Data/Hora: sábado jun 28, 2025 11:33 am

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Prevenção Rodoviária
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 1:49 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo mar 07, 2010 4:38 pm
Olá a todos,
Apenas queria lançar uma idéia, independentemente da sua aplicabilidade futura.

Fala-se muito de prevenção rodoviária, e das melhorias que deveriam ser feitas nas vias de comunicação, nomeadamente carris inactivos que deviam ser retirados, inexistência de tintas aderentes na sinalização horizontal, tampas de esgotos ati-derrapantes, circulação nas faixas BUS e eliminação dos separadores centrais(ex: 24 de Julho), etc...

E muito bem que se fala, e ainda se deveria falar mais, de forma a
quem de direito tivesse que agir para resolver estas questões.

Mas há uma coisa que a mim me faz uma confusão dos diabos, que está nas nossas mãos e que muitos continuam a descurar. E ainda para mais é essencial:

UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE PROTECÇÃO

Eu como os demais, também tenho calor, mas mesmo nessas alturas ando sempre com Botas, luvas e blusão (mas de rede). E estou à procura de calças e botas de verão.

Isto porque hoje em plena A5 passou por mim, a velocidade engraçada ( garantidamente a mais de 120kmh no acesso para a Pte. 25 de Abril) um motard com apenas a camisa em cima do corpo. Imaginemos que cai. Em que estado é que fica?

E todos aqueles que andam lá para os meus lados, de calções e t-shirts? inclusivé alguns de havainas...

Na minha opinião, sempre que a policia visse uma situação destas,
deveria mandar parar, registar a ocorrência e educar preventivamente. E à 2ª Multar.

Senão, que moral temos nós todos para exigir melhorias nas estradas, se alguns começam logo por errar quando se montam nas motas, e não se protegem a eles próprios?

Estarei errado nesta forma de pensar?

Abraços e boas curvas

Amanhã, hoje era ontem. Vive-se um dia de cada vez.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 2:11 pm 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Luis Jorge Escreveu:
Olá a todos,
...

Na minha opinião, sempre que a policia visse uma situação destas,
deveria mandar parar, registar a ocorrência e educar preventivamente. E à 2ª Multar.

Senão, que moral temos nós todos para exigir melhorias nas estradas, se alguns começam logo por errar quando se montam nas motas, e não se protegem a eles próprios?

Estarei errado nesta forma de pensar?

Abraços e boas curvas

Olá Luís....

Sou defensor da velha máxima " A liberdade de um individuo, termina quando esta interfere com a liberdade de outro"

Assim, sendo, sou completamente contra a ideia que propões, dado que cada pessoa tem que usar o bom senso nas suas acções diárias.

A repressão (neste caso policial) e imposição (por via de leis) serve para manter as pessoas numa "suposta" rectidão, que acaba por tratar todos como ignorantes e incapazes de fazerem um correcto ajuizamento da situação.

Caímos no mesmo rídiculo, em que eu quando pego no carro para o tirar da garagem e colocar na via pública (100m) tenho que colocar o cinto.... a lei é cega e é incapaz de nuances que existem em todos os momentos da nossa vida.

Relativamente ao caso que exemplificas, eu que me desloco frequentemente em pequeníssimas distãncias dentro da cidade do porto, é frequente andar no verão apenas de capacete e luvas s/ dedos.... é uma opção pessoal, e que quando a tomo, estou consciente dos perigos, o que faz com que imediatamente também adequo o estilo de condução às condições em causa....
Da mesma forma que quando chove, conduzo de forma mais prudente que quando faz sol....
Chama-se a isto liberdade de escolha e principalmente, confiança nos cidadãos e no seu bom senso....

Agora, se viesses falar no reforço de competências das escolas de condução, na qualidade dos "instructores" e principalmente na preparação mínima que deveria ser dada a cada novo condutor... aí, eu aplaudiria.....

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 2:44 pm 
Desligado
Guru CKLT

Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
Não prescindo da botinha, da luva e do blusão seja em que altura do ano.

Dai existirem a diferença entre motards e motoqueiros e não só por isso, tb pela maneira como andam nas estradas e o respeito que lhes falta.

E o problema está aqui...na mentalidade de cada um.

Considero-me um motard com muito gosto...e destesto motoqueiros.

Preocupo-me comigo e com quem gosto. E confesso que estou-me barinbando para quem anda de moto da maneira como o Luis denuncia, apesar de achar mal ainda por mais sabendo que denegridem a imagem dos motards.
Mas nada podemos fazer.

A iniciativa que vamos ter este fim de semana vai tb ela de encontro ao que se pensa de quem tem moto e limpar um pouco essa imagem.

Considero todos os Beemers uns motards, com gosto pelo que têm, pelo que fazem e pelo que que são e aqui um viva a esta marca.

