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MensagemEnviado: sábado jul 31, 2010 12:17 am 
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Só mesmo tu Paulo para nos fazeres sentir assim.
Continuação de uma boa viagem.
Um abraço.

Rica

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[color="Red"]Boas Curvas e Boas Rectas[/color]
Boxer Power

Em memória do Gil (20-06-2010)
[SIZE="2"][color="RoyalBlue"]De RT o destino é irrelevante![/color][/SIZE]:fixe:


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MensagemEnviado: domingo ago 01, 2010 8:02 pm 
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Descobri uma coisa terrível: que não sou capaz de levantar sozinho o dromedario... :mad2: Vou ter que evitar avarias a todo o custo... :rob:

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Estou a fazer um percurso em torno do Grande Erg Ocidental, parando em alguns Oásis no deserto. Actualmente no Oásis de Taghit, onde termina o Hamada (deserto rochoso) e o mar de centenas de quilómetros de areias do Grande Erg Ocidental, onde não vive ninguém. A temperatura às 4 da tarde era de 52º C ao sol e 45º C à sombra. As ruas deste oásis estão desertas e a vida só volta lentamente, agora ao fim da tarde. Irei tão a sul quanto me deixarem, sem necessidade de guia, o que até agora tem sido possível, embora com alguma escolta policial...

Há muitos locais com vestígios do passado verdejante do Sahara: gravuras e fósseis de bicharada, incluindo dinossauros, que aqui viveram quando estes locais tinham um clima bem diferente. Os locais com gravuras são impressionantes e muito diferentes dos sítios turísticos a que estamos habituados na Europa: tudo exposto a céu aberto, gratuito, solitário. Só nós e o deserto. Estas gravuras estão facilmente acessíveis em Tiout, perto de Ain Sefra, uma porta de entrada do Sahara... Toca a identificar a bicharada! :lol:

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Visitei este local durante o período de oração na sexta passada. Para quem não saiba, a sexta-feira tem para os árabes o significado do "nosso" Domingo, embora em termos de trabalho, pelo menos nestas zonas mais rurais, os árabes tenham um muito maior pragmatismo. Terminada oração, é um dia de trabalho como qualquer outro e pequenos comércios abertos até às 22 horas...

Na Argélia, adoptou-se até muito recentemente o período de fim-de-semana à quinta e sexta (equivalentes ao nosso Sábado e Domingo), mas como isso reduzia a muito poucos dias, a parte da semana utilizável para transacções comerciais com outros países parceiros, mudou-se para sexta e sábado.

É muito estranho à noite não ver uma única mulher na rua, nestes meios rurais (acredito que nas grandes cidades do litoral seja muito diferente). A única que vi em Ain Sefra ia em passo apressado e seguida por um homem com ar apressado (se é que me faço entender com o cenário...)... A julgar por algumas amostras que depois descreverei em detalhe, as mulheres por aqui não são muito bem tratadas (tal como em outros países árabes, imagino) - segundo os padrões a que estamos habituados - e têm uma vida que não deve ser fácil...

Virando a página, há também vários vestígios da presença de algumas espécies de dinossauros no (agora) deserto do Sahara. Um dos sítios que visitei, isoladíssimo, a uns 60 kms de Ain Sefra, na direcção da fronteira de Marrocos, fica na aldeia de Oulakak. Há um "museu", com um aspecto bem diferente dos museus a que estamos habituados. O Ada é o guarda do museu, vive sozinho no isolamento do local, não aceitou alguns dinares que lhe quis dar, como recompensa da visita que me guiou e ainda me ofereceu um chá que fez no momento! :smile:

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Quem quiser saber mais sobre a presença dos dinossauros nesta região, aponte para aqui (cuidado, leitura densa! :smile: ): http://dinonews.net/rubriq/docs/2005_chebsaurus_mahammed.pdf

As primeiras fotos de Taghit (feitas hoje de manhã) ainda estão na máquina e ficam para mais logo. Agora vou ver a vida nocturna deste belo oásis e tentar conversar com alguns locais. Claro que me tenho divertido a fazer muitas filmagens do dia-a-dia por aqui! :smile:

Zé Paulo.

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MensagemEnviado: domingo ago 01, 2010 9:39 pm 
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Registado: sexta jun 20, 2008 10:17 pm
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Localização: Carnaxide
Como sempre...fantásticas fotos e magnificos os locais que escolhes.

Continuação de boa viagem e...venham lá mais.

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Ab ;)
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Ex: K1200R:love:

O melhor de dois mundos...continua!
Só se vive uma vez...aproveitem!


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MensagemEnviado: segunda ago 02, 2010 9:35 am 
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Localização: Bragança, Portugal
Algumas notas...

1) Preço da gasolina: 21/22 cêntimos por litro. Significa que encho o depósito de 56 litros da AT com cerca de 11 euros.

