Pois bem, vou aproveitar este tópico aberto pelo Rui Pinheiro, para assim tecer alguns comentários sobre este LaL.

Não estranhem as palavras que uso, mas sinceramente e após tantos LaL realizados nos mais diversos tipos de motociclos, vi este ano que este "bando" tem crescido, e que
infelizmente alguns ostentam nas suas montadas o autocolante BMW CKLT, para vergonha pelo menos para mim,
que também e até esta manhã, tinha o prazer de ter colado na lateral da minha moto. Tenho aqui conhecidos, amigos, e pessoas que têm o meu respeito, mas não posso e não quero correr o risco de puder ser identificado como um destes senhores.
Para que fiquemos bem situados, e servindo apenas como exemplo o que vou escrever, comecei nestas lides bastante cedo, acompanhei o "Pai" deste evento em diversos passeios, juntamente com outros amigos que pertencem a um Clube que muito me orgulha, o Moto Clube do Porto, que muito ajuda na organização deste evento.
Não é dele que vou falar, nem do clube em si, mas fazer Mototurismo com estes Senhores, além de ser um prazer, ensinou-me muito, nomeadamente a ir aprendendo, evoluindo, e construindo uma coisa que é muito difícil conquistar, que é
civismo na estrada enquanto conduzimos uma moto. E não pensem que é fácil...temos normalmente muitos cavalos ao nosso dispor, e a própria concepção, e adrenalina bem patente na "moto", podendo eventualmente permitir alguns devaneios..
Levo comigo mais de 300.000 kms realizados, desde que me sentei no primeiro ciclomotor. A melhor experiência que poderei ter tirado das minhas participações no LaL, foi puder realiza-lo por exemplo de HD Electra Glide, de Vespa com 30 anos de idade, e até numa majestosa R1150GS ADV.
Por isto e inconscientemente, reparei que a postura de alguns motociclistas, muda radicalmente consoante o veiculo que conduzimos.
Nada de anormal até aqui, exemplo disso são os diversos fóruns, a "sectorizar" aquilo que deveria ser mais unido.
A mesma pessoa, mas sentada em motos diferentes, pode ser alvo de chacota, elogiada, etc... é normal...mas será mesmo?
Pois estes senhores, não têm respeito por ninguém...e são uma vergonha para o motociclismo nacional. Entristecem fortemente quem luta em sentido contrário...
O "bando" que é falado aqui, é facilmente identificável, como "bando".
Usam motos iguais, vestem-se igual e usam geralmente capacetes iguais. Não à que enganar! Desconfio até que sentem alguma tristeza, pelas matriculas diferentes...mas disso e se quiserem manter-se legais, nada poderão fazer.
Individualmente, a tarefa fica mais difícil, e só quando tiram os capacetes percebo que não são gémeos...aí sou eu que fico triste, na esperança que fossem mesmo gémeos e habituados desde pequenos a vestirem igual.
Usam
estranhamente e colado nas malas de alumínio, o seu nome com que se identificam aqui no fórum, talvez mesmo para diferenciarem as motos na altura de se sentarem nelas...
Rolam sempre rápido, têm BMW´S muito bem equipadas para galgarem várias volta ao mundo...mas não o fazem!
Aparecem no LaL! Um evento que tem
REGRAS, e que existem para serem
CUMPRIDAS, e que não é uma
CORRIDA (P.f ler o desdobrável de inscrição, onde diz CIVISMO - está a verde..)
Fazem ultrapassagens perigosas, não sabem conduzir, surgem de qualquer lado e neste LaL especialmente pareciam ervas daninhas.
Numa palavra diria que são os maiores, não por irem lá no alto, mas pela
prepotência demonstrada no modo como usam as suas montadas. São os que mais se enganam na leitura do road-book, ou pela velocidade a que se deslocam (por isso fui tantas vezes ultrapassado), ou desconfio até porque aquilo afinal não interessa para nada, eu gosto é de ser grande, dizer que a minha moto é uma BMW 1200 e que só gasta 5 Lts/100....tssss
Costumo também classifica-los como os Pára-quedistas das motos! Aparecem do nada, e provavelmente como até está na moda ter uma BMW e é bem porreiro aquele sistema de crédito da própria marca, lá vão em filinha parar aos Stands dessa marca, com os donos a esfregarem as mão de contente.
O problema é claro e na minha opinião não está nas motos, (São boas motos as BMW), está no ostentar os nomes de algum MC, ou fórum nas nossa montadas. É quase como dizer eu sou um deles! E tenho orgulho nisso, faço parte ou simpatizo com este modo de estar, gosto de partilhar conhecimentos em relação a determinada marca, ou modo de viver.
Pois eu neste momento guardo o autocolante em casa, e não mais me identifico com esta "casa".
É pena que por uns paguem os outros, e deixo aqui a minha palavra de solidariedade para quem pensa como eu, mas que tem o "azar" de ter um raio duma moto igual a essas.
Aos outros aconselho calma, umas havaianas nos pés e um relaxante muscular.
Respirem fundo antes de aparecerem numa prova deste tipo. Existem muitas outras que vos servirão melhor, vão para o monte, façam cursos de condução, e aproveitem mesmo as motos que têm para o propósito da sua concepção.
Rolem muito, mas com o que têm dentro do capacete.
E de preferência longe de mim, enquanto não têm esse
civismo.
Para terminar, talvez fosse bem-vinda uma campanha da FMP mais agressiva, no sentido de pelo menos acalmar estes apressados.
Lembro-me dos "picas" e de na altura desse fenómeno, comprar uma t´shirt da FNM, que tinha como fundo um símbolo de proibido sob um desenho de uma moto a fazer cavalinho.
As palavras que envolviam esse símbolo eram: CRESCE OU DESAPARECE.
Lembram-se?
Abraços, até sempre e as minhas desculpas pelo uso de algumas palavras mais duras.