Fretigne (Yamaha) a 2h11.29; 7.º Jonah Street (KTM) a 2h40.13; 8.º Olivier Pain (Yamaha) a 2h47.01; 9.º Jakub Przygonski (KTM) a 3h11.16; 10.º Juan Pedrero Garcia (KTM) a 3h12.06; 11.º Thomas Berglund (KTM) a 3h26.33; 12.º Ruben Faria (KTM) a 4h06.52; … 36.º Bianchi Prata (BMW) a 11h16,18; etc.



[/SIZE]
[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-048.jpg&leg=Hélder Rodrigues continua no 4.º lugar mas está mais perto de Ullevalseter e Contardo')]Imagem[/url]
Hélder Rodrigues continua no 4.º lugar mas está mais perto de Ullevalseter e Contardo

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-049.jpg&leg=Ruben Faria foi 4.º na etapa, logo atrás de Rodrigues, e mantém o 12.º posto na "geral"')]Imagem[/url]
Ruben Faria foi 4.º na etapa, logo atrás de Rodrigues, e mantém o 12.º posto na "geral"

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-050.jpg&leg=Bianchi Prata obteve o 32.º neste dia, permanecendo no 36.º posto da competição')]Imagem[/url]
Bianchi Prata obteve o 32.º neste dia, permanecendo no 36.º posto da com

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 13, 2010 2:12 pm 
Desligado
Admin.
Avatar do Utilizador

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Mensagens: 1736
Localização: Santarém, mas sou do PORTO com enorme honra!
Tem todos tido um desempenho muito bom, espero que aqueles imprevistos tão comuns nestas provas não os prejudiquem, se assim for é quase certo que há alguem português nos podios.
O HRodrigues tem sido brilhante!:smile:
Hans

_________________
...
Besser, Schauspieler zu sein, als Zuschauer!:idea:
Hans Freitass


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jan 13, 2010 10:24 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Mensagens: 3771
Localização: Carnaxide
Epá!!!!!

Tivemos uma vitória de uma moto BMW na etapa de hoje do Dakar.

Fabulástico.

Tratou-se do Holandes VERHOEVEN...estaria ele dopado?

Acho que se entusiasmou com o motão :lol: :lol: :lol: :lol:

_________________
Ab ;)
Imagem
Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 14, 2010 11:45 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 11.ª Etapa
Imagem Jornada de contrastes
Hélder Rodrigues perdeu terreno na luta pela presença no pódio do Dakar, pois na etapa de hoje foi apenas 15.º classificado, aumentando o atraso para os dois adversários directos naquele confronto. Ruben Faria ficou um lugar acima e mantém o 12.º posto na “geral”, enquanto Pedro Bianchi Prata teve um desempenho bastante interessante ao ser 23.º classificado neste dia.
[14-01-2010 0:35:39]

[size=100]Na etapa que marcou o retorno à Argentina, entre Santiago e San Juan, a "especial" de 220 Km tinha a sua primeira metade em pistas estreitas, sinuosas, pedregosas e poeirentas, a mais de dois mil metros de altitude, seguindo-se depois a entrada na planície argentina, marcada por íngreme descida ao longo de uns 20 Km. Uma jornada de contrastes na diversidade de terreno e condições climáticas, mas também quanto ao desempenho relativo dos três portugueses em prova.

O dia não correu conforme os desígnios de Hélder Rodrigues, que projectava aproximar-se mais – ou mesmo superar – os rivais na discussão pelo pódio, Ullevalseter e Contardo. Pelo contrário, o lusitano perdeu tempo para eles, numa tirada que começou de forma agitada para diversos homens da frente. Isto porque Marc Coma enganou-se no percurso logo ao Km 13, e na sua esteira seguiram outros pilotos, com a consequente perda de tempo. Foi nessa fase inicial que Hélder Rodrigues acumulou a maior parte do atraso nesta etapa, pois ao Km 51 era apenas 31.º colocado, a 7.33 do mais rápido.