Talvez me engane...mas é este o meu pensamento.

Se se continua a morrer nas estradas de moto, muito se deve á falta de respeito e consciencia que se tem e não devido á falta equipamento. Esse serve para impedir males maiores em situações fora do nosso controlo e causado pela maior parte das vezes por terceiros e ratoeiras da estrada.

Assim, não serão as regras de ditarão a maneira de estar, mas sim a educação e consciencialização.

Conduzam com cuidado, pelo prazer de conduzir.
E acima de tudo respeitem tudo e todos.

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 2:44 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Luis, bom tópico:smile:

O principal visado pelos comportamentos que referes é sempre o próprio, ou seja, o condutor da mota.

Isto salvaguardando que pagamos todos quando uma pessoa nessas condições tem um acidente e depois tem todos os cuidados médicos associados através do SNS, que também somos nós que os pagamos.

Se o estado, se recusasse a pagar os tratamentos médicos (através do SNS) a condutores que não usassem determinados equipamentos de segurança obrigatórios (capacete, luvas, casaco e botas), de certeza que os seus hábitos se iriam gradualmente alterando.

Com tudo isto que estou a escrever, não quero dizer que sempre que saio de moto levo o equipamento todo, mas cada vez mais tenho consciência, que mesmo nas "voltinhas" mais pequenas (3, 4 Kms) podem (e acontecem) acidentes a baixa velocidade que podem deixar sequelas graves.

O meu exemplo actual. A queda que dei à 15 dias (a baixa velocidade), se não levasse as botas (OXTAR Infinity, que são de estrada mas mais parecem de enduro), em vez de ter uma luxação do tornozelo e perónio partido, nem quero imaginar como tinha ficado com o pé se fosse de sapatos normais...:confundido:

Somos todos adultos e temos que assumir os riscos que assumimos....

Abraço

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 3:13 pm 
Desligado
Rookie

Registado: segunda set 28, 2009 6:13 pm
Esta é uma discussão que promete. Se por um lado há os loucos q andam a "abrir" de havaianas e tronco nu, por outro, tb me parece um excesso impor demasiadas obrigações ou restrições para o uso de uma mota, até porque o prazer que elas dão, assenta muito na ideia de liberdade.

É certo que nas pequenas deslocações pode acontecer um acidente grave, mas dificilmente se aceitará equiparmo-nos da cabeça aos pés para fazer 2 ou 3 km no Verão, por ex. Eu sou daqueles que acredita que se for uma viagem ou implicar mais de 100 ou 200km, já justifica mais umas protecções, mas reconheço a estupidez do raciocínio: é uma questão de probabilidades, qtos mais kms, mais hipóteses de acidente. Depende também das zonas, em Lisboa, acredito que me iria proteger mais. E qd ando com pendura, acabo por preferir equipar-me mais, pq sinto-me mais responsável.

Mas também acho que a prevenção seria o mais importante: antes de mais, na condução - a lei das 125cc parece-me mto mais grave do que andar sem luvas, pois passamos a ter milhares de motards sem qq experiência que nem sabem que o travão da frente é mais eficaz que o de trás. Por outro lado, nas aulas de condução, só se aprende a andar quase como se fossemos com rodinhas.

Prevenção também no equipamento, mas de modo que a se tenha a consciência das suas vantagens antes de se tornar obrigatório: em Itália, tem havido uma grande sensibilização para o uso de protecções de costas (back-protectors). Depois de alguns pioneiros correrem o risco de passar por "cromos", a coisa vai-se generalizando e o mercado apresenta opções confortáveis, leves e que respiram, não sendo já um trambolho (não estou a falar dos que se metem nos casacos, mas sim dos que têm cinta e são independentes e embora esteja a falar do país q mais capacetes abertos deve vender/ fabricar). Só que a coisa não bate certo com a imagem do motard "macho" e esse é outros dos problemas: quem é que vai ser o primeiro a andar, no dia-a-dia, com um neck-brace, talvez o instrumento de protecção mais útil inventado até hoje - depois do capacete - ou mesmo os air-bags que já estão no mercado?

Vivo no Algarve e de vez em quando lá aparecem uns alemães todos suados e com fatos que parecem coletes amarelos da cabeça aos pés. Parece ridículo e só dá vontade de rir, mas o q é certo é que toda a gente os vê e se cairem ainda voltam para casa de mota.

A tecnologia irá sempre avançar no sentido de fornecer soluções seguras sem retirar o prazer de condução - qm sabe os airbags vão mesmo resolver o problema - mas caramba, q dá pica andar de t-shirt e capacete aberto, lá isso dá!

PS: e q tal uma petição para acabar de vez com os equipamentos todos pretos!?

