[SIZE="3"]A história de uma fotografia[/SIZE]
Esta fotografia banal, tirada durante a minha viagem na Escocia, tem uma história que eu vou aqui contar. Anualmente um pequeno grupo de motociclistas amigos, a que me junto desde há uns anos a esta parte, encontram-se num local do país para conversar de viagens de moto, ver fotografias, contar as histórias. Em 2006, juntamo-nos bem perto de onde vivo, numa casa de turismo rural chamada
A Lagosta Perdida, na aldeia de Montesinho. Pertencente a uma médica inglesa e a um holandês, este empreendimento tem um nome
sui generis e que tem uma história. Quando chegou a Portugal e descobriu Montesinho, o casal já tinha um pequeno Bed & Breakfast na Escócia, na ilha de Skye, a que chamou "The Blue Lobster" (A Lagosta Azul). Descobriram Montesinho, para onde viriam viver, nas suas deambulações por aqui. A Lagosta andava perdida nas serranias transmontanas - era esta a razão do nome.
Lembrei-me disto em plena viagem na Today pela Escócia. Fui à net e descobri a localidade precisa na ilha de Skye onde se situava a Lagosta original. Eynort ou Glen Eynort, como lhe chamam localmente. Guardei apenas uma imagem mental do mapa e de como lá chegar. Pela experiência com os mapas adivinhava uma pequena povoação. De facto não foi difícil de encontrar o caminho, embora fique num lugar remoto da ilha, acessível por estradas de uma faixa (normal na Escócia) e para além disso muito estreitas e inclinadas.
O dia em que o acaso me levou até lá foi um dos piores no que respeitou ao tempo. Debaixo de uma chuva torrencial que me ensopou até aos ossos, mas animado de grande teimosia, cheguei a Glen Eynort, adivinhando, pelo caminho até lá chegar, uma espécie de fim do mundo. Assim foi, adensado ainda mais pelo tempo terrível que fazia. Chega-se à bifurcação do mapa em anexo e à nossa direita há mais algumas centenas de metros de asfalto com casas do lado direito. É "isto" a povoação que eu procuro há tantas horas, debaixo de chuva. Umas dez ou doze, talvez, todas relativamente modestas. Na ilha de Skye há B&B(s) por todo o lado, mesmo nos locais mais escondidos, mas em Glen Eynort apenas uma das casas ostentava uma placa de B&B, com o nome escrito em Gaélico e um símbolo que, era óbvio, nada tinha a ver com lagostas. Em frente, uma baía que discernia mal, com tanta água a bater na viseira e nos óculos, mas que acreditava ser um sítio lindo, com bom tempo. Estas centenas de metros de asfalto eram a única rua de Eynort. Não se via vivalma.
Voltei ao cruzamento e segui pela esquerda desta vez. Havia uma casa logo do lado esquerdo, que, reconheço agora, calmamente sentado em frente ao mapa do Google, deverá ser a Lagosta Azul, apesar de não ter na memória algo que se pareça com o pouco que se pode ver nas fotografias online. Hesitei muito junto a esta casa, mas lembro-me perfeitamente de não ter qualquer indicação e de parecer não ter ninguém. Há mais duas ou três casas, até chegar a um caminho florestal com cancela e com a placa Groula". Voltei para trás, para o cruzamento, a pensar o que deveria fazer, enquanto a chuva torrencial e o vento me fustigavam sem piedade. Bater à porta do único B&B de Eynort, assinalado como tal e perguntar pela concorrência, encharcado dos pés à cabeça? Não me parecia razoável. Afinal eu estava ali para fechar um círculo e conhecer a outra Lagosta, ficar talvez lá uma noite, contar a história da minha presença a quem encontrasse. Entretanto passa um automóvel que parecia de locais e o condutor com grande relutância abre a janela debaixo daquela chuva para responder de mau humor à minha questão: onde é o Blue Lobster? "Deve ser uma dessas casas", disse, apontando para a rua única da povoação, com um ar pouco convincente. Já lá tinha andado.
A chuva continuava impiedosa. Depois de muitos quilómetros para aqui chegar e ensopado, pensei que não fazia sentido continuar naquele local tão deserto. Não tinha nenhum contacto telefónico do local, estava longe de um acesso à internet e só pensava num jantar quentinho (mal sabia eu o que me estava reservado nesse dia!) e numa cama fofa, que se revelaram bem mais complicados do que eu supunha. Fiz esta foto, desisti (coisa de que não gosto) e debandei desta "lagosta original" tão longínqua que bem procurei mas que nunca cheguei a conhecer. Um dia que passe na lagosta portuguesa, aqui pertinho de minha casa, perguntarei à Sally e ao Robert onde é e onde é que falhei!
The Blue Lobster:
http://www.information-britain.co.uk/showPlace.cfm?Place_ID=88076
http://www.smoothhound.co.uk/a14691.html
Zé Paulo.
----
Eynort na Ilha de Skye
Eynort