Depois, Rodrigues foi melhorando o posicionamento, mas terminou apenas no 15.º lugar, perdendo 7.31s para Ullevalseter e 6m09 relativamente a Contardo. Assim, o piloto nacional permanece solidamente instalado no 4.º posto, mas viu aumentar a diferença face àqueles adversários: o norueguês tem agora 9m41s sobre Hélder, e o chileno Contardo possui 7m01s de vantagem. Quando só restam por disputar três etapas, este acréscimo de desvantagem surge em má altura para as ambições de Rodrigues, mas no "Dakar" tudo pode acontecer até à meta.

Como ontem ficou dois lugares à frente de Cyril Despres, após a partida de hoje Ruben Faria aguardou que o francês anulasse no terreno os 4 minutos de diferença, para continuar a cumprir fielmente o seu papel na equipa, de apoio ao líder da prova, acompanhando-o na acção durante a maior parte do dia.

"Depois do grupo da frente se perder acabámos por nos juntar todos, o que tornou ainda mais complicada a progressão no meio do pó," explicou Ruben. "Perto do final o Cyril foi mais rápido do que eu a passar alguns pilotos, mas também não quis arriscar em zonas mais complicadas – neste momento, não há necessidade de cometer loucuras," concluiu o algarvio. Instalado no 12.º lugar, tem agora o alvo mais próximo – o sueco Berglund – a 27m33s, enquanto o décimo classificado está a uma hora de diferença.

Bianchi Prata rodou sem problemas e conseguiu um bom desempenho. Desde o início surgiu entre os vinte e cinco mais rápidos, e acabaria por obter o 23.º lugar neste dia, o que lhe permitiu subir uma posição na "geral", para 35.º. "Foi uma etapa com bastante navegação, na qual passei muitos pilotos e apanhei muito pó," resumiu Bianchi. "Passámos por lugares lindíssimos, tivemos frio a mais de 4000 metros e andámos perto da neve… mas agora perto do final apanhámos 60 Km dentro de um rio seco, com mais de 35 graus… isto é o Dakar!"

Quem aproveitou para "tirar a barriga de misérias" foi o holandês Frans Verhoeven, muito atrasado desde os problemas mecânicos sofridos no início da prova – ocupa o 49.º lugar – mas que hoje ganhou a etapa aos comandos da sua BMW: um êxito que a marca germânica não saboreava desde 2001. O "Dakar" prossegue amanhã com a antepenúltima etapa entre San Juan e San Rafael, na extensão de 796 Km, e uma "especial" de 476 Km.

Classificação – após a 11.ª etapa: 1.º Cyril Despres (KTM) 42h05m10s; 2.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h20.54; 3.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 1h23.34; 4.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1h30.35; 5.º Alain Duclos (KTM) a 1h54.39; 6.º David Fretigne (Yamaha) a 2h00.57; 7.º Jonah Street (KTM) a 2h35.55; 8.º Olivier Pain (Yamaha) a 2h49.07; 9.º Jakub Przygonski (KTM) a 3h12.18; 10.º Juan Pedrero Garcia (KTM) a 3h12.44; 11.º Thomas Berglund (KTM) a 3h44.40; 12.º Ruben Faria (KTM) a 4h12.13; … 35.º Bianchi Prata (BMW) a 11h39.59; etc.



[/SIZE]
[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-051.jpg&leg=Pedro Bianchi Prata rodou sem problemas, sendo 23.º na etapa')]Imagem[/url]
Pedro Bianchi Prata rodou sem problemas, sendo 23.º na etapa

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-052.jpg&leg=Hélder Rodrigues mantém o 4.º posto na "geral", mas perdeu tempo para os antecessores')]Imagem[/url]
Hélder Rodrigues mantém o 4.º posto na "geral", mas perdeu tempo para os antecessores

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-053.jpg&leg=Ruben Faria permanece no 12.º lugar no acumulado da prova')]Imagem[/url]
Ruben Faria permanece no 12.º lugar no acumulado

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jan 14, 2010 11:47 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
A VERDADE DESPORTIVA ACIMA DE TUDO

(IN HR facebook)

http://www.facebook.com/profile.php?id=100000415242573&ref=nf#
Hélder Rodrigues Vivi hoje um verdadeiro "caso de polícia" neste Dakar, quando um agente da autoridade se enganou e cortou a estrada errada.Perdi muito tempo e vi-me obrigado a apresentar no final da etapa um protesto. Deram-me razão e estou assim com toda a justiça a apenas 2m23s do 2º lugar.Já posso ir dormir descansado!