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 3:18 pm 
Desligado
Rookie

Registado: terça set 22, 2009 10:51 pm
Amigo Luís compreendo perfeitamente o teu ponto de vista, mas como diz o Gil, cito "cada pessoa tem que usar o bom senso nas suas acções diárias." A mim tb me faz confusão ver o pessoal andar de mota, nomeadamente nas R's a grande velocidade de calçãozinho e chinelo.

Eu qd tinha RR's, mm com calor costumava andar de blusão e luvas, apesar de fazer um calor mt desconfortável. Em distâncias maiores, fato de cabedal, e se n fosse o fato, no acidente que tive, teria ficado bem "queimado" do alcatrão. Mas como foi referido, mm em distâncias pequenas e qd menos esperamos as coisas podem dar para o torto. Fica na consciência de cada motard avaliar o equipamento necessário e indispensável para a viagem que irá realizar.

Sem dúvida que temos de exigir melhor condições na estrada, desde que n sejamos "motoqueiros" (concordo com o Krull) e mostremos respeito pelos os outros.

Abraço e boas curvas em segurança.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 3:19 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 16, 2007 1:54 pm
eu encontro pontos a favor e contra...

cada um faz o que quiser e anda como quer...

mas depois pergunto... se esse gaijo vai todo esfarrapado para o hospital, quem paga somos todos nós...

isto vai acabar como o outro... quem surgiu primeiro.... o ovo ou a galinha? :oh:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 3:50 pm 
Desligado
Experiente

obelix_xxi Escreveu:
...
isto vai acabar como o outro... quem surgiu primeiro.... o ovo ou a galinha? :oh:
para mim a questão fundamental da proposta está a passar ao lado... Já aqui vimos diversas opiniões, e essa é para mim a mais importante questão... Liberdade de escolha. Ao estado compete FORMAR e INFORMAR e legislar respeitando a inteligencia dos cidadãos. Relembro que o estado evolutivo de uma nação mede-se pela liberdade individual dos seus cidadãos. Compete-nos fazer pressão para que o nosso país não siga na direção errada.

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]

Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 3:53 pm 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 13, 2009 9:50 pm
Eu por acaso a única coisa que nem sempre uso é as botas e calças de motociclista... Apenas em viagens maiores a que acrescento um protector cervical.
As luvas e o blusão uso sempre....

ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
ex: '09 BMW F800GS "Lenny I" :fixe:
ex: '08 Honda Hornet "Yoko" :idea:

Assunto da Mensagem: CONSCENCIALIZAR
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 4:01 pm 
Desligado
Iniciante

Essa é a palavra certa. É apenas uma questão de minorar o risco. A idéia da multa é demasiado forte, mas vivemos num país em que só se consegue educar pela negativa: "Se não.... "

Cada um é livre de andar como quer, de vestir o que quer, de se proteger como quer. Não se queixe é a seguir.

Já agora, e se vai contra a liberdade, porque é que o capacete é obrigatório? e o resto não?

Abraços e boas curvas.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 4:27 pm 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Este é o meu ponto de vista.

O Estado não deve restringir as liberdades individuais.

Os motociclistas devem pagar pelas suas liberdades.

Tal como não concordo que o Estado me multe por não usar cinto de segurança (apesar de que sempre o usaria mesmo que não fosse obrigatório)... não concordo que o Estado imponha regras excessivas.

Aceito que pudesse haver alguma legislação sobre o calçado, porque podemos com um calçado inapropriado provocar um acidente que afecte outro cidadão sem culpa.

Tudo o resto deve ser responsabilidade própria.

E este tudo inclui os tratamentos hospitalares. Mesmo que em suaves prestações mensais.

Saudações motociclistas (não gosto da expressão motard... em Portugal é o mesmo que motoqueiro)

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 4:32 pm 
Desligado
Experiente

Luis Jorge Escreveu:
...Já agora, e se vai contra a liberdade, porque é que o capacete é obrigatório? e o resto não?
Luís... Usas o capacete porque é obrigatório ou porque consideras extremamente perigoso andar sem ele?
A maioria dos motociclistas continuariam a usar o capacete, mesmo sem a imposição da lei.
Por outro lado, imagina o ridículo da seguinte situação:
às 14horas em 12 agosto vais beber um café ao fundo da rua... Como apenas levas o capacete, toma uma multa pela falta de luvas, outra pelas calças, outra pelas botas e finalmente mais uma pelo casaco...
E tu só querias um simples café na companhia duns amigos.

Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 5:02 pm 
Desligado
Iniciante

Entretanto há alguem estacionado, que sai sem te ver e atira-te ao chão: resultado: Mãos aleijadas, e pé partido.

Eu sou apologisa da prevenção e não da punição. E como disse anteriormente, em relaçãoà questão da multa é demasiado forte, mas devia-se investir mais na prevenção.

