No passado sábado, fui até ao stand MotoDiana em Évora, a convite dos colegas do
Forum VFR onde pude experimentar a nova VFR1200.
Quanto à moto em si, posso dizer que tem um excelente motor, uma excelente maleabilidade, mas que não cumpre a nível de conforto, tanto em termos de posição de condução, que é agressiva (lembrou-me a GSXR 750 SRAD), como ao nível da protecção aerodinâmica…temos obrigatoriamente que nos baixar para o depósito pois a protecção é diminuta senão inexistente.
Apenas realço estes pontos, pois a Honda, à altura do lançamento oficial, conotou a VFR como uma Sporturística revolucionária, e eu, na minha muy modesta opinião, conoto-a como uma "Sport capaz de algum turismo", tipo Hayabusa/ZZR, sem toda a potência bruta destas últimas e com uma condução desportiva mais acentuada.
Considero que é uma excelente moto, mas que não corresponde à tal “revolução” propagandeada. É uma moto feita para os apreciadores das primeiras VFR’s que procuram uma moto que dê para dar uns passeios não muito longos e que venha equipada com um motor de 4 cilindros em V, que desta vez tem bastante mais potência que a anterior VFR.
No entanto…. Penso que o valor pedido só vai convencer mesmo os “fanáticos” do V4, pois a concorrência tem mais “motor” a valores mais acessíveis.
A minha anterior ideia quanto às semelhanças com a K1300S desvaneceu-se totalmente após este teste…. Efectivamente as diferenças são muito demarcadas, não havendo nada na Honda que leve um comprador BM a desistir da K e vice versa! As diferenças de ADN continuam lá....
"
Clica para as Fotos"