José Miguel Escreveu:
Sobre a atitude defensiva do João (de pé antes do embate), gostaria de "ouvir" mais sobre os prós e contras dessa postura.
Um pensamento que me assalta face aos dados estatísticos de fracturas do pé e perna em acidentes de 2 rodas, é do benefício do uso mais frequente de botas de tipo enduro no dia-a-dia

. Também aqui cabe a voz dos mais experientes.
Realmente e felizmente não sou experiente em acidentes.
O facto de me ter posto de pé atenuou bastante ao corpo o impacto do embate, uma vez que fui logo "cuspido" passando por cima da moto e do carro e a queda no chão ser de frente enrolando de seguida.
Se caisse mal e não enrolasse, as consequências corporais poderiam ser mais graves, uma vez que ainda foi uma queda bastante aparatosa.
Quanto ao pé, posso-te dizer que tinha botas, umas Oxtar de cano curto, que caso não as tivesse teria ficado com o pé desfeito, uma vez que ele partiu somente no maleolo exterior devido ao embate do carro, caso contrário não teria fracturado nada, pois nem sequer me sairam dos pés.
Tenho umas AlpineStars Tech 3 para o TT, com certeza teria ficado melhor, mas não dão muito jeito para o trabalho.
É de facto muito importante andar equipado, faz toda a diferença nestas situações e não é só quando fazemos grandes viagens, que a unica coisa que visto a mais são umas calças. Foi o que me faltou, dai ter ficado com joelhos de um puto de 15 anos, não os parti mas ficaram raspados. eheheheh
Mas é muitas vezes nos pequenos percursos que sofremos mais e mais ainda dentro da cidade, um animal, uma pessoa, um taxi, enlatado ou simples escorregar e pronto, lá vai um joelho, um pé ou uma mão.
Devemos pensar que não acontece só aos outros, praticar um condução defensiva e andar equipado é fundamental...esta é a minha filosofia e é assim que vivo e continuo a viver.