Data/Hora: domingo ago 17, 2025 6:31 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 90 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 31, 2009 9:44 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Luís Sanchez Escreveu:
Caro Zé Paulo,

Como eu te compreendo!! Em Junho passado, também eu fiz aproximadamente este percurso e realmente, é uma zona fantástica para se conhecer. Cheguei mesmo a dizer que era o local perfeito para andar de moto. Claro está que não fui numa 50 cc, mas com pendura seria dificil.

Se tiverem curiosidade em saber mais pormenores:
http://lisboainverness2009.jimdo.com

Blog excelente, relato e fotos, como eu gostaria de ter tempo, sabedoria e paciência para fazer! Efectivamente os nossos percursos têm algumas coisas em comum. Não fui a Inverness nem a Gales (mas fiquei com curiosidade deste último). Em contrapartida fui às Hebridas e percorri uma grande parte dos recortes da costa noroeste, que escondem muitas belezas.

Há por aqui mais gente com muito interesse em ir para o ano à Escócia, pelo que talvez se arranje uma "join venture"! :smile:

Zé Paulo.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 31, 2009 9:50 pm 
Desligado
Experiente

[SIZE="3"]A história de uma fotografia[/SIZE]

Imagem

Esta fotografia banal, tirada durante a minha viagem na Escocia, tem uma história que eu vou aqui contar. Anualmente um pequeno grupo de motociclistas amigos, a que me junto desde há uns anos a esta parte, encontram-se num local do país para conversar de viagens de moto, ver fotografias, contar as histórias. Em 2006, juntamo-nos bem perto de onde vivo, numa casa de turismo rural chamada A Lagosta Perdida, na aldeia de Montesinho. Pertencente a uma médica inglesa e a um holandês, este empreendimento tem um nome sui generis e que tem uma história. Quando chegou a Portugal e descobriu Montesinho, o casal já tinha um pequeno Bed & Breakfast na Escócia, na ilha de Skye, a que chamou "The Blue Lobster" (A Lagosta Azul). Descobriram Montesinho, para onde viriam viver, nas suas deambulações por aqui. A Lagosta andava perdida nas serranias transmontanas - era esta a razão do nome.

Lembrei-me disto em plena viagem na Today pela Escócia. Fui à net e descobri a localidade precisa na ilha de Skye onde se situava a Lagosta original. Eynort ou Glen Eynort, como lhe chamam localmente. Guardei apenas uma imagem mental do mapa e de como lá chegar. Pela experiência com os mapas adivinhava uma pequena povoação. De facto não foi difícil de encontrar o caminho, embora fique num lugar remoto da ilha, acessível por estradas de uma faixa (normal na Escócia) e para além disso muito estreitas e inclinadas.

O dia em que o acaso me levou até lá foi um dos piores no que respeitou ao tempo. Debaixo de uma chuva torrencial que me ensopou até aos ossos, mas animado de grande teimosia, cheguei a Glen Eynort, adivinhando, pelo caminho até lá chegar, uma espécie de fim do mundo. Assim foi, adensado ainda mais pelo tempo terrível que fazia. Chega-se à bifurcação do mapa em anexo e à nossa direita há mais algumas centenas de metros de asfalto com casas do lado direito. É "isto" a povoação que eu procuro há tantas horas, debaixo de chuva. Umas dez ou doze, talvez, todas relativamente modestas. Na ilha de Skye há B&B(s) por todo o lado, mesmo nos locais mais escondidos, mas em Glen Eynort apenas uma das casas ostentava uma placa de B&B, com o nome escrito em Gaélico e um símbolo que, era óbvio, nada tinha a ver com lagostas. Em frente, uma baía que discernia mal, com tanta água a bater na viseira e nos óculos, mas que acreditava ser um sítio lindo, com bom tempo. Estas centenas de metros de asfalto eram a única rua de Eynort. Não se via vivalma.

Voltei ao cruzamento e segui pela esquerda desta vez. Havia uma casa logo do lado esquerdo, que, reconheço agora, calmamente sentado em frente ao mapa do Google, deverá ser a Lagosta Azul, apesar de não ter na memória algo que se pareça com o pouco que se pode ver nas fotografias online. Hesitei muito junto a esta casa, mas lembro-me perfeitamente de não ter qualquer indicação e de parecer não ter ninguém. Há mais duas ou três casas, até chegar a um caminho florestal com cancela e com a placa Groula". Voltei para trás, para o cruzamento, a pensar o que deveria fazer, enquanto a chuva torrencial e o vento me fustigavam sem piedade. Bater à porta do único B&B de Eynort, assinalado como tal e perguntar pela concorrência, encharcado dos pés à cabeça? Não me parecia razoável. Afinal eu estava ali para fechar um círculo e conhecer a outra Lagosta, ficar talvez lá uma noite, contar a história da minha presença a quem encontrasse. Entretanto passa um automóvel que parecia de locais e o condutor com grande relutância abre a janela debaixo daquela chuva para responder de mau humor à minha questão: onde é o Blue Lobster? "Deve ser uma dessas casas", disse, apontando para a rua única da povoação, com um ar pouco convincente. Já lá tinha andado.

A chuva continuava impiedosa. Depois de muitos quilómetros para aqui chegar e ensopado, pensei que não fazia sentido continuar naquele local tão deserto. Não tinha nenhum contacto telefónico do local, estava longe de um acesso à internet e só pensava num jantar quentinho (mal sabia eu o que me estava reservado nesse dia!) e numa cama fofa, que se revelaram bem mais complicados do que eu supunha. Fiz esta foto, desisti (coisa de que não gosto) e debandei desta "lagosta original" tão longínqua que bem procurei mas que nunca cheguei a conhecer. Um dia que passe na lagosta portuguesa, aqui pertinho de minha casa, perguntarei à Sally e ao Robert onde é e onde é que falhei!