2) Viagens com a companheira. No norte, nas grandes cidades, é fácil encontrar alojamento com standards de conforto semelhantes aos da Europa. No entanto, assim que se entra no interior, as coisas mudam substancialmente. Há cidades marcadas como principais que têm um ou dois hotéis, frequentemente decadentes e com várias falhas. As infraestruturas turísticas são muito débeis. Cuidado com a estação do ano. Quando se viaja no sul, como estou a fazer, as temperaturas são muito elevadas nos meses de Verão. Estou a beber cerca de 5/6 litros de líquidos (principalmente água e alguns sumos) por dia. Convém que a companhia perceba isto ANTES de partir! A Primavera ou o Outono são as estações ideais para uma viagem de moto. O reveillon é uma altura relativamente popular para férias (mesmo de argelinos) nesta zona de oásis do grande Erg ocidental.

3) Esta também pode estar na classe de “viagem com a companheira”. Há pouca tradição de comer fora nos locais por onde tenho passado. Há pequenos comércios em todo o lado, que ficam abertos até tarde (22 horas?), por isso à fome não se morre. Mas “restaurante” por aqui é uma palavra que convém redefinir. Os locais “seguros” são os restaurantes dos hotéis, onde a refeição é uma coisa mais ou menos à europeu. Acontece que esta é a época mais baixa de turismo e os restaurantes dos hotéis ou estão fechados (não há clientes) ou servem coisas básicas (steak/frites). A alternativa é ir a um tasquinho deles, normalmente um “buraco” quente onde se pode trincar “poulet” (frango), omelete, saladinhas e sopa e mais algumas coisas que hei-de ainda experimentar. Nada de porco, claro. Para mim tem sido maravilha, mas atenção a quem não se adaptar… Ainda não vi uma europeia por aqui, nem sozinha nem acompanhada. Outra coisa é que a relação com a comida e os locais de repasto dos argelinos é bem diferente do que estamos habituados. Comer aqui é uma coisa “funcional”, as porções muito mais correctas (pequenas) do que num restaurante europeu. Come-se porque é preciso e ir ao tasco é coisa rápida: comer em 10/15 minutos e andar. Não se fica por lá na conversa (isso é para a esplanada). A comida é muito simples: come-se o que eles cultivam e os animais que têm no quintal. As saladas são deliciosas: há muito tempo que não como tomate tão feio e tão maduro e saboroso. Muita melancia. Como os hotéis têm frigorífico no quarto (um luxo na Europa, mas não aqui!), pode-se ter bebidas e melancia fresca. ASAE é coisa que aqui é desconhecida e nunca vi facturas/recibo em lado nenhum (excepto nos hotéis).

4) Distribuição do leite. Estava eu em Moghrar (ainda sem escolta militar) a depenicar uma coxa de frango, saladinha e umas “frites avec sauce”, no pico do calor (tudo muito bom, embora a confusão e asseio do local desafie o mais santo e tolerante dos europeus), chega o rapaz do leite. Uma camioneta de caixa aberta com duas vacas amarradas ao gradeamento pára em frente ao tasco (eu estava numa mesa cá fora). O dono do “restaurante” sai com uma panela e começa a operação. Não pensem que foi coisa rápida. Embora o leiteiro manejasse com habilidade as tetas da vaquinha, esta não queria cooperar e dava pequenos coices e vazia uma nuvem de pó. Amarrada a perna da vaca com a ajuda do dono do tasco, lá se conseguiu consumar o acto. Tudo isto terá demorado uns vinte minutos, em frente mesmo do local onde estava a comer, a camioneta sempre a trabalhar, no meio do calor insuportável da uma da tarde.

5) À noite as pessoas conversam, sentando-se ou acocorando-se nos passeios da cidade. Há muita gente nas ruas, nestas noites quentíssimas do deserto. Não há bares, apenas cafés com mesas cá fora, a que nós chamaríamos esplanadas. Toma-se chá, há sempre garrafas de litro e meio nas mesas. A partir das dez, dez e meia da noite, o movimento nas ruas começa a diminuir. É uma vidinha simples, que está certamente na base da simpatia e ambiente acolhedor que se sente.

Umas fotos de oásis de Taghit e um passeio matinal até uma zona de gravuras rupestres. As próximas fotos serão mais “humanas” com gente e aspectos da vida dos oásis.

O oásis de Taghit, visto da direcção Norte, no meio de uma zona de palmeiras. Para Este, as dunas, para Oeste o Hamada (deserto rochoso).

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Passeio matinal entre as dunas e as palmeiras.

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The end of the road... A estrada acaba aqui, em frente a uma formação rochosa, cheia de mais gravuras rupestres. Não, não vos vou massacrar com mais antílopes! :) Estou a tirar a foto empoleirado nas rochas...

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Zé Paulo.

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MensagemEnviado: segunda ago 02, 2010 2:40 pm 
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Continuação de Boas Ferias
um abraço

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www.touratech-portugal.com


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MensagemEnviado: terça ago 03, 2010 8:38 am 
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Localização: Bragança, Portugal
A árvore mais resistente a este clima, com uma longa vida. Qual é?... ;)

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Nas dunas de Igli com o Mustafa, alguns dos seus filhos e mais crianças de Igli. O deserto tem mais vida do que eu imaginava...

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Em casa do Mustafá, onde passei o dia na conversa, com três dos seus quatro filhos. Ele é técnico de análises clínicas, um bom homem e um sonhador. Levou-me a conhecer algumas das coisas bonitas dos oásis. Há muito mais e melhor água por aqui do que eu imaginava...

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Entalado entre dois Nissans da polícia que me escolta. É uma seca, mas não há meio de fugir...

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Zé Paulo.

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MensagemEnviado: terça ago 03, 2010 9:08 am 
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Zé Paulo

Keep us Dreaming!!!

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MensagemEnviado: terça ago 03, 2010 3:12 pm 
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EH pá isso não se faz Paulo, um gaijo assim não se consegue concentrar... não basta a qualidade da viagem ainda temos textos e fotos a condizer... obrigado por nos levares contigo!! Abraço.

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O caminho faz-se caminhando...

[url]www.motoxplorers.com[/url]
http://www.ateaofimdomundo.net


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MensagemEnviado: quarta ago 04, 2010 11:17 am 
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Registado: sexta fev 27, 2009 10:09 am
Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Carlos Azevedo Escreveu:
EH pá isso não se faz Paulo, um gaijo assim não se consegue concentrar...


Ca ganda lata... o desassossegador-mor que nos atormenta constantemente com as suas vadiagens... a gozar indecentemente com um pobre rapaz a sofrer as suas suadas ferias no inferno do forno do Sahara... :lol:

ZP.

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MensagemEnviado: quarta ago 04, 2010 11:52 am 
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Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
Mensagens: 512
Localização: Torres Vedras
TodayAdventure Escreveu:
Ca ganda lata... o desassossegador-mor que nos atormenta constantemente com as suas vadiagens... a gozar indecentemente com um pobre rapaz a sofrer as suas suadas ferias no inferno do forno do Sahara... :lol:

ZP.


Tou com tanta pena de ti Zé.... mta pena :P:P :lol: :lol:
cont de boa viagem.
Ab

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Ricardo Andrés ||| BMW R1200GS ||| KTM 690 Enduro R


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MensagemEnviado: quarta ago 04, 2010 8:15 pm 
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Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Voltei aos teclados arabes... Imagem Ja nao e' mau ter internet. Os cyber-cafes sao um optimo local para se passar algum tempo na hora de maior calor: tem quase sempre ar condicionado. Imagem

Tenho conseguido seguir por aqui sem nenhum guia oficial. As motos tem um estatuto estranho, indefinido por aqui. Ontem encontrei os primeiros turistas dignoso desse nome, por aqui. Duas auto-caravanas com italianos, acompanhados por um 4x4, guia local. Para automoveis, os guias parecem obrigatorios. Numa moto, o que nao posso e' andar sozinho na estrada. Vai um Patrol com militares 'a minha frente e outro atras. O argumento oficial e' sempre o mesmo: c'est pour votre securite'... O maximo que lhes consigo arrancar e' que se trata de evitar desaparecimentos. De vez em quando ha' turistas que desaparecem no Sahara, depois de substimarem os perigos do calor. Eu creio que a maior preocupacao e' outro tipo de desaparecimentos, coisas do tipo das que aconteceram em 2003... E no sul profundo ha' o banditismo e-ou trafico de droga...

So' ontem percebi o quanto a natureza e' impiedosa por aqui e como as coisas podem correr mal por uma coisinha de nada...

