Ricardo Vilas Boas Escreveu:
Pensei que andava-mos todos juntos!
Não temos que percorrer todos os mesmos Km, Check points para passar, etc... ?
Se temos direito os almoços e jantares temos que parar todos no mesmo sitio?
Ou não funciona assim?
Desculpem ser chato mas não entendo a dinâmica do Lés a Lés.

Lá vou eu meter outra vez o bedelho - logo eu que nunca fiz a coisa.

Fiz uma vez o prólogo (à pirata) com o João Calado e alguns amigos no ano em que o percurso teve início em Bragaça e acho que fiquei a perceber como a coisa funciona. Os verdadeiros participantes que me corrijam se eu disser asneiras!
Toda a gente recebe um road book igual. As partidas são feitas do mesmo local por uma certa ordem, os check points iguais para todos, o ponto de chegada idêntico também. O pagamento da inscrição inclui as paparocas já aqui descritas. Quem não quiser pode ir ao restaurante e pagar extra por isso. O alojamento é por conta de cada um. Normalmente a organização sugere alguns locais, mas são meras sugestões.
Qual é a dinâmica destes dias? Não há qualquer regra, apenas que os check points tem que ser validados pelo conjunto de elementos da equipa. Cada equipa faz como quer. Significa que às vezes andas sozinho, outras vezes em grupos de muita gente. Se quiseres bater uma soneca a meio do dia podes, desde que o companheiro de equipa esteja de acordo.

Pára-se nas tascas que se quer - por vezes vezes encontram-se muitos outros participantes, noutras vezes conversa-se com os locais até se apetecer. Às vezes há avarias mecânicas, espera-se ajuda do companheiro de equipa, muitas vezes até de outras equipas. Por vezes várias equipas combinam andar juntas para viver a coisa em convívio com os amigos. Mas na verdade não há regra nenhuma nem unidade nenhuma obrigatória a não ser a equipa como um todo que tem que fazer os check points em conjunto.
Não sei se me expliquei bem. Pergunta mais se subsistirem dúvidas. E uma sugestão: leres a "nossa" Paula Kota, que relatou a experiência dela em 2008 aqui:
http://paulakota.blogspot.com/search/label/L%C3%A9s-a-L%C3%A9s%20%202008 .
Zé Paulo.