Imagem

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: sexta jan 15, 2010 12:38 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 12.ª Etapa
Imagem Rodrigues e Faria mantêm posições
Hélder Rodrigues e Ruben Faria permanecem nos 4.º e 12.º lugares, respectivamente, após terem concluído a antepenúltima etapa do “Dakar”. O primeiro acabou mesmo por perder mais algum tempo para os adversários directos, devido a ter ficado sem gasolina já perto do final, num dia ganho pelo chileno Contardo.
[15-01-2010 0:28:44]

[size=100]Na noite de ontem foram introduzidas alterações à classificação da 11.ª etapa, pois a organização aceitou um protesto de Hélder Rodrigues – apoiado por Marc Coma – reconhecendo que o engano de percurso resultou do erro de um polícia argentino no "corte" de um caminho, assinalando aos pilotos uma direcção errada. Feita a correcção de tempos, curiosamente Contardo e Ullevalseter ficaram rigorosamente empatados na "geral", com Hélder a 2m35s.

O pelotão enfrentou hoje uma desgastante "especial" de 476 Km, na primeira metade muito rápida em piso pedregoso, mas depois com uma parte bastante mais técnica, enfrentada sob elevada temperatura. Pela segunda vez neste "Dakar" houve também uma neutralização em asfalto (entre os Km 204 e 334), para evitar a passagem numa paisagem natural classificada.

Hélder Rodrigues esteve sistematicamente entre os cinco mais rápidos, lutando taco-a-taco com os adversários directos, mas na parte final do percurso aumentou a diferença entre eles, quando o português teve de parar por falta de gasolina. Assim, Hélder foi 5.º na etapa, mas perdeu 6m59s para Francisco Lopez Contardo – precisamente o vencedor do dia – e 5m46s para Pal Anders Ullevalseter, terceiro mais rápido.

"Consegui imprimir um ritmo bastante forte," disse Hélder Rodrigues. "Estava inclusivamente a recuperar terreno para os meus mais directos adversários quando, já na parte final da "especial", fiquei sem gasolina três vezes!... Este foi um problema que afectou muitos pilotos, e felizmente tive ajuda que me permitiu minimizar o meu atraso." Apesar deste contratempo, para as duas restantes etapas Hélder promete "atacar com todas as suas forças o pódio do rali".

Ruben Faria conseguiu o 12.º tempo neste dia, ganhando mais dez minutos a Thomas Berglund (11.º classificado na "geral"), mas mesmo assim a diferença entre eles cifra-se em 23m31s, e só com duas etapas por disputar Ruben já percebeu que, em condições normais, dificilmente ultrapassará o sueco. "Não vou arriscar ficar pelo caminho apenas por isso. O principal é que o Cyril está na frente e a vitória cada vez mais perto," declarou o algarvio.

Quanto ao desenrolar da acção neste dia, Ruben considera que "foi bem mais complicado do que todos pensavam." Em concreto, "na primeira secção consegui ganhar alguns lugares, mas a segunda parte foi completamente diferente." Efectivamente, depois da neutralização a classificativa revelou-se "muito mais traiçoeira, demolidora mesmo para os que não tivessem tanto cuidado, exigindo muita concentração, técnica e uma boa dose de frescura física." Quanto à táctica seguida, Faria também foi explícito: "A opção para hoje era mesmo tomar precauções, opção essa que o Cyril também assumiu, mesmo perdendo alguns minutos. O Dakar está em fase terminal e pode perder-se tudo nestes dias que faltam."

Também Bianchi Prata prosseguiu em bom ritmo, numa etapa que considerou "muito dura e longa. Tudo correu bem e subi alguns lugares na classificação geral. Ainda faltam duas etapas, vamos continuar a lutar para tentar melhorar a classificação, agora que temos conseguido rolar sem problemas." Bianchi foi o 24.º neste dia e ascendeu mesmo algumas posições na "geral", pois ocupa agora o 31.º posto, quando tinham chegado ao acampamento 79 pilotos.

