No regresso do interior da gruta estive de conversa com o guia. Este esteve-me a falar do seu hobby, concursos de pombos e entusiasmado com a "affición" que há em Portugal pela modalidade. 100.000 federados no nosso país, algo que eu desconhecia. Explicou-me que os pombos levam uns meses a serem treinados. Aproveitei para lhe falar de mais grutas e fiquei com algumas ideias sobre locais a visitar numa próxima oportunidade. Para quem não saiba a cordilheira cantábrica, nomeadamente na zona dos Picos da Europa, é um dos maiores paraísos do mundo para espeleólogos. Algumas das grutas calcárias mais profundas conhecidas no mundo encontram-se por ali. As profundidades chegam a atingir 1,5 kms (na vertical!).
http://top--10.blogspot.com/2008/06/ten-deepest-caves-in-world.htmlVoltei para o sol, em fim de tarde. O céu estava azul escuro, o sol agradável quase fazia esquecer o frio. Já parece Primavera outra vez! Percorri de novo o desfiladeiro e aproveitei para fazer um pouco de vídeo. Fiz parte do caminho até León na companhia de uma STX1300, uma Fazer e uma Suzuki 500 espanholas, em ritmo muito tranquilo. León, La Bañeza, Sanabria e Portugal, onde já entrei ao anoitecer. Quem circula perto da Sanabria crepúsculo já sabe ao que se candidata. A uma lição de vida selvagem. Quantas vezes isto me aconteceu... Os animais fazem a vida activa durante a noite e é ao anoitecer que se começam a ver. E assim foi. Primeiro um veado fêmea antes de Palacios de Sanabria, depois uma raposita a atravessar a estrada. Chegado a Rio de Onor, inflecti para a aldeia do extremo nordeste de Portugal, Guadramil, de seu nome. Esta região tem muitos veados e fez jus à fama. Quatro veados furtivos perto da estrada, embrenharam-se na vegetação assustados com o escape da Africa Twin. Claro que não os consegui filmar nem fotografar, para isso é necessário paciência e tempo. Mas se gostarem deste espectáculo podem ver umas filmagens que fiz no local há uns anos atrás (
http://vimeo.com/2574167 ). Parei, já noite em Babe para jantar, a meia dúzia de quilómetros de casa, depois de o sol se esconder atrás dos montes sanabreses.

Até à próxima.

Zé Paulo.