The Blue Lobster: http://www.information-britain.co.uk/showPlace.cfm?Place_ID=88076
http://www.smoothhound.co.uk/a14691.html

Zé Paulo.

----

Eynort na Ilha de Skye

Imagem

Eynort

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda ago 31, 2009 10:45 pm 
Desligado
Admin.

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Luís Sanchez Escreveu:
...

Estou a pensar organizar uma viagem à Escócia para o próximo ano. Quem estiver interessado...

Eu e o Paulo Lança estamos com essa na Mira.

Essa e aquela volta ao Mediterraneo. vamos ver se é possivel.
Senão o Mar negro é outra opção.
O Pedro cabral e eu andamos em fase de estudo e preparação.

"se não tiver 2 rodas, um par de mamas ou coberto de chocolate, então sinceramente, não estou lá muito interessado…" PC :lingua:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça set 01, 2009 11:47 am 
Desligado
Rookie

Registado: terça mar 11, 2008 3:35 pm
Caríssimo Zé Paulo,

Com tanta gente com vontade de ir até às Terras Altas, pode ser que pense em organizar uma viagem até lá, com base nos conhecimentos que adquiri com a viagem deste ano...

Um dia destes, ainda lanço o "reptil"...

Abraços a todos

Não há homem completo que não tenha viajado muito, e que não tenha mudado várias vezes de vida e de maneira de pensar.

A ultima: http://lisboainverness2009.jimdo.com

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta set 09, 2009 1:32 am 
Desligado
Rookie

Registado: sexta mai 09, 2008 10:44 pm
Maravilha, parabéns!

Edgard "Cabelo" Nienkotter
R 1200 GS-07

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda out 26, 2009 1:04 pm 
Desligado
Experiente

Como prometido, editei algumas imagens vídeo do passeio. Deixei muito material de fora que editarei provavelmente mais tarde. Para já, este já diz qualquer coisa sobre a beleza das paisagens por aquelas bandas. O vídeo estará também disponível mais tarde no meu Facebook e no Youtube. O link no Vimeo:

Scooting in Dreamland

Como a qualidade do vídeo é relativamente boa e para quem tiver paciência, aconselho a que descarreguem a versão original que "uploadei".

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 24, 2010 12:27 am 
Desligado
Experiente

Andei recentemente a organizar o album de fotos da viagem à Escócia no Verão passado e aqui deixo uma selecção pequenina de umas 700 fotos para uma noite de insónias. :lol: Faltam algumas legendas que espero ir colocando nos intervalinhos do trabalho.

NOITE DE INSÓNIAS: http://picasaweb.google.com/TodayAdventure/ScootishHighland2009#

A playmate que ofereceu o corpinho escultural à capa do album :) :

Imagem

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta fev 24, 2010 12:58 am 
Desligado
Admin.

Registado: sábado jun 09, 2007 12:20 am
Muito boas fotos! :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta fev 25, 2010 12:47 am 
Desligado
Admin.

Registado: quarta jun 07, 2006 9:37 am
Embora já esteja habituado à qualidade com que smpre nos presenteias deixa-me felicitar-te uma vez mais Zé Paulo!
E ainda só vi metade ...
Aquele abraço
João (Hans)

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta fev 25, 2010 1:15 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
TodayAdventure Escreveu:
Andei recentemente a organizar o album de fotos da viagem à Escócia no Verão passado e aqui deixo uma selecção pequenina de umas 700 fotos para uma noite de insónias. :lol: Faltam algumas legendas que espero ir colocando nos intervalinhos do trabalho.

NOITE DE INSÓNIAS: http://picasaweb.google.com/TodayAdventure/ScootishHighland2009#

A playmate que ofereceu o corpinho escultural à capa do album :) :

Imagem

Zé Paulo.

....Estou a ver que passaste umas noites solitárias :bigsmile:

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta fev 25, 2010 1:19 am 
Desligado
Experiente

K11LT Escreveu:
....Estou a ver que passaste umas noites solitárias :bigsmile:

20, Miguel, 20... :lol: -- ZP.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta fev 25, 2010 12:40 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Parabens não só pelas fotos mas tambem pela trabalheira que tens para partilhar com o pessoal, grande Zé.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta fev 25, 2010 1:57 pm 
Desligado
Experiente

Antonio José Costa Escreveu:
Parabens não só pelas fotos mas tambem pela trabalheira que tens para partilhar com o pessoal, grande Zé.

Ora essa, é um dos meus verdadeiros prazeres, partilhar com os amigos. Assim tenham vocês paciência para aturar os meus posts... :lol:

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta fev 25, 2010 4:19 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
TodayAdventure Escreveu:
Ora essa, é um dos meus verdadeiros prazeres, partilhar com os amigos. Assim tenham vocês paciência para aturar os meus posts... :lol:

Zé Paulo.

Manda mais!!!:fixe:

Não tens tambem de gaijas boas!!???

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta fev 25, 2010 6:23 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta mar 13, 2009 1:23 pm
Origado Zé Paulo pelo acesso à galeria.
Viagem preciosa, com tempo para observar o que nos atrai a atenção. Parar e fotografar não interfere com a apreensão da paisagem, dá-se a cada motivo o tempo é preciso.
Devagar, se aproveita muito.

Advirtam-se
Legasea

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 90 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal