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 Assunto da Mensagem: F 800 GS em areia
MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 2:45 pm 
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Registado: quarta jul 29, 2009 11:26 pm
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Desta vez estou aqui para colocar uma questão mais técnica.
Estou em Angola com a minha 800 GS. Como não podia deixar de ser, aproveito todos os momentos livres para dar uma volta pelas picadas. Até aqui nada de especial, ate chegarmos á areia ou terra solta. Aí parece que a burra tem vida própria. E tanto á assim, que quando for embora daqui, estou mais apto para o alterofilismo do que para o Paris-Dakar.

Os defeitos que sinto, são:
Em terra, a frente foge muito. Basta apanhar um bocadinho de terra solta e ela acusa logo de imediato.
Se apanha areia, é quase quem manda é ela, e o resto é treta. Quer em pé, sentado, devagar, depressa. já tentei tudo.

Pergunta aos veteranos. É apenas azelhice, ou é mesmo assim? Tem que se fazer alterações tipo suspenção, amortecedor de direcção, etc ou só treinar mais?

Agradecia algumas dicas, pois gostava de aproveitar mais a burra que tenho.

P.S. A burra tem as afinações de fábrica, e os pneus são os Continental TKC


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MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 3:22 pm 
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Pois é Miguel, parece que é preciso é treinar muito.

Isso e mão certinha no acelerador (nem muito, nem pouco...não me perguntes o que isso é :smile: ), pressão dos pneus um pouco mais baixa, e olhar mais á frente para o local onde queres ir...

Bem, mas existe aqui pessoal quem tem muitos Kms feitos em areia que pode tentar transmitir algo mais.

Abraço

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


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MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 3:23 pm 
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Localização: Setúbal
Na areia quem manda é ela... Faças o que fizeres se contrariares a bicha vais ao chão... A solução é reduzires a pressão e assim minimizares a "vontade própria" da rapariga...:smile:

_________________
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'88 Honda NX 650 Dominator :rob:
'09 BMW R1200GS Adventure "Helga" :rolleyes2:
ex: '10 BMW K1300S "Lenny II" :nuts:
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MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 4:03 pm 
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Amigo eu treino um pouco em areia, pois onde vivo existem muitos pinhais.
Eu tenho um truque, alem de tudo o que se falou, pois tenho um GS1200, estou mais concentrado do que o normal, pois já deves ter reparado o reflexo que temos de quando ela começa a ganhar vida própria de desacelerar, é automático, por mais que digam que não.
Eu mantenho é sempre a aceleração e tento contrariar o reflexo de desacelerar, com TKC que uso ela até se porta bem.
Mas de vez em quando vou ao chão, sabes porque porque tiro gás....
Mas isto sou eu


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MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 4:28 pm 
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Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
Tu dá-lhe gás Nuno, dá-lhe gás....que eu ainda não posso :lol:

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Miguel Santos

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MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 4:29 pm 
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Mensagens: 215
Localização: Nazaré
Pois da ultima vez foi tanto que até fez looping


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MensagemEnviado: segunda mai 24, 2010 6:16 pm 
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Registado: terça nov 11, 2008 5:36 pm
Mensagens: 518
Localização: Portimão
Acho que já disseram quase tudo... menos pressão nos pneus, manter a aceleração... muito treino.

Eu acrescentava a isto um amortecedor de direcção...

Quanto à suspenção, talvez o Paulo Li possa ajudar.

_________________
http://www.bmwcklt.com/forums/showthread.php?t=3116

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MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 12:40 pm 
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Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Em areia a moto ganha vida própria. E com uma vontade difícil de contrariar. Resultado: quantos mais kms, melhor. E de vez em quando: chão. De preferência em areia mole.

_________________
Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


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MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 5:28 pm 
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Mensagens: 60
Localização: BRAGA
Caro Miguel;

A condução em areia é provavelmente a mais dificil e exigente de todas, quer para o piloto quer para a maquina, exige destreza, preparação fisica e conhecimento das capacidades da mota.
A situação mais vulgar na condução sobre este tipo de terreno é o enterrar da roda dianteira na areia, travando a marcha e projectando-nos para o chão.
Fundamental é retirar pressão aos pneus e ter a mota o mais leve possivel, estar ciente de que necessário imprimir um ritmo vivo e tentar manter todo o nosso peso sobre a roda traseira, ou seja, libertando a roda dianteira, aliás, esta quanto menos contacto tiver com o solo melhor. A isto chama-se condução de roda no ar:lol: .
Aconselho tambem um amortecedor de direcção, ajuda nas situações de perda de contrle do guiador, no entanto torna-se mais dificil a leitura do terreno.

Cumprimentos

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Rui Nuno Silva
RT 1200

Há coisas mais importantes que o dinheiro, são é caras.


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MensagemEnviado: terça mai 25, 2010 10:10 pm 
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Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
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Localização: Carnaxide
Paco Escreveu:
Em areia a moto ganha vida própria. E com uma vontade difícil de contrariar. Resultado: quantos mais kms, melhor. E de vez em quando: chão. De preferência em areia mole.


Eheheheheh
...tu lá sabes, Pedro! :bigsmile:

Penso que já foi tudo dito, por aqui!

Miguel!
Acrescento somente que deves levar muita água...:bigsmile:

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Ab ;)
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O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


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MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 12:15 am 
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Mensagens: 1670
Localização: Oeiras
Roda em 2ª com as rotações altas e controla a velocidade com o acelerador.

Anda mais rapido para ela levantar e não enterrar muito e vai sempre a olhar para a frente para veres bem onde vais cair :lol:


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MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 8:53 am 
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Mensagens: 73
Localização: Ribeirão/Luanda
Boas

Abri este tópico a pensar mesmo que o problema era meu ou no máximo meu e da moto. Meu porque a experiência em arei é mínima. Da moto porque sinto exatamento o mesmo em terra. E em terra, já tenho umas horitas.

Neste feriado (ontem aqui foi feriado :bigsmile: ) pedi a alguém muito mais experiente que eu, que desse uma volta. E a resposta foi, " a moto foge mesmo muito de frente".

A pergunta passa a ser então:

Que pode fazer com que a frente fuja assim?


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Registado: sábado jan 17, 2009 9:51 pm
Mensagens: 174
Localização: Luanda Angola
Miguel Escaleira Escreveu:
Boas

Desta vez estou aqui para colocar uma questão mais técnica.
Estou em Angola com a minha 800 GS. Como não podia deixar de ser, aproveito todos os momentos livres para dar uma volta pelas picadas. Até aqui nada de especial, ate chegarmos á areia ou terra solta. Aí parece que a burra tem vida própria. E tanto á assim, que quando for embora daqui, estou mais apto para o alterofilismo do que para o Paris-Dakar.

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Se apanha areia, é quase quem manda é ela, e o resto é treta. Quer em pé, sentado, devagar, depressa. já tentei tudo.

Pergunta aos veteranos. É apenas azelhice, ou é mesmo assim? Tem que se fazer alterações tipo suspenção, amortecedor de direcção, etc ou só treinar mais?

Agradecia algumas dicas, pois gostava de aproveitar mais a burra que tenho.

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Miguel,

Eu também sinto isto e ja cheguei a pensar que fossem diversas outras coisas menos o que era obvio: a Nossa mota nao tem muito peso a frente o que faz com que facilmente ceda as trilhos que encontrar ou ao tipo de area ( mais ou menos maciças ) o que faço é acelerar e assim ganho mais aderencia a picada. tenho uns amigos que fizeram um curso da BMW para andar na picada e eles aconselham a levantar um bocado o voltante, da uma melhor condução. Quando vou a picada a mota esta mais pesada e tenho a mochila de deposito acho que deve dar algum peso a frente da mota também.

È so uma opinião com base na pouca experiencia que tenho.

_________________
António Godinho
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2014 BMW R 1200 GSA LC
2012 BMW R 1200 GSA :idea:
2011 Ducati Multistrada :bigsmile:
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MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 12:56 pm 
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Registado: sábado jan 17, 2009 9:51 pm
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Localização: Luanda Angola
Miguel Escaleira Escreveu:
Boas

Abri este tópico a pensar mesmo que o problema era meu ou no máximo meu e da moto. Meu porque a experiência em arei é mínima. Da moto porque sinto exatamento o mesmo em terra. E em terra, já tenho umas horitas.

Neste feriado (ontem aqui foi feriado :bigsmile: ) pedi a alguém muito mais experiente que eu, que desse uma volta. E a resposta foi, " a moto foge mesmo muito de frente".

A pergunta passa a ser então:

Que pode fazer com que a frente fuja assim?



Miguel,
Eu tenho um problema: sempre que vou a picada volto com a impressao que a jante empenou. o que acontece é que o pneu sai do lugar ou seja, move-se ligeiramente da jante e então nao fica certo e sentes como se tivesse a fugir. será isto ? Tenho alguam dificuldade em estar com a mota direita a andar devagar... cheguei a pensar que poderia ser o peso que tem dos extras mas ando em outras iguais e sinto a mesma coisa.

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MensagemEnviado: quarta mai 26, 2010 6:29 pm 
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Vou tentar explicar melhor.
Imagine um carro com folga nos terminais da direcção. O carro foge para um dos lados de repente, sem que o guiador se mexa. è isso que faz em recta na picada. No alcatrão nunca senti.
Nas curvas, ao curvar, mesmo devagar, escorrega em frente.. E quando digo devagar, é mesmo devagar.


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