Depois de Francisco Lopez Contardo ter hoje dado à Aprilia a sua terceira vitória em etapas, e com Cyril Despres já em processo de gestão da grande vantagem acumulada na liderança, a competição prossegue amanhã com os 725 Km entre San Rafael e Santa Rosa, incluindo uma "especial" de 368 Km.

Classificação – após a 12.ª etapa: 1.º Cyril Despres (KTM) 46h10m56s; 2.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 1h03.42s; 3.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h04.55; 4.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1h13.16; 5.º David Fretigne (Yamaha) a 1h40.12; 6.º Alain Duclos (KTM) a 1h53.25; 7.º Jonah Street (KTM) a 2h37.23; 8.º Jakub Przygonski (KTM) a 3h06.11; 9.º Olivier Pain (Yamaha) a 3h12.50; 10.º Juan Pedrero Garcia (KTM) a 3h13.35; 11.º Thomas Berglund (KTM) a 4h02.31; 12.º Ruben Faria (KTM) a 4h26.02; … 31.º Bianchi Prata (BMW) a 12h15.38; etc.



[/SIZE]
[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-054.jpg&leg=Ruben Faria foi hoje 12.º, a mesma posição que ocupa na "geral"')]Imagem[/url]
Ruben Faria foi hoje 12.º, a mesma posição que ocupa na "geral"

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-055.jpg&leg=A falta de gasolina impediu Hélder Rodrigues de ganhar terreno aos adversários directos')]Imagem[/url]
A falta de gasolina impediu Hélder Rodrigues de ganhar terreno aos adversários directos

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-056.jpg&leg=Bianchi Prata esteve regular e subiu para a 31.ª posição da tabela geral')]Imagem[/url]
Bianchi Prata esteve regular e subiu para a 31.ª posição da tabela geral



_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 18, 2010 11:29 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 13.ª Etapa
Imagem Já “cheira” a Buenos Aires!...
A penúltima etapa do Dakar não trouxe alterações no posicionamento dos portugueses, salvo a subida de Bianchi Prata ao 30.º lugar, enquanto Ruben Faria está agora a “morder os calcanhares” do adversário colocado à sua frente. Quanto a Hélder Rodrigues, permanece solidamente instalado na 4.ª posição – a confirmar-se em Buenos Aires, constituirá o melhor resultado de sempre de um piloto português nesta famosa competição.
[15-01-2010 21:31:03]

[size=100]A "especial" de hoje tinha 368 Km, e nos primeiros cinquenta ainda surgiram as últimas dunas para transpor. Depois, o grosso do percurso concretizava-se em pistas largas e rolantes, pouco propícias à obtenção de grandes diferenças de tempos.

Hélder Rodrigues não conseguiu reduzir a desvantagem para os adversários directos – pelo contrário, perdeu ainda mais algum tempo para eles, numa etapa maioritariamente favorável às potentes KTM 690. Disso mesmo fez prova Pal Anders Ullevalseter, pois este norueguês atacou para conquistar a sua primeira vitória em etapas no Dakar, recuperando também o 2.º posto na "geral", visto que Francisco Lopez Contardo foi apenas o 4.º mais rápido e ficou a 5m35s. Na 6.ª posição chegou Hélder Rodrigues, a 8m08s, cada vez afastado do sonho do pódio – está agora a 16m29s de Ullevalseter e a 12m07s de Contardo.

"Logo no início da "especial" senti o motor da minha Yamaha a falhar, e esse foi um problema que me condicionou bastante ao longo do dia," disse Rodrigues. "Fiz uma navegação perfeita e andei muito tempo com o Marc Coma, mas infelizmente não consegui tirar vantagem porque a resposta do motor não era a melhor. No final da etapa, a equipa de assistência detectou uma avaria no sistema de alimentação, que esteve na base da falta de potência que senti em várias alturas." Quanto à táctica para a última jornada, Hélder é explícito: "Quero acabar este Dakar da mesma forma que em 2009, a vencer uma etapa, e vou aplicar-me a fundo!"