Abraços e boas curvas

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta abr 29, 2010 7:30 pm 
Desligado
Experiente

Luis Jorge Escreveu:
Entretanto há alguem estacionado, que sai sem te ver e atira-te ao chão: resultado: Mãos aleijadas, e pé partido.

Na senda do "Era uma vez...." isto dá para os dois lados.... imagina que na ida para o tal cafézinho, iam 3 vizinhos... um de carro, um de Moto apenas c/ capacete, e finalmente um terceiro com tudo o que há no merdado para "protecção individual".
Aos 200m do café, há um semáforo, e param todos atrás de um autocarro..... tudo na boa... senão que aparece um camião sem travões.....
achas que fica algum para contar a história....:wacko: (Sim... sou fã do Tarantino eh eh)
É a velha história do "Se a minha Avó fosse viva..."

Agora argumentos reais, palpáveis, relativamente à segurança rodoviária...

Ao domingo de manhã, o pessoal aqui da zona vai toda para Vila do Conde....
Do Porto a vila do Conde, a A28 transforma-se numa pista com "mísseis Humanos" que circulam a >250km/h numa via cheia de domingueiros....

Nota que todos estes artistas vão completamente equipados como se dirigissem para uma prova de motociclismo....

Para mim, são mais perigosos que qualquer individuo que tal como o que tu viste resolva andar a 130 ou 140km/h em T-shirt.

Isto para dizer que na estrada o factor mais importante para a segurança rodoviária, o que realamente faz a grande diferença é o factor humano... é o Comportamento do condutor.

Azares todos nós estamos sujeitos... é óbvio que o equipamento de segurança é essencial, mas o seu uso deve ser ponderado tendo em conta cada deslocação, qual o ambiente a enfrentar, o tipo de piso, a visibilidade, etc.. multifactores que competem ao condutor a úiltima decisão... e daí o nosso cérebro... para decidir...

A imposição de regras generalistas e cegas só servem a um país de mentes muito limitadas... e eu penso que felizmente já estamos num nível alguns pontos acima desse caso...

Para quem já esteve em Itália, numa cidade como roma, por exemplo.... vês milhares de motos a circular e é raro veres alguém com mais de que um capacete.... no entanto se saíres da cidade, já vês os motociclistas devidamente equipados...

Isto porque o mundo não é preto e branco... mas sim de várias cores... várias opções, umas mais certas que outras, mas cada um é que tem que avaliar qual a melhor opção para a sua sitiuação, e não cabe a nenhum de nós julgar as opções dos outros...

Finalizo só com um exemplo que costumo viver nas obras....
Como é conhecimento geral, o uso do capacete é obrigatório dentro de todo o estaleiro.... esta norma é tão cega que em determinadas obras, o pessoal tem que andar de capacete mesmo que não haja nada em cima ou em baixo... mesmo que estejas dentro do estaleiro a 800m dos trabalhos.... chama-se a isto a justiça cega.... no pior sentido.

Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem: Mais um Testamento
MensagemEnviado: sexta abr 30, 2010 2:38 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda jul 27, 2009 6:57 pm
Felizmente somos todos diferentes.
Na minha opinião não deve existir nenhuma lei sobre que indumentaria devemos usar.
O problema dos nossos acidentes é sem duvida, como diz o Gil, o factor humano. ( na sua maioria das vezes )
A falta de civismo entre os utentes da via publica é muito grande, e entre motociclistas e automobilistas é uma coisa incrível.
Para eles somos quase um alvo a abater. Sou motorista, e num ano a andar de mota apanhei mais sustos que 21 anos de carro.
Vamos aqui a Espanha e tudo muda, mesmo o comportamento entre nós. Fiz cerca de 60km de Marbella a Ronda num domingo, e aquela nacional parece a Meca dos motociclistas, de tanta mota que sobe até lá cima, e nunca fui ultrapassado como já fui aqui em Portugal, que quase fui ao chão de tão perto que um motard/ motoqueiro passou por mim, só para mostrar a sua RR.
A lei das 125 tem o seu lado negativo mas também tem o lado positivo, e é esse lado que eu prefiro ver. Agora é que os nossos parceiros de estrada, ( automobilistas ) vão ver o que é bom para a “ tosse “ e vão provar o seu próprio veneno.
Não posso deixar de concordar, que devemos sempre que possível usar todo o equipamento de protecção ao nosso dispor nos nossos armários, mas seria incapaz de me artilhar todo para ir tomar um café. ( perto de casa, claro )
Por isso devemos sempre adequar a nossa indumentaria às diferentes situações do dia a dia.
Se de cada vez que saisse de casa pensasse que podia ter uma amargura, então não comprava uma mota mas sim um camião.
Um abraço.

Rica

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal