Pois bem, vou aproveitar este tópico aberto pelo Rui Pinheiro, para  assim tecer alguns comentários sobre este LaL. 

Não estranhem as palavras que uso, mas sinceramente e após tantos LaL  realizados nos mais diversos tipos de motociclos, vi este ano que este  "bando" tem crescido, e que 
infelizmente alguns ostentam nas suas  montadas o autocolante BMW CKLT, para vergonha pelo menos para mim, 
que  também e até esta manhã, tinha o prazer de ter colado na lateral da  minha moto. Tenho aqui conhecidos, amigos, e pessoas que têm o meu respeito, mas não  posso e não quero correr o risco de puder ser identificado como um  destes senhores.
Para que fiquemos bem situados, e servindo apenas como exemplo o que vou  escrever, comecei nestas lides bastante cedo, acompanhei o "Pai" deste  evento em diversos passeios, juntamente com outros amigos que pertencem a  um Clube que muito me orgulha, o Moto Clube do Porto, que muito ajuda  na organização deste evento. 
Não é dele que vou falar, nem do clube em si, mas fazer Mototurismo com  estes Senhores, além de ser um prazer, ensinou-me muito, nomeadamente a  ir aprendendo, evoluindo, e construindo uma coisa que é muito difícil  conquistar, que é 
civismo na estrada enquanto conduzimos uma  moto. E não pensem que é fácil...temos normalmente muitos cavalos ao  nosso dispor, e a própria concepção, e adrenalina bem patente na "moto",  podendo eventualmente permitir alguns devaneios..
Levo comigo mais de 300.000 kms realizados, desde que me sentei no  primeiro ciclomotor. A melhor experiência que poderei ter tirado das  minhas participações no LaL, foi puder realiza-lo por exemplo de HD  Electra Glide, de Vespa com 30 anos de idade, e até numa majestosa  R1150GS ADV. 
Por isto e inconscientemente, reparei que a postura de alguns  motociclistas, muda radicalmente consoante o veiculo que conduzimos. 
Nada de anormal até aqui, exemplo disso são os diversos fóruns, a  "sectorizar" aquilo que deveria ser mais unido. 
A mesma pessoa, mas sentada em motos diferentes, pode ser alvo de  chacota, elogiada, etc... é normal...mas será mesmo?
Pois estes senhores, não têm respeito por ninguém...e são uma vergonha  para o motociclismo nacional. Entristecem fortemente quem luta em  sentido contrário...
O "bando" que é falado aqui, é facilmente identificável, como "bando". 
Usam motos iguais,  vestem-se igual e usam geralmente capacetes iguais.  Não à que enganar! Desconfio até que sentem alguma tristeza, pelas  matriculas diferentes...mas disso e se quiserem manter-se legais, nada  poderão fazer. 
Individualmente, a tarefa fica mais difícil, e só quando tiram os  capacetes percebo que não são gémeos...aí sou eu que fico triste, na  esperança que fossem mesmo gémeos e habituados desde pequenos a vestirem  igual.
Usam 
estranhamente e colado nas malas de alumínio, o seu nome com  que se identificam aqui no fórum, talvez mesmo para diferenciarem as  motos na altura de se sentarem nelas...
Rolam sempre rápido, têm BMW´S muito bem equipadas para galgarem várias  volta ao mundo...mas não o fazem! 
Aparecem no LaL! Um evento que  tem 
REGRAS, e que existem para serem 
CUMPRIDAS, e  que não é uma 
CORRIDA (P.f ler o desdobrável de inscrição, onde  diz CIVISMO - está a verde..)
Fazem ultrapassagens perigosas, não sabem conduzir, surgem de qualquer  lado e neste LaL especialmente pareciam ervas daninhas. 
Numa palavra diria que são os maiores, não por irem lá no alto, mas pela  
prepotência demonstrada no modo como usam as suas montadas. São os que mais se enganam na leitura do road-book, ou pela velocidade a  que se deslocam (por isso fui tantas vezes ultrapassado), ou desconfio  até porque aquilo afinal não interessa para nada, eu gosto é de ser  grande, dizer que a minha moto é uma BMW 1200 e que só gasta 5  Lts/100....tssss
Costumo também classifica-los como os Pára-quedistas das motos! Aparecem  do nada, e provavelmente como até está na moda ter uma BMW e é bem  porreiro aquele sistema de crédito da própria marca, lá vão em filinha  parar aos Stands dessa marca, com os donos a esfregarem as mão de  contente. 
O problema é claro e na minha opinião não está nas motos, (São boas  motos as BMW), está no ostentar os nomes de algum MC, ou fórum nas nossa  montadas. É quase como dizer eu sou um deles! E tenho orgulho nisso,  faço parte ou simpatizo com este modo de estar, gosto de partilhar  conhecimentos em relação a determinada marca, ou modo de viver. 
Pois eu neste momento guardo o autocolante em casa, e não mais me  identifico com esta "casa". 
É pena que por uns paguem os outros, e deixo aqui a minha palavra de  solidariedade para quem pensa como eu, mas que tem o "azar" de ter um  raio duma moto igual a essas.
Aos outros aconselho calma, umas havaianas nos pés e um relaxante  muscular. 
Respirem fundo antes de aparecerem numa prova deste tipo. Existem muitas  outras que vos servirão melhor, vão para o monte, façam cursos de  condução, e aproveitem mesmo as motos que têm para o propósito da sua  concepção. 
Rolem muito, mas com o que têm dentro do capacete. 
E de preferência longe de mim, enquanto não têm esse 
civismo.
Para terminar, talvez fosse bem-vinda uma campanha da FMP mais  agressiva, no sentido de pelo menos acalmar estes apressados. 
Lembro-me dos "picas" e de na altura desse fenómeno, comprar uma t´shirt  da FNM, que tinha como fundo um símbolo de proibido sob um desenho de  uma moto a fazer cavalinho. 
As palavras que envolviam esse símbolo eram: CRESCE OU DESAPARECE.
Lembram-se?
Abraços, até sempre e as minhas desculpas pelo uso de algumas palavras mais  duras.