Ruben Faria efectuou mais uma etapa em bom ritmo mas sem correr riscos, sendo 10.º classificado. Todavia, viu Thomas Berglund perder quase toda a vantagem adquirida. Na verdade, o sueco só tem agora 58s de avanço sobre Faria, pelo que sem forçar o andamento o lusitano possui boas hipóteses de subir mais um lugar no último dia da prova. Para já, mantém a 12.ª posição.

"Perdi algum tempo na fase inicial, mas depois consegui integrar um grupo de pilotos rápidos e viemos sempre em ritmo rápido até ao final," explicou Ruben. Ao ser informado da diferença para Berglund após esta etapa, o algarvio ficou agradavelmente surpreendido: "é bom saber que hoje lhe ganhei bastante tempo e que posso mesmo subir mais um lugar amanhã. Se soubesse, tinha apertado um pouco mais o ritmo!"

Na noite de ontem, após a chegada de todos os concorrentes em prova e também devido a uma penalização de 2 minutos, Pedro Bianchi Prata tinha sido recolocado na 33.ª posição. No entanto, o portuense teve hoje mais um desempenho positivo (29.º na etapa), subindo ao 30.º lugar da "geral" – precisamente o mesmo em que terminou a anterior edição da prova – entre 86 pilotos.

"Nas dunas andei rápido e subi muitos lugares," afirmou Bianchi. "Depois entrámos nas "Pampas" e o percurso passou a ser apenas composto por longas rectas – de dezenas de quilómetros – em estradões muito largos, em que apenas contava a velocidade de ponta. Então optei por um andamento calmo até ao fim, e espero chegar bem a Buenos Aires," concluiu o piloto da BMW.

Na frente, Cyril Despres está cada vez mais perto de vencer este "Dakar". A prova termina amanhã em Buenos Aires, mas antes da festa a derradeira etapa ainda tem 707 Km de extensão, com uma "especial" de 206 Km para "acertar" as últimas contas.

Classificação – após a 13.ª etapa: 1.º Cyril Despres (KTM) 49h38m44s; 2.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h04.12; 3.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 1h08.34; 4.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1h20.41; 5.º David Fretigne (Yamaha) a 1h56.06; 6.º Alain Duclos (KTM) a 1h59.06; 7.º Jonah Street (KTM) a 2h46.13; 8.º Jakub Przygonski (KTM) a 3h13.37; 9.º Olivier Pain (Yamaha) a 3h28.03; 10.º Juan Pedrero Garcia (KTM) a 3h30.57; 11.º Thomas Berglund (KTM) a 4h40.27; 12.º Ruben Faria (KTM) a 4h41.25; … 30.º Bianchi Prata (BMW) a 13h04.06; etc.



[/SIZE]
[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-057.jpg&leg=Bianchi Prata já entrou no "clube" dos trinta primeiros')]Imagem[/url]
Bianchi Prata já entrou no "clube" dos trinta primeiros

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-058.jpg&leg=Hélder Rodrigues continua solidamente instalado no 4.º posto')]Imagem[/url]
Hélder Rodrigues continua solidamente instalado no 4.º posto

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-059.jpg&leg=Ruben Faria segue no 12.º lugar, mas tem um sueco "à mão de semear" para amanhã...')]Imagem[/url]
Ruben Faria segue no 12.º lugar, mas tem um sueco "à mão de semear" para amanhã...

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 18, 2010 11:29 am 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
DAKAR 2010 – 14.ª Etapa
Imagem Ruben Faria ganha etapa e Hélder Rodrigues faz história
O final do Dakar trouxe mais um momento de grande brilhantismo para as cores nacionais. Ruben Faria impressionou ao conquistar a vitória na derradeira etapa, num dia de consagração para Hélder Rodrigues, pois o 4.º lugar final passa a constituir o melhor resultado de um motociclista português nesta famosa prova.
[16-01-2010 23:40:38]

[size=100]A última "especial" do "Dakar" desenrolou-se em pistas rápidas e rolantes, ao longo de 206 Km. Um exercício de velocidade pura, bem aproveitado por Ruben Faria para dar rédea solta "à cavalagem" da sua KTM 690, conquistando o seu terceiro triunfo em etapas nesta maratona, a juntar aos obtidos em 2006 e 2007.

Após ter gerido a sua prova sempre na perspectiva de prestar apoio a Cyril Despres, hoje Ruben aproveitou bem o facto de ser o décimo a partir, e as características do terreno, para atacar sem prejuízo da missão na equipa oficial KTM. "Ontem falei com a equipa e o Cyril. Ao final do dia ele veio ter comigo e disse-me que hoje poderia adoptar o meu ritmo, sem estragar o bom trabalho." Em causa estava recuperar 58 segundos de atraso para o sueco Berglund, a fim de subir ao 11.º lugar final, mas Ruben deixou os imediatos perseguidores a quase 4 minutos.

"No final houve mesmo fogo de artifício e um grande ambiente de festa," disse Ruben. "Não consegui acabar entre os dez primeiros, mas não era esse o meu objectivo principal. Ganhei uma "especial" e o Cyril venceu a prova. Tudo aquilo que a equipa trabalhou para conseguir foi alcançado. Agora é tempo de festejarmos."

Grandes motivos de satisfação tinha também Hélder Rodrigues na chegada a Buenos Aires, pois estabeleceu um novo máximo, pessoal e para as cores nacionais nesta prova. Em quatro participações, depois do 9.º lugar na estreia em 2006, foi 5.º nas duas edições seguintes, e agora alcança esta brilhante 4.ª posição. Um resultado de grande nível porque Hélder esteve regularmente no lote dos mais rápidos, lutando taco-a-taco contra a melhor concorrência, e sem alguns contratempos nas últimas etapas poderia mesmo ter chegado ao pódio.

"Estou muito contente, pois provei que tenho andamento e capacidades para andar com consistência na frente do Dakar", declarou Hélder em jeito de balanço. "Estou em forma – chego ao fim sem lesões ou problemas físicos – e altamente motivado para continuar a apostar no Dakar. Sou de longe o mais jovem dos pilotos da frente, e sinto que vencer um Dakar é um sonho que posso concretizar a curto prazo."

Rodrigues desejava o triunfo na última etapa, mas esta não era favorável às máquinas de 450cc, como a sua Yamaha WR, e teve de contentar-se com um expressivo 3.º lugar. "A margem de manobra era escassa, pois em velocidade de ponta não podia competir com as motos de maior cilindrada. Mesmo assim dei tudo por tudo, mas a 20 Km do fim a "mousse" (pneu) na roda de trás derreteu e tive que moderar o andamento para chegar à meta."

O terceiro lusitano na chegada a Buenos Aires foi Pedro Bianchi Prata, que repetiu o 30.º lugar alcançado na edição anterior da prova. Um desempenho positivo, mas sem os problemas registados nas etapas imediatamente anterior e posterior ao dia de descanso, o piloto da BMW 450 poderia mesmo ter acabado no "top vinte". Em termos de equipa, foi pena o abandono de Paulo Gonçalves, lesionado na sexta etapa quando era 6.º classificado, pois tinha condições para ser outro português em grande evidência no final da prova.

"Não posso dizer que estou contente, pois não tenho o Paulo (Gonçalves) ao meu lado," afirmou Bianchi Prata, "mas as corridas são mesmo assim e os imprevistos podem acontecer a qualquer altura. Mostrámos que a nossa moto é muito competitiva e em condições normais podemos lutar pelos lugares da frente. O meu objectivo pessoal era um lugar nos 15 primeiros, mas com as mais de quatro horas que perdi com um percalço técnico, foi de todo impossível. De todos os Dakar em que participei este foi, de longe, o mais duro e perigoso… mas se fosse muito fácil não ficaria na memória de muita gente, como este vai ficar!..."

