Data/Hora: terça ago 26, 2025 3:12 pm

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 1:03 am 
Desligado
Experiente

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Se pensavam que a estrada para Jupiter era uma coisa sem graça, pois não é bem assim... A Primavera está em força e as papoilas, em enormes quantidades, enchem de um vermelho vivo os campos em Espanha, especialmente a sul de Madrid.

Imagem

Quer isto dizer que o caminho para Jupiter passa por Madrid? Sim, este fim-de-semana, sim, passou! Afinal quem é Jupiter? A fotografia abaixo diz-vos alguma coisa? Este site diz-vos alguma coisa? http://www.jupitalia.com/

Imagem

Tudo começou há uns dias atrás quando dei por acaso com um anúncio de um encontro de "grandes viajantes" na costa sul espanhola, perto de Alicante. Um encontro de "grandes viajantes"? Conhecer em pessoa gente que teve a ousadia de fazer viagens que duraram anos à volta ao mundo era algo que não podia perder. O programa incluía 3 "conferencistas", um dos quais, o da foto acima, o autor do livro que é, na minha opinião e na de muitos outros, o melhor e mais inspirador livro de viagens de moto jamais escrito: Ted Simon. O livro conta uma viagem à volta do mundo que Ted Simon fez nos anos 70, numa Triumph e que terminou com 46 anos. O livro é uma obra de culto, justamente considerada um hino à humanidade, à aventura e liberdade. Conta-se que muitos motociclistas americanos que nunca leram um livro do princípio ao fim, abriram uma excepção para "The Jupiter's Travels".

Imagem

25 anos depois, quando tinha perto de 70 anos, voltou a repetir a viagem à volta do mundo. Queria ver como ele tinha mudado em 25 anos e rever alguns dos amigos que havia feito um quarto de século atrás.

Os organizadores do encontro fizeram uma surpresa ao Ted, trazendo uma Triumph igual à que ele usou durante a sua primeira viagem. Subir para uma moto igual à que usou nos anos 70 trouxe-lhe recordações muito fortes e não evitou a lagriminha no olho.
Imagem

Os livros de Ted Simon foram traduzidos e publicados em Espanha há muito pouco tempo. Os editores, Angel e Teresa, estiveram presentes e são uma grande simpatia!

Ted Simon, à direita, Jaime Barrachina (organizador), ao meio, Santiago, à esquerda, espanhol que fez uma volta ao mundo em Vespa, nos anos 60!
Imagem

Quem está com Ted Simon é Ramón Costa, o outro conferencista, volta ao mundo em GoldWing, que terminou há uns dois/três anos. É cá um personagem! Editou um livro, que aproveitei para comprar!
Imagem

O encontro é divulgado pelo portal Explora Moto ( http://www.exploramoto.com ). Podem ver o programa aqui: http://elmundoenmoto.wordpress.com/lo-mas-nuevo/ . É uma reunião muito familiar que vai na sexta edição, organizado por carolas e entusiastas espanhóis de motos que começou com umas 20 pessoas. Este ano eram cerca de 100. Eu fui o primeiro tuga a ir a uma edição destes encontros. Gostei deveras e em nenhum momento me senti sempre um estrangeiro!

A praça do ayuntamiento era pequena para receber os viajantes.
Imagem

Imagem

O encontro teve lugar numa pequena e muito turística e pitoresca aldeia chamada Guadalest. Não conhecia e foi uma boa surpresa. Se os longos quilómetros de rectas até lá foram aborrecidos, as estradinhas locais são uma delícia.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma das refeições em que as histórias de viagem se cruzavam. Muito pessoal deveras interessante!
Imagem

O auditório onde teve lugar a "charla":
Imagem

Intervalo da "charla", com o sol a pôr-se sobre Guadalest:
Imagem

A minha AT foi alcunhada de "El dromedario" devido ao grande depósito. :)
Imagem

Conhecem-se pessoas incríveis e gente que, longe, na América do Sul, conheceu nossos amigos! À esquerda do Ramón Costa (uma espécie de Emilio Scotto espanhol), está o Juanto, que me veio perguntar se conhecia o meu amigo António Queirós. Encontraram-se no ano passado algures na América do Sul.
Imagem

Dos melhores momentos, foram as conversas com vários motociclistas que fizeram longas viagens. Na sexta-feira, quando cheguei e ainda antes da confusão da chegada da maior parte dos participantes, tive a grande sorte de conversar quase uma horita de sonho com o Ted Simon. Um dia tentarei contar-vos esta conversa que não irei esquecer tão depressa.

E lá foram cerca de 2.000 kms em pouquíssimo tempo. Fiquei com vontade de voltar para o ano. O acolhimento foi excelente, fiz amigos e tenho a certeza que os vou rever antes de 2011!

Imagem

Zé Paulo.

Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
 Perfil Enviar Mensagem Privada  

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 10:23 am 
Desligado
Rookie

Registado: quinta jul 23, 2009 10:56 am
Viva

Isto é que se pode dizer que é aproveitar bem os fins-de-semana!:smile:

Enquanto uns têm que ir à praia com a família e jantar com a sogra, tentando abstrair-se da tortura de não poder andar de mota, outros fazem 2000km para ir conhecer grandes viajantes.

Mas pelo menos serve este portuga para nos dar testemunho. E que testemunho!

Parabéns por essa excelente iniciativa, Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 10:33 am 
Desligado
Experiente

Registado: domingo abr 27, 2008 10:48 pm
Caro Zé,

Esta é sem dúvida uma excelente razão para os 2.000km's feitos.

Grandes fotos, como já é hábito!

[color=#4d4d4d][size=84][color=royalblue]De RT o destino é irrelevante! :fixe: [/color][/color][/SIZE]
[color=#4d4d4d][color=#0000ff]Imagem[/color][/color]

[color=#4d4d4d][color=#0000ff]BMW R1200RT '09[/color][/color]
[color=#4d4d4d]ex BMW [/color]F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 11:47 am 
Desligado
Experiente

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Parabens Zé Paulo,

Tu não sabes mesmo o que é passar um fim de semana calminho em casa a ver televisão !!! Pois não ???:lol:

Obrigado por este relato e pela oportunidade de conhecermos novas pessoas :smile:

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 11:55 am 
Desligado
Experiente

Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Zé Paulo...

O que dizer???

Já não há palavras... só inveja.

Mas eu vingo-me...

Em janeiro ou Fevereiro do próximo anos estou a planear uma viagem de 3 semanas por Espanha que terminará com uns dias em Bragança junto dos meus pais e irmãs... Nessa altura tenho de te "roubar" umas horitas para darmos umas voltas.

Gostaria imenso de juntar as duas aldeias dos meus pais (Aveleda e Rabal) por uma estrada aberta nos montes que fiz várias vezes, nas férias de Verão, de tractor ou a cavalo.

Será que ainda há estrada?

Abraço e continua.

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 5:38 pm 
Desligado
Experiente

Tive que forçar um pouco aqui no trabalho para conseguir ir lá abaixo, mas não me arrependi. Foi interessante e embora de organização amadora, teve o toque que reconhecemos em tudo aquilo que é feito com gosto e dedicação.

Para quem tiver interesse neste tipo de encontros, que pessoalmente são daqueles em que "choro" quando perco, no próximo ano há mais. É sempre em Maio e embora seja um grupo de carolas a organizar, o portal ExploraMoto divulga. É questão de estar atento e perguntar ao organizador (que é sempre alguém diferente de ano para ano) se há lugar para mais um.

Pedro Caleja Escreveu:
Em janeiro ou Fevereiro do próximo anos estou a planear uma viagem de 3 semanas por Espanha que terminará com uns dias em Bragança junto dos meus pais e irmãs... Nessa altura tenho de te "roubar" umas horitas para darmos umas voltas.

Gostaria imenso de juntar as duas aldeias dos meus pais (Aveleda e Rabal) por uma estrada aberta nos montes que fiz várias vezes, nas férias de Verão, de tractor ou a cavalo.

Será que ainda há estrada?

Sim, claro que sim! Cada vez há mais estradas por aqui e de vez em quando, lá se asfalta mais uma. Conheço bem esse estradão, é dos mais largos e pelo andar da carruagem, não falta muito para ser asfaltado. Penso que é o mesmo que estava no prólogo do LaL que partiu de Bragança (há dois anos, creio). No entanto vai ter ao picadeiro da aldeia de França - e daí para Rabal é um instantinho por asfalto. Mas também há alternativas para ir sempre por monte até Rabal. No LaL foi feito no sentido França-Aveleda.

Não sabia que tinhas família cá no Parque de Montesinho! Conheço para aqui uns trilhos. Vem até cá que a gente dá umas boas voltas nos e vamos aos enchidos em França! :)

Zé Paulo.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 5:55 pm 
Desligado
Iniciante

Registado: domingo mai 17, 2009 10:41 pm
fantastica reportagem!..

www.moto-turismo.net :fixe:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 6:03 pm 
Desligado
Experiente

TodayAdventure Escreveu:

Sim, claro que sim! Cada vez há mais estradas por aqui e de vez em quando, lá se asfalta mais uma. Conheço bem esse estradão, é dos mais largos e pelo andar da carruagem, não falta muito para ser asfaltado. Penso que é o mesmo que estava no prólogo do LaL que partiu de Bragança (há dois anos, creio). No entanto vai ter ao picadeiro da aldeia de França - e daí para Rabal é um instantinho por asfalto. Mas também há alternativas para ir sempre por monte até Rabal. No LaL foi feito no sentido França-Aveleda.

Não sabia que tinhas família cá no Parque de Montesinho! Conheço para aqui uns trilhos. Vem até cá que a gente dá umas boas voltas nos e vamos aos enchidos em França! :)

Zé Paulo.

Sim, a estrada ia dar perto de França. Mas não era nada larga... pelos vistos já a alargaram e então qualquer dia vem aí o alcatrão...

Quanto aos enchidos de França, apesar de não chegarem aos calcanhares dos enchidos que as minhas avós faziam... não são de desprezar...

Aliás, tenho sempre uns quantos na despensa... ainda ontem abri mais um chouricinho. HE HE HE

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 7:23 pm 
Desligado
Experiente

Quando fizerem essa voltinha (em Agosto ??) digam alguma coisa, pois gostava de dar um saltinho até aí acima.
A minha mulher tem familiares na aldeia de Babe, por isso também já passei por essas bandas na minha K1100LT.

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 9:11 pm 
Desligado
Experiente

K11LT Escreveu:
Quando fizerem essa voltinha (em Agosto ??) digam alguma coisa, pois gostava de dar um saltinho até aí acima.
A minha mulher tem familiares na aldeia de Babe, por isso também já passei por essas bandas na minha K1100LT.

Babe... é muito pertinho da Aveleda.

Mas infelizmente para mim não é em Agosto... será em Janeiro ou Fevereiro que terei férias e que farei a viagem por Espanha e depois fico em bragança...

Quem gostar de andar com vento, chuva e frio e acampar está convidado :wacko:

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 9:19 pm 
Desligado
Experiente

Pedro, por mim ainda melhor...detesto andar no verão (por causa do calor) prefiro muito mais o frio :smile:

Fica combinado :smile:

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 10:04 pm 
Desligado
Experiente

K11LT Escreveu:
Pedro, por mim ainda melhor...detesto andar no verão (por causa do calor) prefiro muito mais o frio :smile:

Fica combinado :smile:

Mas olha que os enchidos ficam por conta do Zé Paulo :lol: :lol: :lol:

Imagem

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 12:56 pm 
Desligado
Experiente

Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Zé Paulo,

Mais um agradecimento pela partilha. E por mais uma desculpa (como se fossem precisas) para dar um passeio por paragens desconhecidas. Tal como já foi dito, já tens material para uma edição de mototurismo em vários volumes.

Abraço

Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quinta jun 03, 2010 10:16 pm 
Desligado
Experiente

... e sai um videozito oficial feito pela organização do encontro, para quem tiver curiosidade de ver melhor o que foi... :smile:

VIDEO EXPLORAMOTO

Zé Paulo.

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido