Data/Hora: sexta jun 20, 2025 6:13 pm

Os Horários são TMG [ DST ]




Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: 1150GS e o óleo misterioso
MensagemEnviado: domingo jun 13, 2010 8:24 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 09, 2008 2:01 pm
Mensagens: 48
Localização: Coimbra
Boas.
Já aconteceu a alguém saber que a mota tem óleo na medida certa e este não aparecer no óculo onde se vê o nível??

Terá alguma coisa a ver com a bomba?


Share on FacebookShare on TwitterShare on Google+
Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: domingo jun 13, 2010 10:12 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
Olá Nuno,

Explica lá, como é que viste o nível do óleo?

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jun 14, 2010 4:41 pm 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 09, 2008 2:01 pm
Mensagens: 48
Localização: Coimbra
Boas.
Vejo com todos aqueles requintes exigidos: mota em superfície plana, descanso central ou com a ajuda de alguém com a mota na vertical, 10m depois de ter andado.

Mas desconfio do que possa ser: tampa mal fechada ou a vedar mal. Vamos ver...


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jun 14, 2010 9:52 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 8:31 am
Mensagens: 582
Localização: Vila do Conde
Olá Nuno,

À partida estas a fazer correctamente :confundido:, é assim que eu faço.
Mesmo passado mais alguns minutos, ou mais tempo, o óleo não aparece?
O que queres dizer com tampa mal fechada? Tens alguma fuga de óleo?

Abraço

_________________
Miguel Santos

K1200RS - "Flying Brick return" :fixe:
Ex - R1150GS - "Irmã do meio" - 1999
Ex - K1100LT "Irmã mais velha" - 1994


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: segunda jun 14, 2010 11:37 pm 
Desligado
Experiente
Avatar do Utilizador

Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Como não acreditamos em bruxas (pois não? :lol:) o óleo tem que estar em algum lugar, partindo do princípio que tens a certeza de ter a quantidade suficiente. Imagino que sabes isto (que há óleo suficiente) porque meteste a quantidade standard indicada no manual... É isso?

Nunca tive uma GS, mas tanto quanto sei, há uma nouance relativamente ao procedimento para verificar o nível de óleo na janelinha, depois de o motor estar em funcionamento algum tempo. O radiador de óleo contém algum óleo e convém assegurarmo-nos de que ele escorre para o carter antes de verificar o nível. A maneira de o fazer é colocar primeiro a moto no descanso lateral durante 5/10 minutos. Só então se deve colocar a moto no descanso central e só depois de mais 5 a 10 minutos de pausa se deve verificar o nível na janela. Se não se seguir este procedimento, corre-se o risco de adicionar óleo a mais, o que é tão ou mais nocivo ao motor do que ter óleo a menos.

Espero não estar a dizer nenhuma asneira (confirma o procedimento!).

Zé Paulo.

_________________
Imagem
----
Scooting in Dreamland (Scottish Highlands & Hebrides) - The MOVIE Pizza Boy Goes to the Sahara - The Teaserhttp://bflat24.hi5.com/


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 15, 2010 10:06 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 09, 2008 2:01 pm
Mensagens: 48
Localização: Coimbra
Citar:
O que queres dizer com tampa mal fechada? Tens alguma fuga de óleo?


Aparentemente será isso, sim.
Pormenores: tudo começa nos Alpes.Acordo de manhã e, como cuidadoso que sou nesse aspecto, calhou ir ver o óculo...vazio. Ponho a mota a trabalhar, desligo, aguardo...óculo vazio. Opto por fazer uns kms e a meio da subida para o Stelvio paro e nível do óleo está ok!

Ora, como o óleo não tem por onde ir, admito que a mota pudesse não estar na posição perfeita nesta última medição, mas seriam milímetros. Só depois me lembrei que durante a viagem vi algum óleo na zona da tampa.

Para testar vou pôr o óleo ao nível, dar uma volta e estar com atenção para ver se a tampa veda bem. Não estou a ver outra hipótese, já que anteriormente, mesmo com 10W40 ela sempre gastou o normal...aguardemos.

Obrigado pelas dicas
Nuno


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: terça jun 15, 2010 5:48 pm 
Desligado
Guru CKLT
Avatar do Utilizador

Registado: segunda abr 17, 2006 10:00 am
Mensagens: 7258
Localização: Cascais
"Pormenores: tudo começa nos Alpes.Acordo de manhã e, como cuidadoso que sou nesse aspecto, calhou ir ver o óculo...vazio. Ponho a mota a trabalhar, desligo, aguardo...óculo vazio. Opto por fazer uns kms e a meio da subida para o Stelvio paro e nível do óleo está ok!"


Não tens problema nenhum com o oleo, é mesmo assim, motor quente , oleo oK!!!

NÃO MECHAS AMIGO!!! está tudo bem, não estragues, digo eu!!!
:fixe:

_________________
Imagem
Ride safe.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 16, 2010 10:37 am 
Desligado
Rookie

Registado: quarta abr 09, 2008 2:01 pm
Mensagens: 48
Localização: Coimbra
Citar:
Não tens problema nunhum com o oleo, é mesmo assim, motor quente , oleo oK!!!


Certo, mas mesmo tendo em conta que já não vejo óleo à muito tempo no visor independetemente de estar quente ou frio, o motor frio não é razão para desaparecer o óleo do óculo.

Este fim de semana vou testar e loo coloco o resultado.

Mais uma vez obrigado pelas dicas.


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
 Assunto da Mensagem:
MensagemEnviado: quarta jun 16, 2010 3:44 pm 
Desligado
Rookie
Avatar do Utilizador

Registado: quinta out 18, 2007 5:03 pm
Mensagens: 28
Localização: Porto
É normal. Acrescenta óleo até ficar ao nível.

Abraço!

_________________
João Morais

Imagem
http://joaomoraisinformatica.planetaclix.pt/l200


Topo
 Perfil Enviar Mensagem Privada  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
cron
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group
Traduzido por phpBB Portugal