Ontem andei sob mais de 50 graus desde as 9 ate' 'a 1 e meia da tarde. Do oasis de Taghit para o oasis de Beni Abbes. Nao parecem muitos kms, uns 140 km, mas por causa de um mal-entendido com os militares, fiz mais 120 kms desnecessarios e tive uma espera de uns 40 minutos por uma escolta sob um calor enorme. Nem um arbusto para me abrigar... Sem um lugar onde obter agua. Agua quente nunca me soube tao bem... Tinha lido nos guias a expressao "calor opressor" mas so' ontem percebi o que isto quer dizer. Os kms e as horas passavam e sensacoes de tontura invadiam-me. Tinha que redobrar de cuidados de cada vez que parava, para mudar a escolta. A unica coisa que queria era dar parte de fraco pois os militares ainda podem meter na cabecinha que eu nao posso continuar... Imagem Sentado na moto, imovel, as maos no guiador km apos km, tinha a sensacao de que cada inspiracao me custava mais, me pedia mais energia. So' faltam 50, 45, 30, 20 km, enfim, o cruzamento para o oasis. Aqui a paisagem e' desoladora, nem um djebel, nem uma duna, nem uma arvore, so' o ar escaldante do deserto. Cheguei ao hotel com bastantes tonturas e cambaleante la' estacionei a moto em frente 'a entrada, respondi 'as mesmas perguntas 'tontas' - o nome do meu pai, da minha mae - enorme -, a profissao, a morada, etc. Quem me atendeu foi o 'comptable', ja' que o recepcionista fora dispensado, bem como o guardien do parking. Nao ha' clientes nesta epoca, sou o unico hospede do hotel. O Hotel Rym pertence 'a cadeia de hoteis do estado e e' megalomano, como outros que tenho encontrado: uns 160 quartos, a grande maioria dos quais inutilizados devido 'a grande degradacao. Procura-me um quarto que tenha ar condicionado e frigorifico no quarto. La' encontra um, apos varias tentativas. E' o 122. Ainda nao almocei, as tonturas nao me abandonaram, tenho tanto calor que nem tenho apetite e so' acalmo com alguns goles de agua fresca. Bebo um litro e meio de uma assentada, deito-me na cama a arrefecer e adormeco por umas tres horas.

Hoje ja' estou em pleno de novo. Jantei bem ontem no hotel e pela manha ja fui visitar um impressionante museu do Sahara aqui em Beni Abbes. Nunca imaginei que fosse aqui encontrar um museu tao fabuloso. Decadente, escaldante por dentro, museu 'a antiga, e' gratuito e tem uma coleccao gigantesca de objectos e animais empalhados de todo o Sahara. Geologia, historia da terra, artesanato, zoologia. Completissimo.

Ze' Paulo.

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MensagemEnviado: quinta ago 05, 2010 9:36 am 
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Registado: segunda mai 05, 2008 8:53 pm
Mensagens: 658
Localização: Atenas, Grecia
Grande Zé Paulo, a aventura continua escaldante pelo que nos contas. Com o teu último relato, até calor sentimos, carago.
Forte abraço e continuação de uma excelente viagem.

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Pedro, El Paco
R 1200 GS Adventure


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MensagemEnviado: quinta ago 05, 2010 9:53 pm 
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Mensagens: 844
Localização: Bragança, Portugal
Hoje tive o dia mais duro de toda a minha vida de motociclista. Andei na estrada cerca de 340 km de inferno, das 9 'as 6 e meia. Eu sei que nao parece muito, mas so' ca' se sente o que e' um clima inospito. Com as escoltas houve, muitas paragens e haviam mais duas autocaravanas de italianos. Andei sempre sob mais de 50° - 57 no maximo. A paisagem do trajecto de hoje foi literalmente lunar - dei comigo com pensamentos estranhos: que gostava muito mais de morrer por ali, um dia, do que numa cama do hospital. Nunca vi paisagens tao belas e tao mortais nesta epoca... Cheguei ao oasis de Timimoun nas ultimas, com dificuldade em articular palavras e caminhar, mas resisti ate' 'a cama do hotel. Ja' neste, o meu estomago nao aguentou a agua gelada 'a chegada e deitou tudo fora. A temperatura por aqui nao desce abaixo dos 40°, mesmo de madrugada. Se nao fosse a companhia dos italianos - que me convidaram para almocar numa das caravanas - nao tinha conseguido ca' chegar hoje, tal foi a violencia. Acho que descobri finalmente os meus limlites... Nao me vou esquecer tao depressa deste dia... Vou ficar alguns dias neste oasis que e' considerado - justamente, pelo que consegui ver - o mais belo oasis do Sahara. Quando sair daqui para o norte, por El Golea e Ghardaia, a coisa vai ter que ser bem pensada, com saida pela manha muito cedo, ja' que e' uma grande estirada - para se fazer neste clima pelo menos.

Ze' Paulo.

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MensagemEnviado: quinta ago 05, 2010 10:42 pm 
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Registado: sexta set 08, 2006 12:31 am
Mensagens: 512
Localização: Torres Vedras
TodayAdventure Escreveu:
Hoje tive o dia mais duro de toda a minha vida de motociclista.
Ze' Paulo.


Como te disse no outro lado...

Fico feliz por ouvir noticias tuas.
Juizo e tudo a correr para a jornada dura que ai vem...
Ca fico a espera de noticias.
Ab.
R.

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Ricardo Andrés ||| BMW R1200GS ||| KTM 690 Enduro R


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MensagemEnviado: sexta ago 06, 2010 12:06 am 
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Localização: Oeiras
Faz parte. O doce nunca é tão doce sem o amargo.
Venha a próxima.


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