Cyril Despres foi o destacado vencedor deste Dakar, naquele que constitui o seu terceiro triunfo, pois o francês já tinha ganho em 2005 e 2007, oferecendo também à KTM a nona vitória da marca austríaca nesta prova. Nos lugares seguintes do pódio ficaram o norueguês Pal Anders Ullevalseter e o chileno Francisco Lopez Contardo, este o primeiro da classe até 450cc aos comandos da Aprilia. Concluíram a prova 88 concorrentes, dos 150 à partida.

Classificação Final: 1.º Cyril Despres (KTM) 51h10m37s; 2.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 1h02.52; 3.º Francisco Lopez Contardo (Aprilia) a 1h09.48; 4.º Hélder Rodrigues (Yamaha) a 1h19.33; 5.º David Fretigne (Yamaha) a 1h55.56; 6.º Alain Duclos (KTM) a 1h58.35; 7.º Jonah Street (KTM) a 2h49.43; 8.º Jakub Przygonski (KTM) a 3h15.59; 9.º Olivier Pain (Yamaha) a 3h28.20; 10.º Juan Pedrero Garcia (KTM) a 3h33.48; 11.º Ruben Faria (KTM) a 4h36.20; … 30.º Bianchi Prata (BMW) a 13h20.01; etc.


[/SIZE]
[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-060.jpg&leg=Hélder Rodrigues terminou em 4.º, o melhor resultado no "Dakar" para o motociclismo lusitano')]Imagem[/url]
Hélder Rodrigues terminou em 4.º, o melhor resultado no "Dakar" para o motociclismo lusitano

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-061.jpg&leg=Ruben Faria ganhou a última etapa, e ainda subiu a 11.º da "geral"')]Imagem[/url]
Ruben Faria ganhou a última etapa, e ainda subiu a 11.º da "geral"

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-062.jpg&leg=Tal como no ano passado, Bianchi Prata chegou ao fim no 30.º lugar')]Imagem[/url]
Tal como no ano passado, Bianchi Prata chegou ao fim no 30.º lugar

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-063.jpg&leg=Cyril Despres conquistou o seu terceiro triunfo no "Dakar"')]Imagem[/url]
Cyril Despres conquistou o seu terceiro triunfo no "Dakar"

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-064.jpg&leg=O norueguês Pal Anders Ullevalseter terminou na 2.ª posição')]Imagem[/url]
O norueguês Pal Anders Ullevalseter terminou na 2.ª posição

[url=javascript:open_lnk('verimagem.asp?img=fmp_gi09-DK-065.jpg&leg=O chileno Francisco Lopez Contardo foi 3.º absoluto e o melhor na classe 450cc')]Imagem[/url]
O chileno Francisco Lopez Contardo foi 3.º absoluto e o melhor na classe 450cc

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jan 18, 2010 11:35 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sábado nov 18, 2006 8:11 pm
Mensagens: 1029
Localização: Lisboa
Será que o Helder Rodrigues não mereceria um artigo em especial só com a vitória dele ????

Parece-me que para quem fez história no motociclismo português está um bocadinho metido no meio do relato geral não tendo o devido destaque ..... nem na federação, nem nas revistas (online) da especialidade .....





-

_________________
.

http://paulakota.blogspot.com/


http://milhasaocontrario.blogspot.com/

http://estradadasespeciarias.blogspot.com/

http://diarioatebissau.blogspot.com/

_______________________________________________________

Com a idade perde-se velocidade ..... mas ganha-se resistência
E é melhor chegar 5 minutos atrasada nesta vida que chegar 10 minutos adiantada na próxima


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jan 19, 2010 10:42 am 
Desligado
Veterano
Avatar do Utilizador

Registado: sexta mar 13, 2009 2:56 pm
Mensagens: 1578
Localização: Ribatejo - Samora Correia
Paula Kota Escreveu:
Será que o Helder Rodrigues não mereceria um artigo em especial só com a vitória dele ????

Parece-me que para quem fez história no motociclismo português está um bocadinho metido no meio do relato geral não tendo o devido destaque ..... nem na federação, nem nas revistas (online) da especialidade .....
-


Somos bons a nível europeu e mundial numa série de modalidades, mas lembro que somos, acima de tudo, o país dos 3 F's - Futebol, Fátima e Fado :huh:

_________________
LRocha


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal